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Restauração Geral - A3 do Roxo

Iniciador do tópico #1
Meus Caros,

Depois de muito tempo e planejamento, começo aqui um dos meus maiores projetos voltados ao argolas. Meu carro já tem 4 anos comigo e agora ele merece um fino trato ...

Ao longo dos dias vou aqui postando fotos, comentários, dicas e procedimentos que acredito eu vão impulsionar aos amigos a realizarem procedimentos de manutenção de seus carros ou direcioná-los para não serem enrolados pelos "mexânicos de plantão".

Digo a todos que ao longo de pesquisas e testes posso afirmar que não tem segredo ... o que tem que existir e prazer, paciencia e procedimentos para que todo trabalho seja satisfatório.

Vou mostrar que com soluções simples e de baixo custo podemos realizar a manutenção de nossos argolas sem gastar rios de dinheiro ... e num padrão melhor que muitas oficinas que se dizem "especializadas" e o melhor feito pelo próprio dono.

Claro que é necessário um certo nível de habilidade com mecânica, mas sigo o que meu pai diz: " Se foi um homem igual a você que fez, então você faz" - ele é armeiro assim como eu.

Deixo claro que a responsabilidade é de cada um, me isentando aqui de qualquer responsabilidade pelo seguimento do post (digo isso antes que algum fuleiro venha aqui me indagar de responsabilidades legais como já aconteceu uma época).

Ao longo da peleja vai ser imprescindível a ajuda dos amigos no que tange a melhorias ... até porque minhas idéias podem ser sim melhoradas e o fórum vai ganhar muito com essa base de dados.

Que Deus me ajude e espero que todos gostem .... mãos a massa ..... :trem:

DADOS DO VEÍCULO

Marca: AUDI
Modelo: A3
Ano: 2000
Motorização: 1.8 20V - AGN
Cor: Black

FOTOS ATUAIS COM DANOS VISÍVEIS LATARIA E MOTOR (11/04/2015)


VISTA LATERAL


DANO CAPO, PC, GRADE CENTRAL E PAINEL FRONTAL POR BATIDA


AVARIA CAPO


FAROL E PC TOTALMENTE DESALINHADOS


AVARIA LATERAL E OBRIGADO AO FRENTISTA .... O "P" NA LATARIA É O QUE UMA MULHER É CAPAZ :hehehe:


PINTURA TETO QUEIMADA


MOTOR AGN


SINAL DE MISTURA ÓLEO E ÁGUA :puto:

1 FASE : DESMONTAGEM E AVALIAÇÃO INICIAL (15/04/2015)


NO ESTALEIRO ....






TUDO QUE PRECISO - FERRAMENTARIA


LIQUIDO DE ARREFECIMENTO DRENADO, PC, FARÓIS E PAINEL FRONTAL RETIRADOS .... OBSERVEM A TÉCNICA AI PARA SUSTENTAÇÃO DOS RADIADORES




PAINEL FRONTAL COMPLETAMENTE DANIFICADO


A PEÇA ESTAVA TODA REMENDADA DE SILVER TAPE


Bem, ao longo da evolução do trabalho vou postando mais coisas e depois eu coloco a lista de UPs e das manutenções ....
 
Iniciador do tópico #8
Meus caros,
A título já tenho tudo que visivelmente sabia que iria trocar e para os ups .... Na fase de desmontagem que estou é que vou ver o que preciso comprar ...
Mais tarde posto fotos do que foi feito hoje ... Agora só segunda pra argolar....
 
Iniciador do tópico #9
Meus caros,

Mais uma etapa para a galera ... fiz a retirada do gás do A/C, retirada dos radiadores, retirada do sistema de arrefecimento (mangueiras e conectores) e a pior parte ... baixei a mistura de óleo e água que tava no motor e o óleo da direção hidráulica.. segue:



Começou assim ...



Aqui uma válvula de serviço que usei para retirada do gás do sistema



Aqui já sem os radiadores



Aqui já sem boa parte do sistema de arrefecimento e alguns periféricos ...



Isso aqui foi o que saiu do cárter ... vou ter que ver de onde veio essa água se foi do resfriador de óleo ou se foi pela junta do cabeçote ... e avaliar se houve algum dano ... as tubulações de exaustão já estavam todas com a formação de uma massa tipo aquela que se forma na tampa do reservatório de óleo ... :medo:


A duvida que me segue é em relação ao óleo que existe no sistema de ar condicionado. não observei ele ser expulso junto com o gás, o que me leva a crer que ele ta por algum lugar (nas tubulações) então queria saber de alguém que entenda .. como posso realizar a retirada desse óleo ou a limpeza das tubulações.
 
#11
ⓡⓞⓧⓞ disse:
A duvida que me segue é em relação ao óleo que existe no sistema de ar condicionado. não observei ele ser expulso junto com o gás, o que me leva a crer que ele ta por algum lugar (nas tubulações) então queria saber de alguém que entenda .. como posso realizar a retirada desse óleo ou a limpeza das tubulações.
Tens uma bela empreitada pela frente hein amigo... Boa sorte e me diz uma coisa, funilaria/pintura tb vai bater a mão no peito?
Sobre o óleo do sistema de A/C, é bem pouca quantidade que circula pelo circuito, SNME é coisa ao redor de 60ml +- e geralmente ele fica espalhado pelo circuito formando uma fina camada, você só consegue remover quando fizer vácuo no circuito.
Dicas:
(1) Não deixe o circuito de refrigeração aberto durante as manutenções, vai encher de umidade e dará um trabalho do cão na hora de recarregar o gás, isole as mangueiras com fita adesiva para impedir que o ar úmido entre no circuito.
(2) Quando fizer vácuo o óleo irá sair, nessa hora vc deve medir a quantidade de óleo usado que saiu e completar com a mesma quantidade de óleo novo.
 
Iniciador do tópico #13
della disse:
Tens uma bela empreitada pela frente hein amigo... Boa sorte e me diz uma coisa, funilaria/pintura tb vai bater a mão no peito?
Sobre o óleo do sistema de A/C, é bem pouca quantidade que circula pelo circuito, SNME é coisa ao redor de 60ml +- e geralmente ele fica espalhado pelo circuito formando uma fina camada, você só consegue remover quando fizer vácuo no circuito.
Dicas:
(1) Não deixe o circuito de refrigeração aberto durante as manutenções, vai encher de umidade e dará um trabalho do cão na hora de recarregar o gás, isole as mangueiras com fita adesiva para impedir que o ar úmido entre no circuito.
(2) Quando fizer vácuo o óleo irá sair, nessa hora vc deve medir a quantidade de óleo usado que saiu e completar com a mesma quantidade de óleo novo.
Meu caro,
Obrigado pela dica .... Isolei as tubagens com luvas de vinil ... Ficou melhor q a fita ... Essa parte do ar terminei hoje, alternador, compressor do a/c e bomba do hidráulico já tudo fora ... Junto com mais alguns periféricos. Homocinéticas já folgadas, apanhei no tipo de parafusos que pensava serem do tipo torque, e não são. Amanhã deixo no jeito de retirar o motor completo.
 
Iniciador do tópico #16
Meus caros,

Devagar a coisa vai tomando destino ... ontem já com motor fora e caixa, fiz um inventario das peças que fui tirando, catalogando faltas e armengues a serem sanados (principalmente com parafusos fora do especificado).

Hoje me bati com a falta de uma ferramenta para a retirada da engrenagem do virabrequim ... vou ter que usar a criatividade para sacar aquela danada .... segue fotos :meleca1: :meleca1:



Sem a admissão ....


Aqui vejam a forma correta de se prender o motor ao suporte ... Eu mesmo fiz o suporte e gastei 60 dilmas



Uma vista melhor da coisa .....


Cade o coração ????


Aqui o motor já com a caixa separada no meu carrinho suporte ... também feito por mim, gastei 50 dilmas nesse ai ....


Mais uma do motor ...


Sacaninha fazendo pose ... :risada:


Sr. Cambio .... 02J


Ai a vista do lado da correia, onde se realiza a maior parte da manutenção (troca de tensores, correia, bomba d água, etc ..)


Aqui o lado do volante do motor que se liga ao cambio ... já tinha tirado o volante e conjunto de embreagem ...


Volante


Plator


Disco ... Conjunto (plator e disco) originais da marca Sachs .. tá ai pra os amigos mais entendidos avaliarem ,,, :leia:


Aqui para a galera ter uma idéia de como organizo todas as peças. Sacos plásticos com a designação e depois acomodados em caixas para posterior limpeza ... serviço organizado !!!!

DICA:

Vou mostra como se faz a retirada da correia dentada ... muitos "mexanicos" ai não sabem, mas o procedimento correto e sem problemas para os demais componentes e o travamento do tensor hidráulico da correia dentada ... segue:


Você vai precisar de um prisioneiro de rosca M08 e um arame fino bem resistente (se vc conseguir aquele arame interno de pneu cabe certinho, vc pode usar também uma ferramenta que vem em maquinas de wap que serve para desobstruir o bocal ) ... eu já tenho um prendedor próprio que arrumei de um tensor velho que achei com ele ...


Aqui o tensor hidraulico que trabalha junto com a polia tensora da correia dentada ... repare que existe um furo no corpo do tensor e em cima tem essa garra ... o processo é ai ... :pensativo2:


Aqui como você vai posicionar o parafuso com a porca e uma arruela ....



Com uma chave 08 vc vai apertando a porca ... a haste do tensor vai baixando e se alinha com um furo no corpo o tensor .... ai vc coloca o arame para segurar a haste do tensor e pimba !!!!! a correia sai numa boa, sem pancas e stress ....

Aqui fiz com o motor fora pra galera ter uma boa ideia do procedimento ... com o motor no lugar o acesso é de boa ... só recomendo o uso de uma chave tipo catraca, igual a da foto, facilita muito o aperto do parafuso. Quando a manutenção tiver sido concluída é só puxar o arame que a correia é tensionada.


Galera por hoje foi isso ... espero que estejam gostando .... aguardem cenas dos próximos capítulos !!!!! :pipoca:
 
Iniciador do tópico #19
merotti disse:
Tive um insight aqui, porque não aproveitar o motor fora do cofre e pendurar um caracol ai ? kkkkkkkk

ps: Você manja dos paranauê em fazer ferramentas, curti bastante o suporte e o carrinho feitos por você
Meu caro,

A peleja de uma turbina em um aspirado consiste em muito acerto ... eu pretendo num futuro pegar um 180 ... ai a brincadeira vai ser das boas ....
 

Thomas

Administrator
#20
Pô!!!! Belo projeto meu querido.... Não vi nada parecido aqui com tanto trabalho e empenho...
Alem das ilustrações serem top....organização que admiro!!!!

Sucesso e acompanhando também!!!

Um grande abraço!!

Thomás Lélis