Restauração Geral - A3 do Roxo

roxo mais uma vez nos presenteando com muita técnica e capricho é sem duvida o melhor tópico do clube parabens e obrigado por compartilhar essa empreitada conosco
 

unBond

Novato
Interessantíssimo o resultado da pintura dos plásticos, eu achei que era caso perdido quando arranhavam. Show de bola. Uma hora vou tentar reproduzir a técnica.
 

paulorj

Membro
Esses tópicos me inspiram, é muito bonito ver um carro recebendo o tratamento que merece. Parabéns, Roxo!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!

:festa: ... Depois dos licores, forró e fogos .... vamos a novela .... segue o fluxo !!!!!


RESTAURO MOLDURAS DO PAINEL E CONSOLE CENTRAL (continuação) MONTAGEM

Depois da tinta bem curara .. resolvi aplicar uma demão de verniz para proteger o trabalho e começar a montagem da interna... vamos lá :trem:


D1thO7al.jpg

Verniz escolhido, depois da ajuda de um amigo que trabalha na produção de tintas, aqui do clube, lembrando QUE É VERNIZ FOSCO ... não curto peças com brilho dentro do carro....

82MQO5sl.jpg


h0x2u0fl.jpg

Como ficou .... percebe-se que o verniz não alterou o aspecto da peça da cor da peça .. justamente o que eu queria ....porém agora com uma camada protetora da tinta.

8G3qFlWl.jpg


10PCiUVl.jpg



NNThRIal.jpg

Carpete no seu lugar ... :eek:k:

z5uUQPbl.jpg

Vamos arrumar essa bagaça....

m0AzMuul.jpg

caixa evaporadora posicionada

iHdH5D3l.jpg

Evaporadora no seu lugar

4SIAU5ml.jpg

Válvula de expansão .. cofre do motor .... ligando as tubagens

c9Uf4QSl.jpg

Tubagens vão o´rings novos OEM

3VVhfYJl.jpg

Tubo central .. depois de recuperado .. ganhou uma pintura vinílica ... no seu devido lugar

GXz4lzul.jpg


ewLqkhgl.jpg

Cabos nos seus devidos lugares ... todos revisados e com isolações e atichamas renovados

LMHQsTyl.jpg

Parcial

5k5VtgIl.jpg

Preparação da coluna de direção ... ai a famigerada bucha ... mosca branca (a mesma do FOX .. fica a dica) :rofl:

zcJvDVBl.jpg

Bucha no seu lugar ....

J5VmoRPl.jpg

Coluna de direção assentada

55aXFZUl.jpg

:hehehe:

ctOmRXll.jpg

Vista inferior do painel ... tirei os condutores de ar para limpar seu interior que estavão bem sujos (poeira ao longo dos anos) ... e resolvi fazer um UP no quesito isolação térmica... vamos ver se funciona

2BeR31ml.jpg


X5U12uCl.jpg

Vou explicar, sabe quando o carro fica no sol .. vc liga o ar e sai aquele ar quente ou as vezes dirigindo com sol batendo em cima do painel o ar perde um pouco de sua eficiencia .. isso se dar pelo aquecimento dos dutos que ficam na parte inferior do painel ... ai fiquei pensando pq não dar uma ajuda isolando o ponto onde o duto passa .. e resolvi fazer isso. Cortei no formado do local essas placas de EVA em 1,5mm e vou forrar a parte onde passa os dutos, não sei se vai funcionar bem ... mas prejudicar tb não vai ... vamos ao teste.... :eek:k:

ZRsL0mJl.jpg

Colei o EVA com a cola Brascoplast, mencionada anteriormente, segue ...

YyovsKyl.jpg


LGk6kTRl.jpg

Aqui o painel pronto .. reparem o duto instalado e a situação da isolação .. tb reforcei os pontos de contato com feltro fino e espuma para evitar barulhos e grilos ...

Rrl6jVBl.jpg

Tubo central com seus agregados .. reparem a unidade do Air Bag do carona em seu local ... amanha jogo o painel por cima ... :valeu:
 

paulorj

Membro
Parabéns pela dedicava, Roxo!
Vou até salvar essas fotos, vai que elas desapareçam do fórum... Hahaha

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

MegaJEDI

Moderador
@[member="ⓡⓞⓧⓞ"] primeiramente parabens pela dedicação e paixão por estar restaurando o seu 8L de uma forma IMPECAVEL!

esta tudo muito mas muito top!
 

andredovaz

Membro
Cara, impressionante nível de detalhe e qualidade do seu serviço, parabéns !

Essas peças pequenas, como borracha e etc. Você costuma comprar em lojas ou concessionária?
Abs.
 

roxo

Moderador
andredovaz disse:
Cara, impressionante nível de detalhe e qualidade do seu serviço, parabéns !

Essas peças pequenas, como borracha e etc. Você costuma comprar em lojas ou concessionária?
Abs.

Meu caro,

Algumas coisas so em cs mesmo ... garimpando vc acha !!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Parabéns novamente pela dedicação e capricho nos serviços executados!

Uma dúvida, para trocar a bucha da coluna de direção tem que desmontar muita coisa?

É muito difícil?

Abraço

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

roxo

Moderador
Rodrigo Donizeti disse:
Parabéns novamente pela dedicação e capricho nos serviços executados!

Uma dúvida, para trocar a bucha da coluna de direção tem que desmontar muita coisa?

É muito difícil?

Abraço

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Meu Caro,

Não é complicado não ... recomendo que faça uma busca aqui no fórum que tem o procedimento .. caso não encontre abra um tópico, lá eu te ajudo !!!!!
 
Troquei a minha somente desmontando o acabamento abaixo do volante...parece dificil,mas se for pra trocar denovo,nao gasto meia hora...a parte mais dificil eh serrar(porque demora) o pino ue segura ela
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!


RESTAURO MOLDURAS DO PAINEL E CONSOLE CENTRAL (continuação) MONTAGEM

Dando continuidade a montagem do painel e fazendo a montagem do console central.... :pipoca:

k2T5vF8l.jpg

Aqui o fotosensor do painel ... um dos sensores do sistema de ar condicionado

1lXm66il.jpg

Pra instalar ele vc tem que puxar seu cabo de forma criativa ... :hehehe2:

zjjaYNKl.jpg

Montado

zOUEcQtl.jpg

Painel em seu local ... :trem:

Wrpsj8fl.jpg

Aqui o anel de reposição ou cinta do Airbag ... muito cuidado ao desmontar essa peça .. ela na verdade tem a função de manter as ligações elétricas entre o volante e a coluna de direção, principalmente o Airbag e a buzina, dentro tem um cabo flat enrolado de tal forma que se vc forçar quebra esse cabo flat... ela tem posicionamento, se por acaso vc girar tem que reposicionar .. tipo contar quantas voltas tem e dividir, etc .. um saco !!!!!

3wXbgTjl.jpg

Ela em seu local

lnrySw0l.jpg


3KidYDAl.jpg

Cobertura da coluna

l4idRk8l.jpg

Painel de Instrumentos ... vou aproveitar e dar um trato nele ... :eek:k:

TDR7Jzzl.jpg

Aqui o verso ... uma dica: Painel com fundo branco é o Jaeger ... fundo preto é VDO. Isso serve para aqueles que vão comprar o display .. o meu era todo apagado e foi uma das primeiras coisas que fiz nos argolas ... tem um Diy ai pelo fórum. Agora, vou fazer um polimento no acrílico e uma limpeza na sua parte interna ...

rmoNHWIl.jpg

Aqui já sem o acrílico ... simples .. é só tirar 5 parafusos e destravar ele .. tudo com cuidado ... outra dica quando for mexer com painel de instrumento é ficar tocando em algum material metálico por conta da estática que pode queimar os componentes.

bZoXCPnl.jpg

Aos passos: Primeiro vc vai fazer o lixamento leve com lixas d´agua nesta sequencia: primeiro: lixa gramatura 400 / segundo: lixa de gramatura 600 / terceira: lixa de gramatura 1200. Lembrando que sempre molhando a lixa e o acrilico, lixamento cruzado e DE LEVE ...

SEdBfl3l.jpg

Aqui isolei a partezinha de acabamento que não queria lixar ...

8B1ecrXl.jpg

Aqui após o 1 lixamento com a lixa 400

s0J7IJll.jpg

Aqui após o lixamento final com a lixa 1200 ... vai ficar desse jeito ... não se assuste :heiehei:

fR0ALdyl.jpg

Seque bem a peça e parta para um polimento com massa de polir n 2 a base d´água ... eu prefiro fazer esses polimentos a mão poque tenho um certo controle ... mas se vc tiver uma politriz adianta o trabalho ... essa fase é pra cansar o braço ... faça varias etapas até sumir os arranhões do lixamento da lixa 1200 ...

tMnx59Rl.jpg

Resultado ... depois de pronto o acrílico, certifique-se que por dentro não tem nenhuma sujeira ou marca de dedos .. e monte !!! NUNCA USE LIMPA VIDROS, ÁLCOOL OU QUALQUER PRODUTO PARA LIMPAR O ACRÍLICO ... VAI MANCHAR.

CowC9qJl.jpg

Para finalizar, aplique uma boa cera .. tipo pastwax ou se não tiver uma gramprix já serve, para tirar marcas de dedos na parte interna vc pode usar um pouquinho de cera e polir ele por dentro ... :valeu:
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!


CONSOLE CENTRAL

Bem, como visto anteriormente, resolvi colocar um console 2 din, o meu era 1din e já estava nos planos ter no carro uma central multimidia. Nessa pegada, garimpei até achar um console central completo, a qual já pintei e tudo mais ... só que tinha um entrave: o controle do ar condicionado que agora conto a sua novela :pipoca:


r8kYoCBl.jpg

Aqui a central que adquiri :vergonha2: repare o controle do ar condicionado ...

gxYh7d1l.jpg

Esse é o meu original ....

A NOVELA:

Pesquisei bastante sobre a troca da central antiga ( com 2 Display) pelo dos modelos de 2001 nos argolas 8L , sinceramente acho as antigas mais bonitas com 2 display e sem aquele problema de descascar os botões, o processo pode ser feito ... masssssssssssssss, existe certos modelos para certos modelos dos controladores e a minha infelizmente não se encaixa no perfil. O trabalho seria então refazer o cabeamento, que tem muitos fios ... mas em testes vi que teria um problema no painel de instrumento, que poderia ser resolvido, mas sinceramente desisti da ideia e resolvi partir para uma nova vertente ... colocar o controlador antigo no painel 2 din :parede:.

Em busca de soluções tive 2 escolhas: 1 - Comprar o console do Seat Leon que já é 2 din e tem o controle igual ao meu .. porém ainda busco lá fora um, que é caro, em condições que possa comprar .. coisa para o futuro. 2 - fazer uma adaptação (bricolagem) descente para encaixar o controle. todas que vi na net eram toscas ou mau feitas ... resolvi arriscar e vamos ver no que dá... :pensativo2:

NE7ueNol.jpg

Aqui o console do Seat Leon ... sonho de consumo .... :sorte:

yF61PJsl.jpg

Aqui o controlador do ar dos modelos facelift

Wpv3HZ8l.jpg

Para meu projeto .. vou fazer um sacrilégio ... preciso da frente desse controlador ... :morri:

F5puGo8l.jpg

Aqui todo desmontado ..

3XDXTrkl.jpg


SIimSOMl.jpg

A ideia: Colocar a frente do controlador antigo integrado com o acabamento do controlador 2001 ... fiz o corte ... e vamos ao transplante

tcsUHhfl.jpg

A coisa tomando forma ... :ymca:

HEeiRbxl.jpg

Componente anexado ...

wDu2uXOl.jpg

​Aqui fiz o lixamento para plicação do selante para plásticos

i5fYEcHl.jpg

Correções com massa plastica .. esperar a cura para continuar com os procedimentos de acabamento ....

Aguardem cenas dos próximos capítulos ..... :medo:
 

leoshouse

Membro
@[member="ⓡⓞⓧⓞ"] Incrível o trabalho que você está fazendo! Tenho um A3 aspirado 2003 e assim como você tenho preferência pela central antiga sabe me dizer seria tranquilo trocar por uma de 1 Din mesmo?
 
Topo