Que óleo usar no A3?

nirvana

Membro
Alex, esse oleo que vc usa é o SHELL HELIX HX5 15W50 é mineral? e troca de 4 em 4 mil? Alguem recomenda esse, visto que já to de mineral, to com medo de meter um CASTROL 5W40 sintetico por exemplo...e ferrar meu motor...
 

markinho

Membro
Eu só uso o F1 MASTER SINTÉTICO SM, aprovado VW 502 (IPIRANGA) 5W40

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F1 Master Sintético 5W40

Descrição: Óleo lubrificante multiviscoso SAE 5W40, 100% sintético especialmente desenvolvido para motores de quatro tempos turbo-alimentados ou aspirados com catalisadores movidos a gasolina, álcool e gás natural.
Principais vantagens: Melhora a performance do motor em baixas temperaturas, reduzindo o desgaste em partida a frio e aumentando a vida útil do motor. Diminui a emissão de poluentes, reduzindo o impacto ambiental.
Classificação: API SM/CF e ACEA A3/B4-04. Atende às especificações dos principais fabricantes mundiais de veículos como a VW 502.00-2005, 505.00-97, MB 229.1 / 229.3, BMW Long Life-01 e Opel GM-KK-A-025 e B-025.
Embalagem disponível: 1 litro (24 x 1 litro).

Fonte - (http://www.ipiranga.com.br/cbpiSubFilte ... lter=tipo1)
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ba4245a5a1.jpg
 

Alex

Novato
nirvana disse:
Alex, esse oleo que vc usa é o SHELL HELIX HX5 15W50 é mineral? e troca de 4 em 4 mil? Alguem recomenda esse, visto que já to de mineral, to com medo de meter um CASTROL 5W40 sintetico por exemplo...e ferrar meu motor...

semi-sintetico.
troco de 5 em 5k km
recomendo 100%
abç
 

RafaPR

Consultor Técnico
Esse que o Alex usa pode ir sem medo tbm, se bem me lembro ele também atende as exigências VW 502 que o motor do A3 requer, apesar de não ter base 100% sintética...
 

wossp

Novato
Serious disse:
Realmente , agora estou sem manual ... mas este é o meu segundo audi a3, o outro tinha manual.
apesar exigir compativel com API e normas 502.

E esta escrito no manual , pode procurar lá 5w40.
o pentosin 5w30 que quebrava motores, famoso longlife, never ever.
Mas realmente , qd estava na garantia, no meu antigo carro , este que foi registrado nas reviões. o 5w30. isso claro a muitos e muitos anos atrás.

Serious, eu tenho o manual, e já li de traz pra frente, e não acho a indicação 5w40, todavia encontrei as especificações
A- óleos sintéticos, com especs: VW 500 00 ou VW 502 00
B- óleos multiuso, com especs: VW 501 01

Há 2 anos estou com meu A3(2003) agora com 106.000. Usei o Elaion rotulo verde 5w40, durante o primeiro ano, e depois uma vez que tive que abrir o motor pois a bomba de óleo parou, e quiz ter certeza que não havia danificado nada (isto feito na AudiTech), eles aprovaram eu usar o Lubrax 5w40. Utilizei por mais 1 ano. Recentemente numa viagem do Rio-SP, na estrada a luz de óleo acendeu (parei imediatamente e chamei o guincho). Só que ao invés de enviar para AudiTech (não faço mais nenhum serviço lá, inventaram defeito no carro e perderam minha confiança e tb meu $) enviei para a oficina de um amigo que trabalho para concessionária da Toyota de Alphaville, enfim ele trocou a especificação do óleo, fiquei puto com ele trocar sem antes me questionar. Ele disse que comprou o óleo na concessionária da VW e disseram que o óleo para o A3 é o 15w30. A luz de óleo apagou, mas confesso que estou sentindo o carro meio preso, após ler tanto neste tópico, me questiono, se não devo voltar para o Lubrax 5w40 que atendia muito bem, e como já ressaltado por um colega, é mais em conta e encontra-se em qq posto de estrada.

Sugestões são bem vindas
 

wossp

Novato
Alex disse:
andei pesquisando sobre lubrificantes...
tem uma materia bem interessante nesse site... ( não levem em consideração os produtos e sim a materia que está abaixo dos lubrificantes)
http://www.posto7.com.br/lubrificantes.htm

cheguei a conclusão que o oleo com mais aditivos, tipo o SL ou o SM que é mais moderno.... não precisando usar aditivos tipo militec ou molycote...
outra, 5w quer dizer q a temperatura local tem q ser de -18 graus...

abç

Excelente matéria, obrigado por compartilhar
 

chedid

Administrador
wossp disse:
Serious disse:
Realmente , agora estou sem manual ... mas este é o meu segundo audi a3, o outro tinha manual.
apesar exigir compativel com API e normas 502.

E esta escrito no manual , pode procurar lá 5w40.
o pentosin 5w30 que quebrava motores, famoso longlife, never ever.
Mas realmente , qd estava na garantia, no meu antigo carro , este que foi registrado nas reviões. o 5w30. isso claro a muitos e muitos anos atrás.

Serious, eu tenho o manual, e já li de traz pra frente, e não acho a indicação 5w40, todavia encontrei as especificações
A- óleos sintéticos, com especs: VW 500 00 ou VW 502 00
B- óleos multiuso, com especs: VW 501 01

Há 2 anos estou com meu A3(2003) agora com 106.000. Usei o Elaion rotulo verde 5w40, durante o primeiro ano, e depois uma vez que tive que abrir o motor pois a bomba de óleo parou, e quiz ter certeza que não havia danificado nada (isto feito na AudiTech), eles aprovaram eu usar o Lubrax 5w40. Utilizei por mais 1 ano. Recentemente numa viagem do Rio-SP, na estrada a luz de óleo acendeu (parei imediatamente e chamei o guincho). Só que ao invés de enviar para AudiTech (não faço mais nenhum serviço lá, inventaram defeito no carro e perderam minha confiança e tb meu $) enviei para a oficina de um amigo que trabalho para concessionária da Toyota de Alphaville, enfim ele trocou a especificação do óleo, fiquei puto com ele trocar sem antes me questionar. Ele disse que comprou o óleo na concessionária da VW e disseram que o óleo para o A3 é o 15w30. A luz de óleo apagou, mas confesso que estou sentindo o carro meio preso, após ler tanto neste tópico, me questiono, se não devo voltar para o Lubrax 5w40 que atendia muito bem, e como já ressaltado por um colega, é mais em conta e encontra-se em qq posto de estrada.

Sugestões são bem vindas
]

eu não sei quanto ao lubrax, mas eu usaria o 5w40 que é o que manual manda... eu não usaria nunca o lubrax, já tive problemas sérios com este óleo, perdi a parte de baixo de um omega 4.1 e não uso mais....
 

Alex

Novato
wossp disse:
Alex disse:
andei pesquisando sobre lubrificantes...
tem uma materia bem interessante nesse site... ( não levem em consideração os produtos e sim a materia que está abaixo dos lubrificantes)
http://www.posto7.com.br/lubrificantes.htm

cheguei a conclusão que o oleo com mais aditivos, tipo o SL ou o SM que é mais moderno.... não precisando usar aditivos tipo militec ou molycote...
outra, 5w quer dizer q a temperatura local tem q ser de -18 graus...

abç

Excelente matéria, obrigado por compartilhar
o seu carro é turbo tbm?
cara concorda comigo que os turbo esquentam mais do que um aspirado, correto, então a vantagem de se usar um oleo ...w50
 

rcortizo

Novato
Amigos, acabei de comprar um A3 1.8T 150cv, no local onde eu comprei ninguem sabe qual o oleo ta no carro, sempre usei o mobil 1 100% sintetico. Posso usar ele sem problemas? Caso nao, qual voces acham melhor. NAo li todo o topico ainda, mas pelas partes que li, devo fugir dos oleos da br, ne?

Como nao sei qual oleo ta no carro, o melhor a fazer e uma limpeza do sistema e depois por o oleo novo, correto?

Abs
 

RafaPR

Consultor Técnico
rcortizo disse:
Amigos, acabei de comprar um A3 1.8T 150cv, no local onde eu comprei ninguem sabe qual o oleo ta no carro, sempre usei o mobil 1 100% sintetico. Posso usar ele sem problemas? Caso nao, qual voces acham melhor. NAo li todo o topico ainda, mas pelas partes que li, devo fugir dos oleos da br, ne?

Como nao sei qual oleo ta no carro, o melhor a fazer e uma limpeza do sistema e depois por o oleo novo, correto?

Abs

Não tem nada a ver fugir dos óleos da BR. São ótimos lubrificantes e inclusive o 5w40 sintético é homologado pela VW e atende à norma VW 502.00 exigida pelos motores 1.8T.

Sobre a segunda pergunta, é o melhor sim. Desse jeito você tb já averigua se o motor tá com borra ou não!

Mas não caia na besteira de fazer limpeza utilizando aqueles "Flush" de posto, limpeza só se feita do jeito certo: abre o cárter e tampa de válvulas e limpa manualmente os resíduos de óleo/borra do cárter, cabeçote e principalmente no pescador. É a única maneira segura e eficaz!

Usar produtos pode soltar borra e entupir o pescador...
 

jaltinier

Plantonista
Eu uso Selenia K 100% sintético...tenh0 pavor de formar borra...já estou com o oleo rodando uns 4mil km...acho que vou trocar novamente...to fora de borra...ah..só uso shell v-power de um posto que é da própria shell...

abraço
 

nirvana

Membro
Não tenho como deixar de postar nesse topico, os beneficios da conversão do a3 pro alcool, impressionante, como o oleo sai Limpo e amarelo, mesmo apos 4500 rodados...

tem seus prós e contras...até agora os contras não superaram os prós.
 

chedid

Administrador
cara apenas saiba que mesmo amarelo num quer dizer que num esteja ruim... carro alcool num gera borra, mas dizem que alcool agride mais o óleo que o carro a gasolina....
 

jaltinier

Plantonista
Nirvana, o carro a alcool sai com o oleo apenas com aparencia de limpo, mas na verdade ele apenas não escurece o oleo...como acontece no carro a gasolina...mas de fato o alcool zoa menos o oleo...

abraço
 

Ducatboy

Novato
Ola galera!
Acabei de comprar um A3 1.8 T 150.

A luz de pressão de oleo ascendeu e tive que adicionar sem ter tempo de pesquisar.

O antigo dono tinha falado que sempre colocou Pento 0w30.
Como não achei, fiz a troca com Castrol 0w30. O que vocês acham desse oleo? esta certo?

Qual o melhor oleo para esse motor?

Grato
 

Northon

Membro
se a luz da pressao do oleo acendeu pode ser q seja borra... se nao acendeu mais era pouco oleo]

recomendo trocar, se vc misturou nem ande mais, pode ferrar de vez

eu boto elaion sintetico 5w40
 

Raggi

Novato
Galera. O que dizem do TOTAL QUARTZ 9000 100% SINTÉTICO (SM - 5W-40). Atende as especificações do A3 1.8T (180 cv) ?
 
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