MAF/Limpeza

DrekTo

Novato
Vou fazer flush com candida e detergente neutro no motor... aditivo limpador pra que!? Desculpe a revolta mas tem coisas que fica dificil... <br />
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Cfacioli

Membros VIP
DrekTo disse:
Vou fazer flush com candida e detergente neutro no motor... aditivo limpador pra que!? Desculpe a revolta mas tem coisas que fica dificil...



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Olha o mimimi aí. Ele usou e resolveu. Ele nao disse pra ngm usar, postou a opinião dele e o fato.

Outra coisa, se vc ler desde o começo, ele disse que limpou a carcaça com omo, e não o filamento.

Antes de se revoltar e dar aula de química, inteire-se sobre o que vai falar antes de "pegar frango".



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DrekTo

Novato
Cfacioli disse:
Olha o mimimi aí. Ele usou e resolveu. Ele nao disse pra ngm usar, postou a opinião dele e o fato.

Outra coisa, se vc ler desde o começo, ele disse que limpou a carcaça com omo, e não o filamento.

Antes de se revoltar e dar aula de química, inteire-se sobre o que vai falar antes de "pegar frango".



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Nossa tomou as dores!? fala o que quer ouve o que nao quer gente boa...

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Cfacioli

Membros VIP
DrekTo disse:
Nossa tomou as dores!? fala o que quer ouve o que nao quer gente boa...

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Nao tomei dor de ngm. Soh disse q sua consideracao sobre o fato nao era valida.

Mas enfim, sem mais off beleza?

Abs


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DrekTo

Novato
Cfacioli disse:
Nao tomei dor de ngm. Soh disse q sua consideracao sobre o fato nao era valida.

Mas enfim, sem mais off beleza?

Abs


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Blz... nao levemos pro pessoal... abs

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freddymamede disse:
Limpeza com Thinner:
http://www.youtube.com/watch?v=wrpMsBER6Yw

Limpeza com produto específico:
http://www.youtube.com/watch?v=dwm3sYYdA6g

O tal produto (CRC Mass Air Flow Sensor Cleaner):
http://www.amazon.com/CRC-05110-Mass-Sensor-Cleaner/dp/B000J19XSA

Onde comprar (tem que conferir o part number, o meu 150cv 2002 é 0280217117:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458574517-sensor-do-fluxo-de-ar-maf-golf-gti-9497-0280217117-bosch-_JM

http://www.amazon.com/Volkswagen-SENSOR-0280217117-037906461C-Quattro/dp/B005KP6NPQ (desse ser chinesa pelo preço)

http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Engine/Intake/ES517741/

http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Engine/Intake/ES6105/
Brother no primeiro video o rapaz limpou o sensor.
Já no segundo que se aplicaria mais a nossa audi ele limpa apenas o caminho q o ar passa?
ou o produto já faz o trampo de limpar o sensor?
 

barijan

Novato
Olá amigos.
São excelentes informações sobre o sensor MAF. Algumas divergentes mas todas muito úteis.

Eu tenho uma dúvida e não sei se alguém poderia me ajudar...
Comprei um A3 1.8 aspro 2000 automático.
Tudo indica que está com o sensor MAF ruim. Com ele conectado ou desconectado, dá na mesma, ou seja, consumo muito exagerado, sem força na subida e VAG-COM acusando o sensor.
Só que me parece que os antigos donos já mexeram nisso e não tenho certeza se o sensor que está lá é o correto, ou original, ou mexido, etc.
E como tem muito mexânico que troca por qualquer outro eu estou às cegas. Eu sequer sei se já trocaram inteiro ou só o refil.
O pior é que existe mais de uma versão do sensor, mesmo para carros muito parecidos, do mesmo ano, etc.

Minha pergunta é: Como saber qual o partnumber correto para o meu carro? Dá pra saber pelo VIN? Ou tem que ser pelo motor?
Eu queria descobrir tanto o número do sensor todo (com o copo) e também o número só do refil.
Ouvi por aí que o refil do Gol 1.0 Turbo serviria. Mas seria pra qual versão?

Qualquer ajuda é muito bem-vinda.
Abraços,
Barijan
 

barijan

Novato
Em tempo...
O número do refil que tem instalado lá é "F 00C 2G2 032".
Fuçando na web vi informações de que esse refil seria para BMW (?!?) mas não vi nenhuma referência para Audi A3.
O número do corpo eu não verifiquei. Hoje mais tarde dou uma olhada, mas tem toda pinta de ser o original.
Abraços!
 

Reinaldo.a3

Membro
barijan disse:
Olá amigos.
São excelentes informações sobre o sensor MAF. Algumas divergentes mas todas muito úteis.

Eu tenho uma dúvida e não sei se alguém poderia me ajudar...
Comprei um A3 1.8 aspro 2000 automático.
Tudo indica que está com o sensor MAF ruim. Com ele conectado ou desconectado, dá na mesma, ou seja, consumo muito exagerado, sem força na subida e VAG-COM acusando o sensor.
Só que me parece que os antigos donos já mexeram nisso e não tenho certeza se o sensor que está lá é o correto, ou original, ou mexido, etc.
E como tem muito mexânico que troca por qualquer outro eu estou às cegas. Eu sequer sei se já trocaram inteiro ou só o refil.
O pior é que existe mais de uma versão do sensor, mesmo para carros muito parecidos, do mesmo ano, etc.

Minha pergunta é: Como saber qual o partnumber correto para o meu carro? Dá pra saber pelo VIN? Ou tem que ser pelo motor?
Eu queria descobrir tanto o número do sensor todo (com o copo) e também o número só do refil.
Ouvi por aí que o refil do Gol 1.0 Turbo serviria. Mas seria pra qual versão?

Qualquer ajuda é muito bem-vinda.
Abraços,
Barijan

Sempre em caso de duvida use a pesquisa do forum.
.....no post a seguir vc acha o PartNumber correto do teu carro :

http://www.a3clube.com/topic/5499-maf-codigos-e-substituicao-de-modelos-180cv-via-remap/page-2

E ainda seria bom vc acessar o catalogo oficial de peças o ETKA.

abcs,
Reinaldo
 

barijan

Novato
ReinaldoDiasA3 disse:
Sempre em caso de duvida use a pesquisa do forum.
.....no post a seguir vc acha o PartNumber correto do teu carro :

http://www.a3clube.com/topic/5499-maf-codigos-e-substituicao-de-modelos-180cv-via-remap/page-2

E ainda seria bom vc acessar o catalogo oficial de peças o ETKA.

abcs,
Reinaldo
Obrigado Reinaldo. Excelente informação.
Já vou consultar o ETKA também.
Eu até tentei usar a busca do forum, mas tive dificuldade porque MAF tem apenas 3 letras e o forum simplemente ignora a palavra por ser muito curta.
Aí acabei fazendo uma busca manual e cheguei a esse tópico e alguns outros. Mas realmente não achei esse outro que você me passou, que é bem esclarecedor. Muito obrigado!
Abraços!
Barijan
 

Reinaldo.a3

Membro
barijan disse:
Obrigado Reinaldo. Excelente informação.
Já vou consultar o ETKA também.
Eu até tentei usar a busca do forum, mas tive dificuldade porque MAF tem apenas 3 letras e o forum simplemente ignora a palavra por ser muito curta.
Aí acabei fazendo uma busca manual e cheguei a esse tópico e alguns outros. Mas realmente não achei esse outro que você me passou, que é bem esclarecedor. Muito obrigado!
Abraços!
Barijan
O codigo do bloco do motor do teu carro é AGN, certo ?
Se for isso mesmo entao o MAF correto é o 06A906461A marcha Bosh
 

barijan

Novato
ReinaldoDiasA3 disse:
O codigo do bloco do motor do teu carro é AGN, certo ?
Se for isso mesmo entao o MAF correto é o 06A906461A marcha Bosh
Na verdade não sei. Como faço para saber qual o código do bloco? Onde consigo ver isso? Obrigado.

Aproveitando, aqui uma curiosidade...
Se alguém gostaria de saber como é o sensor por dentro, saiba que além dos elementos sensores (filamentos, sensor de temperatura, etc.) ele tem um circuito eletrônico híbrido bem sofisticado, com chip, resistores de precisão, capacitores... tudo cimentado dentro de epoxi transparente.
Por isso concordo com quem afirma que se der defeito de verdade num sensor desses é jogar fora e trocar, não adianta limpar.
Mas também concordo que, se não tiver defeito nem na placa, nem nos elementos sensores, pode ser apenas sujeira mesmo, vale a pena arriscar uma limpeza.
14.jpg


Tem uma versão em alta resolução dessa foto em http://www.fallastarmedia.com/vortex/maf/large/14.jpg
Abraços,
Barijan
 

barijan

Novato
Mais uma pergunta aos experts.
Após trocar o sensor MAF, é necessário algum procedimento de "re-learn", ou reset?
Ou é só limpar os códigos de erro e partir para o abraço?

Ah... mais uma curiosidade.
O número do refil (miolo) instalado no meu A3 aspirado é o F 00C 2G2 032 (nem sei se é o certo, veio assim quando comprei o carro).
Por curiosidade fui fuçar no sensor de uma Mercedes ML320 que eu tenho (motor V6, sem dúvida bem diferente do Audi).
Pra minha surpresa, também era F 00C 2G2 032 (!?!)
Só o casco realmente é diferente, mas o sensor em si é exatamente o mesmo.
Pra mim foi ótimo pois vai dar pra fazer vários testes intercambiando os miolos.

Abraços,
Barijan
 
Galera,

Me ajudem por favor!!!

Tenho um a3 01/02 turbo 150cv, acontece que quando estou andando com ele, ele fica engasgando horrores, e quando eu tiro o pe do acelerador e piso no freio ate ele parar por completo, ele morre, dai eu tenh oque dar a partida de novo. (Ele é automático)

Na oficina o carinha me falou que seria problema com a maf e posteriormente com a sonda lambda..

Dai eu fui no ferro velho aqui em brasilia e comprei uma maf usada, e o carro parou de engasgar ficando 100%, mas depois de 3 dias ele começou a engasgar de novo...

Dei uma olhada nesse forum aqui e resolvi limpar minha maf antiga, pois como ela ja tava "bixada" num teria problema nenhum fazer esse teste, quando instalei ela no carro, o carro tava 100% e depois de 2 dias ele começou a engasgar de novo...

Entao peguei a maf que eu tinha comprado e limpei ela, mas nao resolveu, o carro continuou engasdando...

Dai fui dar uma olhada mais a fundo e verifiquei que tanto a maf quanto o conector que vai nela tem 5 contatos certo?? porém no conector do carro, um desses fios esta isolado, passando apenas 4 fios pro carro. Nçao consegui alcançar onde esses fios acabam pra ver se tinha algum arrebentado ou cortado pra eu ligar ele...

Os senhores sabem me dizer se o meu carro usa uma maf de 5 ou de 4 contatos??? esse carro comprei de um cara que fazia altas gambiarras nele, dai num sei o que é certo...

Me ajudem por favor!!

Agradeço desde ja ;)
 

gsb89

Membro
Li o tópico todo e apesar de a MAF não ser acusada como erro ao ler no scanner, alguns sintomas são os mesmos...Resolvi desmontar pra olhar..

Seguem algumas fotos em anexo, apesar de não aparentar estar muito sujo o "housing", o sensor ainda não pude olhar pq falta a ferramenta ideal (5 point Torx TR - Security Torx/ Tamper-Resistant - acabei de pesquisar :leia: ) pra desmontar e vou ter de comprar limpa contato tb.

1.8T180CV manual 05/06 - 06A906461D

A rotação no climatronic, em marcha lenta, ficava em 720-780rpm. Quando desconectei a MAF, acendeu a luz do ASR, e a rpm foi pra 660-720rpm.

Fui só dar uma olhada no peças online e vi o absurdo que tá na css, ~R$2.5k. Enquanto no ecstunning são $200.

Vou limpar assim que possível e testar pra ver se melhora. Mas to pensando em trocar a sonda lambda também.
 

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gsb89

Membro
*OFF-topic.

O único erro que aparece no scanner é o do Sensor temp. água, e pelo que vi (última foto) ele tá bem melado de óleo ou aditivo+óleo, assim como ali embaixo de uma válvula (?) em carçaca de alumínio.

Vou procurar pra trocar também.
 

Anexos

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vicarpir

Novato
Massa, se precisar de ajuda me fale.

Vou até passar o VAG no carro pra ver se surgi algum erro.

gsb89 disse:
*OFF-topic.

O único erro que aparece no scanner é o do Sensor temp. água, e pelo que vi (última foto) ele tá bem melado de óleo ou aditivo+óleo, assim como ali embaixo de uma válvula (?) em carçaca de alumínio.

Vou procurar pra trocar também.
 

fpmg

Novato
Meu carro anda falhando, principalmente em subidas e quebra molas ele dá uns soquinhos, tipo uns trancos e tenho sentido cheiro de gasolina quando estou dentro do carro, pode ser MAF suja?


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thomas1186

Membro
kkkk Tomem muito cuidado ao limpar o sensor, o meu tinha ido pro saco... o carro nem ligava com o MAF;

Ai fui limpar ele pra ver se ele revivia..porém quebrei ele kk Muito sensível;

Acabei comprando outro MAF;


Abs
 
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