no meu omega turbo, na primeira vez que coloquei já acendeu a luz de óleo por uns 2 minutos nunca fez isso com o outro óleo e o motor num tinha 20milkm, ai como apagou rodei com ele, em antes da primeira troca com este maldito óleo o motor bateu, abrimos, bronzinamento ferrado e vira todo riscado, falta de lubrificação e não tinha borra no motor, retificamos e montamos com a mesma bomba de óleo só que outro óleo, e pronto ficou perfeito, tenho 100% que foi óleo. não coloco óelo desta marca mas nem que paguem.... perdi a confiança.
Entao como disse nosso amigo, heitor, procure sempre um oleo naquelas especificacoes, independente da marca, mas o grande lance do A3 turbo como todos sabem e a questao da Carbonizacao que nesse carro e gravissima, bom por mais capricho que tenhamos com oleo infelizmente a gasolina que usamos no brasil e de dar medo....e tem gente que vai falar que abastece sempre no mesmo lugar e tal, mas e impossivel, e quando viaja voce abastece onde?dados comprovados, 1 a cada 2 postos adulteram seus combustiveis.....nesse intuito e para parar de ficar descarbonizando o motor (ja o fiz 3 vezes.....)resolvi passar o A3 para Alccol, queiram ou nao ou gostem ou nao, e um combustivel que quase nao da borra....alem de q no maximo os donos de postos podem colocar agua para adulterar...ja na gasolina..........resumindo fiquei apreensivo no comeco e meio triste...mas era isso ou ficar abrindo o motor o que eu acho pior....entao pesquisei bastante e achei um equipamento que deixa o carro flex segundo a revista 4 rodas(se eu nao me engano) o unico que realmente deixa o carro flex ate com aumento de potencia no alcool, resumindo eu mesmo instalei....e fiquei e estou impressionado com o rendimento e performance do motor...ficou show....melhor q na gasolina...e no frio nao tem dessa de ficar ranheta nao...o bixo ta valente....bom achei valido compartilhar essa noticia porque ficou muito bom mesmo.....mas ja me disseram que pode ferrar a turbina(um mecanico) nao vi logica no que ele me disse mas se alguem puder me esclarecer algo...so viria a agregar....abracos...
eles só aumentam o tempo de permanência de abertura dos bicos de maneira grosseira, nem de longe vão te dar o acerto adequado no álcool...
até porque os bicos do A3 de fábrica não tem vazão suficiente pra trabalhar bem no álcool.
E tem outra, uma ou outra vez que você abasteça num posto desconhecido não vai ferrar seu motor. Eu sempre abasteço com gasolina de qualidade e tenho certeza que vai ser difícil formar borra no meu motor tão cedo...
até pq outro segredo pra não formar borra é continuar usando óleo sintético, mas adiantar as trocas pra 5 mil km. Feito isso e com gasolina boa, dificilmente vc terá problemas com borra...isso inclusive o próprio manual do carro diz, que em condições de uso severo as trocas devem ser adiantadas, mas todo mundo continua trocando só aos 10 mil km e esquece que uso diário em trânsito pesado é mais do que severo pro carro...
e tem outra questão, da minha experiência com outros carros a conversão pra álcool nunca fica 100%. Ele até funciona bem e tal, mas nem de longe fica com a mesma suavidade e linearidade do motor original rodando na gasola, e isso que eu converti fazendo chip na injeção original, que é a opção que vai te dar o melhor acerto.
tem outro ponto grave, como disse antes os bicos do A3 não tem vazão suficiente pra trabalhar bem no álcool e a gente sabe que álcool não é essa maravilha toda tb não...tem muita adulteração da mesma maneira que a gasolina.
Só que no álcool misturam água, o que é pior, pois no teu caso que o carro já ta trabalhando com a mistura extremamente no limite e longe do ideal se ainda entrar um combustível c/ água junto...vai ficar extremamente pobre a mistura.
E todo mundo sabe que mistura pobre + turbo = caca na certa...
eu uso o recomendado pelo fabricante
100% sintetico 5w40, lubrax BR petrobrás
encontra em qualquer posto BR , e atende a norma 502
tem que se usar esta recomendacao por causa do seguinte
o motor do audi demora a esquentar na , entao nao se pode usar um oleo 10w ou 20w , tem que começar com 5w , o proprio fabricante fala.
outra coisa,
na estrada , ele tende esfriar
ele nao trabalha a 90 e sim 80 , 70º, e varios usuarios vao concorda comigo , ele esfria mesmo
entao um oleo 20w50 , o 50 nao serve é mt espeço , no maximo , maximo , 40
Para os turbo é 5w30. Faço manutenção do meu carro numa oficina especializada audi, que foram os mecânicos + gerentes da Audi daqui de Brasília saíram da concessionária e montaram a oficina e eles mesmo recomendam 5w30 nos A3 T, para os aspro sim dá pra usar 5w40.
Realmente , agora estou sem manual ... mas este é o meu segundo audi a3, o outro tinha manual.
apesar exigir compativel com API e normas 502.
E esta escrito no manual , pode procurar lá 5w40.
o pentosin 5w30 que quebrava motores, famoso longlife, never ever.
Mas realmente , qd estava na garantia, no meu antigo carro , este que foi registrado nas reviões. o 5w30. isso claro a muitos e muitos anos atrás.
No manual não existe nenhuma menção as temperaturas de funcionamento do óleo (X w Y), apenas que deve atender à norma VW 502.00 ou no mínimo a ACEA A2 ou A3, algo assim.
bom...
pequisei 3 marcas de óleo que contemplan a 502, a2 a3,
por exemplo1:
8100 X-Cess 5W40
Lubrificante 100% sintético, desenvolvido para motores 4T gasolina, álcool, diesel e GNV de veículos de passeio. Aprovado nas mais recentes e severas normas técnicas para desempenho de motor. Maior durabilidade do óleo e longevidade do motor.
Especificações: ACEA A2/A3/B3/B4 - API SL/CF
Homologações: VW 502.00 ; BMW LL-98; MB 229.3; OPEL/GM LL B 025;
PORSCHE
por exemplo2:
outro óleo, não atende a2.
8100 X-Max 5W30
Lubrificante 100% sintético especialmente formulado para os intervalos de troca flexíveis dos motores BMW a gasolina ou diesel passeio que requeiram a homologação LL-01 e para os motores Mercedes Benz a gasolina ou diesel passeio com motor tipo: 646, 647, 648 e 271...que requeiram a homologação MB 229.5.
Também para os motores VW que recomendam as norma VW 502.00.
Especificações: ACEA A3/B3/B4 - API SL / CF
Homologações: BMW LL-01 – M.BENZ 229.3 e 229.5
me corrijam se eu estiver errado... com certeza não sou o dono da razão , sou apenas mais um proprietário feliz com dúvidas.
Só estou repassando a informação do óleo 5w40 me foi passada pela www.carbase.com.br, antiga concessionária audi, dão curso de manutenção de audi para tudo que é autorizada no país. Tem que ser sintético por causa da temperatura da turbna , tem que ser 5w devido que precisa ser fino quando frio devido a 20v, e tem que entre w30 e w40 devido exigir uma viscosidade mais grossa para rotação , caso contrario mistura oleo com combustivel e o combustivel vira borra no motor com o tempo , se ficar na turbina é perda certa.
Valeu gente , aguardo mais comentarios e opinioes
mas o manual nao diz 502 , ou a2 , ou a3
serious, no manual do meu carro ele recomenda essas especificações que falei, quando tiver em casa vou confirmar e postar aqui em qual página está, pois eu lembro que inclusive procurei bastante se tinha alguma menção as classificações de temperatura de trabalho e não tinha..