Pistão e Biela Forjado (Duvidas)

marioaoliva

Moderador
E o leigo aqui achando que forjado durava ainda mais..rsrs

Lendo e aprendendo. Bom tópico. Acompanhando!

Flávio,

Eu já andei 200 mil km sem mexer em um motor... Em um corsa que tive... Em palio dos meus pais... Agora meus motores forjados... Rsssssssssssss O que mais durou foi 40 mil km... Ser forjado não aumenta a vida útil e sim a capacidade(resistencia)... É complicado né? Esses aneis total seal, são tão duros que comem o bloco... Agora forjar usando anéis originais não muda o desgaste do bloco...
 

chedid

Administrador
[sub]olha, eu acredito que a depender do uso e da potência, dá para rodar uns 100mikm com motor forjado! [/sub]
 

marioaoliva

Moderador
[sub]olha, eu acredito que a depender do uso e da potência, dá para rodar uns 100mikm com motor forjado! [/sub]

Sim... Com certeza... Mas acho que não chega aos 200 mil de um oem...

Mas isso é devido a pontencia que se acaba tirando do motor... Isso abrevia sua vida útil...
 

fcolletes

Novato
Caraca, aprendi varias coisas aqui, ainda bem que criei o tópico, bom eu estava endo em outros fóruns e achei um cara que estava preparando um motor igual o meu, e o cara foi a fundo e fez toda a cubicagem do motor com vários tipos de pistão chegando assim as receptivas taxas de compressão, vou resumir aqui o que acho que interessa, segundo ele usando o pistão reto do AP a álcool a taxa de compressão vai abaixar ao invés de subir pois a altura do pistão reto é menor que a do originai, sendo assim mesmo não tendo aquela pequena cava ele sendo mais baixo perde taxa de compressão, segundo os cálculos dele a taxa do pistão a álcool ficaria em torno de 9,3:1 enquanto no original seria 9,7:1.

Bom nesta caso ja estou ate procurando pistão especifico para meu motor.

Agora estou na duvida com relação a esta folga e principalmente na consequência dela que o barulho de bater saia, como não sou fã de barulho, estou pensando seriamente em ir de iapel que usa menos folga e com anel original metal leve para não ter um desgaste prematuro.


E com relação as Bielas será que coloco forjadas ou para os 300cv que é o que eu devo chegar as originais aguentam de boa?
 

fcolletes

Novato
Não bate saia..

Meu AFP tem 0,013.. e não bate.. comprovo pra quem quiser. Alias perguntem para o Mario aqui do forum..
ele me perguntou se era forjado e me parabenizou pelo silencio do motor.. mesmo acelerando!!!
Não pode montar com folga menor do que os caras pedem se não da merda.. acredito que os erros de alguns que montam com AFP seja de montar com folga menor..

Os pistões vem com pinos para 700hp (foi o que ele me disse pelo menos)
E Anéis da GRENT.. GRANT.. nao lembro como escreve.. são anéis excelentes..
Se voce comprar pistão de ap cabeça reta vai ter que trabalha-los.. mas fica mesma coisa.. eu pra evitar possivel dor de cabeça com a cava do pistão comprei um pronto de 20v do aspirado pro meu!

Rafael, vc comprou do Aspirado? ele é diferente do turbo?
 

Flavio

Novato
Caraca, aprendi varias coisas aqui, ainda bem que criei o tópico, bom eu estava endo em outros fóruns e achei um cara que estava preparando um motor igual o meu, e o cara foi a fundo e fez toda a cubicagem do motor com vários tipos de pistão chegando assim as receptivas taxas de compressão, vou resumir aqui o que acho que interessa, segundo ele usando o pistão reto do AP a álcool a taxa de compressão vai abaixar ao invés de subir pois a altura do pistão reto é menor que a do originai, sendo assim mesmo não tendo aquela pequena cava ele sendo mais baixo perde taxa de compressão, segundo os cálculos dele a taxa do pistão a álcool ficaria em torno de 9,3:1 enquanto no original seria 9,7:1.

Bom nesta caso ja estou ate procurando pistão especifico para meu motor.

Agora estou na duvida com relação a esta folga e principalmente na consequência dela que o barulho de bater saia, como não sou fã de barulho, estou pensando seriamente em ir de iapel que usa menos folga e com anel original metal leve para não ter um desgaste prematuro.


E com relação as Bielas será que coloco forjadas ou para os 300cv que é o que eu devo chegar as originais aguentam de boa?

Se você vai montar para até 300 cv não precisa nem abrir o motor. A não ser que já tenha dado pau e vai ter que abrir de qualquer jeito.
 

marioaoliva

Moderador
Um sonho que realizei a uns 3 anos atrás... Kit Sonho Iapel... Coloquei na minha saveiro g4 vermelha com 300 km rodado... Montei em casa... Virou um monstro de 390 cv com fueltech...


Uploaded with ImageShack.us
 

fcolletes

Novato
Se você vai montar para até 300 cv não precisa nem abrir o motor. A não ser que já tenha dado pau e vai ter que abrir de qualquer jeito.

E que eu tive que fazer o cabeçote que estava com retentores fudidos, ai quando vi o cilindro estava com um degrau muito grande de desgaste, como ja estava sem cabeçote resolvi tirar para ver e trocar os pistões, ai como forjado é mais barato que original... eu vou montar forjado, estou so com duvida quanto a biela, se coloco ou não forjada...
 

marioaoliva

Moderador
E que eu tive que fazer o cabeçote que estava com retentores fudidos, ai quando vi o cilindro estava com um degrau muito grande de desgaste, como ja estava sem cabeçote resolvi tirar para ver e trocar os pistões, ai como forjado é mais barato que original... eu vou montar forjado, estou so com duvida quanto a biela, se coloco ou não forjada...

Já que ta aberto... Demoro...
 
poxa esse deve aumentar a taxa de compressão né... vc tem essa informação?

Opa, desculpa ai a demora pra responder...

Então, a taxa da uma leve aumentada de 9,7:1 vai pra quase 10,5:1 (se seu cabeçote for stander).

isso usando um pistão de 83,5mm com vira do 1.8 mesmo..
O torque melhorou muito em relação ao original, por causa da leve aumentada na cilindrada e da taxa!

Fica show de bola.
 

chedid

Administrador
ainda sou da opinião, montaria forjado (todo) e um 2.0... e usando pistão iapel.... e ai no futuro colocava uma turbina maior, e vc teria 350hps com muito torque de baixa e um mostro em alta!
 

fcolletes

Novato
ainda sou da opinião, montaria forjado (todo) e um 2.0... e usando pistão iapel.... e ai no futuro colocava uma turbina maior, e vc teria 350hps com muito torque de baixa e um mostro em alta!

Cara ja tive dois motores 2.0 turbo, um era carburado quase sem taxa e o outro injetado, mais nos dois casos o carro amarrava um pouco depois dos 5mil rpm, já motor 1.8 ou ainda melhor 1.6 gira muito... e em alta o bixo da show.... vou de 1.9 mesmo acho que é uma medida bem legal.
 

chedid

Administrador
Eu acho que sendo 2.0 corrige o problema de falta de torque do nosso carro.
Mantendo 1.8, se vc coloca uma turba um pouco maior e carro fica mais fraco que 1.0 numa subida.... claro... vindo pressão o carro muda...
Andei em vários 2.0 nunca vi amarrar até os 7000rpm... isso pode acontecer (amarrar de alta) porque a turbina era pequena ou algo no acerto, mas não por ser 2.0....
Veja os gráficos que overspeed postou de carros 2.0 com taxa 10,5 e com turba grande, totalmente linear... e mesmo com turbina enorme tem quase o mesma potência em baixa que carro com a k04 ou com turba GT2560 (que é pequena).
Além disso, o cabeçote 20v gosta de altas rotações.... então fica tudo perfeito... torque em baixa, muito forte em alta... carro ideal para uso diário.

Subindo a cilindrada para 1.9 (apenas colocando pistão maior) não muda muito o torque.... na verdade muda muito pouco. Já o 2.0, pelo maior curso do vira, bem como maior diâmetro dos pistões, o carro muda totalmente: tem torque em abundância desde as baixas rotações!! e isso com investimento baixo (cerca de 500 a mais que forjado um 1.8), na minha opinião, deixar de fazer isso quando está com motor aberto e forjado o mesmo é deixar de fazer uma baita melhoria no carro!
 

Guegué

Novato
Cara ja tive dois motores 2.0 turbo, um era carburado quase sem taxa e o outro injetado, mais nos dois casos o carro amarrava um pouco depois dos 5mil rpm, já motor 1.8 ou ainda melhor 1.6 gira muito... e em alta o bixo da show.... vou de 1.9 mesmo acho que é uma medida bem legal.

eu ja tive 1.8 8v T e agora 1,8 20v T ... o meu 8v tinha muito mais torque em baixa. O q o Chedid esta falando é vdd, ja q esta aberto, gasta 500 reais a mais com o vira do golf 2.0 e ja monta stroker, pq um dia la na freeeeente vc vai ter curiosidade em saber como é viver com 4xx cv e o miolo estando pronto, é trocar turbina e adcionar outras coisinhas externas.

a minha eu montei apenas com pistões 83mm pra ficar 1.9 com biela original pq meu carro estava em uma oficina nao em uma preparadora, n dava pra ficar inventando moda.

Agora se eu quiser um dia ultrapassar os 400cv terei q abrir o motor inteiro e trocar tudo.
 

fcolletes

Novato
Eu acho que sendo 2.0 corrige o problema de falta de torque do nosso carro, coloca uma turba um pouco maior e carro fica mais fraco que 1.0 numa subida.... claro... vindo pressão o carro muda... andei em vários 2.0 nunca vi amarrar até os 7000rpm... isso pode acontecer (amarrar de alta) porque a turbina era pequena ou algo no acerto, mas não por ser 2.0....
veja os gráficos que over posta feito em carros 2.0 com turba grande, totalmente linear... e mesmo com turbina enorme tem quase o mesma potência em baixa que carro com a k04 ou com turba GT2560 (que é pequena).
Além disso, o cabeçote 20v gosta de alta rotações.... então fica tudo perfeito... torque em baixa, muito forte em alta... carro ideal para uso diário.

Entendi, vc sabe me dizer como fica a taxa usando o vira do 2.0 e o pistão 2.0?
 

chedid

Administrador
de 10 a 10,5 a depender do cabeçote... isso foi que o cara da HXP me passou... parece que nos 150 (cabeçote tem mais área) fica com taxa 10 e 180 fica com taxa 10,5... mas ainda dá para rodar na gasolina perfeitamente segundo ouverspeed.
 
Topo