[SERVIÇO] Chip de potência / remapeamento

overspeed

Comerciante
Fiz um teste rapido num gol turbo e não gravou, precisaria fazer um Wire up num pino da central ou do conector, como eu não tinha condição de ver com calma acabou indo pro método mais simples que é substituir, mas um amigo tunner da Bélgica disse que fez inumeros A3 e golf 150 com este aparelho...
 

overspeed

Comerciante
Em ambos... conforme consegui levantar existe algumas diferenças pra cada região, e poucas unidades europeias sairam com o pino 13 do OBDII ligado ao pino 43 da central que é a voltagem para efetuar a gravação, assim desta forma é precis ligar estes pinos ao 12V.
 

Carlinho

Consultor Técnico
overspeed disse:
Em ambos... conforme consegui levantar existe algumas diferenças pra cada região, e poucas unidades europeias sairam com o pino 13 do OBDII ligado ao pino 43 da central que é a voltagem para efetuar a gravação, assim desta forma é precis ligar estes pinos ao 12V.

Então seria só fazer essa ligação do OBD2 pra central que funcionaria? A dificuldade que deve ser foda né? No plug OBD2 do A3 é fácil fazer isso?

O dia que estiver em Brasília e se não tiver feito num 150 ainda, me avisa que a gente testa no meu carro Over. (Eu pago, é claro... :grin: )
 

overspeed

Comerciante
È mais simples... precisa apenas levar 12 ao pino 43 da central, em alguns Audi e Golf o pino 13 do OBD-II é conectado ao pino 43 do modulo, ai basta levar 12V ao pino 13 do OBD-II...complicado ?..naum... tranquilo !

Preciso apenas que alguem confirme se o pino 43 é ligado realmente ao pino 13 do OBDII...se for é moleza.
 

overspeed

Comerciante
Galera... confirmado em gol / parati turbo, pode ser gravado via serial.

certamente A3 e Golf 150 pdoerão ser tbm (assim com Golf com acelerador a cabo, A3 aspro), só não podem ser gravadas as centrais com chip 27c1024 usadas em passat e alguns A4 por se tratar de M3.8.2 ainda)

Entaum se tiverem interessados é so entrar em contato
 

chedid

Administrador
poxa legal junior.... pessoal agra gravam a central sem mexer nela. quem tinha medo de mexer em solda tá ai solução
 

RPETIZ

Novato
Boa noite caro Overspeed, estava lendo o tópico em busca de algumas resposta e não querendo desvirtuar o tópico, mas acredito que você possa me ajudar.

Eu tenho um A3 1.8T 180cv 2002, andei lendo, e também comprando algumas ferramentas, que prometem fazer o upload da ECU via porta ODBII, o fato é que mesmo retirando o fusível 11, o software sempre acusa erro, no caso da ME7.X é possível fazer essa leitura direto pela serial, sem retirar a ECU do carro, ou somente em modo boot?

Qual ferramenta você me recomendaria utilizar para trabalhar com essa ECU?

PS: Não tenho a mecânica como profissão, mas estudo engenharia e trabalho em oficina mecênica, e estou com curiosidade sobre essas possibilidades de alterar o mapa do carro em um busca de maior performance. Trabalho apenas com fueltech e demais injeções utilizadas para carros de competição. Se não for pedir demais, poderia me recomendar alguns livros.

Desde já agradeço a atenção!!

Roger Petiz
 

overspeed

Comerciante
Olha... pra ME7 existem diversas ferramentas... mesmo os antigos KWP2000 conseguem ler (porem demora mais de 30 minutos e ainda assim de vez em qdo ele trava algumas centrais), depois em ordem de rapidez vem o galleto 1.250 pra cima (mas tbm tem alguns problemas de travamento de central)

essas duas são clones chineses (as originais não são fabricadas a mais de 5 anos).

Fora esse tem o MPPS (mas num aconselho a comprar clone, se vc usar uma versão de software inadequada ele trava a ferramenta em definitivo) que eu uso... mas subiu semana passada de 1.100 euros pra 1.650euros porque sofreu uma boa atualização em termos de qualidade e veiculos disponiveis.

Por ultimo..essa ferrramentas só fazem o upload/download do arquivo vc ainda tem que editar ele e corrigir o checksum (com um software que faça isso a parte ou incorporado em algumas ferramentas).

o ultimo conselho é que vc tem sempre que manter a mesma versão de software que o hardware usar... não tente usar um arquivo de um veiculo em outro ou vc pode travar a central e apenas com VAS pra destravar (ja vi cometerem esse erro pq ninguem havia avisado o carinha)
 

RPETIZ

Novato
overspeed disse:
Olha... pra ME7 existem diversas ferramentas... mesmo os antigos KWP2000 conseguem ler (porem demora mais de 30 minutos e ainda assim de vez em qdo ele trava algumas centrais), depois em ordem de rapidez vem o galleto 1.250 pra cima (mas tbm tem alguns problemas de travamento de central)

essas duas são clones chineses (as originais não são fabricadas a mais de 5 anos).

Fora esse tem o MPPS (mas num aconselho a comprar clone, se vc usar uma versão de software inadequada ele trava a ferramenta em definitivo) que eu uso... mas subiu semana passada de 1.100 euros pra 1.650euros porque sofreu uma boa atualização em termos de qualidade e veiculos disponiveis.

Por ultimo..essa ferrramentas só fazem o upload/download do arquivo vc ainda tem que editar ele e corrigir o checksum (com um software que faça isso a parte ou incorporado em algumas ferramentas).

o ultimo conselho é que vc tem sempre que manter a mesma versão de software que o hardware usar... não tente usar um arquivo de um veiculo em outro ou vc pode travar a central e apenas com VAS pra destravar (ja vi cometerem esse erro pq ninguem havia avisado o carinha)

Muito obrigado pelas dicas, eu tenho o tal do Galletto 1260, mas ele não consegue ler a minha central, até aparece os dados mas acaba ocorrendo o erro speed change, e segundo o pessoal do ECUTUNING o Galletto só consegue realizar a leitura em boot mode. Por isso fiz este contato com você, porque eu estou procurando uma ferramenta para realizar este trabalho, e vi que você já fez diversos trabalhos com a ME7.
Consegui alguns softwares como Winols e o TunerPro para poder analisar os mapas, mas uma informação que ainda não consegui é endereçamento da base dados, tipo qual palavra guarda o valor de limite de rotação, os nomes dos mapas...estou atrás de documentação da ME7.x que possa me esclarecer essas duvidas!!
 

overspeed

Comerciante
olha... ME7 se vc num tiver conhecimento de como é a estratégia vc num consegue fazer nada mesmo... documentação de ME7 é meio rara mesmo...e a maioria realmente UTIL é paga (e caro e em euros)... ta cheio de besteiras e bobagens na internet...poucos tunners que sabem como funciona de verdade abrem o que sabem.

ano passado rolou um tread num forum de chiptunning altamente explicativo, porém os moderadores apagaram em seguida porque as informações eram privilegiadas (vindas de algum DAMOS furtado) e não quiseram ser coniventes.

os nomes são obviamente sempre em alemão... por exemplo

Wichtungsfaktor für Anfettung bei Zündwinkelspätverstellung = KFLAMKR
 

rcortizo

Novato
Over, voce tem algum plano de ir no nordeste? Possuo um a3 2001 Turbo 150, gostaria de fazer um pequeno up, 180-90 estaria otimo... andando no dia a dia sera o q o consumo sobre muito?


Obrigado

Abs
 

overspeed

Comerciante
Olha..tem gente de Salvador que já andou sondando a possibilidade sim... umas duas pessoas fora vc por enquanto.

Consumo se mantem o mesmo, ou discreta melhora andando de boa; com pé mais pesado obviamente o consumo é maior...
 
Topo