Melhor Gasolina

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Novato
Galera, estou procurando um posto de confiança no ABC com podium verdadeira. Se alguém tiver alguma dica será bem vinda.
Achei o link aonde explica exatamente tudo sobre sobre a podium segunda a visão da petrobras. Só não fala aonde tem um posto honesto.

De qualquer forma, segue:

http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/deolhonocombustivel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA09_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085000000_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z
 

drehfs

Membro
Peguei esse post do SPITFIRE do VWGOLFCLUB !!

Muito interessante !! não sei se alguém já leu.



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QUOTE(Luizão' timestamp='1364359873) [/background]
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Eu já comentei sobre isso aqui no fórum. Vou acabar repetindo alguns conceitos... Nos motores de injeção direta, os bicos injetam o combustível diretamente na câmara de combustão:

motores-de-injecao-direta-2.jpg


Dessa forma, as válvulas de admissão não tem contato com o combustível. Qual o problema disso? A carbonização excessiva das válvulas de admissão quando nào se faz uso do combustível adequado e/ou de óleo correto. Ao usar uma gasolina com alto teor de enxofre (gasolina comum, aditivada ou premium), teremos uma formação excessiva de residuos na queima, como pode-se notar, por exemplo, na ponteira de escapamento dos carros com o motor 2.0 TSI que não usam Pódium.

Ponteira de escapamento de um Jetta TSI que não usa Pódium:
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002oa.jpg


Ponteira de escapamento de um Jetta TSI que sempre usou Pódium:
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Imagem reduzida 64% do seu tamanho original [ 800 x 600 ][/background]
003lte.jpg


Qual a correlação disso com os depósitos nas valvulas de admissão se elas não tem contato com gasolina? A causa da carbonização se deve aos restos de fumaça do EGR e aos vapores de óleo do sistema PCV. Motores de injeção direta produzem uma quantidade muita grande de óxidos de nitrogenio, sendo que isso foi bastante amenizado com o sistema de recirculação dos gases de escapamento (EGR). Se utilizamos uma gasolina com alto teor de enxofre, teremos uma produção grande de residuos na mistura, que devido ao EGR voltarão para o coletor de admissão, se depositando nas válvulas de admissão. Como não passa gasolina pelo coletor de admissão, tais válvulas não são "lavadas" e os resíduos começam a se acumular com uma intensidade muito maior do que nas valvulas de escape, que por trabalharem com uma temperatura mais alta literalmente queimam tais residuos. O sistema PCV (ventilação positiva do cárter) é utilizado para remover gases que escapam da câmara de combustão e que se acumulam no cárter, mandando-os de volta para o coletor de admissão. É necessário também para que os motores consigam atender aos niveis de emissões propostos. Usar um óleo com alto teor de enxofre (alto SAPS) tende a acelerar o processo de carbonização nas valvulas de admissão. É por isso, que os fabricantes recomendam para motores de injeção direta o uso de óleo lubrificante com baixo teor de enxofre (SAPS baixo). Para o Vw/Audi, devem atender ao protocolo 504.00. É preciso entender que usar uma gasolina com alta taxa de enxofre (comum, aditivada, premium) e/ou óleo com alto teor de enxofre trarão danos normalmente a longo prazo nesses motores. Normalmente começa depois de 60 mil km, com piora progressiva (imperceptivel no inicio) do desempenho e do consumo.

Seguem fotos do que se costuma encontrar:

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DSC08797.JPG

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Essa carbonização que ocorre nas valvulas de admissão ocorre com muito mais frequência nos países do continente americano devido a maior concentração de enxofre na gasolina. Na Europa, onde o teor de enxofre é baixo na gasolina, isso não costuma ocorrer. Querem exemplos? A revista alemã fez um teste de longa duração (100 mil km) com um Tiguan 2.0 TSI (EA888). Ao final do teste, constataram que o motor estava em ótimo estado, a ponto de considerarem como aquele de melhor estado nessa km em relaçào a todos os carros que já haviam sido testados. Com 100 mil km, estava andando mais e gastando o mesmo em relaçào ao teste nos primeiros km. Para os curiosos, segue o link: http://www.autobild....st-1158531.html

Aqui no Brasil, a 4 Rodas fez um teste de longa duração (60 mil km) com o Pug 3008 1.6T de injeção direta usando gasolina comum. Ao final do teste, o carro continuava funcionando perfeitamente e continuava tendo desempenho elogiavel. No entanto, ao fazer os testes de desempenho antes do desmonte, descobriram que o desempenho geral havia piorado (0-100 km/h piorou 1,1s). Ao desmontar o motor, constaram que as válvulas de admissão estavam bastante carbonizadas e que os pistões estavam tão carbonizados que logo começariam a riscar a camisa dos cilindros.

Quanto ao video que originou o tópico, a falha dos bicos comumente tem correlação com gasolina adulterada. Residuos acabam travando o bico aberto. Infelizmente, aqui no Brasil, é dificil poder confiar na qualidade da gasolina adquirida. O etanol é tido como vilão por alguns que se esquecem que mundo afora tem sido cada vez mais usado junto a gasolina em substituição aos outros antidetonantes como o MTBE que é cancerigeno. Nos EUA, a gasolina tem entre 10-15% de etanol (E10-15). Na Europa, muitos países vendem gasolina com 10% de etanol (E10).

A Vw/Audi até mesmo está por lançar uma versão do 2.0 TSI apta a utilizar E85. Os motores de injeçào direta foram desenvolvidos para usarem gasolina com menos de 50 ppm de enxofre. No Brasil, infelizmente temos apenas a Pódium (30 ppm) preenchendo esse pré-requisito. Custa caro (3,789-3,999/litro aqui em Curitiba), é vendida com adulteração por alguns postos e não está disponível no interior da maior parte do país. Realmente é dificil encontrar alguém que faça uso constante como eu costumo fazer. Acredito uma parte não use porque não sabe dos seus benefícios e outra (principal) devido ao seu maior custo. Ao meu ver não tem muito cabimento investir num carro bom e usar gasolina ruim. A maior parte dos motores turbo de injeção direta foram desenvolvidos para rodarem idealmente com gasolina de 91 octanas. Nào custa lembrar que a gasolina comum/aditivada tem apenas 87 octanas, que costuma ser o minimo que esses motores costumam tolerar. O fazem atrasando ponto e diminuindo a pressão do turbo. Ou seja, o dono não estará utilizando o pleno potencial do que tem em mãos. Já vi muita gente parando carro bom em posto de bandeira branca para por gasolina comum em promoção.

O último exemplo foi de um amigo que comprou um BMW X6 50i e que sempre usou gasolina comum. Reprogramou e continuou usando gasolina comum baratinha. O barato acabou saindo caro, porque o carro fora da garantia acabou tendo problema em 4 bicos injetores. Parace que agora se convenceu que vale a pena usar Pódium. Para aqueles que moram em locais onde nào existe Pódium, resta aguardar para que o governo ponha em prática a norma 38 da ANP em janeiro do ano que vem, obrigando que toda gasolina seja aditivada e que tenha menos de 50 ppm de enxofre, tal como ocorreu com o diesel. Acho dificil que isso aconteça, visto a atual situação da Petrobras. Mas não custa acreditar que pode acontecer.

Aos que mesmo assim duvidam disso, sugiro a leitura desses links:

http://mbworld.org/f...on-buildup.html
http://www.audizine....Carbon-Build-up
http://forums.audiwo...d.php?t=2796154[/background]

 

freple

Membro
PQP!!! Animal a explicação....sempre usei pódium....recomendei ao @drehfs, pra q continuasse a fazer o mesmo com o meu ex-manco, q agora está com ele....c/ pódium+óleo de boa qualidade vc terá um motor sem t dar dor-de-cabeça!
 

MarceloA3T

Membro
Muito bom @drehfs, isso é o que tenho de informação ha muito tempo, sempre li sobre a carbonização e acumulo de residuos após a queima de gasolina comum, aditivada ou premium.

As fotos falam por si... Ou seja a duvida que alguns tinham sobre o Tsi, o uso de Podium é praticamente obrigatorio ! Se não der problema agora vai dar após os 60 mil, ou quem sabe com o próximo dono do veículo.

Dá uma olhada aí sobre o que sempre conversamos @[member='Sidney'], @freple, @Amabur, @madmax, @rogeriocabral, @BrunoBresciani
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Sim, o podium ajuda... mas mesmo assim, nos motores de injeção direta TSI/FSI o problema de carbonização ainda existe.
 

freple

Membro
e pra descarbonizar há algum produto mais indicado, ou tudo q tem no mercado é balela...tem mesmo q desmontar o cabeçote, válvulas, etc...
 

freple

Membro
@mfractal
vi o post dele....vlw pelo lembrete!

vou comprar os 2 produtos pra testar no gemada....porém, o do óleo esperarei a próxima troca, pois acabei de trocar.... :(
 

Pgo

Novato
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Velho Luizão (kra q fez esse post) manja d+ se n tem noção esse mlk eh considerado o Rei do TSI aqui no Br.... vlw [ ]´s
 

shogun

Novato
tem um posto perto de casa que a comum é o mesmo preço da aditivada!!!!!!!

Alguem desconfia que tem algum rolo nessa historia?
 

Cfacioli

Membros VIP
Se nao passa gasolina pela válvula de adm e ela carboniza justamente por causa disso, como q qualquer aditivo vai promover descarbonizacao?

Em sistemas onde passa gasolina eu ja duvidava, agora com injecao direta, parece ser pura enganacao.


Enviado de meu GT-S7562L usando o Tapatalk 2
 

freple

Membro
@drehfs
Sim!
...pelo q eu entendi é um frasco a cada 50litros q vc abastece...tipo aqueles aditivos vendidos em posto da marca STP, só q dessa marca parece ser a q a Audi utiliza....
 

Claudião

Novato
Não sei qual o interesse do povo e se a empresa vende diretamente.... de repente se juntar um pessoal consegue fechar uma caixa do 336.

TUNAP do Brasil Comércio de Produtos Químicos Ltda.
Rua Cancioneiro de Évora, 190 – 2[sup]o[/sup]andar
Bairro Santo Amaro – São Paulo – SP
CEP 04708-010
BRASIL
Telefone: +55 11 5181-4343
Fax: +55 11 5181-4660
E-Mail: [email protected]
Internet: www.tunap.com.br
 

Claudião

Novato
Galera, estou procurando um posto de confiança no ABC com podium verdadeira. Se alguém tiver alguma dica será bem vinda.
Achei o link aonde explica exatamente tudo sobre sobre a podium segunda a visão da petrobras. Só não fala aonde tem um posto honesto.

De qualquer forma, segue:

http://www.br.com.br...podium de a a z


Mano, abriu um novo posto BR em Sao Bernardo, fica na senador vergueiro, proximo aquela nova passagem de quem vem da anchieta

e passa por debaixo da senador. Preço, 3,399 , e 100%. O proprietário saiu na região e fez a divulgação e garantiu o produto.

Já entupi o tanque lá !!
 
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