Restauração Geral - A3 do Roxo

Micuim

Membro
Passando só pra dar um alô pro guerreiro Roxo e mais uma vez parabeniza-lo pela dedicação, esforço, capricho e principalmente pela paciência em tocar um projeto tão complexo e delicado...
Grande abraço e continuamos na expectativa pela conclusão!!!!!

roxo

Moderador
Meus Caros,

Projeto a vapor ... o problema só é tempo para atualizar aqui as informações .... mas vamos seguindo a novela :pipoca:

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!

Hoje temos:

MONTAGEM DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

O QUE SERÁ FEITO:

Montagem dos componentes da suspensão e seus agregados :dessetamanho:

uFsnDCAl.jpg

Para começar a brincadeira tá ai meu conjunto dianteiro da eibach :apaixonado:

IRajcMol.jpg

Referencia do conjunto para o aspirado

avlhUCLl.jpg

Encolhedor de molas pra facilitar o trabalho

8PAPDGJl.jpg

No jeito

Q5vRz5xl.jpg

dando seguimento igual as traseiras, segue amortecedores preparados da impacto especiais

SfjcRHcl.jpg

tG3eAZdl.jpg

Kit da axios, o espaçador e porcas OEM tudo zerado

mEC93jQl.jpg

Detalhe dos componentes do kit da axio

b2xyrISl.jpg

Referencia do Kit

OdYbRnjl.jpg

Amortecedor pronto ... segue a obs:

OBS: Uma etapa muito importante na instalação dos amortecedores, e que vejo não ser seguida até em autocentros, é a "escovação" do amortecedor, que simplesmente é tirar possíveis bolhas de ar do componente. Segue um video do procedimento e lembrando: APÓS REALIZAR O PROCESSO NUNCA COLOQUE O AMORTECEDOR NA HORIZONTAL

https://www.youtube.com/watch?v=mQ0ZLpsqVxY

Sequencia: Acho importante mostrar porque já vi "mexanicos" fazendo cagada ...

hV6RT3tl.jpg

Batente

EHNHk8ml.jpg

Coifa

1XxCnL3l.jpg

Mola devidamente tencionada

XQ6uHsDl.jpg

Detalhe do encaixe da mola na parte inferior... sempre bom encapar com uma mangueira fina a parte de contato

A5ASnvol.jpg

Prato

M8Y72Tsl.jpg

CiP6nmPl.jpg

Espaçador .. também chamado de "abrasileirador"

pjW4f4el.jpg

Observe a posição de instalação

KmQduGhl.jpg

Rolamento

ZYnVplkl.jpg

Observe a posição de instalação

pIOYVmxl.jpg

Coxim

pfcTE6Kl.jpg

mSsCh7Il.jpg

Bucha roscada .... observe que não é uma porca simples como muitos costumam colocar, importantíssimo esse detalhe

PdMT2Mal.jpg

CNPDRChl.jpg

Temos agora uma Torre da suspensão dianteira :legal:

roxo

Moderador
CONTINUAÇÃO DA MONTAGEM DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

O QUE SERÁ FEITO:

Montagem dos componentes da suspensão e seus agregados :dessetamanho:

* MONTAGEM DO PIVÔ

STQgqyyl.jpg

Componentes, pivores direito e esquerdo, parafusos de fixação e chapa de fixação .. tudo OEM :beber:

Y7rJh89l.jpg

3GhG1Rtl.jpg

Pivô

kpw7uk8l.jpg

Referencia

hngc4gKl.jpg

Referencia

cfuBpQql.jpg

jyA1lbPl.jpg

MPhKDt7l.jpg

Local na bandeja

JoO5agFl.jpg

Posicionamento da chapa de fixação

S8yUBu8l.jpg

Pivô posicionado

clL4PG2l.jpg

Finalizado ... torque de 20Nm + 90º

* MONTAGEM DO PIVÔ DA DIREÇÃO

XbsECitl.jpg

Pivô da direção .. Sempre Nakata

vJ464Ebl.jpg

Rosca da barra de direção preparada com Molykote HSC

4yDZdCjl.jpg

Pré instalado ..

* CONTINUAÇÃO DA SUSPENSÃO

GI8riRml.jpg

Cavalete posicionado

4JLJSCCl.jpg

Aqui segue o procedimento de torque da bucha roscada - 60Nm

4l9zfQQl.jpg

Para melhorar o entendimento .. aqui uso um conjunto de chaves chamada "pé de corvo" que é uma chave de boca que pega no torquímetro.. show de bola, segue a chave própria para suspensão que pega na bucha roscada e uma chave torque que imobiliza o amortecedor para o aperto. :fera:

qT5T0hIl.jpg

Batente superior zerado posicionado

KuA03ncl.jpg

Porcas de fixação das torres

17sidNNl.jpg

Torre fixada .. segue se o mesmo procedimento para o aperto realizado na bucha roscada .. mesmo torque

x2Ghk2rl.jpg

Parafusos de fixação da torre ao cavalete

ghKqZbHl.jpg

EXHrE4Il.jpg

EQmso2Wl.jpg

Pra facilitar a coisa .. vc coloca um pedaço de madeira na abertura de instalação do cavalete

Jj9FIBkl.jpg

Torre posicionada no cavalete

aYnQ4avl.jpg

Conjunto amortecedor devidamente fixado .. torque no parafuso do cavalete 60Nm + 90º

:beber:

roxo

Moderador
CONTINUAÇÃO DA MONTAGEM DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

O QUE SERÁ FEITO:

Montagem dos componentes da suspensão e seus agregados

* BIELETAS

FC3uYFEl.jpg

Material a ser utilizado

zDILDCDl.jpg

Porcas OEM

9Q3c6wnl.jpg

Bieletas da marca Axio ... segue as referencias

G4uhNjFl.jpg

Montagem sem segredos ... posicionar e torquear com 15Nm + 90º no parafuso e na porca

beVBYf8l.jpg

Prato dos freios antes da restauração :bravo:

gBORyVbl.jpg

Pratos dos freios depois da restauração :eek:lhe:

az6WvE5l.jpg

Parafusos de fixação dos partos

WiI3ny8l.jpg

Local

taiAW4nl.jpg

Instalados :cool:

JulioRJ

Membro
trabalho perfeito! tudo novo até pratinho de mola cara, parabéns!

até o posicionamento do espaçador (1J0412311) do lado certo... todo mundo monta ao contrário kkk

roxo

Moderador
Meus Caros,

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!

Hoje temos:

MONTAGEM FREIOS DIANTEIROS

O QUE SERÁ FEITO:

Montagem dos componentes do freios dianteiros

VSjM85ml.jpg

Discos dianteiros da fremax

M736eB6l.jpg

Referencia

QcgfC0tl.jpg

Eis o danado

NIJA7Fzl.jpg

Parafuso de fixação dos discos

hIDUUDtl.jpg

OEM

p1OPDa1l.jpg

Detalhe do disco .. esse não precisa de limpeza para retirada do óleo protetivo

nGXFlgNl.jpg

Assentado

QQEQPOfl.jpg

Kit ATE dos pinos guias para montagem das pinças

b1MeJ4Cl.jpg

Conteúdo do Kit

wEXcSdUl.jpg

Pastilhas dianteiras ceramax .. sempre recomendo

t1XuYYPl.jpg

Detalhe para a que vem com o sensor de desgaste

d9PhTgrl.jpg

Referencia

8PT818wl.jpg

Pinça de freio dianteira

P8GqE3Fl.jpg

Detalhe dos pontos de lubrificação na pinça e pastilha .. utilizem o lubrificante fornecido junto com as pastilhas

ZYApP6Bl.jpg

aMEFFbGl.jpg

Pastilha com o grampo maior vai no embolo da pinça

dqyIqBBl.jpg

Pastilha com o grampo menor vai no corpo da pinça

xsfPVCjl.jpg

Posicionadas

X6DwHoVl.jpg

Aqui as com o sensor que é a do lado esquerdo

vzFkW9ql.jpg

O9vwmW4l.jpg

Para a lubrificação dos pinos guias e interior de seu alojamento ... Graxa molycote DC 111 (silicone)

1lDiT82l.jpg

Detalhe do pino guia posicionado

G73jCx4l.jpg

Fixação da pinça ao cavalete ... torque de 28Nm

cPCmDVfl.jpg

Detalhe do devido posicionamento do chicote do sensor da pastilha ... evita seu rompimento e consequente aviso no painel

uuixzQal.jpg

Conjunto freio dianteiro finalizado

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

SANGRIA DOS FREIOS - MAQUINA PROFESSOR PARDAL

O QUE SERÁ FEITO:

Sangria do sistema de freio

Meus caros vou postar um video que foi o melhor que achei sobre o procedimento .. quanto a maquina de sangria existe vários métodos, de todos o que é melhor é o que o sistema tem o fluido de freio pressurizado ou com ar ou o próprio fluido. Segue a trapizumba que fiz, não vou entrar em muitos detalhes dela .. mas prometo fazer um topico exclusivo para essas ferramentas do professor pardal. :tunts:

roltWhd.jpg

Aqui os parafusos dos flexiveis dos freios .. quero deixar o agradecimento ao Rodrigo Werlang por ter me conseguido esses parafusos .. como nada é perfeito eu até hj não sei onde escondi essas danados ... :joselito:

uUyx2N5.jpg

Flexível freio dianteiro

goc3RyO.jpg

Devidamente posicionado e torqueado a 35Nm

* MAQUINA DE SANGRIA

pyzUJiL.jpg

Arrume um recipiente que tenha uma boca que passe uma bomba de combustível ... e de preferencia que tenha um furo .. achei esse nas minha andanças nessas lojas de 1,99

nboLzCT.jpg

qLFUY2P.jpg

RaL9QEh.jpg

Aqui vc encontra em lojas de irrigação .. é uma emenda para mangueira e uma vedação

mIeBtrc.jpg

parece aquelas de hidrovacuo de freio

DVPtj4F.jpg

WmN7Did.jpg

sacaram ...

XJ1hJ0N.jpg

Arrumem uma bomba de combustivel de até 2 BAR

FrLNi0L.jpg

Fiação que vai na bateria ligada a bomba

1B6FqNd.jpg

Em paralelo coloque um desses botoes de ignição para acionar a bomba

O resto não tem mistério ... a bomba vai dentro do recipiente .. uma mangueira sai dela e passa pela tampa do reservatório por dentro do tubinho preto (emenda de cano de irrigação) junto com a fiação.

Arrume uma tampa do reservatório do fluido de freio e faça a conexão dessa mangueira, eu fiz um furo e coloquei uma válvula de pneu sem a válvula de retenção interna.

Tudo vedadinho ... e ligação da maquina em uma bateria .. quando vc acionar o botão de partida a bomba vai empurrar fluido pra dentro do reservatório pressurizando o mesmo nas linhas e na pinça ... o resto e abrir a pinça e fazer o recolhimento do fluido até sair ele limpo.. eu gastei coisa de 2 litros para fazer tudo ... vejam o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=AYFttHtUvuY

1Ktg8R2.jpg

Aqui o reservatório de recolhimento do fluido de freio

r43sw0j.jpg

Aqui o fluido de freio que uso no argolas ... quer que eu comente a marca ? :cool: :cool:

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

LIMPEZA DO FILTRO K&N E CONFECÇÃO DE NOVO SUPORTE

QUE SERÁ FEITO:

Limpeza do filtro cônico da marca K&N e confecção de seu suporte e conexões a MAF

TFtx7bml.jpg

O estado do danado :chora:

5aKtTS4l.jpg

QKoXwVcl.jpg

YZaBXFOl.jpg

Kit de limpeza próprio para o componente

Segue vídeo do procedimento de limpeza .. siga a risca se não sua MAF vai pro brejo

http://knvid.s3.amazonaws.com/KN_Filter_Clean_PT.mp4

Aqui o link com o procedimento também:

http://www.knfilters.com/cleaning_portuguese.htm

UuyIjNXl.jpg

Óleo

pJCsmRml.jpg

Produto para limpeza

OBS: Importante frisar que vc deve DEIXAR O FILTRO SECAR BEM NAS ETAPAS DE LIMPEZA E NA APLICAÇÃO DO ÓLEO .. deixando o filtro secar naturalmente e nunca diretamente no sol.

cBoucm1l.jpg

Depois do processo de limpeza

PwZhEAnl.jpg

A sujeira e o óleo contaminado e totalmente retirado ... fica com um aspecto esbranquiçado .. depois de bem seco, foi só aplicar o óleo e deixar o danado secar bem novamente :uhu:

vrJQsmtl.jpg

Aqui o adaptador para que o filtro se encaixe na MAF

8Uuv2PIl.jpg

O suporte para o conjunto do filtro eu resolvi fazer com um tubo de alumínio dobrado, fiz 2 furos que vão pegar no parafuso da abraçadeiras e o outro que vai no coxim do cambio.

JtKxpeHl.jpg

ftpNdNel.jpg

RH8DlMhl.jpg

O acabamento de sempre

rLBVAwVl.jpg

Aqui minha MAF que desmontei para limpar o corpo ... LEMBRO AOS NAVEGANTE QUE NUNCA DEVEMOS FAZER A LIMPEZA DO SENSOR para que se evite danifica-lo.

3HUwhW0l.jpg

Referencia do sensor .. a tempos eu tava lendo um tópico onde os caras estavam vendo em que outros veículos tinha esse mesmo sensor, então ta ai o código para referencia .. vai que ele tá no GOL né ... :blink:

40eBACcl.jpg

Referencia da MAF para o aspirado AGN

hsJgmTtl.jpg

Tubo de aspiração OEM para o aspirado ..... mosca branca !!!!!

3hGKx4nl.jpg

KIsyH2Sl.jpg

Conjunto aspiração montado

nsqwUU5l.jpg

Detalhe de como ficou o suporte para o conjunto ... ficou muito bem fixado :ph34r:

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

SINATLAÇÃO DO SUPORTE DA BATERIA E TUBO DA VARETA DE ÓLEO DO MOTOR

O QUE SERÁ FEITO:

Instalação de componentes do motor .. coisa rápida mais importante o correto posicionamento

ZTjTX2fl.jpg

Suporte da bateria depois de restaurado

CXZnSlUl.jpg

Local

2Ar3NW9l.jpg

Instalado

2Ar3NW9l.jpg

pckfiMKl.jpg

Local tubo da vareta do óleo

bdmUSDbl.jpg

Instalado

wIw8v8Tl.jpg

Veja o correto posicionamento B)

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje temos:

INSTALAÇÃO DOS COMPONENTES DE ARREFECIMENTO E AR CONDICIONADO

O QUE SERÁ FEITO:

Instalação do radiador e condensador do ar condicionado e fixação no painel frontal

5y1pAuhl.jpg

Suporte do radiador e condensador

KOsCS6Ql.jpg

Radiador zerado para o argolas ... recomendo a marca

xEQvXPVl.jpg

Referencia

rIJZzqBl.jpg

Q2ADQGBl.jpg

Detalhe do orifício do parafuso de fixação do radiador ao suporte

aCJ2INYl.jpg

Radiador ao suporte fixado .. 10Nm nos parafusos e cuidado com apertos em partes plasticas

ugtqSCVl.jpg

Condensador posicionado

QyRRQlel.jpg

Depois de muita pesquisa achei os parafusos OEM que são usados na montagem do conjunto e em outros locais do carro ... são baratos e vendem em casas de parafusos .. comprem aos montes

AlmPU2Tl.jpg

Detalhe local fixação

iVLyV6il.jpg

Condensador fixado

YA6aockl.jpg

S3Bl2Gdl.jpg

Sensor do radiador OEM

YfHKnCFl.jpg

eOFyke5l.jpg

Referencia ... atenção na compra dessa peça.. atentar quanto ao referenciado para seu carro, se não, terás problemas de aquecimento. O meu funciona da seguinte forma:

◆ Temperaturas de comutação:
1º nivel
On: 92...97 °C
Off: 84...91 °C

2º nivel
On: 99...105 °C
Off: 91...98 °C

3bKBFxjl.jpg

Local

0SuN0r0l.jpg

Instalado ao torque de 35Nm

iTpbCcll.jpg

Vamos ao filtro secador do ar condicionado

acj0j6Wl.jpg

Referencia

Q47nb03l.jpg

Jvkqcwdl.jpg

Local de instalação .. tubo do condensador

j7Qr6nLl.jpg

Oring OEM para o local

KzMtah7l.jpg

Oring instalado

YenNrz8l.jpg

O filtro vem lacrado em suas extremidades .. sua função e reter a umidade na linha ... então sua instalação não deve demorar. A outra ponta do tubo do condensador deve ser vedada com fita para não entrar umidade.

LrBLjVNl.jpg

Filtro instalado .. torque 15Nm

gEo0nssl.jpg

Buchas do suporte do radiador. Importante a verificação dessas buchas, elas com o tempo quebram deixando o conjunto do radiador condensador soltos. Com isso as tubagens vão ser forçadas, eu mesmo perdi uma mangueira de arrefecimento que encostou no eletro ventilador por conta de 2 dessas tarem quebradas :bravo2: Elas são usadas em veículos da linha VW tipo Golf.

cxzQD0Nl.jpg

Observem o correto posicionamento ... detalhe muito importante

:legal: :legal:

roxo

Moderador
Meus Caros,

CONTINUAÇÃO DA INSTALAÇÃO DOS COMPONENTES DE ARREFECIMENTO E AR CONDICIONADO

9cjrpT3l.jpg

Adivinhem ...

gcuscBbl.jpg

Painel frontal

iJrE4Ual.jpg

Referencia do fornecedor que comprei. Diferente do que muitos dizem, recomendo esse produto. Excelente qualidade, encaixes precisos e furos centralizados .. muito bos qualidade para a reposição

jpU6Lifl.jpg

Detalhe

xzbSoCAl.jpg

Trabalho de reforço estrutural

cKsagjcl.jpg

Depois de algumas pesquisas ... achei esse produto que cria uma camada de borracha na superfície aplicada, adere a muitos substratos, como sou precavido .. já vou fazendo isso naquelas peças plasticas danadas que sempre quebram .. recomendo

cOGvN15l.jpg

Suporte do radiador e condensador posicionados

Hb2Nbiml.jpg

8VWclaxl.jpg

Fixação .. olha os parafusos ai novamente .. 15Nm neles

Zfmbo7Fl.jpg

FJbyPDzl.jpg

Fixado o conjunto suporte do radiador e condensador ao painel frontal

DzTyyjKl.jpg

vamos aos eletro ventiladores .. preciso falar da marca ? :caçador:

8dNTrotl.jpg

Referencia 1

pgO5OM2l.jpg

Referencia 2

AOs2rJol.jpg

Suportes dos eletroventiladores

zyuODPdl.jpg

Olha ai o danado

0VFAX9yl.jpg

Vejam que o grupo é grande .... importante essas informações, então se achar um da barca BEHR ou Hella por ai já sabe que tudo e Magneti Marelli :legal:

P8Ir5ocl.jpg

sc2McFJl.jpg

Preparando

G2Yc6rOl.jpg

Fixado .. porcas autoblocantes .. a vibração pode folgar se for porcas normais

kCM7h0xl.jpg

Conjunto montado e finalizado

Xx732Rjl.jpg

P97Gr5Il.jpg

:fera:

JulioRJ

Membro
roxo essa borracha líquida ja q vc usou sera q fica bom nas saias do parachoque e na churrasqueira do parabrisa??

e outra, obrigado pela dica das pastilhas... deve ser por isso q as minhas chiam tanto rsr

roxo

Moderador
JulioRJ disse:
roxo essa borracha líquida ja q vc usou sera q fica bom nas saias do parachoque e na churrasqueira do parabrisa??

e outra, obrigado pela dica das pastilhas... deve ser por isso q as minhas chiam tanto rsr
Meu caro,

Com certeza ... produto muito bom ... ja vou ate comprar mais para outros usos ... nas mangueiras de arrefecimento deixam como novas ...

roxo

Moderador
JulioRJ disse:

Meu caro,

Com certeza ... produto muito bom ... ja vou ate comprar mais para outros usos ... nas mangueiras de arrefecimento deixam como novas ...