Ar Condicionado não esfria - Resolvendo o problema

lomax22

Novato
Primeiramente quero parabenizar todos os membros da comunidade Audi A3 por terem adquirido um veículo de grande qualidade conforto e tecnologia , características da engenharia alemã em termos de tradição em produzir veículos com excelência.

O que me motivou a escrever este artigo para os amigos que fazem parte da comunidade foi uma situação inusitada que eu passei e por pouco não gastei uma quantidade de dinheiro expressiva em um serviço de manutenção simples que qualquer pessoa pode fazer sem custos adicionais , ou melhor apenas 0,60 Centavos , e economizar aproximadamente 1.000 Reais em peças .

Vou contar o fato , o ar condicionado refrigerado do meu A3 deixou de esfriar , e eu fiquei com a cabeça quente querendo saber o motivo , razão e circunstância para tal situação , foi aí que entrei em contato com uma dessas empresas especializadas em ar condicionado automotivo e expliquei a situação , o atendente me disse que certamente era o gás e precisaria dar uma recarga e tudo voltaria ao normal , custaria em torno de 80 Reais , até aí tudo bem , porém ao chegar na empresa especializada em ar o amigão me informou que tinha um problema elétrico e que não teria como resolver e que possivelmente o compressor de ar estaria danificado e teria que ser trocado , 1.000 reais a brincadeira , fora a mão de obra , foi aí que eu disse que iria pesquisar e retornei até minha casa para analisar a questão. :pensativo:

Com os conhecimentos básicos de eletrônica comecei a pensar comigo , se os controles eletrônicos de temperatura estão funcionando , porém o compressor não , dever ser um problema de alimentação , o que eu fiz foi fazer o rastreamento da carga de alimentação com um multímetro e conclui que não havia alimentação elétrica no compressor , por alguma razão.

Resolvi abrir a caixa de fusíveis principal e testar um a um dos fusíveis com o multímetro , todos estavam com continuidade. Depois fui para a caixa auxiliar que fica em cima da bateria e para minha surpresa , um deles estava Chamuscado. Bingo ! Substitui este fusível e tudo voltou ao normal. :uhuu:

É algo simples , porém muitos se aproveitam da falta de conhecimento dos propietários de carros e cobram valores absurdos , neste caso era um problema de fusível .

Obs.: Caso o seu carro apresente tais sintomas e não resolva a substituição do fusível , procure pessoal técnico especializado. :help:

Ferramentas necessárias :
Multímetro para fazer teste de continuidade.
Peças : Fusível de 30 A - custa 060 centavos na Auto Peças. (Tenha sempre pelo menos um de reserva).

Segue abaixo o passo a passo que elaborei para ajudar os colegas de fórum caso se deparem com tal situação :

1°) Tenha a ferramenta para fazer os testes (multímetro para fazer teste de continuidade do fusível)

dsc01034.jpg


2°) Adquira o Fusível a ser substituído comprado na auto peças.

dsc01037l.jpg


3°) Retire a tampa da Bateria

dsc00997lx.jpg


4°) Abra a caixa de fusíveis que fica em cima da bateria e proceda a identificação do fusível danificado. (PARTE IMPORTANTE).

(Obs. Não substitua por valor menor , pois pode causar danos irreversíveis ao sistema elétrico. Leve o fusível queimado até a auto peças e peça um de igual Amperagem. ).

Como a foto mostra abaixo , o primeiro da esquerda para direita está chamuscado , onde eu procedi a substituição e a refrigeração do ar voltou a funcionar uma vez que o compressor entrou em atividade. :yess:

dsc01001x.jpg



Espero ter ajudado os colegas que passaram pela mesma situação e recomendo caso tenha dúvidas quanto ao procedimento procure técnicos especializado de confiança.

Obs.: Não me responsabilizo pelo uso indevido das informações contidas no tutorial.
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Parabéns ao nobre ai pela solução e sempre como digo ... vamos aprender sobre nossos veículos, a final tem momentos que eu sou melhor que os tais mecanicos por ai ..

Vou aproveitar o topico e explicar um problema novo:

Fiz uma viajem em que peguei um trecho de estrada de chão ... inclusive furei o carter do carro em outro lugar, o bom é que eu ja comprei a peça e só to esperando chegar para arrumar ... mas uma outra coisa aconteceu... do nada o AC parou, quando ligava o ar que saia era quente, como tava ja de cabeça quente, nem quiz da muita importancia. Fiz uma gambiarra no carter e hoje to em casa, apesar do vazamento do oleo, coisa pouca pelo novo furo.

Ai agora aproveitei e fui dar uma olhada no carro, e reparei o seguinte..

Com o carro ligado deu uma olhada na polia do compressor e ela tava parada, a correia tava passando pela polia e a mesma continuava paradinha ... quando ligo o ar a polia roda junto com a correia e o ar votou a gelar normal. Quando deligo a polia trava e não roda nada.

Bem eu nunca observei se nessa situação a polia gira, com o a desligado, to achando estranho a coreia ficar passando pela polia sem gira-la ...

Aos amigos é defeito ou é assim mesmo ...??
 

chedid

Administrador
roxo disse:
Meus Caros,

Parabéns ao nobre ai pela solução e sempre como digo ... vamos aprender sobre nossos veículos, a final tem momentos que eu sou melhor que os tais mecanicos por ai ..

Vou aproveitar o topico e explicar um problema novo:

Fiz uma viajem em que peguei um trecho de estrada de chão ... inclusive furei o carter do carro em outro lugar, o bom é que eu ja comprei a peça e só to esperando chegar para arrumar ... mas uma outra coisa aconteceu... do nada o AC parou, quando ligava o ar que saia era quente, como tava ja de cabeça quente, nem quiz da muita importancia. Fiz uma gambiarra no carter e hoje to em casa, apesar do vazamento do oleo, coisa pouca pelo novo furo.

Ai agora aproveitei e fui dar uma olhada no carro, e reparei o seguinte..

Com o carro ligado deu uma olhada na polia do compressor e ela tava parada, a correia tava passando pela polia e a mesma continuava paradinha ... quando ligo o ar a polia roda junto com a correia e o ar votou a gelar normal. Quando deligo a polia trava e não roda nada.

Bem eu nunca observei se nessa situação a polia gira, com o a desligado, to achando estranho a coreia ficar passando pela polia sem gira-la ...

Aos amigos é defeito ou é assim mesmo ...??

pelo que eu sei é assim mesmo, é chamada embreagem eletromecanica... precisa de uma carga delas para que elas engatem uma na outra girando
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

ë isso mesmo que o chedid falou tava pesquisando aqui, porém meu ar ainda continua a nào funcionar ...quando ligo ele a tam embreagem não conecta, tem horas que conecta e depois para e por ai vai .... verifiquei a caixa de fusiveis em cima da bateria e tá tudo ok ..
 

chedid

Administrador
pode ser falta de gás... se não tiver gás ele não aciona o compressor, pois no compressor tem valvula chamada pressostática... que verifica a pressão do sistema.. se não tiver gas, ou seja, pressão ela não deixa o compressor acionar para protegê-lo já que é lubrificado também pelo gás...
 

lomax22

Novato
O sistema de refrigeração é um sistema fechado ( Lei de Boyle Mariotte ) , e se não tem gás ou há um vazamento a tendência é parar , salvo quando não for problema de natureza elétrica ou mecânica.

O Chedid tem razão.
 

rcortizo

Novato
Outra coisa muito importante, e que eu quase cai com meu a3.

Quando comprei o carro, comprei sem o ar ta funcionando, a loja que eu comprei o carro me recomendaram "o cara". Pois bem, levei nele e em 5 mins ele tinha o diagnostisco, o compressor tinha ido pro saco... A brincadeira, 900 reais o compressor + M.O R$ 200. Como ta sem dinheiro na hora, fiquei de levar o carro no outro dia.... POis bem, acabei levando o carro na loja de ar que semrpe levei os meus carros, e o mecanico la achou estranho ser o compressor, pois disse ser MUITO raro esse compressor para de funcionar.... Deixei o carro la para eles avaliarem....

Resultado, o que na verdade tinha ido com saco era a torre, custo R$180 + M.O, no meu carro o eletroventilador tb tava ruim e acabei susbtituindo ele tambem....

Fica ai a minha historia e um aviso ao pessoal, se alguem condenar o seu compressor, peça para testar a torre primeiro....

Se voce nao conhece ou confia na oficina sempre leve em outra para efetuar outro diagnostico, pois sempre existe a possibilidade de alguem tar querendo de meter a faca so porque voce tem um A3.
 

AdrianoY

Membro
Bom, queria parabenizar o lomax22 pela atitude de postar um problema que ele teve e conseguiu resolver, com isso o forum vai ganhando cada vez mais conteúdo. Ahh, e o seu Avatar é bem loko, kkkkk. Curto pra caramba De Volta para o Futuro. Só achei estranho o fusível queimar do nada, tava aberto ou era pq tava passando muita corrente nele e acabou derretendo?
 

derlei

Novato
no meu caso parou de gelar mais o compresor continua armando, um vez tive um problema parecido no peugeot, tive q trocar a valvula expansora alguem teve isso no A3 tb?
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Esqueci de posta o resultado de minha peleja ..... um fio que partiu junto ao conector ..... mas ja tinha gente condenando compressor, dizendo que tava sem gas .... que o et de varginha tava no sistema de A.C... e por ai vai ...
 

soria

Novato
O meu nao esta gelando, disseram que era o compressor e me cobraram 350 reais para arrumar , trocar o gas e fazer uma igienização.

vou dar uma olhada nos fusiveis.


Abraço.
 

lipea3

Novato
Galera vou aproveitar esse tópico para pedir uma ajuda sobre meu ar.

Ele gela muito bem, quando ligo passa uns 3 min na temperatura low que fica geladinho, só que depois de um tempo, principalmente se a temperatura externa esta muito quente, ele perde a eficacia e o carro volta a ficar quente. É como se o compressor se desligasse e ele ficasse somente na ventilação.

Alguem sabe oq pode ser ?
 
Topo