Ar Condicionado não esfria - Resolvendo o problema

gabrielm

Novato
revisei meu ar em setembro e gastei uns 600 e tantas dilmas....mas ta bombando agora! foi trocado pressostato, carga de gas, mo, mas algumas outras coisinhas que nao lembro de cabeça. ele nao tava gelando tambem! o ar tava vazando por um lugar agora que nao lembro, mas era coisa barata..teve que trocar...
 

della

Membro
Galera,

Comprei um A3 1.8T 2000/2000 recentemente, o carro está super inteiro... apenas 70mi km rodados e muito bem conservado por dentro.Só veio com defeito no ar condicionado.

Levei um uma oficina e o mecânico disse que está sem gás nenhum, com um aparelho (creio que para dar uma pressão de ar), condenou a serpentina, pois estava saindo um barulho de ar no painel.

Cobrou R$950 pelo conserto....ser á que o problema é somente esse? Olhei os fusíveis e aparentemente não tem nenhum queimado.

O valor cobrado está acima da média do mercado?

Abraço!
Bom, o que ele fez está correto, pressurizar o sistema com nitrogênio para encontrar o vazamento, agora, daí a afirmar que é na serpentina, acho complicado, tem que desmontar para ter certeza pode ser só alguma conexão... mas nisso vai trampo, pois precisa sacar toda a parte de baixo do painel...então muitos condenam a parte principal e mais cara que é o evaporador (serpentina), se for besteira ele sai no lucro, senão tb não toma prejuízo.

O certo mesmo é encontrar alguém de confiança que esteja disposto a desmontar o painel e encontrar o local exato do vazamento para aí fazer o orçamento.
 
Se o amigo estivesse em SP eu indicaria um cara federal em ar condicionado. O Fabio da Polo Sul é expert nisso, o cara fez cursos na Delphi e domina muito do assunto. Conversamos muito sobre o sistema de ar condicionado, o cara leva você até a bancada, ensina, demonstra, etc ...
 

DouglasM

Novato
Não li todo o tópico, mais vai uma dica ..
O meu ar de vez em quando não estava armando, revisei os fusiveis de cima da bateria e tava tranquilo, compressor bom e tinha dado carga de gas .
O problema estava no rele da ventoinha.
Ele não armava a 2ª ventoinha, então não deixava o compressor armar para evitar um aquecimento no motor .
Encomendei essa mesma peça no Ebay .
Enquanto não chega meu pai fez desmontou o tele e era mal contato, fez uma ligação e tá funcionando bem .

Abraço !
 

merotti

Membro
Galera o meu carro não tem esse fusível com a capinha verde, quando retiro a tampinha, tem apenas 2 fusíveis (o do centro e o da direita) será que é por isso que meu ar não está gelando ?
 

merotti

Membro
troquei esse fusível só que não resolveu meu problema. Estou tendo que trocar a válvula torre, que fica no compressor de ar, e fazer uma troca de gás.

Aqui está o orçamento:
Válvula torre R$120,00
Mão de obra R$80,00
Troca de gás R$100,00
TOTAL R$300,00
 

Jordaum

Aro 99
Fala pessoal,

Meu ar parou de gelar também, mas não parece aquele problema de congelamento.

Vamos ao que eu já fiz.

Um dia eu descobri que minha ventoinha maior (a do AC) não estava funcionando, mas o Ac sempre funcionou normal. Ai eu pensei, pode ser o tal do modulo (J293) que fica debaixo da bateria ou a própria ventoinha queimada (acho q é até comum isso, pois o meu ex a3 queimou tbm).


Como eu tinha um modulo J293 zero, fiz a troca (da um puta trabalho no S3, pois como tem 2 intercooler, não da pra fazer por baixo, pois o modulo fica parafusando junto com parte da pressurização do IC do lado do motorista, assim tive que retirar a bateria, filtro de ar, parachoque, farol, e intercooler do lado motorista.. heheh). Mas o problema não era ele, pois troquei e a ventoinha nada de armar..

Ai encomendei uma ventoinha nova, mas enquanto espera chegar continuei usando o carro normalmente, inclusive com o ar funcionando normal (unica diferença é que quando eu colocava no 19° ou LOW ele tinha que ventar muito mais pra gelar).

Por coincidência ou não, uns 3 dias depois o ar parou de gelar. Eu estava numa BR, em "modo race" por uns 30km, ai veio um cheiro ruim na cabine, tipo um cheio de gasolina velha (quem tem carro flex, é aquele cheiro do reservatório de partida a frio, quando vaza). Ai eu desliguei o ar, o cheiro parou, dei um tempo e liguei o ar novamente, o cheiro voltou. Ai eu desliguei o Ar novamente e continhie a viagem sem o ar. Depois disso, na volta, tentei ligar o ar e ele não gelava, mas também não vinha mais o cheiro ruim.

O compressor está armando normalmente, venta muito, mas não gela.

Dois dias depois minha ventoinha nova chegou, fui lá e troquei, agora as duas ventuinhas estão armando normal quando liga o ar, mas ainda não gela.

Aproveitei para checar novamente a caixa de fusível auxilar (já tinha checado quando o ar parou de gelar, mas nem sinal de nada derretido ou fusível queimado), estava tudo ok, mas mesmo assim coloquei 3 fusíveis novos e dei uma geral em todos os cabos, lixei tudo até deixar brilhando, e apliquei limpa contato, ficou tudo zero km, mas ainda nada de gelar o ar..

Sei que se eu for numa oficina especializada vou ser assaltado, então queria testar tudo que puder antes..

Ahh, passando o VAG achei esse erro:


Address 08: Auto HVAC Labels: Redir Fail!
Part No: 8L0 820 043 K
Component: A3 KLIMAAUTOMAT 0105
Coding: 00040
Shop #: WSC 01236
VCID: 30650E19F038729

1 Fault Found:
00604 - Potentiometer Positioning Motor for Air Flow Flap (G113)
30-00 - Open or Short to Plus




Não tem referencia na ROSS TECH, mas pesquisando, parece que esse erro nao faz o ar parar de gelar, pois todo mundo q tinha esse erro o ar ainda funcionada, e segundo um user do audiforum.pt, "Trata-se de um dos motores que controla os flaps de entrada de ar exterior.", que fica atras do porta luvas, e que basta desmontar, limpar os contatos e lubrificar as engrenagens que o erro some. Bom, depois tento isso.

Então, lendo todos os tópicos aqui sobre o assunto, ficou as seguintes dúvidas:

- Válvula torre - Será que pode ser ela? Mesmo não estando gelando hora nenhuma, não sendo assim congelamento?
[background=rgb(253, 250, 247)]- [/background]Filtro secador - Onde fica isso e como faço para testa-lo?
- Módulo de refrigeração (fica no pé esquerdo do passageiro) - Li que alguem simplesmente desplugou e plugou novamente e voltou a gelas, mas o que é e onde especificamente fica isso? Será que pode ser ele?
- Sensor de temperatura do A/C - O A3branco relatou que só limpou o dele e voltou a gelar, gostaria de limpar o meu, mas onde fica isso?


Bom pessoal (principalmente os especialistas Tezotto e della), qualquer ajuda é bem vinda. De qualquer forma vou levar numa especializada par ver se o gas ta ok, (mas parece que ta, pois esta armando o compressor), mas como disse, antes quero checar tudo pra evitar de ser assaltado. :)

[]s,
Jordão
 

Tezotto

Membro
Jordaum, esse cheiro de gasolina velha que vc sentiu é bem provavél que seja o óleo que vai junto do fluido refrigerante (fede muito aquilo) pode ser que por trabalhar só com uma ventuinha a pressão trabalhou muito alta e danificou algum o'ring de vedação, o ideal é levar em uma oficina e monitorar as pressões para ver se é falta de gás. Informe do cheiro para o
cara que vai mexer no ar, pois isso vai auxiliá-lo muito para achar o vazamento.
 

della

Membro
Pensei exatamente a mesma coisa que o tezotto, o cheiro que vc relatou é característico de vazamento do gás, quando o a/c é usado sem que a ventoinha esteja ligada a pressão de descarga (linha de alta) sobe e pode implicar em vazamento ou em casos extremos até em quebra do compressor. Teoricamente nenhuma dessas falhas devia acontecer, pois o pressostato deveria ter atuado e desligado a refrigeração quando a pressão subiu, pelo menos é assim que funciona em qualquer circuito de refrigeração, não conheço a fundo o sistema do a/c do a3, se alguém conseguir um diagrama do a/c do a3 dá pra analisar e responder com mais certeza...

Essa de que o seu a/c funcionava mesmo com a ventoinha parada me surpreendeu. Isso não deveria acontecer em hipótese alguma, pois sem dúvida causou elevação da pressão de descarga.

O compressor tem selos que fazem a vedação do gás, talvez algum tenha se rompido...

Jordaum, nesse caso vc realmente precisará de auxílio profissional, ao menos pra medir as pressões e verificar se realmente houve vazamento, e, se vazou será preciso encontrar por onde e corrigir, se não vc vai ficar fazendo carga de gás eternamente. Um indício de vazamento é o aparecimento de mancha de óleo no local, é um óleo fino e de coloração transparente, parecido com óleo singer...
 

Jordaum

Aro 99
Valew della e Tezotto!!

Vou procurar uma oficina especializada logo no inicio da semana que vem, enquanto isso vou deixar o carro parado.

Della, a ventoinha maior que não armava, funcionava apenas a pequena. Será que é por isso que continuou funcionando?

[]s,
Jordão
 

della

Membro
Então Jordaum,

Teoricamente o a/c deveria ser intertravado com a ventoinha dele, ou seja, se ela não funcionar o a/c não deveria funcionar tb... mas não posso afirmar isso pois não conheço a fundo o sistema de a/c do audi, só olhando alguma literatura técnica para ajudar mais...

Na prática é possível que o a/c funcione com apenas a vetoinha menor, mesmo porquê com o veículo em movimento há ventilação no radiador, não é a mesma coisa e com certeza a pressão do gás sofre elevação pois a troca térmica entre o condensador do a/c é deficiente sem o ventilador.
 

merotti

Membro
Só uma informação, eu tava com o problema da ventoinha não acionando, e mesmo assim o a/c estava funcionando também. Conversando com o mecânico, ele disse que com 1 ventoinha o sistema não "da conta" aí o gás vai embora rápido. Não sei se isso procede mas a conclusão é que o ar funciona sim sem a ventoinha mas ele vai gelando cada vez menos por causa da perca de gás (pelo o menos no meu caso)
 

Jordaum

Aro 99
Atualizando..

Aproveitei que tive a manhã livre e fui em um especializado em A/C. O cara falou que o gás ta ok, e que o compressor não está armando por algum problema elétrico, e me recomendou um cara que trabalha com elétrica/eletrônica de A/C. Fui neste cara e ele só pode me atender lá pro meio da semana que vem..

Alguem tem mais alguma sugestão?

[]s,
Jordão
 

Tezotto

Membro
Bom, já temos uma luz então.
Só uma dúvida, chega corrente no compressor e ele não arma ou não chega corrente no compressor?
 

Jordaum

Aro 99
O cara não informou, mandou eu ir nesse outro cara da elétrica/eletrônica, mas ele ta sempre cheio..

Será que um multímetro eu consigo checar isso?

Se precisar de peças pra testar, eu posso tirar do A3, que é o mesmo sistema de ar..

[]s,
 

marioaoliva

Moderador
O cara não informou, mandou eu ir nesse outro cara da elétrica/eletrônica, mas ele ta sempre cheio..

Será que um multímetro eu consigo checar isso?

Se precisar de peças pra testar, eu posso tirar do A3, que é o mesmo sistema de ar..

[]s,

Jordaum,

Se vc colocar uma lampada teste no plug do compressor, e acionar o ac, se a lampada acender é problema no magneto da embreagem do compressor. agora se não acender é problema de chicote ou modulo...
 

della

Membro
Pois é Jordaum, tem que seguir o rumo que o Mário indicou, seria interessante consultar em algum manual técnico qual é o conector e tensão esperada e verificar com um Multímetro.

Anota esse telefone: (11) 7859-3966, fale com Adriano, diga que é amigo do Mauricio da Panambra que tem o A3 preto... Esse cara trabalha na Audi Sorana e é minha muleta em assuntos técnicos, ele é gente boa e com certeza vai te dar um caminho.
 

Jordaum

Aro 99
Bom pessoal, dando sequencia ao meu problema, vamos lá.


Sobre esse erro:

[background=rgb(246, 241, 236)]00604 - Potentiometer Positioning Motor for Air Flow Flap (G113) [/background]

Troquei o tal servo motor (PN 1J1907511A) e não resolveu o problema.

Realmente a peça estava com problema, ela tem uma engrenagem dento que quebra fácil (vide foto). Eu fui na Pedro II (uma AV aqui em BH que tem vários desmanches) e olhei 3 usados, todos estavam com a mesma engrenagem quebrada, mas achei a peça nova na CSS num preço bom (R$190).

Fotos da peça:
26012012001q.jpg

26012012002.jpg

26012012004.jpg


Mais fotos e info aqui: http://www.ttforum.c...75ed99&start=15

Aqui um DIY em polonês: http://leonclub.pl/f...hp?f=45&t=23081

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Resolvido esse problema, o erro sumiu do VAG, mas o ar não gelava.

Fui em mais uma oficinas especializadas em A/C e nada de acharem o problema, testavam gás, compressor e tal, tudo ok. E mandavam para o eletricista.

No eletricista, não achavam nada. Um deles sugeriu que poderia ser algum problema na central do carro, pois parecia que não estava indo sinal para o pressostato. Porém, no VAG COM dava pra monitorar e mostrava o compressor ON e OFF, então não era problema na central.

Por fim, fui em outra loja de A/C, TECNOREI, na Av Jacui. e mandei o cara dar um jeito, podia desmontar o sistema todo até achar o problema.

Mas ele logo de cara desconfiou da embreagem eletromagnética. Ai removeu o compressor e descobriu o problema.

Segundo ele, devido ao pouco uso do carro, o rolamento da polia foi enferrujando e ficando pesado, forçando a bobina até queimar..


A boa notícia é que o compressor estava OK, mas a bobina estava queimada, teria que trocar a bobina, o rolamento e se possível, até a polia.

Já a notícia ruim é que isso não acha pra comprar fácil. Achei um "Kit de Embreagem com Rolamento do Compressor de Ar Condicionado" na Crestana (R$130,00), e segundo o vendedor era apropriada pro meu compressor. Comprei, mas chegando aqui descobrimos que não era..

Link do kit: http://www.crestana....sor-de-a-c.html
4010_2.jpg



Assim, tive que comprar um compressor completo, zero km (na Crestana também, valor R$.840,00)

Se tudo der certo, o carro vai ficar pronto na segunda a tarde...


Meu compressor é Part Number: 1J0820803K, se alguém souber onde tem um kit deste (bobina, rolamento e polia) a venda, eu tenho interesse, pois meu compressor usado esta OK.

PN do kit embreagem: 1J0820811M ou 1J0820811L

:


Muito obrigado aos amigos: @merotti, @marioaoliva, @Tezotto e @[member='della']


[]s,
Jordão
 

marioaoliva

Moderador
Sabia que era a embreagem... Tive esse pal em um astra, por falta de uso... O manual do astra recomenda ligar o a/c pelomenos uma vez por semana, mesmo no inverno... Uma dica se suspeitarem da embreagem magnética, podem ligar um 12v direto no plug do compressor que ela arma...
 

della

Membro
@Jordaum, falei com meu primo e ele consegue o kit por R$ 390,00 SNME, acho salgado frente ao preço de um compressor novo completo...
Se interessar me avisa que te mando o contato dele.
 
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