Restauração Geral - A3 do Roxo

lucasch

Novato
Que trabalho top!
To com meu Passat 2.8 30v em casa precisando desmontar de novo o motor, depois de ver o tópico até ta passando o desânimo de mexer.
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

CONTINUAÇÃO .....

* ESMERILHAMENTO DE VÁLVULAS

Executando um processo fundamental na preparação do cabeçote, limpeza e o esmerilhamento das sedes de válvulas. Esse procedimento assegura uma correta vedação na câmara de combustão nos processos de admissão, queima e escape .... me baseei nesse ótimo vídeo com minhas adaptações no procedimento:

https://www.youtube.com/watch?v=7GEmuQa3dPY
Video do procedimento ... muito bem explicado e intuitivo

TWN6bSVl.jpg

Todas as válvulas, molas e travas ... separadinhas, não se assustem com essa oxidação é normal

d7g8FC3l.jpg

Aspecto de como fica as válvulas do cabeçote

J1ST0WOl.jpg

Vejam o nível de carbonização na peça

MY3Iavfl.jpg

Segui o mesmo processo no vídeo ... usando uma escova de latão em uma esmeriladeira e a válvula presa numa furadeira ...

Ema4Knql.jpg

Haste da válvula protegida

LsuZZvQl.jpg

Resultado

wUKZPOOl.jpg


c4Q14mEl.jpg

Aqui a sede das válvulas

riHIbadl.jpg

Uma pasta propia para esmerilhamento, essa vem em duas gramaturas, uso a fina para controlar melhor o processo

M4vj8L3l.jpg

Aqui a ferramenta: Uma ventosa que vc acha em qualquer casa de peças com o nome de "chupeta para válvula", tem vários tamanhos e nela encaixei um parafuso de roda que vai conectar a minha parafusadeira.

QL8g1lel.jpg

Detalhe da ventosa na válvula

2KEJ1Nal.jpg

Como fica a coisa ... :dessetamanho:

vqbbTeil.jpg


qfkyRe1l.jpg

Aqui ela depois do procedimento ...

WVWg17Al.jpg

Veja que ao redor da válvula a marca do assentamento ...

UPR6lHgl.jpg

Aqui a sede depois do procedimento

E por hoje é só pessoal ..... :dormindo:
 

roxo

Moderador
JulioRJ disse:
top roxo... como sempre!

tinha que guardar isso em algum lugar além da internet... pq vira e mexe essas coisas somem. tem informações preciosas aí, e com fotos reais, muito importante!


abraços!!
Valeu meu nobre.. espero que esteja agradando a galera e sendo útil..

lucasch disse:
Que trabalho top!
To com meu Passat 2.8 30v em casa precisando desmontar de novo o motor, depois de ver o tópico até ta passando o desânimo de mexer.
Meu Caro,

Essa é uma das intenções .. promover o faça vc mesmo dentro de um padrão de responsabilidade ... eu fico feliz com pessoas com animo de arregaçar as mangas e tocar seus projetos, muiiito melhor que colocar na mão de mexanicos de plantão ... a mecânica não tem segredos, tem procedimentos.
 

MataPedra

Novato
Roxo, o correto ao esmerilhar as válvulas, não seria um pouco em cada direção, feito manualmente...?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

JulioRJ

Membro
isso nao acaba com os angulos nas sedes nao, roxo?

abs

se bem q eu acho q vw nem usa angulo nessas sedes acho q é so 45o mesmo nao sei como é nesse cabeçote
 

roxo

Moderador
Meus caros ... a coisa é leve mesmo .. vcs tão espantados com.o uso da parafusafeira ... e sim tem angulo e medida de altura para as válvulas até folga está sendo medida e tudo nos conformes

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

MataPedra

Novato
Perguntei pq na época em que eu mexia com motores de motos, esse trabalho era manual com uma espécie de chupeta...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

CONTINUAÇÃO .....

* CONCLUSÃO DO ESMERILHAMENTO DAS VÁLVULAS, LIMPEZA DO BLOCO, PISTÕES E BIELAS e VIRABREQUIM

Voltando a vaca fria ... acabei com a parte dos assentamentos das válvulas, aproveitei e fiz a limpeza do bloco, pistões e bielas e virabrequim já visando a preparação deles com o Molycote.

:piloto:

AROWvQZl.jpg

Válvulas já assentadas ... fiz um teste colocando água e vendo se tinha vazamentos .... resultado: zero

U4NwwRDl.jpg

Detalhe do teste ... dão pra ver a água ?

KybxR6Ol.jpg

Toda Família

B0B5lI6l.jpg

Aqui o bloco do motor .. ela tava com resquício de óleo queimado que se gruda ao longo do tempo no metal ... desengraxante e escovas resolveram o problema ... a agua saia da cor de chocolate .... :rofl:

YVb6rJol.jpg

Coloquei ele no banho químico ( aquele que ta no tanque azul anteriormente mencionado ...) deixei lá por 2 dias ... saiu tudo ...

F3oES33l.jpg

Ja prontinho para a pintura ....

5KNHtLel.jpg

Aqui os pistões .. vejam o estado ... :mtodoido:

UTuhTfcl.jpg


Ov5hGZLl.jpg

Carbonizadaço

xZfZmn3l.jpg

Todos para o banho

GujmFB3l.jpg

Pra ajudar .. CAR80 ... deixa por uns 20 minutos para o produto agir

rJC6OiPl.jpg

Aqui as bielas .... vão seguir para o mesmo processo de limpeza .. essa cor dourada e justamente a encrustação de oleo que afeta o bloco, tem gente que fala que é verniz ... :hihi:

Q7XyD2dl.jpg

Detalhe da biela e o pino do pistão

TujTWNkl.jpg

Pistão depois de limpo - Desengraxante e o uso de uma vaporeto ... fica assim :hehehe:

tuhQukVl.jpg


D5QagZdl.jpg


rFw39APl.jpg

Finalizado e todo mundo casado ... :smoke:
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

CONTINUAÇÃO .....

* CONCLUSÃO DO ESMERILHAMENTO DAS VÁLVULAS, LIMPEZA DO BLOCO, PISTÕES E BIELAS e VIRABREQUIM

Voltando a vaca fria ... acabei com a parte dos assentamentos das válvulas, aproveitei e fiz a limpeza do bloco, pistões e bielas e virabrequim já visando a preparação deles com o Molycote.

:piloto:

AROWvQZl.jpg

Válvulas já assentadas ... fiz um teste colocando água e vendo se tinha vazamentos .... resultado: zero

U4NwwRDl.jpg

Detalhe do teste ... dão pra ver a água ?

KybxR6Ol.jpg

Toda Família

B0B5lI6l.jpg

Aqui o bloco do motor .. ela tava com resquício de óleo queimado que se gruda ao longo do tempo no metal ... desengraxante e escovas resolveram o problema ... a agua saia da cor de chocolate .... :rofl:

YVb6rJol.jpg

Coloquei ele no banho químico ( aquele que ta no tanque azul anteriormente mencionado ...) deixei lá por 2 dias ... saiu tudo ...

F3oES33l.jpg

Ja prontinho para a pintura ....

5KNHtLel.jpg

Aqui os pistões .. vejam o estado ... :mtodoido:

UTuhTfcl.jpg


Ov5hGZLl.jpg

Carbonizadaço

xZfZmn3l.jpg

Todos para o banho

GujmFB3l.jpg

Pra ajudar .. CAR80 ... deixa por uns 20 minutos para o produto agir

rJC6OiPl.jpg

Aqui as bielas .... vão seguir para o mesmo processo de limpeza .. essa cor dourada e justamente a encrustação de oleo que afeta o bloco, tem gente que fala que é verniz ... :hihi:

Q7XyD2dl.jpg

Detalhe da biela e o pino do pistão

TujTWNkl.jpg

Pistão depois de limpo - Desengraxante e o uso de uma vaporeto ... fica assim :hehehe:

tuhQukVl.jpg


D5QagZdl.jpg


rFw39APl.jpg

Finalizado e todo mundo casado ... :smoke:
 

Elsonjp

Membro
Fato!!
Eu achei q era adepto do how to... mais vendo este post cai na real q tenho muitooo a aprender

Parabéns aí roxo!!

Rumo as próximas etapas!!!
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

PINTURA DO BLOCO DO MOTOR

* ISOLAÇÃO DAS PARTES QUE NÃO VÃO SER PINTADAS E PINTURA

Depois da etapa de limpeza do bloco, paginas anteriores, fiz o desengraxe e pintura ... vamos a labuta ... :piloto:

a9T6FDxl.jpg

Isolamento da parte superior do bloco ... usei uma fita adesiva de papel que é usada para fechar caixas. Essa fita é mais reforçada e se adere muito bem a superfície alem de ser ótima para fazer os contornos com um estilete.

ssoIFZsl.jpg

Isolando lateral (volante)

Rqyibb7l.jpg

Lateral .. parte do suporte do filtro de óleo

X5BoRHMl.jpg

Mais uma vista ..

dKnOcw5l.jpg

Começo da coisa ... :dessetamanho:

J8BJy0wl.jpg

Finalizado .... aqui eu usei a tinta preto fosco vinílico .. já vista anteriormente na pintura de outras peças ...

:cool:
 
Topo