Dyno Charts

defacer disse:
Um amigo meu comprou uma K24 e vai montar um carro parecido com o seu, ele vai rodar na gasolina e aproximadamente 1bar de pressão, ele comprou bicos de 440cc e eu acho que não alimenta, mesmo com dosador de 4bar, o que acha?


Olha... acho que alimenta sim!
Pois o meu carro está assim:
- Bicos Originais retrabalhados em + 45%
- 2 Bicos suplementares que abrem quando vem exatos 1kg de pressão, pois os originais não acompanham.
- 1 Bomba dinamica 15 Bar interna
- Dosador inicial de 4 bar e final com o dosador hpi aumenta gradativo com a pressão até 7,5... 7,7 bar...
Isso no alcool
acho que a unica coisa que ele vai ter que por a mais é um dosador com regulagem de alta, para aumentar conforme a pressão igual eu.. Ouuuu colocar outra bomba para dar maior vazão...

eu não sei quanto os bicos originais mandam... o que eu diria pra ele fazer é o seguinte:
- trabalhe os bicos em mais 35~40%
- Dosador inicial de 3.5 bar(pra nao dar excesso em baixa) + dosador hpi com regulagem de alta
- por ser gasolina e até 1 kg não vai precisar de suplementar...

Abraçoos
 

chedid

Administrador
Pessoal, só lembrando, no fórum é proibido postar videos que demonstrem violação de regras de trânsito e infrações penais.
 

overspeed

Comerciante
Sem querer ser chato, mas essa conta aí ta furada, a potencia dependente de atrito é relacionada a potencia que a força de atrito faz e portanto à rotação (função de RPM) e a força em si (proporcional a força de esfregamento das engrenagens)

333cv na roda a uns 6000 RPM deve dar algo na casa dos

A = (333+ 700)/150.000 = 0,0069

Perda = 0,0069 x 6000 - 10 = 31cv

ou seja seu carro deve ter ai no motor uns 333+ 31 = 365cv o que é bem legal !!!

Os topgreen de 440cc alimentam na gasolina com dosador de 4bar cerca de 350cv com 90% DC e lambda 0,84~0,85 da pra usar uma K24 ai sem problemas...
 
overspeed disse:
Sem querer ser chato, mas essa conta aí ta furada, a potencia dependente de atrito é relacionada a potencia que a força de atrito faz e portanto à rotação (função de RPM) e a força em si (proporcional a força de esfregamento das engrenagens)

333cv na roda a uns 6000 RPM deve dar algo na casa dos

A = (333+ 700)/150.000 = 0,0069

Perda = 0,0069 x 6000 - 10 = 31cv

ou seja seu carro deve ter ai no motor uns 333+ 31 = 365cv o que é bem legal !!!

Os topgreen de 440cc alimentam na gasolina com dosador de 4bar cerca de 350cv com 90% DC e lambda 0,84~0,85 da pra usar uma K24 ai sem problemas...

Foi o que eu questionei o Dalmo, se era realmente 20%, se nao era menos sei la.
Ele disse que com o novo programa (falou que era gringo) é para ser feito essa conta, mas vai saber neh.
Pra mim independente de ter 300cv ou 400cv.. o numero nao me diz nada, o bom eh ter uma relação de potencia/cambio/peso bom, que no meu caso acho que ja está excelente, mais que isso seria bobeira para carro de rua. A primeira marcha esquece, nao precisa senta o pé senão borracha, a segunda se voce tiver em 2mil rpm +- e cravar o pé, perto dos 4mil ele sai destracionando.. Ta muitoo gostoso de andar e bem arisco.
Tenho um gol com quase 600cv com 2,4kg, mesmo com 1,5kg (+- 420cv) não anda, ele destraciona muito, isso com cambio redimencionado pelo sapinho.

Eu vou ir denovo na dynojet pra acertar outro carro e ja repasso o meu só pra brincar hehe.
Aproveitando a ida la eu questiono ele sobre esse calculo!
Se voce puder me explicar da onde vem esses numeros eu agradeço, pra eu nao chegar e falar merda pra ele hehhee
Abraçooos
 

overspeed

Comerciante
Rafaelmedeiros disse:
Foi o que eu questionei o Dalmo, se era realmente 20%, se nao era menos sei la.
Ele disse que com o novo programa (falou que era gringo) é para ser feito essa conta, mas vai saber neh.
Pra mim independente de ter 300cv ou 400cv.. o numero nao me diz nada, o bom eh ter uma relação de potencia/cambio/peso bom, que no meu caso acho que ja está excelente, mais que isso seria bobeira para carro de rua. A primeira marcha esquece, nao precisa senta o pé senão borracha, a segunda se voce tiver em 2mil rpm +- e cravar o pé, perto dos 4mil ele sai destracionando.. Ta muitoo gostoso de andar e bem arisco.
Tenho um gol com quase 600cv com 2,4kg, mesmo com 1,5kg (+- 420cv) não anda, ele destraciona muito, isso com cambio redimencionado pelo sapinho.

Eu vou ir denovo na dynojet pra acertar outro carro e ja repasso o meu só pra brincar hehe.
Aproveitando a ida la eu questiono ele sobre esse calculo!
Se voce puder me explicar da onde vem esses numeros eu agradeço, pra eu nao chegar e falar merda pra ele hehhee
Abraçooos

Ah, nem fala nada que Só vai dar confusão... mas basicamente a perda por atrito depende da rotação afinal é a potência perdida e P = T x RPM, ou seja a potencia perdida é a força de esfregamento (que depende da força aplicada e portanto potência).

Assim a equação de perda pode ser escrita por P= a x RPM + b, aonde a é uma função da força, EMPIRICAMENTE chegue que a= (Proda+700)/150.000 pra um universo entre 50 e 500cv-roda

Porém apesar de parecer lógico que com RPM =0 a perda serja zero temos que lembrar que os pneus influenciam inserindo uma perda que tbm depende da rotação e que a marcha utilizada influencia no calculo de a.

Para compensar este fato e tbm de que o motor só funcionar acima de marcha lenta:

vamos calcular "a" para Proda = 0 => a = 700/150.000 = 0,00467

na rotação de marcha lenta, vamos supor uns 850RPM pra facilitar as contas:

Perda = 0 (pois abaixo disso o motor "morre") 0 = 0,00467 x 850 + b

b= - 4cv

Na pratica a potência na roda vai ser zero numa rotação maior (se vc enfiar 4ª marcha no dinamometro a 850RPM o carro irá de "morrer")

Vou supor que a rotação minima seja por volta dos 2.000RPM, porèm a potência na roda já não será 0 assim mesmo considerando 0

0 = 0,00467 x 2000 + b

b = 9,33 arredondei pra 10 pra facilitar.

Perda = (700+Proda)/150.000 - 10

Mas frizo que é uma equação empirica... se mudar muito relação de marchas, transmissão, tração (dianteira/traseira) já muda...mas da a ordem de grandeza envolvida
 

madmax

Membro
Pessoal,

Segue novos gráficos do meu a3:

Imagem7.jpg


Comparação com a Gráfico anterior:

Imagem6.jpg


Neste gráfico esta estava com a seguinte configuração:

Downpipe original e escape completo de 2,5";
Kit k&n com filtro cônico e tubulaçao de inox;
Inletpipe;
velas de iridium;
junta powergasket;
Reprogramação overspeed na gasolina.

Uma semana depois que passei no dyno eu fiz o escape completo de 3" e o downpipe também, e vou passar ele novamente no dyno para ver o ganho.
 

overspeed

Comerciante
só falta a gente ver o PN da sua turbina pra descobri aonde estão os 10~15cv a mais que deviam ter vindo de pico...se for mesmo do modelo similar ao do 150 a gente ja saca...se for igual dos modelos "S" ai temos que procurar aonde está o gato
 

kikohonda

Membro
Madmax, sua curva de potência está bem plana. Parabéns!!!

Estamos no aguardo do dyno com o novo escape. E o ronco, ficou legal?

Abraço
 


Turbina k04 001
Inlet e pressurizacao em silicone
ic bombado
escap 2,5
Chip
alcool
bicos deka80
Pico de 1,7 kg segurando em 1,2 kg

@[member="overspeed"] @[member="defacer"]

o que axaram? Olha a correcao do dyno e tem carga tb
 

overspeed

Comerciante
Guinhodoidinho3 disse:


Turbina k04 001
Inlet e pressurizacao em silicone
ic bombado
escap 2,5
Chip
alcool
bicos deka80
Pico de 1,7 kg segurando em 1,2 kg

@[member="overspeed"] @[member="defacer"]

o que axaram? Olha a correcao do dyno e tem carga tb
Mais do que o resultado em sí... o carro ainda entra em proteção e fecha borboleta ?

197Whp da uns 235~240cv de motor
 
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