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A3 180 turbo fumando muito após por óleo top

Iniciador do tópico #1
Boa noite galera

seguindo conselhos de usar o pentosim, comprei 5 litros do 5w40, sendo que antes usava o ipiranga 10w40.

Pois então, troquei o óleo todo hoje, e depois, andando na cidade, parado no semáforo, levantou uma fumaceira medonha do escape, logo depois parou. Sempre saia fumaça com o carro parado, na lenta, ou ao sair do semáforo, não sai fumaça em alta rotação.

Antes eu notava uma leve fumaça ao esticar bastante ele, isso eu já tava ciente que é normal em turbos que não são zero km kkkkk

Qual será o problema dele? Será turbina? Será anéis? Será vedadores? Será que o óleo correto é o 10w40?

Tem mais uma, usando o 10w40 ele baixava muito o óleo, cada 15 dias quase meio litro, se bem que eu ando todo dia mais de 60 km

Foi erro ter colocado o óleo que é recomendado no manual? Ele marca 98 mil km rodados.

Conto com informações, pesquisei mas não achei muita coisa e nenhum caso igual ao meu. To super preocupado.
 
#3
O óleo correto é o 5w40 que atenda as normas do motor. Só isso. Esse óleo mais grosso que vc estava usando poderia estar mascarando o problema.
Agora se está fumando, em alguma coisa tem problema, isso é fato, e o problema não é óleo. Pelos sintomas que você está falando, eu não acho que seja turbina, mas sim anéis ou cabeçote. Aí meu amigo, infelizmente seu motor vai morrendo aos poucos agora, qualquer hora você vai ter que abrir.
 
Iniciador do tópico #4
André Dal Molin disse:
O óleo correto é o 5w40 que atenda as normas do motor. Só isso. Esse óleo mais grosso que vc estava usando poderia estar mascarando o problema.
Agora se está fumando, em alguma coisa tem problema, isso é fato, e o problema não é óleo. Pelos sintomas que você está falando, eu não acho que seja turbina, mas sim anéis ou cabeçote. Aí meu amigo, infelizmente seu motor vai morrendo aos poucos agora, qualquer hora você vai ter que abrir.
Mas com 98 mil km apenas já tem que fazer o motor? Existe isso? Ainda mais um audi?

E só ta saindo fumaça quente, cedo eu ligo, pode fazer o que for, não sai um mm de fumaça. Estranho.

Aguardo mais opiniões
 
#5
MK BoY disse:
Mas com 98 mil km apenas já tem que fazer o motor? Existe isso? Ainda mais um audi?

E só ta saindo fumaça quente, cedo eu ligo, pode fazer o que for, não sai um mm de fumaça. Estranho.

Aguardo mais opiniões
Existe sim, se foi negligenciado pelos donos anteriores!
 
#6
Com certeza existe, e além do Isabongi disse, há também a questão do acaso. A Audi fabrica 500.000 desses motores, não podemos esperar que os 500.000 tenham a mesma durabilidade. Uns duram mais, outros menos, e juntando diversos fatores como proprietário, qualidade de combustível, manutenção, óleo. Normal acontecer de um motor desse começar a falecer tão cedo.
 
Iniciador do tópico #7
André Dal Molin disse:
Com certeza existe, e além do Isabongi disse, há também a questão do acaso. A Audi fabrica 500.000 desses motores, não podemos esperar que os 500.000 tenham a mesma durabilidade. Uns duram mais, outros menos, e juntando diversos fatores como proprietário, qualidade de combustível, manutenção, óleo. Normal acontecer de um motor desse começar a falecer tão cedo.
Porque com 98 mil km o motor nasceu e já morreu né? kkkkk
 
Iniciador do tópico #9
A poucos meses quebrou uma mangueira da pressurização, uma grossa que vai logo em cima perto da MAF, e tava suja de oleo dentro.

Andre qual motivo tu acha que exclui de ser a turbina?
 
#10
Meu amigo se seu carro ta perdendo 500ml de oleo a cada 15 dias o negocio ta bem feinho ja.

Se com 98 mil km o motor ou a turba ta fumando é porque fizeram muita caca na manutenção desse carro, oleo errado ja da pra saber que ta usando...

Oleo 10w40 quando quente é igual ao 5w40, afinal o 40 é a viscosidade quando em temperatura de funcionamento, o 10w é quando voce liga o carro, usando oleo mais grosso quando frio danifica as partes moveis do motor mais cedo do que usando o 5w pois quando voce liga o carro a bomba demora um pouco mais para bombear oleo para o motor por ele ser mais grosso.

O correto é usar o 5w.

Outra coisa que voce disse "Antes eu notava uma leve fumaça ao esticar bastante ele, isso eu já tava ciente que é normal em turbos que não são zero km kkkkk"

isso se estiver acontecendo é porque os aneis ou a turbina ja estão com algum desgaste considerável, e se fuma bem em altas em baixas tambem fuma, menos é claro.

Conselho, leve o carro em uma boa oficina e verifique primeiro o estado da turbina, se ela estiver filé pode preparar mais o bolso para abrir o motor.
 
Iniciador do tópico #11
Vinao disse:
Meu amigo se seu carro ta perdendo 500ml de oleo a cada 15 dias o negocio ta bem feinho ja.

Se com 98 mil km o motor ou a turba ta fumando é porque fizeram muita caca na manutenção desse carro, oleo errado ja da pra saber que ta usando...

Oleo 10w40 quando quente é igual ao 5w40, afinal o 40 é a viscosidade quando em temperatura de funcionamento, o 10w é quando voce liga o carro, usando oleo mais grosso quando frio danifica as partes moveis do motor mais cedo do que usando o 5w pois quando voce liga o carro a bomba demora um pouco mais para bombear oleo para o motor por ele ser mais grosso.

O correto é usar o 5w.

Outra coisa que voce disse "Antes eu notava uma leve fumaça ao esticar bastante ele, isso eu já tava ciente que é normal em turbos que não são zero km kkkkk"

isso se estiver acontecendo é porque os aneis ou a turbina ja estão com algum desgaste considerável, e se fuma bem em altas em baixas tambem fuma, menos é claro.

Conselho, leve o carro em uma boa oficina e verifique primeiro o estado da turbina, se ela estiver filé pode preparar mais o bolso para abrir o motor.
Valeu pela resposta simples e objetiva.

Hoje andei a tarde toda com ele, e não vi um mm de fumaça saindo pelo retrovisor em nenhuma situação. Que estranho.

Vou logo levar numa mecanica pra ver ele direito.
 
#12
MK BoY disse:
A poucos meses quebrou uma mangueira da pressurização, uma grossa que vai logo em cima perto da MAF, e tava suja de oleo dentro.

Andre qual motivo tu acha que exclui de ser a turbina?
Igual eu disse, eu ACHO que não seja turbina. De qualquer forma ela deve ser verificada antes, pois é o mais fácil de verificar.
O motivo é que geralmente quando ta queimando do jeito que vc falou ai, é no motor (anéis). E toma cuidado, pois quando está queimando óleo assim, ele vai cozinhando e virando borra rapidinho. Se acender a luz de pressão de óleo desliga o carro NA HORA e chama o guincho. Dessa maneira você não perde o cabeçote.
 
Iniciador do tópico #13
André Dal Molin disse:
Igual eu disse, eu ACHO que não seja turbina. De qualquer forma ela deve ser verificada antes, pois é o mais fácil de verificar.
O motivo é que geralmente quando ta queimando do jeito que vc falou ai, é no motor (anéis). E toma cuidado, pois quando está queimando óleo assim, ele vai cozinhando e virando borra rapidinho. Se acender a luz de pressão de óleo desliga o carro NA HORA e chama o guincho. Dessa maneira você não perde o cabeçote.
Estranho andei o dia todo hoje, parei em farol, acelerei etc etc e não saiu um pinguinho sequer de fumaça. Se fosse no motor deveria sair direto ou ele é de veneta dia sai dia não sai?

O oleo foi trocado ontem, será que o cara não colocou muito e por isso queimou um pouco?
 
Iniciador do tópico #20
Hoje emprestei uma vareta de um 180 original medo e tá ligeiramente acima do maximo. Tomara que tenha sido excesso de óleo.. todo caso vo levar pra uma revisão quando puder