Que óleo usar no A3?

RafaPR

Consultor Técnico
Rafael disse:
Aqui em BSB eu pago R$27,00 no litro do BR sintético 5w40...e ainda acho caro.

Sim, mas já teve um posto BR aqui de Curitiba que teve a "pachorra" de me pedir mais de R$ 40 o litro do 5w40! :numsei:

Carlinho

Consultor Técnico
Óleo BR em posto é cada um um preço. Eles ganham esses óleo na compra de combustível, e aí cada um vende pelo preço que quer...

Serious

Novato
Alex disse:
andei pesquisando sobre lubrificantes...
tem uma materia bem interessante nesse site... ( não levem em consideração os produtos e sim a materia que está abaixo dos lubrificantes)
http://www.posto7.com.br/lubrificantes.htm

cheguei a conclusão que o oleo com mais aditivos, tipo o SL ou o SM que é mais moderno.... não precisando usar aditivos tipo militec ou molycote...
outra, 5w quer dizer q a temperatura local tem q ser de -18 graus...

abç
ótima reportagem viu!

Alex

Novato
por isso usei o 15w50 da shell...

o melhor oleo q coloquei em todos os A3 q tive..
meu antes se escutava muito barulho qdo estava perto de cortar giro, e agora o motor roda bem mais macio e com o barulho muito diminuido.....a deus 5w...
e outra o galao de 4L 70 Realllllllllll mas como troco o filtro tive q comprar mais 0,5L no total 85 vom filtro....

fica aí minha experiencia, (levando em consideração que só troco com 5mil km)
vlwww

RafaPR

Consultor Técnico
Esse óleo é bom sim Alex, também atende as recomendações mínimas do manual do A3 (ACEA A3 se não me engano).

Contudo, ainda assim os sintéticos 5w40 são melhores por já atender a VW 502.00 que é a recomendada e não a mínima! ;)

Alex

Novato
rafapr disse:
Esse óleo é bom sim Alex, também atende as recomendações mínimas do manual do A3 (ACEA A3 se não me engano).

Contudo, ainda assim os sintéticos 5w40 são melhores por já atender a VW 502.00 que é a recomendada e não a mínima! ;)

como disse anteriormente o 5w é para temperaturas -18 a -25 graus.... então não vejo por quê? mas como antas já havia conversado longamente com um engenheiro que só trabalha com carros turbos e injetados... ai vai de cada um escolher o que é melhor para seu carro...
abç

RafaPR

Consultor Técnico
Alex, é isso mesmo.

A vantagem é que por normalmente os 5w serem de base sintética, você ganha também na qualidade dos aditivos de limpeza que são melhores!

kleberson

Novato
Serious disse:
Alex disse:
andei pesquisando sobre lubrificantes...
tem uma materia bem interessante nesse site... ( não levem em consideração os produtos e sim a materia que está abaixo dos lubrificantes)
http://www.posto7.com.br/lubrificantes.htm

cheguei a conclusão que o oleo com mais aditivos, tipo o SL ou o SM que é mais moderno.... não precisando usar aditivos tipo militec ou molycote...
outra, 5w quer dizer q a temperatura local tem q ser de -18 graus...

abç
ótima reportagem viu!

Perfect!
:valeu:

Will

Novato
Eu vendo toda linha de óleo Móbil. Recomendo a utilização de lubrificantes 10w40 sintéticos para nossos motores. Falo isto baseado no que foi dito pelos mecânicos da audi.

Isto com relação ao motor 1.8 20V. No caso dos turbo alimentados, recomenda-se um intervalo de troca mais curto com relação ao proposto pelo manual. Eu sugiro de 6 em 6 mil km trocar óleo e filtro.

Abraços...

Alex

Novato
o que vcs acham do oleo selenia racing 10w60? seria o mais indicado para o A3? tentei ligar em varios lugares de revenda e não encontrei..

roxo

Moderador
Meus Caros,

Eu até postei uma recomendaçào de lubrificantes da propia VW.. lá tem todos desde o de freio até o liquido de arrefecimento... em suma os carros com mais de 10 anos vai bem de 10w40....

RafaPR

Consultor Técnico
Alex disse:
o que vcs acham do oleo selenia racing 10w60? seria o mais indicado para o A3? tentei ligar em varios lugares de revenda e não encontrei..

Não tem que achar, tem que ver se ele atende à especificação exigida, só isso, hehe.

No caso do A3 o óleo deve atender à norma VW 502.2.

nirvana

Membro
Pessoal, uma a3 com mais de 100.000 km pode rodar com o SHELL HELIX HX3 K 25W60 (é semi-sintetico né) , ou melhor passar um flush (nao acho boa ideia...) e colocar um sintetico 10w40? qual marca? se alguem puder ajudar! no mais o carro tem o funcionamento PERFEITO com esse oleo shell...mas gostaria de saber se não tem problema e continuo usando ele...

RafaPR

Consultor Técnico
Poder pode, mas não é o correto.

Esse óleo é grosso demais, provavelmente é aqueles pra alta km.

Isso é bobagem, pois para mascarar problemas no motor (folgas excessivas) você está rodando com um lubrificante muito grosso que não faz o trabalho direito, como faria um mais fino, além de estar completamente fora das especificações exigidas pelo motor.

O mais certo é sempre usar aquele recomendado pelo manual, não importa se tem 10 ou 100 mil km.

Fora isso, o flush só é necessário se o motor tiver borra, situação na qual o mais recomendado é abrir o cárter e tampa de válvulas para limpar manualmente. Usar o flush quando tem borra pode ser perigoso, pois a borra pode se desprender do cabeçote, ir para o cárter e entupir o pescador ou alguma galeria mais fina.

nirvana

Membro
Pelo o que li, o F1 Master Plus 15W40, atende as especificações de uma a3 2001 correto?

o que não entendo é o seguinte, como que pode, uma shell da vida, recomendar usar algo que não é correto pro tal carro com tal quilometragem??

retirar este 25w60 e trocar por um f1 master 15w40 semi-sintetico, junto com o filtro...não teria problema?

AdrianoY

Membro
Galera, só para constar, tava fazendo uma pesquisa sobre oleos e é o seguinte... O Lubrax 5W40 no posto BR queriam me cobrar R$ 59,90 o litro. O frentista olhou a vareta do oleo e a tampa do motor e disse que o oleo tava baixo e tava com borra (o cara inventou :puto: !!!) Tava louco pra fazer a troca, disse que se voltasse, que era pra procurar ele (deve ganhar comissão). Ai eu cotei nesses lugares que são especializados em troca de oleo (tipo o Rei do Oleo) e ficou em R$ 25,00 o litro, mais o filtro original por R$ 35,00. Fica ai a dica e uma base de preços pra quem tá querendo trocar o oleo...

RafaPR

Consultor Técnico
nirvana disse:
Pelo o que li, o F1 Master Plus 15W40, atende as especificações de uma a3 2001 correto?

o que não entendo é o seguinte, como que pode, uma shell da vida, recomendar usar algo que não é correto pro tal carro com tal quilometragem??

retirar este 25w60 e trocar por um f1 master 15w40 semi-sintetico, junto com o filtro...não teria problema?

Não, vai fundo.

Só esgote bem todo óleo velho, pois não é muito recomendado misturar óleos de bases diferentes (mineral com semi ou sintético).

PS: juntei seu tópico neste que já existia. Na próxima vez utilize a busca antes de postar!