Kitsune disse:Heitor,
Não estou querendo aproximar a planta pra 1ª ou 2ª ordem (embora duvide que necessite mesmo de ter uma ordem maior que 2). Só mostrei um exemplo pra tentar juntar o conhecimento prático foda que o over tem ao conhecimento teórico e fazer com que eu pudesse pensar em como realmete a dinâmica do 'processo' aí funciona!
O grande 'tchan' do negócio seria usar outro tipo de controlador, usando controle avançado, pra realizar o controle da pressão. Mas parece que só aceita PID, e é difícil um método de controle avançado resultar em um controlador aplicável em PID, ou seja, que possa assumir a forma PID.
E quanto ao overshoot, no remapeamento do chip ele ocorre?
Kitsune disse:Heitor,
Não estou querendo aproximar a planta pra 1ª ou 2ª ordem (embora duvide que necessite mesmo de ter uma ordem maior que 2). Só mostrei um exemplo pra tentar juntar o conhecimento prático foda que o over tem ao conhecimento teórico e fazer com que eu pudesse pensar em como realmete a dinâmica do 'processo' aí funciona!
O grande 'tchan' do negócio seria usar outro tipo de controlador, usando controle avançado, pra realizar o controle da pressão. Mas parece que só aceita PID, e é difícil um método de controle avançado resultar em um controlador aplicável em PID, ou seja, que possa assumir a forma PID.
E quanto ao overshoot, no remapeamento do chip ele ocorre?
Heitor disse:Kitsune disse:Heitor,
Não estou querendo aproximar a planta pra 1ª ou 2ª ordem (embora duvide que necessite mesmo de ter uma ordem maior que 2). Só mostrei um exemplo pra tentar juntar o conhecimento prático foda que o over tem ao conhecimento teórico e fazer com que eu pudesse pensar em como realmete a dinâmica do 'processo' aí funciona!
O grande 'tchan' do negócio seria usar outro tipo de controlador, usando controle avançado, pra realizar o controle da pressão. Mas parece que só aceita PID, e é difícil um método de controle avançado resultar em um controlador aplicável em PID, ou seja, que possa assumir a forma PID.
E quanto ao overshoot, no remapeamento do chip ele ocorre?
Mudar o tipo de controlador implicaria em mudar o software....nada possível para alguém que não tem acesso ao codigo fonte...mas os PIDs são bem comuns em todo tipo de aplicação de injeção eletronica...marcha lenta, transientes e dirigindo um audi vc ve que funciona, e muito bem!!
Com relação a calibração dos valores do PID (sem desmerecer ninguém) duvido que o tuner vá lá e pegue uma curva com overshoot de pressão e fique tentando deixa-la criticamente amortecida, mesmo usando metodos bem empiricos do tipo Ziegler-Nichols ou algo do genero duvido que alguem tenha paciencia e conhecimento para aplicar esse tipo de coisa.
RacerX disse:Kitsune disse:que tipo de controlador avançado existe?
Kitsune disse:By the way, Ziegler Nichols é um método BEM tosquinho. Somente se usa em casos onde a pessoa que está sintonizando a malha não pode (tempo, sei lá) ou não tem conhecimento de técnicas um pouquinho melhores e com o mesmo esforço, do tipo Síntese Direta, Alocação de pólos, etc...
RacerX disse:muito bom kitsune, mas o que eu acho que o Heitor estava tentando dizer é que os chipeiros da vida mal sabem onde estão mexendo quanto mais usando um Ziegler Nicols.... eu tmb tenho formaçao em controle e aparentemente o Heitor tmb tem..kkkkkkkkkkk.... acho q seria possivel refinar o controlador da N75 sim mas isso demandaria um tempo filo da pota! mas com certeza seria algo interessante de fuçar.
Abr!!
por isso eu usei o Z-N como exemplo se um tuner não aplica nem usando isso...imagina metodos mais complexos....
fico feliz q a conversa de eng. chegue a tal ponto mas estamos desvirtuando o topico assim se vcs (overspeed e kitsune) autorizarem transfiro os post para topicos especificos!
overspeed disse:Droga...esscrei uma resposta enorme 2x e deu algum problema na conexão na hora de enviar...
resumo do resumo... Heitor, qdo eu faço o "download" do arquivo dos 193 e dos 180 sai o exato mesmo arquivo, com a exata mesma numeração de software, hardware, etc... comparo ambos e não há nenhuma diferença entre eles... pelo menos no conteudo da Flash...
Qto ao PID, bom eu tive aulas disso antes de me formar em 1992.. mas obviamente por não trabalhar direto com isso não me lembro mais dos detalhes... tenho apenas a noção de como funciona... no caso o que a gente faz é apenas mudar o necessário, já que todo o trabalho grosso a Bosch se encarregou de fazer... a gente mexe basicamente na carga solicitada, limite da carga e no termo I, para que atinja essa carga (no caso pressão fica mais facil de entender) nas rotações que a gente quer que mude... se for ver fora os termos do PID ainda tem linearização da valvula, correções por temperatura, e até mesmo pela posição do comando (se mudar como acontece em alguns modelos de motores que usam ME7)
RacerX disse:overspeed disse:Droga...esscrei uma resposta enorme 2x e deu algum problema na conexão na hora de enviar...
resumo do resumo... Heitor, qdo eu faço o "download" do arquivo dos 193 e dos 180 sai o exato mesmo arquivo, com a exata mesma numeração de software, hardware, etc... comparo ambos e não há nenhuma diferença entre eles... pelo menos no conteudo da Flash...
Qto ao PID, bom eu tive aulas disso antes de me formar em 1992.. mas obviamente por não trabalhar direto com isso não me lembro mais dos detalhes... tenho apenas a noção de como funciona... no caso o que a gente faz é apenas mudar o necessário, já que todo o trabalho grosso a Bosch se encarregou de fazer... a gente mexe basicamente na carga solicitada, limite da carga e no termo I, para que atinja essa carga (no caso pressão fica mais facil de entender) nas rotações que a gente quer que mude... se for ver fora os termos do PID ainda tem linearização da valvula, correções por temperatura, e até mesmo pela posição do comando (se mudar como acontece em alguns modelos de motores que usam ME7)
nego ja trabalhei na oettinger e na ABT e vc está errado.....pra começar o LDRXN ja é diferente.....fora ponto e mais um monte de mapas...