Ar Condicionado não esfria - Resolvendo o problema

House

Fundador do A3Clube
Excelente Lomax, mas uns DIY desses e te promovo a especialista, moderas ou algo do genero.

Abs!
 

House

Fundador do A3Clube
lomax22 disse:
O sistema de refrigeração é um sistema fechado ( Lei de Boyle Mariotte ) , e se não tem gás ou há um vazamento a tendência é parar , salvo quando não for problema de natureza elétrica ou mecânica.

O Chedid tem razão.


Lomax, Boyle-Mariotte diz que uma vez que massa e temperatura são constantes para um gás ideal pressão e volume serão inversamente proporcionais, agora daí vc inferir que o sistema é fechado não tem lógica alguma. Ok?
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Limpesa do filtro secador é somente realizada em uma oficina especailizada ... para a retirada dessa peça é necessário praticamente a desmontagem do painel do carro totalmente ... é complicado mas não impossivél...

Uma dica: leve primeiro seu carro em umas 3 oficinas de competencia para verificarem realmente o que pode ser, depois posta aqui pra analisarmos o posicionamento...
 
Lipea3: eu tive um problema similar no meu xr3 conv. e estava com pouca pressão, foi só colocar gás e nunca mais tive problema! Não havia vazamento, nao me pergunte pq tinha pouco gás no sistema ! heheheh

Pessoal atenção com a tal higienização: qdo comprei o meu troquei o filtro do ar e fiz a dita cuja higienização onde utilizaram aquele spray nos dutos, resultado: com menos de uma semana aquela espuma que reveste os dutos começou a dissolver e a sair pelas saídas de ar, um saco, uma lambaça e certamente prejuízo para o sistema pq nao sei a função dessa espuma, mas deve ter!

Abs
 

derlei

Novato
problema resolvido no meu casso era so o gas mesmo q tinha abaixado, mais segundo o responsável da oficina mais que normal devido ao ano do carro e nunca ter cido mexido
 

jonas

Novato
Excelente ajuda prestada pelo colega LOMAX22!

Tive o mesmíssimo problema (ar não gelava) fui no mesmo fusível e o bichinho estava chamuscado!

Fusível trocado = problema resolvido por 0,50 cents!

Agora só preciso trocar o filtro do ar pq ta preto!

Ah! E mais um cuidado quando mexer no filtro, é a manguerinha do esguicho do parabrisas que passa por ali... a minha estava meio ressecada e eu forcei ela sem querer, acabou quebrando... agora superbonder nela...


Abraços
 

lomax22

Novato
soria disse:
O meu nao esta gelando, disseram que era o compressor e me cobraram 350 reais para arrumar , trocar o gas e fazer uma igienização.

vou dar uma olhada nos fusiveis.


Abraço.

Olá Sorria ! Só complementando , sempre que surgir um problema elétrico (não importa qual seja o veículo ; Carro , moto , barco ou aeronave ) o ideal é verificar por conta própia a caixa de fúsiveis , quando possível .
 

lomax22

Novato
House disse:
lomax22 disse:
O sistema de refrigeração é um sistema fechado ( Lei de Boyle Mariotte ) , e se não tem gás ou há um vazamento a tendência é parar , salvo quando não for problema de natureza elétrica ou mecânica.

O Chedid tem razão.


Lomax, Boyle-Mariotte diz que uma vez que massa e temperatura são constantes para um gás ideal pressão e volume serão inversamente proporcionais, agora daí vc inferir que o sistema é fechado não tem lógica alguma. Ok?


Olá House !

Bom , o que eu deduzi foi o seguinte (com base em leitura de um material que explica o funcionamento de um ar condicionado padrão) , o compressor retira o gás do evaporador e manda pro condensador (radiador do ar condicionado) , daí a passagem do gás fica difícil e isso faz acumular gás dentro condesador e faz o gás esfriar e condensar , liberando toda energia térmica que estava no gás... e aí acontece a mágica da coisa , mexe na pressão e se tem a alteração de temperatura , tanto para mais ou para menos onde no meu entendimento tem que ser fechado o sistema de refrigeração , pois do contrário um vazamento na tubulação ou junção , altera a quantidade do gás no condensador e sem gás as coisas não funcionam.

Obs. Não sou técnico em refrigeração , mas pelo que entendi segundo o informações que pesquisei na internet é mais ou menos isso , se estiver enganado em algum ponto , por favor me corrijam .

Tem um site que explica de forma bem didática o funcionamento de um ar-condicionado , eu pesquisei nele , vale a pena dar uma olhada : http://www.altatensao2001.hpg.ig.com.br/ar.htm
 

felipetnm

Novato
Muito bom o tutorial e as demais dicas.

Porém, das dicas "caseiras", fiz todas, e até agora não encontrei nenhum problema. Vou ter que ir a um técnico mesmo.

Posteriormente posto o problema aqui.
 

targa3

Membro
fiz o teste do fusível, porém o meu estava ok, medi com um miltímetro o pressostato e deu 8 ohms, gostaria de saber se é realmete essa resistência que deveria estar dando.., e qual seria os próximos passos antes de ter que levar para oficina...

status: antes de para de vez.., meu ar estava de lua, hora ligava hora não..., hoje só liga o vento quente..rsrs...., nem a vetoinha liga..., percebo uma mudança no barulho do motor mas não da nada...
 

roeka

Membro
O meu ar só gela quando não está muito quente, ou seja, pela manhã ligo o ar e funciona perfeitamente, porém se estaciono algumas horas e depois volto a sair com o carro o ar não gela de jeito nenhum, alguém já teve o mesmo problema ?

PS: troquei o fusível que estava meio derretido e coloquei um novo, porém o problema continua...

Abraço

Rodrigo
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Roeka .. certamente é a caixa onde fica o dito fusivél .. local onde encaixa .. derrete ali .. tenta testar o slot ..

Meus caros, eu tava ontem metendo a bota no argolas e reparei o seguinte:

No manual fala que o ar pode ser desligado quando vc requer mais potencia do veículo - quando vc acelera mais o ar desliga pra te dar mais potencia, tipo quando vc faz uma ultrapassagem - eparei que o meu desligou e nào tava mais gelando, alias o vento fica fraquinho, gelado, masi bem fraco mesmo almentado a potencia do ventilador nada se altera. Quando parei o carro em casa e desliguei, depois de 15 minutos que fui sair novamente e ia rodar na cidade o ar funciona perfeitamente... alguem passou por isso aqui ???
 
Eu já tive problema com o meu ar condicionado que não esquentava e fui até a concessionária de Curitiba (devo dizer que eles sabem nada sobre os carros) e me encaminharam para um especialista que fazia serviço pra eles. Chegando lá o mecânico me falou que levaria 3 dias para consertar porque teria que desmontar todo o painel. Fiquei com medo por causa do sistema de air-bag e com mais medo ainda quando perguntei se tinha peça e ele respondeu que se não tinha ele mandava roubar um carro para arrumar a peça. Saí de lá mais que depressa e fui ao mecânico de confiança que retirou o módulo de refrigeração, no pé esquerdo do passageiro, e colocou de volta. O problema sumiu, foi apenas uma questão de reset no módulo. Boa sorte!
 
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