A3 180 turbo fumando muito após por óleo top

isaiasmk2

Membro
Não mandei olhar ainda, uns mecanicos até experientes falaram pra por óleo 10w40 semi sintético, to usando o pentosin 5w40 sintético. O que acham?
 
10w40 é mais grosso quando frio, então seu motor sofre mais até atingir a temperatura de trabalho, onde a viscosidade ficará em 40. Vá na recomendação do fabricante e seja feliz, conforme você está fazendo. Nunca vi ninguém tendo problemas utilizando pentosin 5w40 e trocando no prazo junto com filtro.
 
rapaziada vou incendiar de novo esse topico, meu carro esta com 200k km, já foi feito cabeçote e trocado anéis e bronzinas ( coisa de 10k km atras). Em todas casas de óleo que fui me indicaram não colocar o 5W40 (dizendo que vai fumar por o carro esta com a km alta) confere isso?
 

isaiasmk2

Membro
Danylo disse:
rapaziada vou incendiar de novo esse topico, meu carro esta com 200k km, já foi feito cabeçote e trocado anéis e bronzinas ( coisa de 10k km atras). Em todas casas de óleo que fui me indicaram não colocar o 5W40 (dizendo que vai fumar por o carro esta com a km alta) confere isso?
Hoje outro mecânico e das antigas, o LECHETA aqui de Cascavel, bem conceituado experiente (e pavio curto) também falou pra por óleo mais grosso, e que o óleo que tá no manual é pra motor bem novo, onde as peças estão bem justas e que nesse caso (motor mais novo), um óleo mais grosso iria prejudicar a lubrificação principalmente com motor frio, disse que no caso de um motor mais rodado da pra por óleo mais grosso, pois as folgas naturais do tempo irão permitir uma lubrificação completa mesmo na primeira partida do dia (com motor frio)

Ele ainda falou ''não vai nessa de por o óleo que ta no manual em motor rodado que é fria viu''

complementou ainda que a diferença do 10w40 pro 5w40 é mínima, o 5w40 só vai afinar mais rapidamente conforme o motor aquece.

Ele é muito antigo no ramo de mecânica, participava de arrancadão com turbos, opala, etc, hoje tem uma mecânica que só mexe com regulagem de motores, limpeza de bicos, carburação e injeção '' lecheta regulagens '' é bem conceituado, por isso fikei meio em cima do muro kkk

Confere pessoal? Ou é balela?


EDITANDO - falou ainda que o problema do meu carro provavelmente é a turbina, mas que motor próximo a 100 k km já pede um óleo mais grosso pois ta na metade da vida e as peças não estão justinhas mais.
 

Andr3T

Membro
Eu não concordo com isso que ele fala. O problema é que brasileiro cuida mal demais de seus carros. Quer dar um jeitinho em tudo, na manutenção, na troca de óleo, trocando filtro de óleo a cada duas trocas de óleo...
Se o caboco compra um A3 desse zero-km, e sempre faz toda manutenção correta, de óleo, filtros e etc, sabe dar porrete no carro na hora certa (nunca com ele frio), deixa o motor em marcha lenta um pouco antes de desligar, cara, com 200mil km o motor ainda vai estar pedindo óleo 5W40. Tenho muito amigo com A3 perto dos 200mil km usando 5w40.

Agora se o seu carro está fumando com 5w40 e aí um óleo mais grosso mascara o problema, tudo bem, dá para fazer isso por um tempo até fazer retífica de vez kk.
 

isaiasmk2

Membro
André Dal Molin disse:
Agora se o seu carro está fumando com 5w40 e aí um óleo mais grosso mascara o problema, tudo bem, dá para fazer isso por um tempo até fazer retífica de vez kk.
O meu é a turbina, o motor ta perfeito.
 
MK BoY disse:
Hoje outro mecânico e das antigas, o LECHETA aqui de Cascavel, bem conceituado experiente (e pavio curto) também falou pra por óleo mais grosso, e que o óleo que tá no manual é pra motor bem novo, onde as peças estão bem justas e que nesse caso (motor mais novo), um óleo mais grosso iria prejudicar a lubrificação principalmente com motor frio, disse que no caso de um motor mais rodado da pra por óleo mais grosso, pois as folgas naturais do tempo irão permitir uma lubrificação completa mesmo na primeira partida do dia (com motor frio)

Ele ainda falou ''não vai nessa de por o óleo que ta no manual em motor rodado que é fria viu''

complementou ainda que a diferença do 10w40 pro 5w40 é mínima, o 5w40 só vai afinar mais rapidamente conforme o motor aquece.

Ele é muito antigo no ramo de mecânica, participava de arrancadão com turbos, opala, etc, hoje tem uma mecânica que só mexe com regulagem de motores, limpeza de bicos, carburação e injeção '' lecheta regulagens '' é bem conceituado, por isso fikei meio em cima do muro kkk

Confere pessoal? Ou é balela?


EDITANDO - falou ainda que o problema do meu carro provavelmente é a turbina, mas que motor próximo a 100 k km já pede um óleo mais grosso pois ta na metade da vida e as peças não estão justinhas mais.
Entao já ouvi isso bastante. Meu pai conta que tinha uma santana quantum a muito tempo kkkk e ja era bem rodada, em uma das trocas de oleo ( na ultima no caso kkk) ele colocou o oleo do manual e o motor travou, o mecanico contou a mesma historia falando das folgas naturais e tal.
É complicado ne
André Dal Molin disse:
Eu não concordo com isso que ele fala. O problema é que brasileiro cuida mal demais de seus carros. Quer dar um jeitinho em tudo, na manutenção, na troca de óleo, trocando filtro de óleo a cada duas trocas de óleo...
Se o caboco compra um A3 desse zero-km, e sempre faz toda manutenção correta, de óleo, filtros e etc, sabe dar porrete no carro na hora certa (nunca com ele frio), deixa o motor em marcha lenta um pouco antes de desligar, cara, com 200mil km o motor ainda vai estar pedindo óleo 5W40. Tenho muito amigo com A3 perto dos 200mil km usando 5w40.

Agora se o seu carro está fumando com 5w40 e aí um óleo mais grosso mascara o problema, tudo bem, dá para fazer isso por um tempo até fazer retífica de vez kk.
Andre concordo com você plenamente, mas o difícil e achar e ter a certeza absoluta que o antigo dono fez tudo direito concorda?

Minha linha de raciocínio e a seguinte, uma pessoa que tira um Audi zera possui uma condição financeira muito boa, então por qual razão ( tirando paixão, que e meio rara em quem tem dinheiro de sobra) uma pessoa com boas condições financeiras vai ficar com uma carro com mais de 5 anos de uso? A pessoa que tirou o carro zero assim que começar a aparecer os defeitos normais ( suspensão, freio) vai passar o carro pra frente e ai que começa os tropeços de manutenção.
É verdade, se desde zero o carro recebeu todo o cuidado com 200 mil km ele vai estar em boa forma, mas e quando você não tem esse certeza? Na teoria o que voce falou está mais que certo, mas na pratica e muito diferente.
 

isaiasmk2

Membro
Agora quase um mês que coloquei o pentosin 5w40 não to vendo fumar mais, só um cheiro de óleo quando o motor esquenta muito.

Como comprei bastante quantidade vou usando até acabar.

Encomendei um cano downpipe pra por no lugar do catalizador e dar um grau na potencia do bicho.
 

Guihx3

Membro
Coloquei hoje um 10w40. Meu motor ta com 109 mil km. Quando muito quente e muito tempo ligado, acusa pressao do oleo (alerta vermelho). Entao resolvi por o 10w40. Vamos ver se o problema para.. Segui a mesma logica, motor ja muito rodado, tem q dar um engrossada.
 
Deixa eu explicar de uma vez por todas, já tem um milhão de tópicos aqui sobre isso.
  1. O óleo mais recomendado para o A3 é o Pentosin 5w40, que atende as especificações da VW, possui alta qualidade e é importado da Alemanha
  2. É importante usar Militec para diminuir o atrito das partes internas ainda mais
  3. É normal que baixe 0,5L de óleo no A3 1.8T a cada 1.000KM, está no manual
  4. Seu mecânico não entende mais de motores Audi que os engenheiros da Audi
  5. Se seu carro possui problemas no motor, não tente arrumar mudando o óleo
  6. Se seu carro baixa mais de 0,5L por 1.000KM procure por vazamentos
  7. Se seu carro baixa mais de 0,5L por 1.000KM e não possui vazamentos, complete o óleo adequadamente
  8. Se seu carro está fumando com 5w40 colocar um óleo mais grosso fará parar de fumar, porém também fará com que ele não lubrifique corretamente todas as partes do motor, pois os engenheiros da Audi que projetaram o Audi, projetaram para usar o óleo que eles especificaram.
Lembre-se, seu mecânico em comparação a um engenheiro da Audi é o mesmo que um pajé curandeiro comparado a um médico do Hospital Israelita Albert Einstein.
 

isaiasmk2

Membro
Lucas essa gente tem bala na agulha. trocam carro todo ano eles não preveem óleo pra motor com mais de 100 mil km, aí claro só usam carros novos até 50 mil km aí é 5w40 mesmo
 

merotti

Membro
Pessoal, tem muita desinformação. Se o seu carro estiver redondinho com 100.000km por que não usar o óleo 502 000?

Se tiver ruim e fumando, não é o óleo que vai consertar os problemas, pelo contrário, vai só mascarar o problema.

Se seu carro apresenta problemas com 5w40 e não com os outros óleos de outras viscosidades, tem coisa errada
 
MK BoY disse:
Lucas essa gente tem bala na agulha. trocam carro todo ano eles não preveem óleo pra motor com mais de 100 mil km, aí claro só usam carros novos até 50 mil km aí é 5w40 mesmo
O meu está com 111.000KM e utilizado é Pentosin 5w40 com Militec-1 e não tem nenhum problema.
 
merotti disse:
Pessoal, tem muita desinformação. Se o seu carro estiver redondinho com 100.000km por que não usar o óleo 502 000?

Se tiver ruim e fumando, não é o óleo que vai consertar os problemas, pelo contrário, vai só mascarar o problema.

Se seu carro apresenta problemas com 5w40 e não com os outros óleos de outras viscosidades, tem coisa errada
Exatamente, aliás, colocar um óleo de viscosidade maior vai piorar o problema, porque o motor irá perder potência por trabalhar mais preso e também perder poder de lubrificação em diversas partes. O tempo que o óleo demora para circular desde o carter até a parte superior do motor se dá de acordo com a viscosidade, pois o tamanho dos dutos foi projeto de acordo com a viscosidade, então viscosidade maior significa uma circulação mais lenta.

1.8T não é AP.
 

lsabongi

Membro
Lucas A. de Araújo disse:
Deixa eu explicar de uma vez por todas, já tem um milhão de tópicos aqui sobre isso.
  1. O óleo mais recomendado para o A3 é o Pentosin 5w40, que atende as especificações da VW, possui alta qualidade e é importado da Alemanha
  2. É importante usar Militec para diminuir o atrito das partes internas ainda mais
  3. É normal que baixe 0,5L de óleo no A3 1.8T a cada 1.000KM, está no manual
  4. Seu mecânico não entende mais de motores Audi que os engenheiros da Audi
  5. Se seu carro possui problemas no motor, não tente arrumar mudando o óleo
  6. Se seu carro baixa mais de 0,5L por 1.000KM procure por vazamentos
  7. Se seu carro baixa mais de 0,5L por 1.000KM e não possui vazamentos, complete o óleo adequadamente
  8. Se seu carro está fumando com 5w40 colocar um óleo mais grosso fará parar de fumar, porém também fará com que ele não lubrifique corretamente todas as partes do motor, pois os engenheiros da Audi que projetaram o Audi, projetaram para usar o óleo que eles especificaram.
Lembre-se, seu mecânico em comparação a um engenheiro da Audi é o mesmo que um pajé curandeiro comparado a um médico do Hospital Israelita Albert Einstein.
1. O óleo recomendado é 502.00, pentosin é só um deles. Tem muitos outros MUITO bons.
2. Militec não é recomendado pela Audi.
 

mpol

Membro
MIlitec sempre gera discussão, eu mesmo uso em carros e motos e é visível o ganho de consumo de combustível e menor desgaste (consequentemente). Inclusive, qdo está perto da km de recolocar, o consumo volta a aumentar. Só não se deve usar a toda troca, só a cada 20.000 km.

Com Militec, cheguei a fazer 20 km/l num Fit 1.5. Fiz 16km/l nesse A3 que tenho e quase 30km/l numa moto Ninja 650.

Qdo peguei o A3, parei no 1o posto e enchi o tanque e já coloquei um frasco de Militec no motor na hora.
 
Topo