Restauração Geral - A3 do Roxo

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

PINTURA DO BLOCO DO MOTOR

* ISOLAÇÃO DAS PARTES QUE NÃO VÃO SER PINTADAS E PINTURA

Depois da etapa de limpeza do bloco, paginas anteriores, fiz o desengraxe e pintura ... vamos a labuta ... :piloto:

a9T6FDxl.jpg

Isolamento da parte superior do bloco ... usei uma fita adesiva de papel que é usada para fechar caixas. Essa fita é mais reforçada e se adere muito bem a superfície alem de ser ótima para fazer os contornos com um estilete.

ssoIFZsl.jpg

Isolando lateral (volante)

Rqyibb7l.jpg

Lateral .. parte do suporte do filtro de óleo

X5BoRHMl.jpg

Mais uma vista ..

dKnOcw5l.jpg

Começo da coisa ... :dessetamanho:

J8BJy0wl.jpg

Finalizado .... aqui eu usei a tinta preto fosco vinílico .. já vista anteriormente na pintura de outras peças ...

:cool:

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

MOTOR DE PARTIDA

O QUE SERÁ FEITO:

* PINTURA DA CARCAÇA, MONTAGEM E LUBRIFICAÇÃO

Aqui uma manutenção que eu acho que qualquer um pode fazer ... de suma importancia termos o motor de partida sempre revisado, principalmente o porta escovas .. já fiquei no prego por conta desse danado, então vejam os procedimentos :sim:

ocUpnKZl.jpg

Aqui todos os componentes do motor de partida, ja tinha pintado a carcaça com a tinta preto fosco vinílico .. ficou como original.

toYbPODl.jpg

Aqui a caixa das engrenagem da planetária

5zEdZNrl.jpg

Detalhe no posicionamento das borrachas ....

LpEXC7Xl.jpg

Aqui ela ja lubrificada ... utilizo a graxa Molycote BR2 Plus (graxa com alto indicie de bissulfeto de mobidilenio) :yess:

HWe36tKl.jpg

Caixa encaixada na planetária ..

Q4bvXlrl.jpg

Aqui as engrenagem da planetária .. elas ganharam um banho no ultrason o que tirou qualquer contaminação de graxa antiga e sujeira .. ficou zerada ... detalhe que ela no seu interior é um rolamento

3ja3ADKl.jpg

Engrenagem no seu local e conjunto lubrificado. Importante frisar que não é necessário muita graxa, alias p excesso de graxa em qualquer componente, exemplo juntas homocinéticas, é prejudicial ... usem o bom senso ou o que a literatura técnica manda.

TXjKhAFl.jpg

Tampa da planetária

7PS7at9l.jpg

Aproveitei aqui e fiz um polimento ... :yep:

8GBWVoyl.jpg

Componente finalizado

xb8kspZl.jpg

Aqui a ponta do rotor devidamente lubrificada .. o rotor tb ganhou um banho (use o veja que venho mencionando - evita que vc tire o verniz de isolamento) e um polimento leve na parte de contato com o porta escovas...

0YVbhYul.jpg

Aqui o rotor e a tampa traseira .. a parte de baixo do rotor é que fica em contato com o porta escovas

sfHqHu1l.jpg

Aqui o acoplamento magnético... desengraxei com alcool isopropilico, polimento e fiz um tratamento com Molycote Gn PLus (graxa que sob fricção forma uma película lubrificante de alta durabilidade na peça)

bDSa4GVl.jpg

Aqui ja esta com a planetária no lugar, segue o encaixe da carcaça...

WinycvTl.jpg

La embaixo veja a abertura da tampa da planetária .. ali se segue o rotor por esse orifício

qn0JXljl.jpg

Rotor no seu lugar .. vc vai ter um trabalhinho por conta do campo magnético .. mas nada de mais não .... :yow:

h308l4Ql.jpg

Aqui o porta escovas .. esse ai é da bosch, mas vc acha de outras marcas .. preferencia para boas marcas que vai ter os carvões (escovas) de boa qualidade e duração maior..... Nunca tire esse tubo plastico ai no meio se não vai desmontar todo ...

KboGUell.jpg

Porta escova em seu lugar ...

qn54L9nl.jpg

Tampa traseira .. observe a travilha que vai no final do rotor .. essa parte vc lubrifica tb e coloca o tapa pó ...

bantUQQl.jpg

Detalhe ai já com o tapa pó

FrZoRfCl.jpg

Finalizado ... só aparafusar a parte do acoplamento magnético e prontinho ... não se atrapalhe com a ligação dos terminais ...

:yahoo: :yahoo:

roxo

Moderador
Meus Caros,

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!

Hoje temos:

ALTERNADOR

O QUE SERÁ FEITO:

* LIMPEZA, TROCA DOS ROLAMENTOS E REGULADOR DE VOLTAGEM E MONTAGEM

Aqui uma manutenção que muitos gastam uma certa grana com autoelétricos, e digo que seguindo tudo certinho e com calma qualquer um faz seu alternador ficar tinindo novamente, lembrando que o meu é de 90A .. uma dica é baixar o catalogo no site da bosch que vc vai tar a vista explodida do alternador e a referencia dos componentes para reposição ... vamos que vamos. :pipoca:

https://www.youtube.com/watch?v=RhFoFSe1A3U
Recomendo que assitam esse vídeo .. vai te nortear de como fazer a coisa certa ... :eek:k:

CNhgKk0l.jpg

Aqui a tampa de acionamento e seu rolamento original bosch

Lk54jW7l.jpg

Ai a referencia para compra do rolamento

Dr71CFil.jpg

ykZHDnTl.jpg

Aqui o rolamento instalado com o método do vídeo (esquentar a tampa e esfriar o rolamento - a tampa vc deixa 10 minutos a 200 graus no forno e o rolamento simultaneamente .. encaixa que nem manteiga) :hehehe:

ti1XQgZl.jpg

JVNN5Xwl.jpg

Aqui o guarda pó .. observe a posição de montagem ... e o lado da peça

JKTwHRRl.jpg

Aqui o rotor com o seu rolamento

KrUdSMul.jpg

Referencia do danado

PDlMRHcl.jpg

Pra encaixar .. usa uma chave de vela (16) e vai batendo com uma madeira devagar e com calma ... ele vai se assentando corretamente. Lembre-se que nessa situação nunca se deve bater no aro externo do rolamento.

14dBhSEl.jpg

Prontinho..

* Aqui vem o que faço diferente .. eu encaixo o rotor na tampa de acionamento ... e uso a chave de vela no rolamento da tampa e vou fazendo o mesmo procedimento.. depois coloco a arruela de proteção ...

gL92351l.jpg

sQ3ds8Il.jpg

Ai a tampa e a ponta do rotor e a arruela de proteção.... lembrese de sempre colocar a porta na ponta do rotor para proteger a rosca .. qualquer pancada ali sem a porca vc perde a rosca ... kkkk

zH5fweAl.jpg

Aqui é a bucha do rolamento do rotor .. ela vai instalada na Tampa traseira (tampa do coletor)

DQBfStWl.jpg

Tampa do coletor

OS0widKl.jpg

Olha a danada la no seu lugar ..

Wfi7DzOl.jpg

E fica assim ...

YtbzDWzl.jpg

Aqui o detalhe da ponta de contato do rotor como deve ficar ... alinhadinho nessa janela ..

R1ZDqsml.jpg

vamos agora ao regulador de voltagem .. sempre bosch :yep:

egOx4WCl.jpg

Ai o detalhe do danado e sua referencia.

nRjurYBl.jpg

Instalando

3bOX8hPl.jpg

Prontinho

NXpiqbMl.jpg

Aqui a capa de proteção do conjunto

mf0qNRel.jpg

Detalhe na instalação da polia, use um trava rosca, ai vem a arruela, polia e a porca ...

G9QyQo3l.jpg

Finalizado o serviço ... coloquei ele na bancada de teste de um amigo eletricista.. tudo funcionando divinamente dentro dos padrões :cool:

roxo

Moderador
Meus Caros,

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!

Hoje temos:

TRATAMENTO DE PEÇAS - VERNIZ MOLYKOTE D321R (SPRAY)

O QUE SERÁ FEITO:

* LIMPEZA, TRATAMENTO DAS PEÇAS E POLIMENTO

Agora vou realizar uma coisa que ja estava em meus planos bem antes de começar toda a restauração, o tratamento das peças com molykote para redução de atrito e consequente melhora. Sei que o assunto é controverso e uns dizem que presta outros que é só balela mas de uma coisa eu sei... mal não vai afzer se o procedimento for realizado dentro do especificado pelo fabricante, fora os vaaaarios comentários positivos que vejo sobre o procedimento aqui no Brasil por preparadores e em fóruns gringos. Então vamos nessa . :pipoca:

1 - LIMPEZA DAS PEÇAS E DESCONTAMINAÇÃO

Importante frisar que para o uso do molykote d321r as peças devem estar limpas e isentas de qualquer tipo de óleo

vdlYK6Ol.jpg

NrQjqznl.jpg

Pra quem não conhece, eis ai o Sr. Tucho hidraulico .... já tinha postado a desmontagem e limpeza do mesmo .. mas vou repetir aqui pra ficar o tópico completo.

https://www.youtube.com/watch?v=ySf0r8GGMOY
Recomendo o vídeo ... completo no procedimento....

6o28YDjl.jpg

Aqui o tucho desmontado.. ele é composto de 07 peças. Nunca misture as peças com de outro tucho.

VI1zE7Hl.jpg

Todo mundo no banho de ultra som ... utilizei o Veja como liquido de limpeza ... :acute:

Qh30tc8l.jpg

Para quem acha que a coisa ta limpa .. ai o resultado ... :vomito:

402vCHVl.jpg

Todo mundo limpinho :valeu:

2fB1tZXl.jpg

rAVBWrWl.jpg

iGT3I0Xl.jpg

Comando de válvulas.

w4cTCsRl.jpg

Para os comando eu fiz um polimento com a pasta de metais .. coisa leve mas eficiente.

SAtFlKil.jpg

Capas do mancais do comando.

Td4ILekl.jpg

Todo mundo no ultra som

RhQRECtl.jpg

Limpinhos ..

0V08IMhl.jpg

Importante isolar onde não queremos o verniz ...

QBc55qLl.jpg

Pistão, Pino e bronzinas tb no banho ...

WMIBAvIl.jpg

vamos ao virabrequim.

cCsPbmxl.jpg

Também ganhou um leve polimento nus mulhões e moentes.

0Lex3gtl.jpg

CjXi8IGl.jpg

antes do polimento

VisoCMMl.jpg

Depois do polimento :yess:

hsGrX6Dl.jpg

LMNpjt2l.jpg

EyGtMNOl.jpg

Depois de todas as peças limpas eu recomendo o desengraxe com Benzina retificada ... é um dos melhores solventes para a situação, não fica nada de oleosidade .. usem luvas. Todas as peças foram desengraxadas com a Benzina retificada.

:carrinho:

roxo

Moderador
CONTINUAÇÃO

O QUE SERÁ FEITO:

2 - APLICAÇÃO DO VERNIZ

Depois de todas as peças limpas e desengraxadas ... segue a aplicação de uma fina camada do DR321R

93ZYWSXl.jpg

Esse é o DR321r. Com uma lata eu fiz tudo e ainda sobrou ... é uma fina camada que deve ser aplicada...

bObvQYpl.jpg

tz7UiYsl.jpg

Finalizado ... veja o aspecto .. o técnico da molykote me informou que o solvente evapora em 15 minutos e depois pode ser montado .. eu deixei 24h por uma questão que tinha tempo pra fazer depois ...

qmPkgDIl.jpg

CPbJ1WEl.jpg

ML9yQGal.jpg

No pistão é de suma importância isolar o alojamento dos aneis de segmento, furo dos pinos e o fundo das bronzinas, nos pistões somente a sua saia queremos a redução do atrito ... vejam

JY4iVoul.jpg

Vejam do detalhe que todas as bronzinas tem o furo de lubrificação ... TÁ ERRADO :parede: .. depois eu vou comentar sobre o assunto.

e9kYrZ0l.jpg

Detalhe da saia do pistão

UYIWAbel.jpg

Bronzinas

fMVGSiBl.jpg

O furo da biela também ganha a a pintura .. olhem a criatividade do isolamento ... :ha:

nvxrgrnl.jpg

Pino do pistão .. só quero a pintura no contato com a biela

FjitmG0l.jpg

Aqui os tuchos e as capas dos mancais dos comandos

nmczEosl.jpg

JiRd1wLl.jpg

vw3eiEUl.jpg

Pintadinhos ....

vXrs3qgl.jpg

2bDbMWWl.jpg

Aqui as bronzinas dos mancais fixos do virabrequim ...

HY5KWSUl.jpg

Prontos

IX6WpgKl.jpg

Quem disse que o cabeçote tb não ? os alojamentos dos tuchos ...

4xuhVDCl.jpg

wAcyWAYl.jpg

Começando

4P0scyZl.jpg

Comando de válvulas prontos

kDQs5zWl.jpg

E para acabar as hastes de válvulas

:calor:

roxo

Moderador
CONTINUAÇÃO

O QUE SERÁ FEITO:

3 - POLIMENTO DAS PEÇAS

Aqui uma parte fundamental para que tudo ocorra como esperado, após a completa secagem do verniz eu resolvi, consultando outras pessoas que fizeram o procedimento, realizar o polimento em todas as peças. A molykote diz que não é necessário, mas eu me apeguei que o excesso do material poderia comprometer as dimensões dos componentes, principalmente no virabrequim e bielas, fora que foi um teste para eu in loco verificar a adesão do produto...

Qh5XxNsl.jpg

Aqui uma bronzina sem polimento

UvllYFzl.jpg

Aqui a bronzina já polida

B41MDjml.jpg

Para o processo eu uso o papel para polimento da 3M (vende o pacote com vários), com bastante fricção o papel sai com parte do produto e a peça com a cobertura do verniz.

hJIJwpbl.jpg

Veja a parte polida e a outra não...

* Esse processo foi feito em todas as peças e o que posso dizer do produto é que é coisa de outro mundo, nunca mais desapego desse troço.

MataPedra

Novato
Roxo.
Eu um dia farei algo assim, nem que seja em minha bicicleta...
Parabéns pela dedicação e disciplina.
E muito obrigado pelo tópico... Deu vontade de ir te ajudar um dia desses, pra ver se adquiro um pouco da sua paciência...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

JulioRJ

Membro
ISSO!!! esse spray da molykote dizem que o motor dura uma eternidade. sem preço esse carro.

mas me diga, oq vc fez na carcaça do alternador pra ficar brilhandod daquele jeito?

roxo

Moderador
JulioRJ disse:
ISSO!!! esse spray da molykote dizem que o motor dura uma eternidade. sem preço esse carro.

mas me diga, oq vc fez na carcaça do alternador pra ficar brilhandod daquele jeito?
Meu caro,

Limpeza com veja + Vaporeto e depois polimento .... Finalizou aplicando uma camada de cera automotiva e ainda tenho um verniz q só vai depois de tudo montado

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

kimpastro

Novato
E ae pessoal,

chegando agora no procedimento, acabei de ler tudo. INCRIVEL!
Deu vontade de começar um curso de mecânica e mexer no meu também! hahaha fora a experiência!

Inspirador roxo, valeu!

roxo

Moderador
Meus caros,

HOJE TEMOS:

MONTAGEM DO VIRABREQUIM

O QUE SERÁ FEITO:

Realizar as medições do vira e bielas e sua montagem. Nesse processo vou usar uma ferramenta de medição que poucos conhecem, o PLASTIGAGE. As medições incluem tanto a foga axial como a radial do vira e bielas ... vamos se embora.. :trem:

n9i3AHFl.jpg

Vamos montar a roda fônica do virabrequim ... detalhe para a referencias dos parafusos que devem ser trocados.

tJKskyMl.jpg

Olha o parafuso ai .....

3RBzF1Ol.jpg

Montado

9l7MDgkl.jpg

Atentando para o torque especifico desse parafuso ... 10N + torque angulas de 90º

6X9WD0vl.jpg

Alojamento do virabrequim ... desengraxei tudo com a benzina retificada ... no local das bronzinas fixas, parte traseira, não pode haver oleo

RDS6OtHl.jpg

He4HZuyl.jpg

Bronzina fixa no local ...

* Quero deixar um registro, hoje no mercado existe boas marcas de bronzinas, optei pelas da Mahle Metal Leve, só que temos um detalhe: para meu modelo as bronzinas são uma com furo de lubrificação, como da foto acima, e a outra sem furo. Você só vai achar os kits, pelo menos da metal leve, ou todas com furos ou todas sem furos, resumindo: Eu tive que comprar 2 kits de cada bronzina para a coisa da certo.

Vi muita gente dizendo que poderia usar a com furo em tudo, mas não quero correr o risco de óleo entrar do fundo da bronzina e faze-la girar... optei por fazer o certo.

Dxg7eOJl.jpg

Todas montadas

9jGtzCsl.jpg

Aqui o detalhe da arruela de encosto .. ta desse jeito só para vcs visualizarem seu local .. sua montagem é com o virabrequim no lugar.

pOqkyS0l.jpg

Virabrequim no local

OqjimTsl.jpg

Olha o plastigage .. ele serve para medição da folga axial ... ele é tipo um cordão bem fininho onde vc coloca entre a capa do mancal e o virabrequim, torquia e depois usando essa régua graduada ele te da a medida da folga. Na net vc acha varios videos do uso dessa ferramenta.

OdO8xCCl.jpg

v6DGwsal.jpg

Espero que vejam o fiozinho verde ai ....

Jzp2USWl.jpg

Capa do mancal e a bronzina... veja que ela é SEM FURO DE LUBRIFICAÇÃO

C9IyTwVl.jpg

Montada

GVMgGzJl.jpg

Todo mundo em seu local ... :escrevendo:

Bn7ZUCLl.jpg

Torque para a MEDIÇÃO ... aqui vc aplica 65Nm e verifica o valor informado e se se encontra dentro das medidas estabelecidas pelo fabricante ...

4s8WpIll.jpg

Vc vai mediar a mesma folga na biela também ....

koONbESl.jpg

mNLi65Sl.jpg

Aqui eu ja tinha tirado as capas dos mancais fixos ... mas para terem uma ideia de como é medida a folga radial, só é possível com um relógio comparador.

ElOrEC4l.jpg

Bom, depois dessas medições e tudo estando correto é que começa a montagem verdadeiramente dita ... segue na próxima postagem :hehehe:

roxo

Moderador
Meus caros,

HOJE TEMOS:

CONTINUAÇÃO - MONTAGEM DO VIRABREQUIM

O QUE SERÁ FEITO:

Realizar a montagem do virabrequim e seu correto assentamento.

Depois de tudo limpo novamente .. vamos ao que se segue ....

i0a7FMUl.jpg

Vamos montar os bicos injetores de óleo ... responsáveis por ajudar a refrigerar o pistão

CN18ppIl.jpg

Detalhe

ap61jQ7l.jpg

Local

9nzGVhPl.jpg

Instalado... :hehehe:

GngnUIYl.jpg

Para todo o procedimento é importante uma fina camada de oleo nas bronzinas, para que a peça não rode seca .. apesar do molykote já fazer isso na falta .. oleo usado é o pentosin 10w40, o mesmo que vou usar no carro

09VriL1l.jpg

é uma fina camada .. no dengo

gJyUXKtl.jpg

Eye49ibl.jpg

Não da pra perceber .. mas está oleada ...

1P6kulJl.jpg

ePKPaGYl.jpg

Para a montagem definitiva vc aplica 65NM + torque angulas de 90º ... detalhe de minha ferramenta de torque angulas .. :eek:k:

https://www.youtube.com/watch?v=aIob3gTacaw&feature=youtu.be
Videozinho ..... :valeu: :valeu:

roxo

Moderador
Meus caros,

HOJE TEMOS:

PISTÕES

O QUE SERÁ FEITO:

Medições e seu correto assentamento. :pipoca:

Antes quero lembrar-los que fiz o tratamento na saia dos pistão, pinos, bronzinas dos pitões com o molykote dr321 .. agora vamos a montagem ...

b2h5dGil.jpg

Todos os componentes do pistão

AO5tDI6l.jpg

Bronzinas tratadas com o molykote dr321 e polidas ... vejam que uma tem o furo de lubrificação e a outra não ... voltando ao problema encontrado .. VC NÃO VÃO ACHAR O KIT DE BRONZINAS COM OS 2 MODELOS a solução é comprar um kit de cada pra fazer os jogos .. :puto:

hgQ8Wnnl.jpg

Aqui o pino do pistão tratado e polido ... veja que o molykote so ficou onde quero o pouco atrito....

HulQxHgl.jpg

Travas do pino da biela ..

5tPeSETl.jpg

Após encaixar o pino, ele tem que ser travado .. essas travinhas ficam num rebaixo que tem no furo ...um saco pra encaixar e as pontas dos dedos todas detonadas ...

AyvB1vWl.jpg

Aqui uma técnica pra vc girar a trava para ela não ficar com as pontas na abertura que auxilia o encaixe

u2VWYmQl.jpg

Depois de todos pistões montados nas bielas .. vamos aos anéis de segmento. Uso Mahle/Metal Leve.

fBJnD0Wl.jpg

Olha a referencia

8CTTzXNl.jpg

Tudo organizado

cL3farkl.jpg

Partindo para as medições. De suma importância ser verificado as folgas dos anéis de segmento, vão te garantir que vc ta fazendo a coisa certa e que vc não vai ter dor de cabeça no futuro. A medição consiste em pegar os 3 anéis e em cada cilindro e medir a folga de cada um, comparar com a literatura técnica, diferente para cada modelo, e seguir o trabalho.

FLtx1MLl.jpg

1 anel no 1 cilindro .. pré assentado.

NK53rZ1l.jpg

Usa o pistão para empurrá-lo cerca de 15mm

8luHpJvl.jpg

Nesse local realiza a medida da folga entre as duas pontas do anel

obAOh5cl.jpg

Olha ai como é ..

7lKD7Ubl.jpg

Para medir vc vai usar essa ferramenta chamada calibre de folga..

Esse procedimento foi feito em todos os cilindro e com todos os anéis ... aqui tudo dentro dos parâmetros

fDEGPbUl.jpg

Outra medição é a da folga dos anéis no pisão .. acho que a foto da uma ideia de como é a coisa .. detalhe para o calibre de folga .. parecendo um ninja para segurar tudo com uma mão e tirar a foto ..rsrsrsr

LrNIgyCl.jpg

Montagem das bronzinas .. um detalhe importante ... reparem nessas duas marca na parte superior, tipo ums calombos ... essas marcas devem sempre estar no mesmo lado, e na montagem viradas para o lado da correia dentada.

FP0VraJl.jpg

Montagem das bronzinas da biela .. tudo desengraxado com a benzina retificada... nada de óleo ai

4q1HK1dl.jpg

Assentada

LpDrCcBl.jpg

Aqui outro detalhe .... estão vendo uma seta gravada .. ela na montagem do pistão deve esta sempre apontada para o lado da correia dentada...

ceY65Pml.jpg

Aqui um detalhe importante ... na montagem dos aneis, eles devem estar com suas pontas defasadas 120º, e de preferencia nunca na região dos pinos ... então peguei um transferidor e fiz minha matemática até achar essa solução ... a seta é so pra reforçar o lado que vai apontado para a correia, 1 = primeiro anel, 2 = segundo anel e 3 = terceiro anel (raspador de óleo)

z88K8Ejl.jpg

Fica assim

37LzOrNl.jpg

Danado na cinta

80pvvWQl.jpg

66Ly0jll.jpg

Importante proteger para ele não danificar o virabrequim

AIbI36Xl.jpg

Quase lá

YE0ozsGl.jpg

Torque neles ....

9YsTgRrl.jpg

Tudo pronto

:cool:

roxo

Moderador
Meus caros,

HOJE TEMOS:

BOMBA DE ÓLEO

O QUE SERÁ FEITO: Montagem

Vamos a instalação da bomba de óleo .....

2ofMclYl.jpg

Aqui todo os componentes da parte de lubrificação

H6ooDqOl.jpg

Aqui a minha escolha ... no mercado vc acha outras boas marcas como Nakata e Brosol .. as que posso recomendar ...

2imlFnCl.jpg

Referencia

BNmd1Vfl.jpg

A danada

5hqWhh9l.jpg

No seu lugar

Gxpn6r3l.jpg

Aqui os parafusos originais que seguram a bomba de óleo .. nada de armengues .. 15Nm neles

z2DapNOl.jpg

Aqui o detalhe do tensor da corrente da bomba de óleo .. esse tensor eu fiz o tratamento do local de contato com a corrente com o molykote dr321r

laL41jTl.jpg

Tudo no seu local e certinho

nwTg24Il.jpg

Aqui o defletor de óleo

JbY2fmVl.jpg

Montado

y7XaYEEl.jpg

Finalizada ... :cool: