Restauração Geral - A3 do Roxo

Tezotto

Membro
@Roxo
Uma dica com as mangueiras..
Ao invés de usar as lonadas (visual horrível) procure em lojas de automação industrial ou ferramentas, mangueira lisa de borracha nitrilica......
O visual é igual ao OEM
E tem várias medidas.

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roxo

Moderador
Tezotto disse:
@Roxo
Uma dica com as mangueiras..
Ao invés de usar as lonadas (visual horrível) procure em lojas de automação industrial ou ferramentas, mangueira lisa de borracha nitrilica......
O visual é igual ao OEM
E tem várias medidas.

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Meu caro ....

Obrigado pela dica

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roxo

Moderador
Meus Caros,

Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!

Hoje temos:

FLUÍDOS DA: DIREÇÃO HIDRÁULICA, MOTOR E CAMBIO

O QUE SERÁ FEITO:

Colocação do fluídos e seus filtros e constatação de algum vazamento :dessetamanho:

* FLUÍDO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA

hGPaJXql.jpg

Depois das pesquisas ja é fato da pentosin envasar a maioria dos fluidos vendidos nas CS ... seguindo tá ai o correto fluído de nossos argolas seguindo a recomendação que é o fluído G004000M2

wtPoRCBl.jpg

2 litros do danado pra ficar tudo certinho ...

2QiSXg9l.jpg

Olha ai as recomendações ... :pensativo:

2neeL8ol.jpg

Ai seu "mexanico" vem de lá com uma garrafa com um liquido vermelho e diz: " é o do bom meu patrão" :mtodoido:

JDbobPRl.jpg

Prego batido e ponta virada ....


* OLÉ LUBRIFICANTE

rhicokxl.jpg

Com que filtro eu vou ??? :assovio:

Wz47kYfl.jpg

Referencias pra quem quer ter nota...

TNXacDcl.jpg

Duvida cruel .....

vGRJW9Yl.jpg

Depois da escolha .. lembre: Recomendo que encham cerca de 2/3 do filtro com o óleo lubrificante, isso vai facilitar uma rápida lubrificação, e sempre olear a junta antes da instalação.

K9tOOYTl.jpg

Suporte do filtro esperando ....

8AxOGCOl.jpg

Instalado ... lembrando que o aperto do filtro lubrificante é a mão respeitando um torque máximo de 20Nm

o8DlyzOl.jpg

O lubrificante escolhido ... nem vou explicar pq o 10w40 .. já fiz farias menções sobre esse assunto e o intervalo de troca ... mas segue a minha formula considerando o lubrificante que uso (4,5K ou 06 meses o que ocorrer primeiro + filtro)

qzEzobMl.jpg

Tomou tudo filho .... :yess:


* OLEO DO CAMBIO

VNnHIAtl.jpg

Segue o recomendado para cambio manual do argolas ... achei opções da pentosin e motul ... mas preferi usar o original que achei a um bom preço o litro ... 2 litros pra ficar no nível

xUUwzBol.jpg


VJwO21wl.jpg

Usei um funil conectado a uma mangueira ... o processo não tem segredo, é só colocar o óleo pelo orifício que tem no cambio até o óleo chegar a borda. Depois colocar o carro em marcha, levantado, e deixar rodar por 2 minutos, depois folga o bujão e verifica o nível novamente e completa se necessário, enrosca o bujão a 30Nm e seja feliz :yahoo:

:eek:brigado:
 

roxo

Moderador
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Hoje temos:

INSTALAÇÃO DO SENSOR DE TEMPERATURA


O QUE SERÁ FEITO:

Instalação do sensor de temperatura :dessetamanho:

X6euSlYl.jpg

Tem que começar sempre com a duvida cruel .... rsrsrsrs .. dica: Procurem a referencia certa para seu sensor de temperatura, essa informação vai evitar dores de cabeça com aquecimento, consumo e oscilações e de suma importância uma peça de marca top ... recomendo as duas ai que são linha de montagem ou Elring.. :legals:

1GLQ3LXl.jpg

Referencias

XUHBtn4l.jpg

O conjunto

5dQ5VA7l.jpg

Instalado .. observar o correto posicionamento da trava ...

oTetmJVl.jpg

Finalizado

:grin:
 

roxo

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INSTALAÇÃO DO ROLAMENTO DA RODA DIANTEIRA


O QUE SERÁ FEITO:

Trabalhinho meticuloso onde tive que usar a criatividade e elaborar uma ferramenta que consigo agora fazer a inalação desse componente com tudo montado no lugar ou desmontado ... compartilho com vcs a brincadeira :dessetamanho:

ufLNvJql.jpg

Aqui o cavalete que recebeu uma limpeza e pintura .. ficou nos conformes ...

kWtTYkQl.jpg

Aqui o rolamento dianteiro ... precisa dizer algo da marca ? optem por marcas como SKF, FAG, INA

pWzCPpSl.jpg

Referencia

L8EKXnzl.jpg

Aqui a ferramenta que elaborei .. nada muito complicado não .. posso depois postar aqui o projeto com as medidas .. me cobrem !!! ma já da pra se ter uma ideia de como é a coisa :caçador:

zZxq2NKl.jpg

Alojamento do rolamento com uma fina camada de graxa molykote BR2 Plus

YH1MQYUl.jpg

Parte de apoio da ferramenta posicionada

CUZVRF7l.jpg

Rolamento posicionado

i6omL7Sl.jpg

Segunda parte da ferramenta posicionada

cHF0hYgl.jpg


2qIlyPXl.jpg

Porca .. reparem que o parafuso não é o mesmo das fotos anteriores .. eu coloquei de outra ferramenta .. o dessa é mais curto

sKRiGtxl.jpg

Tome arrocho ... :yess:

7tuzvWGl.jpg

Quase lá

p8GMDr5l.jpg

Rolamento posicionado com sucesso

VZF91tRl.jpg

​Aqui a parte traseira do cavalete .. o rolamento topa no ressalto da peça.

PZgyWZ0l.jpg

Parte frontal .. detalhe para o alojamento da trava de segurança do rolamento

tUALVHIl.jpg

Trava de segurança

LjfIO8sl.jpg

Olha ai a trava de segurança ...

qBGk5EZl.jpg

Posicionou ..

rnaf7Axl.jpg

Finalizado :cool:
 

roxo

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INSTALAÇÃO DO CUBO DA RODA DIANTEIRA


O QUE SERÁ FEITO:

Continuando a brincadeira na montagem dos componentes do cavalete .. segura ...


wRUzlgdl.jpg

Marca que uso e recomendo nos componentes de transmissão

seIuRuvl.jpg

Referencia

d5eZlaJl.jpg

Cubo de roda dianteiro (ABS)

ygs61PGl.jpg


zHgmj3Ml.jpg

Ferramentaria ... reparem que a parte de sustentação é a mesma .. o que muda é so a parte que instala o componente .. no caso do cubo é essa que parece um chapéu ..

oayYPdwl.jpg

Detalhe da parte de instalação da ferramenta para o cubo

pwnlzJol.jpg


yqTLzHKl.jpg

Detalhe para a parte de suporte .. reparem a usinagem para encaixar certinho no cavalete

wV5bIECl.jpg

Olha ele ai como prende o parafuso

7fkAcZol.jpg

Ferramenta parte de sustentação

KlSphYll.jpg

Ferramenta parte de sustentação posicionada

7tlItehl.jpg

Cubo posicionado

NdbJqzvl.jpg

Ferramenta instalação do cubo posicionada

AOlL9YHl.jpg

O resto foi a porca e o aperto da peça que tb tem seu ressalto que a posiciona em seu devido lugar

vIcJ0eKl.jpg


JsmcTPFl.jpg

Parte traseira ja com o cubo

tZFrFAIl.jpg


eb3R5p0l.jpg

Sensor de rotação do ABS

NzUcGrtl.jpg

Detalhe para a lubrificação, usei a graxa molikote BR2 PLus .. fina camada .. isso vai ajudar se um dia vc tiver de retirar esses sensores.

2sR9NNEl.jpg

Sensor instalado .. 10Nm no parafuso que segura

YWEi9RRl.jpg

Detalhe da distancia do sensor a roda fônica .. perfect :legals:

EfG9LePl.jpg

Cavalete finalizado .. :cool:
 

mpol

Membro
Não tem como ir testando por partes? Já pensou se não funcionar no final? Vai ser como achar agulhas num palheiro rs.
Parabéns novamente pelo trabalho!
 
CARAMBAAAAAAAAA! Primeiramente que trabalho impecável Roxo, parabéns! Cheguei a pouco tempo no fórum mas já consegui ler tudo e me inteirar do processo kkk e que processo, muito bem explicativo! Realmente uma aula! Melhor que o Project Car do FlatOut hehehe

Acompanhando e ansioso pela continuação!

Abçs
 

roxo

Moderador
mpol disse:
Não tem como ir testando por partes? Já pensou se não funcionar no final? Vai ser como achar agulhas num palheiro rs.
Parabéns novamente pelo trabalho!
Meu caro,

Sistema de funcionamento é todo interligado ... E fora que ia perder a graça ... Se der erro ... Eu acho é conserto !!!!!

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roxo

Moderador
mpol disse:
Não tem como ir testando por partes? Já pensou se não funcionar no final? Vai ser como achar agulhas num palheiro rs.
Parabéns novamente pelo trabalho!
Meu caro,

Sistema de funcionamento é todo interligado ... E fora que ia perder a graça ... Se der erro ... Eu acho é conserto !!!!!

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roxo

Moderador
Luiz Henrique Clehn disse:
CARAMBAAAAAAAAA! Primeiramente que trabalho impecável Roxo, parabéns! Cheguei a pouco tempo no fórum mas já consegui ler tudo e me inteirar do processo kkk e que processo, muito bem explicativo! Realmente uma aula! Melhor que o Project Car do FlatOut hehehe

Acompanhando e ansioso pela continuação!

Abçs
Meu caro,

Que bom que gostou .. esse é o maior interesse fazer todos entenderem e criarem coragem em fazer ou n serem enrolados na hora de levar em manutenções

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Santos79

Novato
Parabéns roxo
Trabalho top. Tá parecendo programa do Discovery Turbo, Jóias Sobre Rodas hehe

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MataPedra

Novato
ⓡⓞⓧⓞ disse:

Meus Caros,


Não me responsabilizo pela utilização, correta ou não, da informação contida neste tópico ou
por possíveis problemas, caso não saiba o que está fazendo, contrate um profissional. Cada um está por sua própria conta e risco!

Hoje temos:


MONTAGEM DO COLETOR DE ADMISSÃO


O QUE SERÁ FEITO:


Montagem do coletor de admissão e sua instalação


HYWlrXrl.jpg

Suporte do coletor de admissão ... detalhe para o cabo de aterramento do corpo de borboleta que é feito nesta peça ..


sVL9XsLl.jpg

Assim que se faz ....


Ctm1HNNl.jpg

Coletor "pelado" .. eu desmontei tudo e fiz aquela limpeza e trato geral .. muita carbonização .. mas agora tudo novinho


NVLTx5fl.jpg


EW4oZsxl.jpg


CRpXYHHl.jpg

Componentes do coletor


IG4FhYsl.jpg

Instalação dos componentes


aWGE2CAl.jpg


IyvNpTDl.jpg


xbDgRfRl.jpg

Componentes montados


fqghhrpl.jpg

Aqui um serviço que fiz .. volta e meia ja vi e passei um sufoco pra desmontar um coletor por conta de não conseguir tirar os parafusos que conectam o coletor ao suporte. Isso se deve as buchas que são instaladas no plastico da peça .. que por qualquer força no parafuso elas rodam dentro do local e ai vc vai ter uma dor de cabeça ... :puto: . O que fiz foi pegar uma porca 10mm e colocar no lugar da bucha.. a porca segue colada com araldite, fim do problema....
:fera: :fera:

vNHPkj4l.jpg

Veja a posição....


AVPqODal.jpg

Corpo de borboleta (TBI) em seu local ...


BywZ8eOl.jpg

Coletor de admissão pronto ... :legal:
:legal:
No meu carro não tem esse suporte, Fábio. Mas no coletor tem o lugar dos parafusos..
E o aterramento do TBI está sendo feito no cabeçote, será que tem algum problema?
 

roxo

Moderador
MataPedra disse:
No meu carro não tem esse suporte, Fábio. Mas no coletor tem o lugar dos parafusos..
E o aterramento do TBI está sendo feito no cabeçote, será que tem algum problema?
Meu caro,

E o coletor ta solto em cima do cabeçote ? Posta uma foto aí ....

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roxo

Moderador
Santos79 disse:
Parabéns roxo
Trabalho top. Tá parecendo programa do Discovery Turbo, Jóias Sobre Rodas hehe

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Meu caro,

Obrigado pela comparação ... Mas n chega a tento não ... Rsrrsr ... Eu adoro essas séries .. valeu

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MataPedra

Novato
ⓡⓞⓧⓞ disse:
Meu caro,

E o coletor ta solto em cima do cabeçote ? Posta uma foto aí ....

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Fica solto sim, mas tá desmontado para matrocas das correias e tensores...


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MataPedra

Novato
ⓡⓞⓧⓞ disse:
Meu caro,

E o coletor ta solto em cima do cabeçote ? Posta uma foto aí ....

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Fica solto sim, mas tá desmontado para matrocas das correias e tensores...


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MataPedra

Novato
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Meu caro,

E o coletor ta solto em cima do cabeçote ? Posta uma foto aí ....

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Fica solto sim, mas tá desmontado para matrocas das correias e tensores...


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