Restauração Geral - A3 do Roxo

JulioRJ

Membro
roxo nao deu tempo de ler tudo mas vi q vc esta com os semieixos desmontados... aproveita e pega o do lado direito, tenta dar um jeito de afinar ele, corta e solda um pedaço de semieixo mais fino.

é claro se for uma solda boa pra n ficar na rua à toa. isso vai te salvar de cortar a longarina dependendo da altura.


e parabens pelo amor que não acabou. o resultado disso já sei que será um exemplar único no estado de conservação.

mas tem coisas q temos q evitar... principalmente motor já muito oxidado. fiz questao de pegar o meu sem corrosao... ele estava com o fluido oem mas pelo menos nao tinha vazamento onde o dono foi completando c agua de rua... tb ja sofri demais com corrosao de motor e quero passar longe disso.. dá aporrinhacao por muito tempo!

mas parabens mesmo cara. aproveita pra polir essse cabecote!!!
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Almeida vai rolar o encontro sim .. apresentar a máquina ..

Junior .. o cabeçote ue vc t vendo é o usado .. o novo t nos trinques .. quanto a adaptação no semi eixo eu n vou precisar p a altura n vai interferir ... mas valeu pela dica


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** MONTAGEM DA SUSPENSÃO TRASEIRA ****

O QUE SERÁ FEITO: Montagem

OBS: SENHORES, OS PROCEDIMENTOS AQUI REALIZADOS DEMANDAM DE UM CERTO CONHECIMENTO E CUIDADOS COM USOS DE PRODUTOS E FERRAMENTAS, NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS AO REALIZAREM O MESMO PROCEDIMENTO ME ISENTANDO DE QUALQUER RESPONSABILIDADE AO CONTEÚDO POSTADO NESTE TÓPICO, SIGAM OS PROCEDIMENTOS POR SUA CONTA E RISCO.

7VwUuJul.jpg

Eibach + calços superiores novos e OEM das molas traseiras

0HJYHvtl.jpg

Reparem nesse batente que tem no calço .. isso tem uma função e mexanico não sabe

PaQP31Yl.jpg

Detalhe da Mola devidamente acomodada no calço... olha a função do batente

CgGAHSBl.jpg

Aqui meus amortecedores preparados da Impacto ..

K7biMJEl.jpg


27M3Kjfl.jpg

Aqui o conjunto de agregados ... batentes e coifas da Axio + Batentes OEM e parafusos originais e novos calços inferiores (marca Corcerama)

NTj8K8Nl.jpg

Amortecedores já preparados com o coxim, batentes e coifas ... queria registrar dois detalhes: O primeiro é a posição dos batentes no amortecedor (peças alaranjadas). Eu já vi por ai muitos montados ao contrario fica a dica do correto posicionamento. A segunda é um procedimento muito importante, chamado de equalização dos amortecedores, que deve ser realizado sempre na instalação de novos .. segue o vídeo explicando como fazer:

https://www.youtube.com/watch?v=mQ0ZLpsqVxY

IBVLgsYl.jpg

Molas pre a sentadas

EoUMjBrl.jpg


njo3mMTl.jpg

Aqui aproveitei para dar uma revitalizada na proteção da caixa de roda traseira

MhVjfOVl.jpg

Resultado

fzpO1nzl.jpg

Aqui eu fiz um reforço que ja imaginava usando um material chamado EVA, encontrado em casa de materiais de couro ou papelarias

HJzu1dzl.jpg

A peça ficou com uma melhor resistência

KzXfxVCl.jpg


:hehehe2:

Conjunto do amortecedor no lugar

iwHFL6Fl.jpg


tUG9dQyl.jpg
 

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** MONTAGEM PINÇAS, DISCOS E PASTILHAS DE FREIO TRASEIRO ****

O QUE SERÁ FEITO: Montagem

OBS: SENHORES, OS PROCEDIMENTOS AQUI REALIZADOS DEMANDAM DE UM CERTO CONHECIMENTO E CUIDADOS COM USOS DE PRODUTOS E FERRAMENTAS, NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS AO REALIZAREM O MESMO PROCEDIMENTO ME ISENTANDO DE QUALQUER RESPONSABILIDADE AO CONTEÚDO POSTADO NESTE TÓPICO, SIGAM OS PROCEDIMENTOS POR SUA CONTA E RISCO.

aoS52qKl.jpg

Discos, infelizmente não achei os Bosch que eu tanto queria ... como achei boas recomendações da marca fui de fremaxx

wo52Y0ql.jpg

Aqui as pastilhas da Fraslee .. eu recomendo pois ja utilizo a tempos e não tenho do que reclamar .. detalhe para os parafusos OEM dos discos

oO0PjeVl.jpg

Nos mínimos detalhes

Z1p4Gkjl.jpg

Detalhe parafuso dos discos

83ZYQXfl.jpg

Disco traseiro a sentados

0kUW5IPl.jpg

Detalhe das pastilhas Ceramaxx

cJYq6Xol.jpg

Cavalete do freio traseiro no local e devidamente torqueada

ileMjPml.jpg

Pastilhas no local

uBrUFlrl.jpg


2YCVnhNl.jpg

Pinça Montada e finalizada

:valeu: :valeu:
 

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** COFRE DO MOTOR ****

O QUE SERÁ FEITO: Limpeza, revisão dos chicotes elétricos e troca dos tubos de esguicho dos limpadores de parabrisas

uBu7avil.jpg

O panorama do inicio da bagunça

vqhdk3wl.jpg


E10a7L2l.jpg

Isso é o chicote esquerdo ... :vomito:

triovUrl.jpg


UU1T5WTl.jpg

Detalhe da caixa de roda dianteira

JcZFnDJl.jpg

Depois de uma pré lavagem ... ficou um pouco melhor o aspecto

EUxsXw8l.jpg


7i1RoSal.jpg


rNargoVl.jpg

Segue algumas fotos do estado dos conectores e parte da isolação da fiação que estava já esfarelando ... vou refazer tudo :fera:

DH0j2e3l.jpg


M2Zk8n6l.jpg


yKHuxyLl.jpg

Aqui a caixa com o material elétrico que preciso ... essa empresa tem muita coisa e os preços foram ótimos ... no decorrer vcs vão ver o material comprado

FVzmMcjl.jpg

Aqui o detalhe do sensor do ABS .. esse conector vc não acaha para comprar então como esse meu foi destruído por um mexanico ... tive que fazer uma emenda padrão FIFA

WX5n3CWl.jpg

Soldado, isolado as emendas com espaguete termoretrátil e finalizado com o mesmo material externamente

A3qwboZl.jpg

Espaguete termoretratil

JGae7FRl.jpg

Emenda como manda o figurino

FF2hhHvl.jpg

Finalizado com tubo corrugado ... :legal:

6oQKSt8l.jpg

Tubo corrugado

WNoDxK1l.jpg

Aqui o conector do ABS danificado ... este eu vou fazer o procedimento de troca do conector ... prestem atenção !!!!

77YZEzCl.jpg


** Antes de começar, eu indico vcs verem o procedimento de costrução das 2 ferramentas que servem para vc desmontar qualquer conector do argolas ... uma coisa MUITO IMPORTANTE de se ter, porque muitos não sabem que é possivel desmontar os conectores e fazer sua troca da carcaça plastica, que geralmente é o que quebra.. VEJAM !!!

CONSTRUÇÃO DA FERRAMENTA

https://www.youtube.com/watch?v=bbW9Yc36RPE

*OBS: O arame utilizado na confecção vc acha dentro das borrachas de palhetas do limpador de para-brisas ... é so vc desmontar a borracha e ve que dentro dela tem 2 arames que servem para fazer a ferramenta.


DESMONTAGEM DOS CONECTORES

https://www.youtube.com/watch?v=5rlXZUvhEsQ


6cfXjGFl.jpg

As minhas .. faltou eu colocar um cabo .. fica pra depois

H2kLqJ3l.jpg


Adsai8al.jpg

Detalhe da ferramenta

OhdDKSLl.jpg

no local vc vai ouvir um clic... justamente quando desconecta o terminal

PNEJ1j0l.jpg


u2EGo12l.jpg

Terminal sendo desencaixado

pnbhuivl.jpg


9W1QxASl.jpg

Terminais

f19tbtDl.jpg

Aqui uma carcaça de terminal nova

6ujjJSml.jpg

Conector restaurado

0BkTFKUl.jpg


No video vcs irão reparar que tem conectores com uma trava interna que tem que tirar antes, os terminais saem facil facil .. se vc puchar o fio e não vir .. tem algo sendo feito errado.
 

nerasea

Novato
Eu tenho um veículo de outra marca, mas tem alguns conectores que os pinos saem exatamente com uma ferramenta dessas, e eu nuca tinha visto isso! Sempre usei 2 chaves de fenda pequenas e era um parto pra tirar, vou fazer uma dessas já!
Parabéns pelo restauro, o carro vai ficar muito zero!
 

roxo

Moderador
Alberto Lima disse:
Caraca que top roxo, voce tem praticamente uma oficina em casa, ferramental e tudo!
Show de bola, e aquele filtro secador ta guardado pra instalar no final de tudo e por o gás ne? rsrs

Continuo acompanhando.. parabéns ;)
Meu caro,

Sim grande @[member="Alberto Lima"] .. ele ta aui guardadinho pra entrar em ação ... aguarde que vc verá

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

MataPedra

Novato
Roxo, esperando o detalhe da mangueira do esguicho traseiro.
Parabéns, os postos estão show!!!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** CONTINUAÇÃO PARTE ELETRICA ****

O QUE SERÁ FEITO: Dando continuidade a restauração da parte elétrica

Nj0zIfXl.jpg

Aqui o estado do chicote direito

a4nvRL4l.jpg


L2ob8Sel.jpg


3xbGTUrl.jpg

Já sem as isolações .. se repararem bem vão ver o tubo que conduz agua para os esguichos dos limpadores do para brisas ... vejam que ele se quebrou todo e encharcava a fiação quando acionava... :euhein:

dv2X3MXl.jpg


OY13S4ll.jpg

Parte do tubo ... essa ai é a conexão já com o reservatório ...

qFcqE4tl.jpg

Fiação do pisca lateral já com a fita de velcro nova ....

9BjDRf7l.jpg

Essa é a fita utilizada .. muito boa

ro0m1Oml.jpg

A coisa ficando organizada

rV3x7sAl.jpg

Já isolada com o tubo corrugado .. veja as mangueiras do esguicho agora isoladas do chicote ... usei mangueira de silicone no mesmo diâmetro das originais.

83FZzmcl.jpg

Paguei R$ 1,50 o metro

bQVfSCal.jpg

Usando a fita nas mangueiras ...

7l2eua0l.jpg

Tubo corrugado em tudo

wh4dkbml.jpg

Agora bem melhor

DDxrxKMl.jpg

Detalhe do acabamento
 

roxo

Moderador
siXscVFl.jpg

Aqui onde o chicote é preso ...

j4ktlQHl.jpg

Esse é o conduíte do chicote... depois de limpo e hidratado com o meguias ultimate

QCeE5ZEl.jpg

Chicote preso ...

LmZ1iIdl.jpg

Para prender usei essa abarçadeira de velcro, também da GRUD, deu um acabamento melhor ..

**** CHICOTE LADO ESQUERDO ******

0yvwOcWl.jpg

Vamos ao lado esquerdo

qh1bHTTl.jpg

Detalhe do conector do ABS ... facilita o manejo do chicote

LmVnsrfl.jpg

Caixa de fusíveis já fora

aEXpWMYl.jpg

Aqui fica bem claro o que um mexanico e maus profissionais são capazes de fazer .. donos desleixados aceitarem isso também é um insulto .... usaram uma borracha para servir de isolamento .. :vomito:

CQRLc7kl.jpg


Gz3K7Pzl.jpg

Bagunça

hJwfNzrl.jpg


9uegPwyl.jpg

uma loucura .. serviço porco ...

cCs5bNsl.jpg

Chicote ja sem isolação .. vamos começar a brincadeira com decência

AQPN2yil.jpg

Aqui eu espero que vcs vejam a ponta do tubo de agua do esguicho traseiro ... ela se isola ali com o chicote e vai para o interior do veiculo

:tedio: :tedio: .. Dei uma parada nessa parte .. tem que arejar a cabeça .. mas com outro serviço ... aguarde a continuação da PARTE ELÉTRICA ....
 

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** MANGUEIRAS DE COMBUSTÍVEL E FILTRO ****

O QUE SERÁ FEITO: Troca das mangueiras de combustível e filtro de combustivél

* Bem, aqui uma coisa que ja vinha tirando minha paciência a tempos, minha mangueira tinha um vazamento e eu tive que fazer a época uma bricolagem para solucionar o problema porque eu não achava as mangueiras para compra. Voce pode ate fazer a linha de combustível utilizando um material chamado METALON, mas essas mangueiras tem algumas curvas e eu não tava muito animado a tentar fazer ... as minhas experiencias não deram bons resultados em trabalhar com dobras neste tipo de tubo, resultado, consegui achar as mangueiras usadas e zeradas ... vamos a troca.

77qNs7nl.jpg

Olha ai os meus armengues ... :morri:

RrdwnGpl.jpg

Em uma das mangueiras, são 3 - Azul= Retorno / Preta=Abastecimento e Branca=Retorno dos Gases (ligada ao Canister), não tinha o conector

4fWEiyrl.jpg

Mangueiras ..

H3QIu6Zl.jpg

Ferramenta para encaixar conectores nessas mangueiras, tem gente que esquenta ... mas digo que quase sempre ela fura ou acontece obstrução... o certo é o uso da ferramenta não existe outra forma ...

XfSqEKPl.jpg

Detalhe do procedimento

DRhY3VSl.jpg

Aqui um finalizado .. não pra reparar .. mas coloquei cerca de 20cm de espaguete termo retrátil a partir no conector o que deu um reforço e um acabamento na parte onde o tubo sobre mais com atrito .. ficou show :tunts:

TxmVnful.jpg

Aqui o local onde fica o filtro .. ao lado do tanque ... desconecta a mangueira preta e folga a abraçadeira que segura o filtro .. cuidado com a gasolina que cai que fica no filtro

At3MdxVl.jpg

Filtro antigo .. esse eu ja tinha trocado a um tempo atrás ... vai te embora

qtlZZ4Cl.jpg

Aqui rolou um dune dune tê ...fica as referencias pra quem precisa para reposição .. recomendo as marcas vistas :smoke:

yA1anEhl.jpg

Instalado, seguindo o sentido da flexa que tem que apontar para o motor ... serviço finalizado .. A Bosch me fascina ..

:eek:brigado: :eek:brigado:
 

roxo

Moderador
MataPedra disse:
Roxo, a mangueira é aquela preta no canto inferior esquerdo da foto?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Meu caro,

Não ... é a que está no canto direito abaixo do chicote .. só ta a pontinha ...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

JulioRJ

Membro
kraio o cara nao para!

so tenho uma ressalva... eibach com esse amortecedor fodão ai merecia ser montada com pelo menos metade desse batente aí. batente oen ou maior é bom pra mola cortada

eibach ja vem direitinho corta logo kkkk vai ficar mais macio e vai continuar segurando vai por mim. pode cortar na metade
 

Almeida

Membro
valtfagu disse:
Galera não sei se aki seria o tópico ideal mais enfim
Possuo varias pecas do a3 /2000 turbo alguem precisando d algo só chamar

Enviado de meu Be Touch 2 usando Tapatalk
Não, não é, utilize a seção de venda de peças, se ainda não pode aguarde completar a quantidade de posts necessária.

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Obrigado Almeida por manter a organização ...

No mais amanhã posto mais novidades

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Topo