Restauração Geral - A3 do Roxo

roxo

Moderador
Meus caros,

Esses dias posto novidades ... Tirei uma folhinha pra arejar a mente .. mas já estou na peleja ....

Obrigado a todos pelas palavras de apoio e elogios ...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!

Hoje temos:

INSTALAÇÃO DE COMPONENTES DIVERSOS

O QUE SERÁ FEITO:

Voltando a peleja .. vou seguindo instalado e comentando algum componentes do motor .... só pra esquentar :pipoca2:

jy8JG30l.jpg

Segue detalhe do tensor da correia trapezoidal ... já tinha comentado sobre a marca Roltens ... neste meu caso ai só vou trocar a roldana ...

4al7Qbil.jpg

Referencia da roldana do tensor da correia trapezoidal

y9TzxRpl.jpg

Olha ai a marca dos rolamentos utilizados.

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Tubo do sistema de depressão (suspiro do motor) quem fornece é a corcerama .. produto muito bom recomendo

18S4Rgel.jpg

Danado em seu local

RMPHRFGl.jpg

Aqui os famigerados fusíveis tipo cinta ... a AMS fabrica esses danados .. comprei os kits com 5 unidades de todos usados pelo argolas :piloto:

wiJB1jTl.jpg



dVaA0dMl.jpg

​Caixa de fusíveis arrumadinha ....

aAoohCwl.jpg

Instalação do sensor de pressão do fluido da Direção Hidráulica.. detalha para o sensor da marca 3RHO (original) e o uso de uma chave tipo "pé de corvo" para torquear componentes e parafusos que não cabem o soquete ..

7dZoMusl.jpg

Local

C5gEZa6l.jpg

Ferramenta pronta

wGIdIsnl.jpg

Torqueando

JZOCc11l.jpg

Finalizado

g4JSIQil.jpg

Preparação das juntas para o coletor de admissão inferior

9heNzGjl.jpg

Referencia das juntas

WIwpCSjl.jpg

Pronto ...

:dessetamanho: :dessetamanho:
 

roxo

Moderador
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Hoje temos:

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O QUE SERÁ FEITO:

Instalação das flanges e mangueiras do sistema de arrefecimento

gFTLouel.jpg

Aqui deixo a dica para as abraçadeiras ... em minhas pesquisas achei essa empresa que fabrica todas as medidas que se usa no argolas das abraçadeiras tipo mola ... pra coisa ficar original

t5cjKnJl.jpg


97EMt1Vl.jpg


f6tNzhsl.jpg

Para vc ter a facilidade no serviço e evitar acidentes .. eu recomendo a compra desse alicate próprio para as abraçadeiras .. custou 35 pilas .. bom ter na caixa de ferramentas :trem:

lNAmNA8l.jpg

Ponta do alicate

myc9k86l.jpg

Referencia

G2irvgUl.jpg

Flange do cabeçote .. preciso dizer da marca :apaixonado:

3eiVS7cl.jpg


QxPstRql.jpg

Flange conexão com o radiador .. preciso falar da marca ?

zW3uGPJl.jpg


EgnKGXWl.jpg

Flange do cabeçote devidamente assentada ...

O restando trabalho e conectar mangueira .. acho que não precisa detalhes .... depois posto uma panorâmica geral delas já prontas...

:cool: :cool:
 

roxo

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Hoje temos:

MONTAGEM DO COLETOR DE ADMISSÃO

O QUE SERÁ FEITO:

Montagem do coletor de admissão e sua instalação

HYWlrXrl.jpg

Suporte do coletor de admissão ... detalhe para o cabo de aterramento do corpo de borboleta que é feito nesta peça ..

sVL9XsLl.jpg

Assim que se faz ....

Ctm1HNNl.jpg

Coletor "pelado" .. eu desmontei tudo e fiz aquela limpeza e trato geral .. muita carbonização .. mas agora tudo novinho

NVLTx5fl.jpg


EW4oZsxl.jpg


CRpXYHHl.jpg

Componentes do coletor

IG4FhYsl.jpg

Instalação dos componentes

aWGE2CAl.jpg


IyvNpTDl.jpg


xbDgRfRl.jpg

Componentes montados

fqghhrpl.jpg

Aqui um serviço que fiz .. volta e meia ja vi e passei um sufoco pra desmontar um coletor por conta de não conseguir tirar os parafusos que conectam o coletor ao suporte. Isso se deve as buchas que são instaladas no plastico da peça .. que por qualquer força no parafuso elas rodam dentro do local e ai vc vai ter uma dor de cabeça ... :puto: . O que fiz foi pegar uma porca 10mm e colocar no lugar da bucha.. a porca segue colada com araldite, fim do problema.... :fera: :fera:

vNHPkj4l.jpg

Veja a posição....

AVPqODal.jpg

Corpo de borboleta (TBI) em seu local ...

BywZ8eOl.jpg

Coletor de admissão pronto ... :legal: :legal:
 

roxo

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Hoje temos:

FABRICAÇÃO DO TUPO DO HIDROVÁCUO

O QUE SERÁ FEITO:

Vou lembrar meus tempos de Diy ... uma cronica dos argolas é esse tubo do hidrovácuo .. no mercado vc não encontra .. achei ate uma empresas que fabrica e o dono em contato se mostrou interessado em fazer .. mas nunca achei um oem ... então resolvi eu mesmo fazer um desses descente ... segue a receita :beber:

nwERSF0l.jpg

Pra confecção utilizei um dobrador de tubos (vc compra em casas de refrigeração) as conexões originais e uma vara de tubo de alumínio 3/8

tDdKDatl.jpg

Usando o dobrador ... vc vai fazer uma curva de 90 graus para a conexão do hidrovácuo

6v7gE6Pl.jpg

na parte do tubo que vai para o coletor de admissão.. no meio vc tem que colocar a válvula anti retorno ... conecta ela com um pedaço de mangueira ...

g0ER0kgl.jpg

Nas uniões vc passa um pouco (pouco mesmo) de araldite .. só pra garantir ..

XTl3lUUl.jpg

Na parte que vai para a admissão .. mais uma curva de 90 graus e um pedaço de mangueira para a conexão com o coletor ... veja ...

1MedmtSl.jpg

para o acabamento eu uso espaguete termo retrátil

TytAVajl.jpg

Detalhe do acabamento

n0TboJhl.jpg


XTl3lUUl.jpg

Finalizado .. agora vc tem uma peça descente :legal: :legal:
 

JulioRJ

Membro
amigao roxo tenho uma dica e isso vale pra qualquer a3 8L. esse 1o fusível de 30a da esquerda pra direita é o da ventoinha principal. há um defeito de fabricação nesse pequeno quadro de fusível que acaba ocasionando um mal contato e derretimento dessa carcaça. nenhum outro fusível derrete pois são da bomba do abs e o outro eu nao lembro mas é também algo que não funciona direto.

no meu caso acabei fazendo um bypass, desabilitando esse fusível. muito cuidado pois o motor ferve mesmo e nao tem nenhum aviso, apenas a temperatura que sobe e se você estiver distraído, pode queimar a junta. no meu caso apenas quebrou a flange do radiador que estourou antes da tampa (não sei como rsrs)

e olha que eu parei em menos de 1 minuto após a temperatura subir dos 90 no painel. foi muito rápido.
 

roxo

Moderador
JulioRJ disse:
amigao roxo tenho uma dica e isso vale pra qualquer a3 8L. esse 1o fusível de 30a da esquerda pra direita é o da ventoinha principal. há um defeito de fabricação nesse pequeno quadro de fusível que acaba ocasionando um mal contato e derretimento dessa carcaça. nenhum outro fusível derrete pois são da bomba do abs e o outro eu nao lembro mas é também algo que não funciona direto.

no meu caso acabei fazendo um bypass, desabilitando esse fusível. muito cuidado pois o motor ferve mesmo e nao tem nenhum aviso, apenas a temperatura que sobe e se você estiver distraído, pode queimar a junta. no meu caso apenas quebrou a flange do radiador que estourou antes da tampa (não sei como rsrs)

e olha que eu parei em menos de 1 minuto após a temperatura subir dos 90 no painel. foi muito rápido.
Caro Júlio,

Já vi relatos desse problema .. porém o meu sempre teve assim é nunca aconteceu ... Eu particularmente nunca fui atraz da informação de solução .. mas obrigado pela dica é vou pesquisar sobre

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JulioRJ

Membro
o meu tb nunca aconteceu até eu quase perder o motor kkk a questão e´que entra verão inverno etc e acaba abrindo uma folga ali.

acho q se vc tira e põe os fusiveis sei la, a quada trimestre não tem como dar merda...
 
caro amigo... @[member="ⓡⓞⓧⓞ"] orra mano na boa preciso falar palavrão aki .... p$%*¨@ pariu mano q trampo da p&%# kkkkkk se e loko, eu fico impressionado com tamanha dedicação e tamanha precisão....

meu caro, tem uma pessa do meu carro q se foi que é no tópico da "montagem coletor admissão" 6ª foto, parece um pião "preto amarelo", qual é essa peça exatamente? vc tem o link que possa me indicar para compra?!

outra coisa que me deixa impressionado é a exatidão por exemplos dos parafusos que são utilizados, mano q top cara!!!

parabens velho
 

roxo

Moderador
Ricardo Santos disse:
caro amigo... @[member="ⓡⓞⓧⓞ"] orra mano na boa preciso falar palavrão aki .... p$%*¨@ pariu mano q trampo da p&%# kkkkkk se e loko, eu fico impressionado com tamanha dedicação e tamanha precisão....

meu caro, tem uma pessa do meu carro q se foi que é no tópico da "montagem coletor admissão" 6ª foto, parece um pião "preto amarelo", qual é essa peça exatamente? vc tem o link que possa me indicar para compra?!

outra coisa que me deixa impressionado é a exatidão por exemplos dos parafusos que são utilizados, mano q top cara!!!

parabens velho
Meu caro Ricardo

Esse peça que vc menciona é uma válvula de retenção que o coletor usa na criação do vácuo para a sua comutação ... segue o partnumber dela .. na foto é o item 26

cA4yWMwl.png


:valeu:
 

roxo

Moderador
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FABRICAÇÃO DO TUBO LINHA COMBUSTÍVEL

O QUE SERÁ FEITO:

Depois da fabricação do tubo do hidrovacuo, resolvi partir para fazer o da linha de combustível no cofre do motor. Não estava em meu projeto, já tinha ate comprado as tubagens originais, porém não quero mais ter esse dilema de ressecamento das mangueiras .. resolvi fazer de alumínio e ver no que vai acontecer. :beber:

8KrzT7xl.jpg

Aqui o conjunto original

V6QGUQbl.jpg

Cheguei ate instalar .. mas como sou enjoado .. arrumei mais um trabalhinho .. :carrinho:

sIS2tmvl.jpg

Medindo as dobras

SPCfyrkl.jpg


k7i5xLol.jpg


CfxiL9bl.jpg

Vejam o detalhe da mangueira que uso para fazer a conexão com a flauta o com os engates

upu0qFVl.jpg

O resto foi instalar os engates rápidos e os pedaços de mangueiras nas pontas dos tubos ... acabamento com espaguete termo retrátil

GhGm2Fml.jpg


mEtGlH8l.jpg

Abraçadeiras tipo janela na parte dos engates

RZAEEqNl.jpg

Aqui como ficou na conexão com a flauta de combustível

31Uxxusl.jpg

E zé fini .....

:yess: :yess:
 

roxo

Moderador
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Hoje temos:

INSTALAÇÃO DE COMPONENTES DO MOTOR

O QUE SERÁ FEITO:

Instalação de componentes diversos e postagem de referencia .. e tal e tal ...

jnr1VVdl.jpg

Aqui o reservatório de expansão e a mangueira de distribuição que vai nele .... detalhe que após pesquisas a Gonel é a fornecedora da linha VW, outro detalhe é que tem 2 modelos para alinha sendo que o do argola tem uma especie de funil em seu interior ..

qEbIw0wl.jpg

Referencia

9EX6x3ml.jpg

Olha ai o danado do funil

Durante o resto do trabalho vcs vão notar um reservatório antigo ... como vou fazer uma limpeza antes de aplicar o aditivo ... se tiver alguma sujeira não vai zoar o reservatório novo ... seguiremos

hfwvu3Kl.jpg

Aqui o reservatório do fluido da DH .. nada de mais na instalação .. posicionou em cima do coxim e 10n de torque no parafuso e conectar as mangueiras

YZZAh9al.jpg


TxWkULxl.jpg

Finalizado ...

JaSV1ABl.jpg

Deposito de carvão ativado ...reparem que a mangueira que vai ligada exaustão do tanque ja tava rompida .. vamos fazer uma nova ....

XeDES6rl.jpg

Mangueira de injeção lonada .. ai detalhe do engate rápido do tubo de exaustão do tanque ..

iIwRNLSl.jpg

mangueira conectada na válvula ... repare que já ta com o espaguete termo retrátil pra dar aquele visual :yep:

rRzzSUYl.jpg


NnY9g2kl.jpg

Aqui a válvula do canister zerada ...

BL8w5dSl.jpg


jamYUtjl.jpg


StAmfRll.jpg

Finalizado ... o resto é so colocar no lugar e 10N de torque nos parafusos

E7YGu8ol.jpg

Aqui vou apresentar uma solução bacana para as mangueiras que levam água pra os esguichos. Eu refiz tudo como já mencionando anteriormente .. agora segue a conexão com a bombinha do reservatório. Usei uma mangueirinha com diâmetro interno maior (face a bombinha) e essas pecinhas pretas ai são conexão de irrigação, vc acha em casas de irrigação.

GgXlq6El.jpg


HxULyb0l.jpg

Aqui elas nas mangueiras que vão para os esguichos .. dianteiro e traseiro

4mFKHETl.jpg

Aqui as mangueiras na bombinha

MdW0y2nl.jpg

Aqui como ficou a ligação

:sim: :sim:
 

roxo

Moderador
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Hoje temos:

INSTALAÇÃO DA CORREIA TRAPEZOIDAL

O QUE SERÁ FEITO:

Instalação da correia trapezoidal ou poli V ou do alternador ... como quiserem chamar

fmuSdhbl.jpg

Seguindo o mesmo padrão da correia dentada ... segue a contitec

nW6Pmozl.jpg

Referencia

SwWgWVul.jpg

Local

AgpOFuil.jpg

Posicionada ... lembrando que a ultima polia a ser colocada é a do alternador

DfhtfDnl.jpg

No detalhe o tensor ainda preso ... vou ganhar uma chave ...rsrsrsrs

otKcFPOl.jpg

Tensor liberado

c9J3cHWl.jpg

Correia devidamente tencionada :eek:brigado:
 
@Roxo boa noite eu não sei se ja te deram essa ideia mais fica a dica,como você faz a fabricação ou adaptação de algumas peças você podia tambem produzi-las é revender para caso alguem aqui do forum tenha necessidade .
 

roxo

Moderador
André Reis disse:
@Roxo boa noite eu não sei se ja te deram essa ideia mais fica a dica,como você faz a fabricação ou adaptação de algumas peças você podia tambem produzi-las é revender para caso alguem aqui do forum tenha necessidade .
Meu caro,

Tranquilo ... Alguém querendo aqui é só falar ... Mas vou deixar pra depois de terminar a peleja ....

Valeu

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