Pistão e Biela Forjado (Duvidas)

fcolletes

Novato
E ai pessoal blz, estou com meu motor desmontado pois fui fazer o cabeçote e depois que abri vi que tinha um desgasta muito grande no cilindro, bom como já estava quase tudo desmontado resolvi desmontar tudo, bom ai tenho algumas duvidas segue abaixo:

Carro: Audi 1.8 Turbo 150cv manual 2003 com chip nascar

Uma vez um cara se não me engano foi da DNT turbos me disse que daria para usar pistão e biela forjada do AP no Audi, alguém sabe me dizer se da? caso sim tem que fazer alguma adaptação? estou perguntando pois é muito mais facil de achar e muito mais barato pistão e biela do AP.
Caso não tenha como usar alguém sabe me dizer um lugar que tenha um conjunto num preço legal?


Outra duvida é com relação a embreagem, estou querendo chegar nos 260 ou ate 300cv, claro que vou ter que mexer em muitas coisas mais a embreagem original aguentaria esta nova cavalaria? eu tenho que trocar o conjunto todo ou da para trocar só as pastilhas por cerâmica?

Com relação a Biela, as minhas originais o cara da retifica disse que estão 100%, nesta nova cavalaria elas aguentariam ou compensa mesmo eu colocar forjadas?

Com relação ao pino, devo usar pinos forjados ou os originais?

Com relação aos anéis, uso original ou tem um melhor?
 

Guegué

Novato
Sim sao iguais do Ap bloco curto (144mm) e so precisa fazer a cava da quinta valvula nos pistoes...hoje em dia varias marcas ja oferecem esses piStoes. Mas ate uns 350cv o miolo original aguenta bem. Se esta muito desgastado compra só os pistoes e mantem as bielas originais. Se vc pensa em um dia ter 400cv ja troca pistao e biela ou montar 2.0 que ai é só add na receita o vira do golf 2.0. Tive uma saveiro ap 1.8 e usava biela de a3. Hoje eu tenho apenas pistoes AFP 83mm (1.9) em um motr igual ao seu pq havia muito desgaste no meu motor , mas mantive as bielas originais pois nao vou passar de 350cv. Embreagem depende do modo de uso, civil ou militar, se vc gostar de dar sapatada em todo farol que para entao vai ter q trocar sim, se vc costuma acelerar mais em estrada a sua se estiver em bom estado aguentara essa cAvalaria que vc quer por um bom tempo.

No mercado livre tem kit pistao e biela por 1800 reais senao me engano, os pinos ja vem junto e aneis tb

Abs
 

fcolletes

Novato
poxa valeu obrigado, vc sanou minhas duvidas, se da certo do AP ai fica fácil e eu posso usar anéis metal leve originais mesmo, e vc sabe se a taxa de compressão muda usando os pistões do AP?

Estes pistões que vc esta usando 83mm (1.9) é o pistão sobre medida de 1mm?? ou é um maior ainda? o cara da retifica disse que o meu tem que ir para 1mm pois 0.50 pode ser que fique alguma folga....

vc usa turbina original?
 

fcolletes

Novato
Outra duvida, estava vendo fotos dos pistões e vi que o do AP parece que a cava na cabeça é maior que a do Audi, sendo assim vai baixar ainda mais a taxa de compressão?
 

Guegué

Novato
Depende do Ap que é. Tem varios tipos, tem os cabeça chata que sao dos ap alcool de fabrica, tem o concavo normal como o nosso e se eu nao me engano tem o do ap carburado que tinha menos taxa ainda e a cava era maior. Isso dai e o negocio de taxa eu deixo pros experts te falar pois to a uns anos longe dessa vida e nao sei absolutamente mais nada, ja n sabia, agora menos ainda rs . Meu bloco eu mandei pra retifica abrir pra 83mm e minha taxa manteve a mesma. Os pistoes eram exatamente iguais, so mudava o peso, os AFP eram bem mais leves.
 

Guegué

Novato
Quanto a taxa, n se preocupe, se eu fosse vc aumentaria um pouco, esse motor 1.8t é meio manco em baixa...minha turbina agora é uma hibrida...carcaça quente da K04 + conjunto rotativo e carcaça fria da K16 .... Turbina Frankstein , mas n pergunte como é pq eu n sei, ainda n tive o prazer de usar o carro após esse upgrade e nunca andei em algum com esse setup rs
 
fcolletes, já foi respondido hehehehe

Guegué disse tudo... O pistão de 83 mm é originalmente dos 2.0, mas as marcas de forjado fazem pistões com esse diâmetro porém mais alto pra não perder a taxa original... (Se usar pistão de 2.0 com vira de 1.8, nas medidas originais, a taxa cai pra 7:1... Com esses pistões específicos pra 1.9 a taxa fica em torno de 9:1 nos AP 8v)

A AFP acho que já faz pistão específico pra 20v... Acho que vale a pena se informar sobre eles... Biela pode ir de SPA que é boa e barata e aguenta bem até 450cv, se tiver uma graninha a mais compra as Scat ou Ancona que são melhores ainda e vem com parafusos ARP 2000
 
fcolletes, já foi respondido hehehehe

Guegué disse tudo... O pistão de 83 mm é originalmente dos 2.0, mas as marcas de forjado fazem pistões com esse diâmetro porém mais alto pra não perder a taxa original... (Se usar pistão de 2.0 com vira de 1.8, nas medidas originais, a taxa cai pra 7:1... Com esses pistões específicos pra 1.9 a taxa fica em torno de 9:1 nos AP 8v)

A AFP acho que já faz pistão específico pra 20v... Acho que vale a pena se informar sobre eles... Biela pode ir de SPA que é boa e barata e aguenta bem até 450cv, se tiver uma graninha a mais compra as Scat ou Ancona que são melhores ainda e vem com parafusos ARP 2000

Eu recomendo usar pinos forjados tb pra potências acima de 350cv... Já tive amigo q perdeu motor por usar pino original com potência na casa dos 400cv... Anel e bronzina acho q tem q ser pelo menos Mahle ou KS, nada de chineses... Se tiver grana ai sim vai pra Clevite e Perfect Circle ou NPR
 
Tem pistão AFP 20v sim.. tem o cavado do turbo original nas medidas que você quiser, 2.0 ou 1.9 ...
E tbm tem o cabeça reta que eleva a taxa para quase 10,5:1 ... Fica show d ebola

A folga deles é muito grande.. coisa e 0,013mm!!! com isso eu pensei que fosse bater todo o motor, mas me enganei..
Pergunte para quem viu meu carro no dino, não faz barulho nenhum!!! Até o Mario me elogiou falando que estava bem silencioso o motor!

To com 437cv hj.. pretendo chegar nos 500~550
 
Não compra de AP não mano.. vai te dar trabalo.. vai pagar por eles + o trabalho embaixo do pistão no "jetoil" e mais o trampo no canto do pistão para a valvula..

Liga na AFP e fala com o Sergio. cara gente boa... me tirou TODAS as duvidas
 

fcolletes

Novato
estes pistões da AFP são bons mesmo? eu li em alguns fóruns o pessoal reclamando da qualidade.

O Over me deu uma aula por MP e ja tenho a ideia de melhorar a taxa de compressão, queria algo em torno de 10:1 ou 10,5:1 como o Rafael mencionou, so não sei como pedir o pistão, tenho que pedir pistão reto de AP e fazer a cava para a 5 válvula é isso?
 

ademar5

Membro
o mecanico colocou de ap no meu carro e ficou uma merda ( o carro fica muito manco, sem taxa), ai devolvi e coloquei da afp pra 20v ficou show. paguei 980,00 com os aneis original da vw e pinos forjados.
 

alexandresk

Novato
com cabeça plana a taxa fica nuns 10,5 ( o do aspirado é plano, isso com a cc original ) o do turbo tem um leve negativo o dos AP pra turbo é beem destaxado. nossos cabeçotes 20v ja são destaxados ( o volume da camara no cabeçote é grande )

pode comprar pra ap mas cabeça plana.
 

fcolletes

Novato
com cabeça plana a taxa fica nuns 10,5 ( o do aspirado é plano, isso com a cc original ) o do turbo tem um leve negativo o dos AP pra turbo é beem destaxado. nossos cabeçotes 20v ja são destaxados ( o volume da camara no cabeçote é grande )

pode comprar pra ap mas cabeça plana.

E ai blz? vc chegou a mexer no miolo do seu motor? eu vi que vc esta com 350cv que é mais ou menos o que eu estava querendo. Com relação ao pistão então tenho que colocar o Pistão forjado do AP reto "que seria o pistão a álcool" que ai meu carro vai ficar com uma taxa de 10:5 :1 é isso mesmo... só to confirmando pois não quero comprar errado... e ai tenho que mandar fazer a cava da 5v ou tem que fazer das outras válvulas tb? (pergunto isso pelo fato de ele ser reto)
 

chedid

Administrador
acabei de mandar uma MP.
vc gasta no máximo 400,00 reais a mais em um motor forjado 2.0 em comparação com o 1.8 forjado... pois o único gasto que terá a mais será o virabrequim... claro que o pistão forjado do 1.8 é diferente do 2.0, mas não muda o valor, basta comprar o próprio. Bielas do 1.8 e 2.0 forjados não mudam, todas 144 (mesma do AP bloco baixo)....
Pistão de ap não dá certo, pois o motor fica destaxado!!!! acho que 7,5 salvo engano isso no pistão para turbo, do aspirado, não me lembro bem.... mas tinha algumas incompatibilidades!!!! como eu quis fazer certinho, comprei o próprio!
Se vai forjar, forja um 2.0, o carro fica muito melhor de baixa, mas muito mesmo, consumo aumenta muito pouco, e ai vc pode usar turbina grande e ter um carro bom de andar de baixa!!!
 

chedid

Administrador
outra coisa, corre de pistões que pedem mais de 0.6 de folga... além de bater saia, desgata o bloco rapidamente!!!! por isso peguei o iapel, folga 0.6! cota o kit pistão na HXP (ou HPX) em SP.
 
Não bate saia..

Meu AFP tem 0,013.. e não bate.. comprovo pra quem quiser. Alias perguntem para o Mario aqui do forum..
ele me perguntou se era forjado e me parabenizou pelo silencio do motor.. mesmo acelerando!!!
Não pode montar com folga menor do que os caras pedem se não da merda.. acredito que os erros de alguns que montam com AFP seja de montar com folga menor..

Os pistões vem com pinos para 700hp (foi o que ele me disse pelo menos)
E Anéis da GRENT.. GRANT.. nao lembro como escreve.. são anéis excelentes..
Se voce comprar pistão de ap cabeça reta vai ter que trabalha-los.. mas fica mesma coisa.. eu pra evitar possivel dor de cabeça com a cava do pistão comprei um pronto de 20v do aspirado pro meu!
 

marioaoliva

Moderador
Não bate saia..

Meu AFP tem 0,013.. e não bate.. comprovo pra quem quiser. Alias perguntem para o Mario aqui do forum..
ele me perguntou se era forjado e me parabenizou pelo silencio do motor.. mesmo acelerando!!!
Não pode montar com folga menor do que os caras pedem se não da merda.. acredito que os erros de alguns que montam com AFP seja de montar com folga menor..

Os pistões vem com pinos para 700hp (foi o que ele me disse pelo menos)
E Anéis da GRENT.. GRANT.. nao lembro como escreve.. são anéis excelentes..
Se voce comprar pistão de ap cabeça reta vai ter que trabalha-los.. mas fica mesma coisa.. eu pra evitar possivel dor de cabeça com a cava do pistão comprei um pronto de 20v do aspirado pro meu!

Realmente não bate saia mesmo... Meus aps forjados com iapel e 0,06 de folga batiam e esses afp realmente não ouvi batida nenhuma... Eu até pensei comigo mesmo se a medida estava correta... Mas como a folga vem no pistão não tem com estar errado... Se a retifica abrir o bloco pra ex: 83 mm redondo o pistão vem um pouco menor...

Certo Rafael?
 

chedid

Administrador
Nunca vi iapel bater saia! os afp já vi bater, ainda mais com certo tempo de uso, tenho 4 amigos que tem AFP, todos batem um pouco, não sei se novos batiam, mas com um ano de uso ou mais começaram a bater (pouco, mas batiam)
 
Topo