Restauração Geral - A3 do Roxo

roxo

Moderador
JulioRJ disse:
kraio o cara nao para!

so tenho uma ressalva... eibach com esse amortecedor fodão ai merecia ser montada com pelo menos metade desse batente aí. batente oen ou maior é bom pra mola cortada

eibach ja vem direitinho corta logo kkkk vai ficar mais macio e vai continuar segurando vai por mim. pode cortar na metade
Meu caro,

Eu tô seguindo várias recomendações que achei .. que esse set si c batentes originais ... inclusive a própria impacto me disse a mesma coisa...

Mas valeu a dica .. quando colocar no chão .. vamos ver como vai ficar

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

JulioRJ

Membro
isso ai.. qq coisa da pra cortar montado. ou entao deixa eles amolecerem com o tempo... só q qndo começa a ficar mais macio pouco tempo depois já rasga tudo.

a impacto mandou montar com batente curto ou oem, nao entendi...

abraço!!! e mais uma vez parabéns cara, ta top demais.

JulioRJ

Membro
Almeida disse:
Não, não é, utilize a seção de venda de peças, se ainda não pode aguarde completar a quantidade de posts necessária.

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
O forum realmente precisa muito desse tipo de atitude. Tá foda... nego ta achando q é facebook. Todo dia alguém abre um tópico com titulo tipico "AJUDE" de um problema que já foi respondido inúmeras vezes!

Só entulha! Tem uns que ainda ficam puto contigo se vc tentar corrigir.

@Roxo,
Parabens pela iniciativa.
Realmente isso é muito trabalhoso, mas o resultado final é top!
Abraço cara, você esta ajudando muitas pessoas, me ajudou a saber quais cubos colocar nas rodas traseiras.

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** CONTINUAÇÃO DA PARTE ELÉTRICA ****

O QUE SERÁ FEITO: Continuando a brincadeira :entrelinhas:

OBS: SENHORES, OS PROCEDIMENTOS AQUI REALIZADOS DEMANDAM DE UM CERTO CONHECIMENTO E CUIDADOS COM USOS DE PRODUTOS E FERRAMENTAS, NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS AO REALIZAREM O MESMO PROCEDIMENTO ME ISENTANDO DE QUALQUER RESPONSABILIDADE AO CONTEÚDO POSTADO NESTE TÓPICO, SIGAM OS PROCEDIMENTOS POR SUA CONTA E RISCO.

Eu venho dizer que eu consegui identificar e encontrar todos os conectores que se usam nos argolas, exceção de 03 que tive que importar .. achei no alixpress baratinho ... pelas minhas pesquisas so o do ABS que vc não acha, solução foi conseguir usado e aqui deixo meus agradecimentos ao @ RODRIGO WERLANG, membro do fórum, que me conseguiu esses conectores e outras coisinhas o que vem agregando valor a minha restauração. Tem mais outros colaboradores que no desenrolar dessa novela eu vou mencionando com os créditos.

Em relação aos conectores, existem 2 empresas que comercializam os produtos a Rainha da Sete e a TC Chicotes. Os conectores vem inclusive com o simbolo e numeração OEM da Audi/VW :dessetamanho: .. ai ficou tudo nos conformes .. segue uns exemplos.

yOLv8qZl.jpg

Veja ai o detalhe da trava quebrada ... abaixo o substituto

dMspS2Vl.jpg

Esse foi um dos que importei .. Conector da MAF

HQF6TkCl.jpg

Olha ele ai prontinho

KTUIx6Xl.jpg

Esse é o do sensor de pressão do oleo ... veja as gravações .. OEM todo !!!!

SjYmIgcl.jpg

Antes

xyJIgZ7l.jpg

Depois .... eu faço a isolação em cada fio individual e depois faço o acabamento em forma de chicote .. tudo com espaguete termo retrátil

qtnLM22l.jpg

Aqui o padrão de acabamento ...

11axR8tl.jpg

59xzkeil.jpg

Conector do corpo da borboleta ... desmontando cada fio, reforçando e revisando individualmente e instalando no novo conector ..

ECMLf9pl.jpg

rd8GLfTl.jpg

Paciência e tudo fica certinho

2JpHyAPl.jpg

Finalizado

vZJqyYhl.jpg

Parte do chicote da injeção ... finalizado

taP0LZKl.jpg

5V48FTol.jpg

Yjh5dNpl.jpg

Vamos arrumar isso ... aqui depois de limpo .. isso tava uma zona !!!!

3SeOLBVl.jpg

Esse danadinho tive que comprar na Concessionaria .. barbada de 12 contos

Gl2RZXol.jpg

Finalizado !!!!

MONTAGEM DOS CHICOTES

Aqui deixo uma dica bem legal, essas abraçadeiras que seguram nos parafusos e furos para acomodação da fiação ... é uma mão na roda e deixa tudo original .. pq na hora de desmontar as originais todas quebram ... essas são da empresa Frontec, fabricam uma variedade e com a vantagem dos produtos serem resistente a altas temperaturas e proteção UV.

cg0oWnDl.jpg

Essa segura nos prisioneiros

Xa8kcq6l.jpg

Essas tem esse pino que se acomodam nos orifícios dos passa cabos e no chassi do veiculo .. uma maravilha :yess:

YNh7xAzl.jpg

Detalhe

DqP21RRl.jpg

Um exemplo

7G0GKU2l.jpg

Tudo arrumadinho

:yep: :yep:

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** BUCHA DO QUADRO DO MOTOR (AGREGADO) ****

O QUE SERÁ FEITO: Instalação das Buchas do agregado

OBS: SENHORES, OS PROCEDIMENTOS AQUI REALIZADOS DEMANDAM DE UM CERTO CONHECIMENTO E CUIDADOS COM USOS DE PRODUTOS E FERRAMENTAS, NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS AO REALIZAREM O MESMO PROCEDIMENTO ME ISENTANDO DE QUALQUER RESPONSABILIDADE AO CONTEÚDO POSTADO NESTE TÓPICO, SIGAM OS PROCEDIMENTOS POR SUA CONTA E RISCO.

qxghGpPl.jpg

Aqui o danado já prontinho .. pintado e com as roscas dos componentes já recuperadas .. principalmente do protetor do cárter :yow:

c1Ev1zil.jpg

Aqui o alojamento da Bucha

kdZ7iVzl.jpg

Aqui as Buchas da marca Axios

rwe2RUcl.jpg

Ferramentaria ... vc pode utilizar uma prensa que também da certinho ..

TH0BFN6l.jpg

Nunca esqueçam ... EM BORRACHA NÃO VAI GRAXA OU SEUS DERIVADOS .. use o bom e velho detergente ... escorrega que é uma beleza!!!

ftFyb1sl.jpg

Bucha no lugar

dG7grk3l.jpg

Ferramenta posicionada

udwaITRl.jpg

Bucha no lugar !!!!

9PDZTyYl.jpg

Aqui o verso !!!

X9ZkuGql.jpg

Finalizado :cool: :cool:

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** DIREÇÃO HIDRÁULICA ****

O QUE SERÁ FEITO: Lubrificação, instalação de componentes e montagem

Js24gy4l.jpg

Aqui a caixa da DH limpa e algum componentes pintados ... muito importante o escoamento de todo óleo antigo ... no meu caso alem do óleo errado (vermelho), nosso argolas usa o fluido na cor VERDE.

bpQPVvil.jpg

Aqui os componentes ... detalhe para o lubrificante para a cremalheira e roscas ... não é qualquer graxinha não ... :pensativo2:

WbbwtH0l.jpg

Aqui vc pode movimentar a caixa usando uma simples chave de boca .. facilita a vida e o escoamento do óleo

W9rc1bUl.jpg

Limpeza e lubrificação da cremalheira

XAEQQhZl.jpg

Detalhe do lubrificante

eq8PFyYl.jpg

Vamos intalar os braços da direção ...

jfCQZQUl.jpg

Imobiliza a cremalheira

TWMprUxl.jpg

X93BfYUl.jpg

Enrosca o braço e executa o torque ... infelizmente me falta uma chave chamada "pé de corvo", que é uma chave de boca que encaixa no torquímetro, mas fiz na media do aperto correto.

lmg4Izul.jpg

EGe1VBCl.jpg

Caixa da DH com os braços

GfBQJr0l.jpg

Coifas

tpTQN3pl.jpg

Abraçadeiras ... aqui vai a dica a Progeral fabrica todas as abraçadeiras que se tem nos argolas .. as de arrefecimento, essas que são chamadas de abraçadeiras de janela as do sistema de ar condicionado e das tubagens da direção hidráulica.

QFLhBIhl.jpg

Para essa abraçadeiras de janela, tem que ter esse alicate ai para fecha-las corretamente.

crAwxDUl.jpg

O kit ..

OBS: Importante frisar aqui que antes eu tive que realizar o procedimento de centralização da caixa .. segue

yjwPSgJl.png

O elsawin salva vidas ... :yahoo:

Y5IFEmSl.jpg

No padrão ....

xP6cbtal.jpg

Posicionando

L8yLKC0l.jpg

Instalada

3CuJXCsl.jpg

Vamos para seu local ...

meaHe22l.jpg

Parafusos da tubagem tomando um banho no ultrason

afiYSWgl.jpg

Aqui os parafusos limpos, novas arruelas de vedação e o lubrificante

N9aXZifl.jpg

Detalhe do tubo instalado

3zTTGgzl.jpg

Finalizada :valeu: :valeu:

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** BARRA ESTABILIZADORA ****

O QUE SERÁ FEITO: Instalação

BLFLOTul.jpg

Material a ser utilizado as buchas da barra e novos parafusos .. importante frisar que existe 2 medidas dessas buchas. Uma de 19mm e outra de 21mm importante ser usada a referenciada para seu veiculo. O que percebi que no marcado existe somente a de 21mm e muitos usam ela no lugar da de 19mm, por isso de folgas e baraulhos, nas minhas pesquisas achei a empresa CORCERAMA que vende a bucha na medida de 19mm.

gTJqfmBl.jpg

Olha ela ai

59qj9enl.jpg

Nota a diferença

qt8ZEZml.jpg

Material pronto .. detalhe do lubrificante da molycote .. esse ai é base silicone não agride a borracha e fica por um bommmm tempo

yVXtOZJl.jpg

Detalhe da bucha, barra e sua presilha

msZ6sXUl.jpg

28ZNmVvl.jpg

Finalizado ... não reparem a bagunça .. :valeu: :valeu:

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** BANDEJAS ****

O QUE SERÁ FEITO: Instalação das Bandejas

SENHORES, OS PROCEDIMENTOS AQUI REALIZADOS DEMANDAM DE UM CERTO CONHECIMENTO E CUIDADOS COM USOS DE PRODUTOS E FERRAMENTAS, NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS AO REALIZAREM O MESMO PROCEDIMENTO ME ISENTANDO E AO SITE "A3 CLUBE" DE QUALQUER RESPONSABILIDADE AO CONTEÚDO POSTADO NESTE TÓPICO, SIGAM OS PROCEDIMENTOS POR SUA CONTA E RISCO.

IYoHDYTl.jpg

Conjunto das bandejas e parafusos ... Marca NAKATA .. a vantagem que já vem com as buchas da mesma marca e corretamente assentadas. Para os navegantes, existe o correto posicionamento das buchas da bandeja, depois nego reclama de buchas que não duram ...

T4C6zI2l.jpg

Referencia das bandejas

xqxrvafl.jpg

No local e devidamente torquiadas

10djRNBl.jpg

Finalizado :valeu: :valeu:

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** CAMBIO ****

O QUE SERÁ FEITO: Esgotamento do Óleo, Limpeza, Instalação do garfo e rolamento da Embreagem e Pré Instalação no seu local

SENHORES, OS PROCEDIMENTOS AQUI REALIZADOS DEMANDAM DE UM CERTO CONHECIMENTO E CUIDADOS COM USOS DE PRODUTOS E FERRAMENTAS, NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS AO REALIZAREM O MESMO PROCEDIMENTO ME ISENTANDO E AO SITE "A3 CLUBE" DE QUALQUER RESPONSABILIDADE AO CONTEÚDO POSTADO NESTE TÓPICO, SIGAM OS PROCEDIMENTOS POR SUA CONTA E RISCO.

yMWidpBl.jpg

Aqui o famoso cambio manual 02J. Aqui depois do trato externo e pintura que já vimos anteriormente como foi feito

WyohsOzl.jpg

Aqui o Oleo que acredito que existia no cambio desde a fabricação do carro ... eu vejo pessoas dizendo que nunca se troca esse oleo, tá ai o que vc vai ter no cambio, já estava criando uma borra e o odor já parecia graxa, fora o aspecto .. :vomito:

qKdouspl.jpg

pxAiTm4l.jpg

Óleo

75hbzYfl.jpg

Aqui minha geringonça de limpeza ... serve tanto para sistema da DH, Sangria de freio e para o cambio ... Formula: Um pote desses de colocar doces, uma bonba de gasolina (4Bar), filtro de combustivel do fusca, mangueiras e fio. Arrume uma fonte 12V e seja feliz

rmlnf8il.jpg

Aqui a conexão com a caixa .. uma borracha de vedação e um niple.. esse material vc acaha em casas de irrigação

LdKcskll.jpg

Aqui a maquina conectada ao cambio. na verdade é um circuito onde circula o liquido de limpeza, entra pelo orifício de enchimento do óleo e sai pelo de esgotamento, a bomba faz o liquido circular passando sob pressão no filtro e eliminando alguma impureza. Antes que me perguntem eu decidi fazer isso pq não achei que geraria problemas, tem gente que não recomenda, masssss eu tenho meus conceitos sobre esse tipo de limpeza em cambio. O liquido de limpeza eu usei o WD40 (verdadeiro) liquido.

ZJGLaQXl.jpg

Esse aqui foi o liquido depois de um tempo circulando no interior do cambio .. depois foi esgotar tudinho do cambio.

4VvPZGwl.jpg

Orifício de drenagem do óleo do cambio

OIjdAlQl.jpg

Aqui o bujão...

624rK8Dl.jpg

A dica: Para vc não comprar uma chave pra sacar o bujão vc pode fazer uma de forma simples e barataaaaaa... Arruma um parafuso de roda, coloca uma porca e manda soldar a porca, pronto... vc tem uma chave de bujão de cambio a vantagem é que vc consegue usar um soquete e fazer o torque. :eek:lhe:

cFYkfbrl.jpg

Trava rosca de médio torque

GFDxmsMl.jpg

Olha que beleza sendo torqueada ....

BT087A3l.jpg

Prontinho ..

roxo

Moderador
CONTINUANDO .....

gCOIFT1l.jpg

Aqui a caixa seca do cambio

XabpVqAl.jpg

Aqui o detalhe da guia do rolamento da embreagem, logo quando desmontei eu notei que a caixa seca estava suja com óleo, como sei que não era fluido de freio ( quando vc tiver na duvida se alo esta contaminado com fluido de freio, é so jogar um pouco de água no local, se escorrer branco como leite é fluido de freio :feliz: ) então desconfiei do retentor que fica justamente na parte interna dessa peça deixando vazar um pouco do óleo do cambio para a caixa seca ...

mlgGNYOl.jpg

Aqui o guia do rolamento ... o retenter fica nessa parte traseira ai onde passa o eixo primario

0ge58rul.jpg

Detalhe do eixo primário ... veja a sujeira do óleo de cambio fez

UvyKjicl.jpg

Aqui ja tudo limpinho :fera:

dEFE6Uel.jpg

0vJgL6Ul.jpg

Aqui a peça nova ... duto perfeitinho

hjKrrOVl.jpg

GhaIGv3l.jpg

Seguindo a regra para instalação de qualquer retentor, eu cubro o eixo com um pedação de garrafa PET e depois lubrifico com uma fina camada de vaselina. Depois é só correr o retento ate seu alojamento, vc não corre o risco de danificar...

5c1VUiSl.jpg

Trava rosca nos parafusos que segura o guia

zCa5kBUl.jpg

Torquiando

P2JLgEcl.jpg

Prontinho

:legal: :legal:

roxo

Moderador
CONTINUANDO...

q3YR7pTl.jpg

Aqui meu conjunto de embreagem zerada que o argolas vai ganhar ... a marca dispensa comentários

J3rYas2l.jpg

Referencia para o A3 aspirado ano 2000

fXT0oEgl.jpg

Por hora vou usar somente o rolamento

yEmI0OGl.jpg

Olha ele ai ..

RgWVjMal.jpg

Traseira do rolamento

7IA4r5Al.jpg

garfo, mola, rolamento e a Molycote GN-Plus. Esse lubrificante é a mesma coisa do famoso Spray d321 da molycote. Com ele vc faz um pré tratamento na peça por fricção dessa graxa que forma uma especie de verniz lubrificante resistente a óleo, volverine, apocalipse, tsunami na peça. Eu recomendo que vcs pesquisem sobre esse Spray, muito usado por preparadores, e veja o que ele é capaz. Ele é caro ... mas vc pode comprar a graxa e vai ter o mesmo resultado pq é o mesmo composto. Aqui ele foi usado nas partes de contato do rolamento com o garfo da embreagem ... foi aplicado na guia do rolamento também.

JT3TYDdl.jpg

Aqui conjunto de acoplamento montado

cNUC726l.jpg

Aqui é para vc ensinar ao mexanicos.... para não pagar vexame na montagem do cambio é so seguir os PROCEDIMENTOS. na montagem do câmbios Audi é necessário po uso de um prisioneiro para imobilizar o conjunto de acoplamento, vc usa um parafuso de homocinética, sendo que deixe somente com o tamanho de 35mm, eu medi isolei a rosca ate a altura, já que o parafuso da homocinética tem 48mm

1RBdxCZl.jpg

Esse furo roscado ai serve para isso ...

KbIhaYMl.jpg

Imobilizado :viciado:

J7j7MUhl.jpg

Aqui o suporte do cambio

km22a6fl.jpg

Instalado ..

9TwhqyOl.jpg

Cambio pré assentado .. não falem de meu suporte de cambio ..kkkk

:D

roxo

Moderador
Meus Caros ...

HOJE A HISTÓRIA É:

*** MOTOR ****

O QUE SERÁ FEITO: Preparação do cabeçote e bloco do motor Pintura do Bloco, Instalação e Acertos, resumindo: Barba, Cabelo e Bigode.

Agora chegou a parte que eu mais gosto ... vamos a montagem do coração do bolido ... :trem:

3JafAnul.jpg

Tava guardadinho

VUSbbbVl.jpg

Bloco e Virabrequim .. Não se assustem ... normal criar essa oxidação .. vai sumir tudo. Bem, antes de mais nada ja tinha antes de tudo feito as medições do bloco e virabrequim, tudo nos conformes porém o meu virabrequim já tava querendo partir para uma retifica, como eu tinha uma barbada de um vira STD zerado ... nem pensei, a unica coisa é a roda fônica que vou ter que tirar do meu antigo e colocar no novo que também passou por medições e um olhar bem criterioso na retifica, uma das melhores de Feira de Santana e eu lá do lado com minhas anotações enchendo o saco do Sr. Reinaldo que sabe muiiito, aprendi a usar até um micrometro com ele ....

K8hSrjrl.jpg

Aqui o novo virabrequim ....

kjtSM9wl.jpg

Aqui o bloco que vai passar por um processo rigoroso de limpeza e posterior pintura ...

Rmy5sWgl.jpg

Olha o estado .... :vomito:

5HLTPRol.jpg

XRMYjoal.jpg

tFbxsFPl.jpg

Bloco com carbonização, coisa leve .. mas que vai sumir

* O bloco resolvi deixar na solução desengraxante, lembram ? anteriormente vcs vão ver o quela fez no carte e demais peças que sairam sem um vestigio de ferrugem ou encrustação ... enquanto isso vamos ao cabeçote :bravo:

GHVbPNol.jpg

Aqui o famoso AGN 20v large port... esse ta zerado já que o meu antigo já tava com uma passagem de agua muito próxima a junta ... comprei com um amigo aqui do fórum. Todod medido e dentro dos conformes.

WD2Ewjfl.jpg

Aqui eu to tirando algumas rebarbas do alumínio e suavizando a superfície uma vez que vou fazer o tratamento com Glyptal.. o video vai explicar a vcs o que é, por sinal a seria de vídeo desse cara é fenomenal .. recomendo assistirem

https://www.youtube.com/watch?v=77CKFnRHA3c

zrqln3ul.jpg

Vamos ao banho :ph34r:

ga8giwXl.jpg

Agora vamos uma parte cuidadosa ... a troca dos retentores de válvulas .. aqui a ferramenta que se usa para sacr e instalar os componentes ... O cuidado é vc não danificar as sedes de válvulas

7Gc3BCLl.jpg

Olha os retentores ai no detalhe

2gjIQLGl.jpg

Para não riscar o alojamento dos tuchos eu mais uma vez recorro a luva de garrafa PET ..rsrsrs

LlJ6q5Vl.jpg

Aqui o detalhe da ferramente segurando o retentor

bPl5Y6Yl.jpg

ZRQUfKWl.jpg

Aqui já sem o retentor ..detalhe da sede de válvula

olJSak3l.jpg

Serviço feito .. vc so vai repetir isso 20 vezes .. rsrsrs :calor:

a7JGcIRl.jpg

Detalhe dos retentores

* AGUARDE CENA DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS :legals: :legals:

roxo

Moderador
MataPedra disse:
Roxo manda um diy desta bomba que vc fez para trocar fluidos...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Meu caro,

Olha os direitos autorais .. kkk

Sim depois eu vou detalhar como fiz a bomba com um Diy .. mas não tem segredo não ... va logo providenciando uma bomba de 4Bar

JulioRJ

Membro
top roxo... como sempre!

tinha que guardar isso em algum lugar além da internet... pq vira e mexe essas coisas somem. tem informações preciosas aí, e com fotos reais, muito importante!

abraços!!