[SERVIÇO] Chip de potência / remapeamento

Kitsune

Membro
O óleo troquei semana passada! :mrgreen:

Velas, filtro de combustível, eu ia trocar com 50 mil km, mas rola de adiantar!

Vou esperar o Over se pronunciar quanto a data de vinda que decido! Tô meio preocupado com o lance de ter alguém pra soldar o chip! Talvez o Jordão/Jordaum saiba alguém pra indicar!
 

RafaPR

Consultor Técnico
overspeed disse:
Se traçar curva de sobrelevação no mapa vai ver que pra 2,2 da algo perto de 0,145m³/s

ao nivel do mar: 2,2 = (Pbost+0,1+1)/1 = 1,1Bar
em Sampa : 2,2 = (Pboost + 0,1+ 0,92)/0,92 = 1Bar

Com 1Bar no motor todo stock vai dar algo perto dos 205Cv (cerca de 0,132m³/s) ou uns 225cv (cerca de 0,145m³/s) que é oque a gente diz que suporta com escape e filtro esportivo (é bem em cima do risco da linha)...

Até consegue chegar em sobrelevação de 2,3 e 0,14m³/s (daria em sampa algo como 1,1Bar de turbo) limitando a 217cv com todo o resto ainda original... mas em no ponto de intersecção do mapa... algo que num é muito aconselhável porque estas contas são apenas aproximações...

"Num tindi u qui ele falo".

Hahaha, traduz pro ignorante aqui que eu viajei bastante!!
 

overspeed

Comerciante
Tradução... quem promete mais do que o possivel acaba num cumprindo ;)

K03S tem séria limitações de fluxo, portanto não consegue-se mais do que 225cv no melhor dos casos e apelando pra filtro e escape (e obvio de motor pra motor)... vá lá no alcool por render mais, no "máximo do máximo" vc consegue ai uns 10~12% a mais... e dependendo calro do motor !

uma K03 vai ficar uns 10~15cv a menos nas mesmas condições...

Ou seja recomendação MINHA para durabilidade

pressão final em torno de 1Bar nos 180 ...vai dar uns 205Cv na K03S
pressão final em torno de 0,9Bar nos 150 ... vai dar uns 190cv na K03

Com mais escape e filtro vem mais uns 10~15v e ainda fica dentro do mapa (na pontinha, mas fica)

Antigamente o pessoal tinha medo dos 180 porque a arquitetura dele é muito diferente das Motronic antigas com acelerador a cabo... isso já é coisa do passado...
 

overspeed

Comerciante
Bom, tudo na vida estraga um dia, mas...

Mantendo a pressão final em cerca de 1bar e OB não passa rde uns 1,3~1,4 ainda fica dentro do mapa, portanto o desgaste maior fica apenas devido a uso intenso (que ocorre mesmo com tudo original), de resto... é manter o óleo sempre bom, filtro de óleo limpinho que a vida útil é praticamente a mesma.

De toda forma, se um dia tiver a fim é só me avisar.
 

House

Fundador do A3Clube
overspeed disse:
Se traçar curva de sobrelevação no mapa vai ver que pra 2,2 da algo perto de 0,145m³/s

ao nivel do mar: 2,2 = (Pbost+0,1+1)/1 = 1,1Bar
em Sampa : 2,2 = (Pboost + 0,1+ 0,92)/0,92 = 1Bar

Com 1Bar no motor todo stock vai dar algo perto dos 205Cv (cerca de 0,132m³/s) ou uns 225cv (cerca de 0,145m³/s) que é oque a gente diz que suporta com escape e filtro esportivo (é bem em cima do risco da linha)...

Até consegue chegar em sobrelevação de 2,3 e 0,14m³/s (daria em sampa algo como 1,1Bar de turbo) limitando a 217cv com todo o resto ainda original... mas em no ponto de intersecção do mapa... algo que num é muito aconselhável porque estas contas são apenas aproximações...

Desculpe mas gostaria de fazer uma correção, esse 2,2 que voce se refere é o chamado pressure ratio e se trata da:

(pressão absoluta de saida)/(pressão abs. de entrada)

Ou seja, ao nivel do mar 2,2= P2abs/1,013 => P2abs= 2,2283 => P2manometrica= 1,21bar
em campinas 2,2= P2abs/0,943 => P2abs= 2,0746 => P2manometrica= 1,13bar


que mapa de eficiencia de K03 vc ta olhando?

esse aqui é o eu tenho:
k03_2072.gif
 

overspeed

Comerciante
Heitor disse:
overspeed disse:
Se traçar curva de sobrelevação no mapa vai ver que pra 2,2 da algo perto de 0,145m³/s

ao nivel do mar: 2,2 = (Pbost+0,1+1)/1 = 1,1Bar
em Sampa : 2,2 = (Pboost + 0,1+ 0,92)/0,92 = 1Bar

Desculpe mas gostaria de fazer uma correção, esse 2,2 que voce se refere é o chamado pressure ratio e se trata da:

(pressão absoluta de saida)/(pressão abs. de entrada)

Ou seja, ao nivel do mar 2,2= P2abs/1,013 => P2abs= 2,2283 => P2manometrica= 1,21bar
em campinas 2,2= P2abs/0,943 => P2abs= 2,0746 => P2manometrica= 1,13bar


que mapa de eficiencia de K03 vc ta olhando?

esse aqui é o eu tenho:
k03_2072.gif

Heitor... dei uma aproximada (pressão atmosferica no nivel do mar de 1Bar, e em sampa de 0,92)..mas se vc notar o calculo que vc passou não leva em conta a queda de carga (pressão) da saida do compressor até a boca do TBI pelas curvas e pelo intercooler, assim a pressão que vc calculou não é a que efetivamente gera potência e que tradicionalemente dissemos que o carro usa.

Se medir a pressão na saida do compressor vai dr algo perto do que vc descreveu... se medir após o TBI (dentro do coletor)vai dar algo perto do que eu disse...ambos estamos certos... até proque a diferença é pequena...ninguem vai brigar por 0,1bar a mais/menos ! :p

vc chama de pressure ratio, em português eu conheço como sobrelevação (seria tradução, como Overspeed é sobregiro... só surge e choke que nunca vi tradução)

Sim é este mesmo o grafico... de toda forma o limite dele para sobrelevação de 2,2 é 14,5m³/s que da algo perto dos 225 cv... pra atingir isso precisa de algo medido pra dentro do TBI de cerca de 1,2Bar...e certamente fica na "marca do penalti"

Mais interessante na minha humilde opnião é deixar com 1Bar, longe ainda da vazão máxima e usar um escape e filtro pra ganhar mais os 10~15cv que normalmente se ganha.
 

Kitsune

Membro
Over,

E já temos uma data para sua vinda?

Outra coisa que gostaria de levantar é em relação a alteração do consumo do carro, caso exista. No caso do A3 150, ela é considerável? desprezível?
 

overspeed

Comerciante
Estamos acertando la no outro forum... propuz dia 14 em diante (uns 3 dias).

Consumo praticalmente inalterado andando na boa (alguns clientes dizem que chega a melhorar um pouco inclusive)...de pé no fundo.,.. ai num tem jeito
 

House

Fundador do A3Clube
entao mais pelo nipe desse mapa eu to desconfiado que essas -044 são dos 150cv mas nao acho nada q me garanta isso...

over mais de 0,1bar de pressure drop no IC? e tubagem to achando muito... mas vou dar uma conferida amanha.

e sim eu nao coloquei nem 1 bar na minha com medo de estourar..quanto de RL vc costuma a colocar nos seus carros?
 

overspeed

Comerciante
Bom, nas minhas andanças por ai a busca de informação eu achei isso num forum a algum tempo
"Dear Sir,

thank you for your interest in our products.

First of all, we don't produce any turbo that we call K03S. But I hope I can
answer your questions with the following explanations.

All the following turbos have the same installation dimensions and
thermodynamical performance. The differences are only in the actuator that
opens the turbine bypass valve:
K03-011 (5303 988 0011) 150 hp, 65 N actuator
K03-026 180 hp, 85 N actuator
K03-035 180 hp, 85 N actuator
K03-044 150 hp, 65 N actuator
K03-045 156 hp (Ibiza Cupra), 85 N actuator with 2 ports
K03-049 150 hp (Sharan/Alhambra), 65 N actuator
The 180 hp versions have an actuator with a higher opening force due to the
higher exhaust gas pressure (which is a consequence of the higher boost
pressure). Otherwise the valve would be pushed open by the exhaust gas
pressure.

The following turbos are a further development (since 2000) and have an
improved and slightly larger compressor while using the same turbine (still
with the same installation dimensions):
K03-052 180 hp, 85 N actuator
K03-053 150 hp, 85 N actuator
K03-058 150 hp/180 hp, 85 N actuator

Consequentially, putting a 180 hp turbo on a 150 hp engine will not bring
about any change in performance, but putting on a K03-052/053/058 instead of
the older versions will bring a slight improvement in engine efficiency.
Additionally, with re-mapping the ECU you can achieve about 215 hp without
danger of overspeeding the turbo. With the older turbos, 195 hp is the
limit.

With the K04 that's also commonly used (5304 950 0001) the power output
should not be more than 220 hp. That means, changing a K03-052/053/058
against a K04 does not make a lot of sense.

I hope that these details answer your questions. If you need more info, one
of our service distributors will be glad to help you. Their addresses are on
our website www.turbodriven.com.

Mit freundlichen Grüßen/Best regards,
BorgWarner Turbo Systems GmbH"

Se for mesmo realidade temos algumas considerações:

K03-044 é realmente dos 150, o que no leva a saber que o mapa acima são para as "antigas", porém tbm acrescenta uma nova informação, de que a partir de 2000 ambos usam a exata mesma turbina (o que não é confirmado pelo pessoal que trabalha com isso aqui no Brasil, mas não se pode atribuir 100% de certeza porque além da diferença ser minima e apenas no rotor frio, ainda existe o interesse econômico em se cobrar mais pelas dos 180 justamente porque ele "rende mais"... se bem que estamos no Brasil, e não me assustaria saber que aqui se tivesse mantido a turbina da versão mais antiga).

A segunda é que, por termos alcool na gasolina o rendimento aqui é ligeiramente superior ao obtido lá fora com a mesma vazão de ar... fazendo as contas APROXIMADAMENTE (melhor deixar claro dessa vez) eu cheguei aos seguintes valores nos melhores dos casos:

1Kg/s rende usando-se E100 cerca de 1580Cv
1Kg/s rende usando-se C100 cerca de 1250 a 1390 Cv (regular a premium)
1Kg/s rende usando-se E20 cerca de 1316 a 1430 Cv (comum a premium)

Acaba ficando perto novamente do que eu havia dito... pois é claro o fabricante jamais recomendaria como uso normal a "ponta do lapis" em cima do ultimo risco, e sim um pouco antes.

Outra coisa é que aqui é comum vc medir um 150 e tirar 155 Cv... e um 180 tirar 185~186 cv usando-se comum (ajuda ainda saber que o Golf GTi 193 cv usa o exato mesmo software que os 180 mais antigos)
 

House

Fundador do A3Clube
overspeed disse:
Outra coisa é que aqui é comum vc medir um 150 e tirar 155 Cv... e um 180 tirar 185~186 cv usando-se comum (ajuda ainda saber que o Golf GTi 193 cv usa o exato mesmo software que os 180 mais antigos)

o software é o mesmo..mas a calibração é diferente. Ou por software vc quer dizer calibração?

pelo que eu saiba as alguns new-beetle saiam com as K03-058 so que se cobrava mais pela versão de 180hp....mas isso é conversa de buteco nunca vi nada confiavel...aqui no brasil vc ve bastante diferença principalmente na carcaça fria...e pelo abafador na ponta.
 

overspeed

Comerciante
O software que eu digo é arquivo, portanto a calibração... é o mesmo dos Golf GTi 180 e dos 193Cv fiz um de cada na mesma semana e são identicos, PN do hardware e software... só se mudar algo de turbina, mas acho dificil... o feeling do carro é exatamente igual (e ponto, alimentação e pressão idem)
 

House

Fundador do A3Clube
overspeed disse:
O software que eu digo é arquivo, portanto a calibração... é o mesmo dos Golf GTi 180 e dos 193Cv fiz um de cada na mesma semana e são identicos, PN do hardware e software... só se mudar algo de turbina, mas acho dificil... o feeling do carro é exatamente igual (e ponto, alimentação e pressão idem)

eu nao apostaria nisso...a turbina eh a mesma mas a calibracao é diferente.
 

overspeed

Comerciante
Bom Heitor, eu fiz o upload do arquivo da central e em ambos veio o exato mesmo arquivo...

ECU Prod. 06A906032HP ECU Stg: 0261207441 software version: 360647

Eu acabei de fazer um Golf 180 com esse software com uma K16 na gasolina, 1,3bar de boost e 0,95 bar de pressão final... fiquei desde manhã ajudando a tirar vazamentos e fazendo o acerto.
 

Propeople

Novato
Se eu fechar a saida da n75 que faz o donw de pressão será que n fica mais forte o carro??

Q uma coisa eu sei,q se aumenrta a preção sem mecher na injeçao ateh 1.1 k ela regula automatico...
 

overspeed

Comerciante
a ME7 trabalha com PID, ou seja ela tenta ajustar a pressão a uma curva pré-determinada, se a N75 estiver desligada e a pressão passar pela curva que define a máxima variação de pressão entre a especificada e a atual ela toma "atitudes" para contornar isso, que inclui fechar a borboleta.
 

Kitsune

Membro
Opa!

Over,

Agora você falou minha língua. Sou Engenheiro de Controle e PID é comigo mesmo! :mrgreen:

Você que sintoniza a malha? Os parâmetros P, I e D, são ajustados de que forma?

Abraço!!
 

overspeed

Comerciante
ela já vem sintonizada pela fabrica é claro, o que a gente faz é apenas "descalibrar" ela um pouco (Auauhaahu) dependendo do conceito de quem faz o chip ou se faz ela dar um "Overshot" pra vir mais Overboost (eu num gosto, apressão sobe bem rapido...mas qdo ultrapassa o objetivo ela tende a carir pra menos do que se deseja) ou se trabalha na curva de meta dela..ai atinge mais lentamenta o objetivo mas de forma mais "igual" a forma que tem no chip...

recalibrar ela inteirinha não é trabalho pra "fazedor de chip" naum... a gente só altera ligeiramente o que precisa... até porque ainda tem a curva de resposta da Wastegate que tbm pode ser alterada pra compor uma nova pressão de trabalho.
 
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