Luz de Oleo acionando no Painel (Computador de Bordo)

Northon

Membro
melhor por num guincho, ou pedir pro mecanico vir e medir a pressao da bomba de oleo... teu motor tem resquicio de borra na vareta e tampa de oleo?
 

ThiagoF

Membro
Northon disse:
melhor por num guincho, ou pedir pro mecanico vir e medir a pressao da bomba de oleo... teu motor tem resquicio de borra na vareta e tampa de oleo?

Northon, entao cara olha na vareta naoo tem nada de borra.. e na tampa de oleo tbm nada..limpinho..hj ainda enfiei o dedo la dentro e mexi e mexi ,..tipo assim da uma sujadinha no dedo sabe mais acredito que eh normal da combustao do mootor nao eh?. quando comprei o carro levei nesse mecanico de confiança e eu tenho certo conhecimento em motor..eu acredito que esteja totalmente livre de borra..
Pelo que eu disse vc acha possivel ter borra??
 

magoo

Membro
quando o veiculo da borra não é possivel visualizar na vareta nem na tampa de oleo pq basta um pouco de borra na boca do pescador pra acusar pressão de oleo
já tive de parar meu carro 3 vezes em 2 anos acusando pressão de oleo, e todas as vezes realmente tinha borra tampando a passagem de oleo no pescador
entao conselho que eu posso dar e que apitou 3 vezes a apareceu o simbolo de oleo em vermelho pode parar o carro na hra e pedir reboque
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Problema de Audi mesmo por conta de borra ... mas olhem a histórinha que vou contar:

Realmente o magoo tem razão em relação a borra impedindo a sucção no pescador ... o bicho apita mesmo e ainda o risco de vc não ter a lubrificação eficiente na parte de cima (cabeçote ) do motor .. quem mais sofre é justamente o tensor da corrente de comando, ele começa a apresentar problemas e fica aquela zuada de corrente com metal .. ai só trocando a peça ou os reparos se vc tiver sorte, a peça sai ai por umas 700 pilas e os reparos coisa de 150 ... fora a mào de obra e o conheciment que tem que ter para colocar os comandos sincronizados.

O problema de borra nos argolas é cronico mesmo, a unica alternativa valida é a limpeza mecanica (desmontar e limpar tudinho) aliado com a troca do oleo e filtro (oleo bom e filtro bom dentro da faixa de km recomendada) nada de achar que oleo sintetico roda 10mil ou essas conversas de posto ou mexanico ... aqui o Sr. Suco (Tang) postou um comentário sobre lubrificação que pra mim é sacramentado ....

Outra coisa que deve ser avaliada é a limpeza do suporte do filtro de oleo ( foto ). Nele fica a tal "cebolinha de pressão do oleo" essa peça também retem a borra e outras impurezas do oleo o que faz o sensor entender que tem alguma coisa errada ..... eu aconselho a limpeza dessa peça, caso vc va desmontar pra fazer a limpeza mecanica do carter, cabeçote e pescador. A bomba de oleo tb pode fazer essa anomalia .. mas defeito na bomba é muito raro eu acho um dos componentes mais bem dimencionados e resistentes de nossos argolas .. mas nào descarto tb.

suporte+de+filtro+de+oleo+audi+1+8+campinas+sp+brasil__4B4BCB_1.jpg


suporte+de+filtro+de+oleo+audi+1+8+campinas+sp+brasil__4B4BCB_2.jpg


Já vi avisos no CB é fiz toda a varreduras e disgnosticos possivéis e nada ... ai pesquisando achei um cara que mandava funcionar o carro e deixar a tampa de oleo aberta por um tempo ( coisa de 10 minutos) não sei porque .. mas foi justamente esses procedimento que fez essa anomalia sumir do carro de um amigo ... até hoje eu não sei o porque disso .. mas já que resolveu ... bola pra frente.

Tenham em mente uma coisa ... não desconsidere os avisos do CB .. apitou, acendeu .. para o argolas e verifica ... se ficar complicado, gasta com guincho que vai sair mais barato do que vc "achar" e se ferrar depois .....
 

simpa

Novato
Amigos, o meu argolas CNTINUA apitando óleo no CB as vezes...
Ele sempre apitou, mas como ele focou muito tempo na oficina, eu andei muitopouco com ele. De 1 mes pra cá, tenho rodado mais com o carro. Hj mesmo rodei uns 60km e apitou 2 vezes. Já mandei 2 mecanicos avaliarem e os 2 falaram q não acharam NADA! Tudo sem noção, agora vou levar num outro mecanico e ficar de cma pra ver. Eu desconfio que pode ser essa peça que tirei uma foto com o carro no elevador, ela fica abaixo do carter e notem q ela tem uma parte afundada, alguem sabe exatamente q peça é essa ? eu acredito q seja o sensor do oleo.:

03112011665.jpg

By rodsim at 2011-11-21
03112011664.jpg

By rodsim at 2011-11-21
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Esse ai é o sensor do nivel do oleo ... se o oleo baixar ele avisa ... no CB tá dando esse aviso ? do nivel ou da pressão do oleo ? Se o oleo tá no nivel e aciona como se nao tivesse, pode ser ele sim ..
 

magoo

Membro
gabrielm disse:
isso procedo mesmo, magoo?!

bom saber...sorte que tenho cobertura pra guincho...

Coisa + comum q tem em audi principalmente os turbo é a tal da bendita borra
Todos amigos meus que tem audi 1.8T já tiveram aviso de pressao de oleo e era borra (e olha q eu conheco mta gente q tem a3)
Mas nao eh nenhum bicho q 7 cabecas é só tirar o carter e limpar o pescador, qualquer mecanico fundo de quintal faz o servico barato

Em relacao ao aviso de nivel de oleo do sensor que o simpa postou a foto
o aviso no pc de bordo é diferente quando o problema é nivel de oleo
e costuma quando ocorre problema nesse sensor ja acusa em amarelo "avaria sensor" e aparecer o simbolo de oleo
 

ThiagoF

Membro
Galera hj visitei meu mecanico de confiança, amanha audera vai de guincho mesmo pro garoto nao ter nenhum risco a sua saude ..srs
entao ele cogitou possibilidade de borra no pescador,.amanha vai medir pressao da linha e tals.. no caso ele me passou que pretende medir caso a pressao caia irá fazer um flush com um produto que ele compra por fora..diz que ngm sabe a formula mais que o negocio eh phoda,..e depois ira retirar o carter,..limpar tudo..limpar o pescador,..tirar a tampa de valvula e dar uma limpadona la e tals.. só achei um pouco salgado. pois ele me edisse que fora os litros de oleo,..filtro..junta da tampa , só de liquido do flush e mao de obra dele 350R$,.achei um pouco caro pois eh um serviço sem segredo!
vcs acham que esta dentro dos parametros?, pois sou meio novato com audi na oficina
 

magoo

Membro
se fosse só tirar o carter e limpar o pescador R$150 de m.o. tava bem pago
agora nao sei sobre esse produto nem preco dele
 

Micuim

Membro
Esse fush é um divisor de opniões...
Tem gente que não faz porque diz que ele provoca a soltura de partículas sólidas, mas algumas não se descolam no mesmo momento, ou seja, depois, com o passar do tempo, algumas destas impurezas vão se soltando e entupindo o pescador e galerias de lubrificação...
Outros dizem que se fizer o fush e depois retirar o carter e limpar, fica tranquilo...
No meu caso, quando peguei meu A3T, meu compadre, que trabalha na Hankook aqui de Vitória, disse que faria o fush... fiquei meio sismado, mas deixei rolar... Não deu nada não, mesmo sem retirar o cárter... só trocou o óleo...
Mas sou bem sismado com óleo em motores turbo...
Desde a época do meu GT, troco óleo e filtro de 3 em 3 mil Km...
Podem me achar doido, mas até agora tem funcionado muito bem...
O óleo sintético, por si, já é detergente, ou seja, já vai limpando o interior do motor...
Minha tese é de que aos poucos meu motor ficará limpo e livre de borras (se elas existirem)... Daqui uns dias vou trocar a junta da tampa de válvulas e verifico o estado da parte superior...
Só prá constar, meu irmão tem um Passat 150cv e começou a dar sinal de mal lubrificação... O mecânico retirou o carter e realmente o pescador estava muito impregnado de sujeira... Teoricamente, nem precisaria trocar a bomba, mas como meu irmão já tinha até comprado, trocou assim mesmo...
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Tb não sou fã dos tais flushs ... pelo motivo explicado pelo Micuim e ainda pelo fato da mairia desses produtos terem solventes que acabam com os retentores plasticos das sedes de valvula, olha ai vc tendo vazamento de oleo pelos retentores e o bicho fumando quando liga pela manha, quando tava pesquisando sobre esse assunto achei somente 1 produto da Bardhal que nào tem solvendes em sua formula .. mas como ja tinha decidido que não iria fazer esse tipo de procedimento deixei quieto. Melhor, na minha opinião, e desmontar e limpar (uso simple green e ainda não achei coisa melhor) deixar o oleo velho escorrer todo coisa do carro parado 1 dia todinho, no outro dia montagem.

Sobre o preço do serviço vai do prfissional .. se ele nào vai fazer merda (espanar parafusos, fazer os procedimentos de selagem com produto apropiado para a tampa de valvulas e o carter, limpeza de responsa e te deixar tranquilo ) acho que 200 pilas tá bem pago !!!!!
 

Micuim

Membro
Por falar em selante, existem alguns que o pessoal usa que não são os originais da Volks/Audi. Quando falaram sobre o assunto aqui, disseram que o selante da Volks é um silicone especial. Outros, que colocaram os não-originais, utilizaram cola mesmo, tipo veda junta... Aí fico na dúvida, pois o silicone, pela lógica, possibilitaria a abertura da tampa de válvulas sem estragar a junta num eventual reparo de outra parte do comando, enquanto estas colas, em tese, acabariam por estragar a junta... E aí?
 

roxo

Moderador
Micuim disse:
Por falar em selante, existem alguns que o pessoal usa que não são os originais da Volks/Audi. Quando falaram sobre o assunto aqui, disseram que o selante da Volks é um silicone especial. Outros, que colocaram os não-originais, utilizaram cola mesmo, tipo veda junta... Aí fico na dúvida, pois o silicone, pela lógica, possibilitaria a abertura da tampa de válvulas sem estragar a junta num eventual reparo de outra parte do comando, enquanto estas colas, em tese, acabariam por estragar a junta... E aí?


Meu Caro,

Realmente tem que existir o uso do selante tanto na tampa de valvulas como no carter, o que é chamado de junta liquida. Bem no carter todos sabemos que os argolas não usa junta, e sim, o selante (junta liquida) a VW usa um selante especial para esses fim .. ai pesquisando, conversando, mandando e-mail .. advinha ? o mesmo material temos por au com outro nome e fabricação, o que muda é somente a embalagem é esse aqui:

silicone%20loctite%20598%20black%2070g.jpg


Já na tampa de valvulas, existe o uso da junta que deve ser aliada com a aplicação desse mesmo vedante em alguns pontos criticos de vazamento, conforme ordem tecnica da propia Audi ... tá ai o link do procedimento:

http://a3clube.com/viewtopic.php?f=...+valvula&sid=e4f632da1395a58c4c1ba0665a147b14

:cool: :legal:
 

ThiagoF

Membro
entao,..duro eim ter que pagar 350 R$ de m.o fora as peças,..junta,.oleos, filtro e tals.. o duro que nao conheço ngm mais de confiança sabe..
dilema
 

Micuim

Membro
Roxo, valeu meu brother!!!! Vou providenciar este selante aí e imprimir o esquema para deixar com o mecânico... Afinal, paguei 152 pilas na junta e não quero imprevistos...
 

gabrielm

Novato
vou acompanhar os acontecimentos pois preciso refazer a rosca do carter...dae ja estou pensando em fazer a limpeza e a do pescador...tudo que falaram ai...menos o flush...
meu carro nao tem nenhum sintoma....o que voces acham? posso fazer né?!
 

roxo

Moderador
gabrielm disse:
vou acompanhar os acontecimentos pois preciso refazer a rosca do carter...dae ja estou pensando em fazer a limpeza e a do pescador...tudo que falaram ai...menos o flush...
meu carro nao tem nenhum sintoma....o que voces acham? posso fazer né?!


Meus caros,

Gabrielm - Pode não VC DEVE .... atentar para que o mecanico nao espane os parafusos que prendem o carter, boa limpeza do pescador com o escorrimento total do oleo, limpeza do cabeçote sem o uso de produtos que danifiquem os retentores ou tuchos, montagem com o uso do selante e os procedimentos.

Micuim - Para facilitar segue aqui o procedimento em portugues .... joga duro !!!!!



:cool:
 

ThiagoF

Membro
ae pessoal hj fui no meu mecanico,..tive uma otima noticia!!!
cheguei ja achando que ia ter que gastar uma grana legal e ainda fazer o polemico flushing.. mais me surpreendi o caso era
apenas o conector do sensor do oleo que estava meio zuadinho..ele ajeito legal.. ja aproveito trocou um anel o'ring do sensor de temp da agua que tava pingando.. e aiinda elogiou o motor e a bomba de oleo minha..diz que em aceleraçoes fortes a msm produziu 7 bar de pressao,..fiquei muito feliz com o audera!
VAMO QUE VAMO!!!!!
 
Topo