Ar Condicionado não esfria - Resolvendo o problema

AS555N

Membro de Honra
Li o tópico inteiro fiquei pensando......o que diabos é filtro secador? to com uma caixa de ar do A3 aberta e não vi nada dentro que se pareça com um filtro heheheheheh, como o ar do meu A3 tá problemático e a maioria dos flaps que modulam a temperatura e fazem os desvios não estão funcionando eu mesmo estou limpando e lubrificando essa outra caixa pra montar, apesar que to com medo de encarar a briga pq desmontar quase todo o painel vai ser dureza, mas no fim vou tentar montar a caixa desmontando o mínimo possível.
Abraço
Renato
 

della

Membro
Renatão,

O filtro secador é responsável por remover a umidade do gás refrigerante, ele vai instalado no circuito de refrigeração, na linha de líquido e portanto não tem relação com a caixa de ar. Não é necessária manutenção, porém sua troca é obrigatória em caso de manutenção no circuito de refrigeração, ou seja, quando é necessário abrir o sistema e esgotar o gás...
Basicamente a função dele e reter e umidade e impedir que ela prejudique as propriedades do fluido refrigerante e danifique o compressor.
Se quiser, me manda seu e-mail que te envio um fluxograma de um circuito de refrigeração, fica mais fácil entender.

Há, li uma vez que a posição dos "flaps" é calibrada eletronicamente, será que não vale a pena pesquisar isso antes de trocar a caixa?

Pode ser que a sua esteja apenas descalibrada e tb pode ser que a outra tenha que ser calibrada quando da troca...

Abraço,
 

della

Membro
Amanhã te mando um lá do trampo, mas é de equipamento de refrigeração, nada a ver com A/C de carro, mas circuito de refrigeração é tudo a mesma coisa... em resumo, o que tem na geladeira da sua casa tem no A/C do audi.
 

ninjakyok

Novato
Minha caixa de fusivel estava danificada, a ventoinha e o ar condicionado estavam oscilando, o mecânico efetuou a troca e agora está ok :tunts:
 

della

Membro
AndreDal disse:
O meu ar não gela muito, achei que era normal mas ontem eu andei em outro A3 e o ar gela pra caramba!!
Levei num amigo meu que faz higienização, trocamos o filtro do A/C (era o original de 2006, tinha até pena de passarinho). Não voltou a gelar, só fica uma briza geladinha, mas não gela.
Ai ele me disse que pode ser que a serpentina esta suja de poeira, por isso não gela totalmente. E ele disse que no A3 só se chega na serpentina desmontando o painel.
Será que terei que fazer isso?

Antes mande conferir a carga de gás, se estiver faltando um pouquinho que seja, não vai gelar direito. Acho bem dificil que o evaporador esteja bloqueado por sujeira, afinal mesmo que sujo tinha um filtro, e quando mais sujo, menos ar passava...
 

roeka

Membro
Pessoal,

O meu ar não estava gelando, antes de gastar e levar em um monte de oficinas que só querem te "roubar", fiz o mais simples, troquei o filtro do ar condicionado, que por incrível que pareça, era Original ainda, um carro de 11 anos nunca tinham sido trocado o filtro. Quando tirei o mesmo, ele esfarelava e estava preto de tanta sujeira, com certeza não deixava o ar passar. Coloquei um filtro novo por R$22,00 e é muito simples de trocar, o ar condicionado agora é outro, gela muito bem e não tem mais o cheiro ruim que tinha antes.

É como o pessoal aqui do fórum sempre diz, antes de sair trocando um monte de peças, verifique o mais simples, as vezes, é bem mais fácil de se resolver sem gastar muito $$$.

Abraço

Roeka
 

gnirst

Novato
Desculpem desenterrar o tópico, mas o meu ar parou de funcionar há alguns meses. Nesse período também começou a jogar um pouco de sujeira, as vezes alguns pequenos pedaços de algo parecido com espuma de colchoes velhos(rsrs). Levei em uma oficina de ar condicionado e me cobraram R$500 para consertar, disse que é uma peça dentro do compressor. Como ele apenas olhou o gás(que estava tudo certo) e ja deu o diagnostico decidi procurar outro lugar. Alguem recomenda alguma oficina de ac na zona sul?(proximo ao morumbi, butanta e redondezas)
 

gabrielm

Novato
mas tu ja olhou o filtro né?!

não vai fazer como o colega acima que pegou o carro e nem olhou como estava o filtro do a/c.

se ja olhou pode ser a tubulação dele se desmanchando...no meu ex polo começou a acontecer isso. dentro tem tipo uma espuminha...nao tenho certeza se tem isso nos a3...mas pode ser.
 

gnirst

Novato
CLARO! HAHA!

Então, levei em outras oficinas hoje, todas condenaram a mesma peça dentro do compressor. Disseram ser comum nos A3.
Quanto a sujeira, realmente é a tubulação. Mas como já parou de sair, não vale a pena mexer.

Valeu!
 

Northon

Membro
essa espuma nao tem nada a ver com o compressor estar com problema... essa espuma é de alguam vedação no circuito que passa o ar e nao tem qualquer contato com o compressor, só com o evaporador que é onde gela e o ar passa por ali para ser resfriado...
 

dudsleandro

Membro
Alguem pode me dar uma fica, o meu fusivel do AR esse que fica em cima da bateria, vive derretendo sozinho...coloco hj dentro de 3 dias..usando direto o AR ele derrete..to vendo a hora de dar curto..estou usando 30a e nao esta aguentando, alguem sabe algo?
[]´s
 

della

Membro
Duds, vc vai ter que revisar todo o circuito elétrico do A/C, com certeza existe um mau contato em alguma conexão elétrica no ciruito do fusível... na dúvida desmonte conector por conector, passe limpa contatos e dê mais pressão na hora de reconectar.
 

dudsleandro

Membro
Duds, vc vai ter que revisar todo o circuito elétrico do A/C, com certeza existe um mau contato em alguma conexão elétrica no ciruito do fusível... na dúvida desmonte conector por conector, passe limpa contatos e dê mais pressão na hora de reconectar.
Della, o antigo dono ja havia feito um bypass, e passou a caixinha com os 3 fusiveis para outro lado, mas mesmo assim, o do AC esquenta e fora isso deve pegar muito calor do motor mesmo..que acaba derretendo e nao queimando(sobrecarga).
Aqui em Natal é calor d+ 35 38º direto durante o dia e com o transito e AR ligado creio que esquente mesmo, mas ainda tenho duvidas.
 

della

Membro
Della, o antigo dono ja havia feito um bypass, e passou a caixinha com os 3 fusiveis para outro lado, mas mesmo assim, o do AC esquenta e fora isso deve pegar muito calor do motor mesmo..que acaba derretendo e nao queimando(sobrecarga).
Aqui em Natal é calor d+ 35 38º direto durante o dia e com o transito e AR ligado creio que esquente mesmo, mas ainda tenho duvidas.

Duds, esqueçe esse papo de calor de 40[sup]o[/sup] derreter plástico, como diria padre quevedo... isso NON ECSISTE!
Só derrete porque está acontecendo sobre-corrente, o mais comum é ser algum mau contato elétrico ou na pior das hipóteses pode ser que o compressor esteja bichado e causando elevação de corrente.
 

Alan74

Membro
Rapaziada, só pra lembrar, este problema dos fusíveis em cima da bateria é um problema CRÔNICO em todos os A3. Isto aê é problema de projeto , que esquenta ali, onde está o terminal dos fusíveis, o meu o antigo dono soldou um terminal externo com um MEGA fusível tipo faca, aê ficou legal. O original é o tipo faca (tamanho médio).
 

dudsleandro

Membro
Rapaziada, só pra lembrar, este problema dos fusíveis em cima da bateria é um problema CRÔNICO em todos os A3. Isto aê é problema de projeto , que esquenta ali, onde está o terminal dos fusíveis, o meu o antigo dono soldou um terminal externo com um MEGA fusível tipo faca, aê ficou legal. O original é o tipo faca (tamanho médio).
Allan a ideia é essa, ver se a bitola do fio que esta la é boa, ou trocar por outro e por um fusivel grande de SOM pesado algo do tipo.
[]´s
 

tpedrosa

Novato
Galera,

Comprei um A3 1.8T 2000/2000 recentemente, o carro está super inteiro... apenas 70mi km rodados e muito bem conservado por dentro.Só veio com defeito no ar condicionado.

Levei um uma oficina e o mecânico disse que está sem gás nenhum, com um aparelho (creio que para dar uma pressão de ar), condenou a serpentina, pois estava saindo um barulho de ar no painel.

Cobrou R$950 pelo conserto....ser á que o problema é somente esse? Olhei os fusíveis e aparentemente não tem nenhum queimado.

O valor cobrado está acima da média do mercado?

Abraço!
 
Você tem que levar seu carro numa casa especializada em ar condicionado. Mecânico dificilmente vai dignosticar certo problema no ar condicionado.
Já tive problema no ar condicionado do meu A3. O compressor travou por falta de manutenção no sistema, teve que trocá-lo por um novo (não compensa colocar remanufaturado ou semi-novo, é b.o. na certa) custa uns R$900,00 (aff) mais mão de obra, gás refrigerante, condensador, filtro secante e mais o gás específico para fazer a limpeza dos sistema (tem nó cegos por aí que usa gasolina, que não limpa como deve limpar)...
 
Topo