Duvidas, muitas duvidas! Forjar o motor! Que peça usar?

STissue

Novato
Boa sorte zender na preparação, meu carro tb está na retífica e to pegando pçs próximas as suas e me surgiu uma dúvida: To forjando o motor e terei miolo com folga, ai a preocupação maior (com a parte motriz) fica no cambio, mas li uma reportagem que me deixou pelo menos com dúvida: http://www.spaturbo.com.br/joomla//content/view/170/
O cambio do cara é original (apenas colocou o blocante peloquin). Diz o cara que dá pau em lambo, R1 e tudo qto é carro q existe (não quero duvidar e nem questionar).
Eu não sou cupim, pelo contrário, ando muito de boa. A idéia do up seria mais para ter um carro legal para fazer trackdays bacanas. Qual o real limite do cambio original?

Apenas uma dica: o meu motor foi pro saco por causa de um cotovelo de água maldito, então to trazendo da ECS tudo qto é cotovelo e conexão de água para trocar tudo. Vou trocar todas as mangueiras possíveis tb. Acho interessante vc fazer o mesmo, se é que já não está fazendo, apenas para ficar tranquilo.
 

paulobeto

Membro
STissue disse:
Boa sorte zender na preparação, meu carro tb está na retífica e to pegando pçs próximas as suas e me surgiu uma dúvida: To forjando o motor e terei miolo com folga, ai a preocupação maior (com a parte motriz) fica no cambio, mas li uma reportagem que me deixou pelo menos com dúvida: http://www.spaturbo.com.br/joomla//content/view/170/
O cambio do cara é original (apenas colocou o blocante peloquin). Diz o cara que dá pau em lambo, R1 e tudo qto é carro q existe (não quero duvidar e nem questionar).
Eu não sou cupim, pelo contrário, ando muito de boa. A idéia do up seria mais para ter um carro legal para fazer trackdays bacanas. Qual o real limite do cambio original?

Apenas uma dica: o meu motor foi pro saco por causa de um cotovelo de água maldito, então to trazendo da ECS tudo qto é cotovelo e conexão de água para trocar tudo. Vou trocar todas as mangueiras possíveis tb. Acho interessante vc fazer o mesmo, se é que já não está fazendo, apenas para ficar tranquilo.

olha, não sei se a matéria está completa, mas conheci o dono deste Golf rapidamente na Impacto Especiais quando estava fazendo a minha suspensão e a minha pergunta a ele foi sobre o cambio e ele me falou que forjou apenas a quinta pois gostava de andar sempre acima dos 250km/h.

Quanto ao blocante ele tem na prática outra função. O diferencial é o componente mecânico que distribui a potência vinda da caixa de velocidades pela transmissão ligada às rodas. Contudo, o seu funcionamento só é perfeito se a aderência das rodas motrizes for ideal. Se uma das rodas patinar, o diferencial interpreta esse patinar como se a roda estivesse a percorrer uma distância ainda maior e logo fornece a essa roda ainda mais potência.

O resultado final é que quando uma das rodas perde aderência, o diferencial funcionará ao contrário do que desejado, levando a que essa roda patine ainda mais. Ao instalar o autoblocante componente mecânico que se incorpora no diferencial irá diminui a possibilidade de uma das rodas começar a patinar. Ou seja, se uma das rodas motrizes começa a patinar, o autoblocante contraria o funcionamento normal de um diferencial, levando a que a potência disponível seja retirada dessa roda e fornecida à roda com boa aderência.

Atenção que existem vários tipos de diferenciais autoblocantes e os mais aconselhados para carros desportivos são os denominados fechado/bloqueado, usado em competição e os bloqueados até uma certa percentagem chamados LSD (muito usam com 70 ou 80%) e que são normalmente usados em desportivos. Pessoal da Força Livre não tem como não usar um blocante Quaife ou Peloquim ou similares.

Respondendo sua pergunta inicial: Cambio original:
Qualquer coisa acima dos 350-380CV é por conta e risco, mas existe algumas coisas que vc pode fazer no UP de forma a não forçar muito o cambio em baixa rpm, como por exemplo colocar um eixo grande/parte quente maior da turba pra pegada ir mais pra cima (alem de ganhar um folego a mais) , porem poucos gostam disso.
Vantagem: quanto mais torque for jogado pra cima, menos força as engrenagens vão ter que exercer para sair da inércia ...porem mesmo assim tem risco de quebra. Puxar forte de terceira ou quarta é outro segredo para preservar. Primeira e segunda puxando forte com 400 ou mais .. esquece... depois de umas 10 puxadas seu cambio abre o bico.
 

zender

Novato
STissue disse:
Boa sorte zender na preparação, meu carro tb está na retífica e to pegando pçs próximas as suas e me surgiu uma dúvida: To forjando o motor e terei miolo com folga, ai a preocupação maior (com a parte motriz) fica no cambio, mas li uma reportagem que me deixou pelo menos com dúvida: http://www.spaturbo.com.br/joomla//content/view/170/
O cambio do cara é original (apenas colocou o blocante peloquin). Diz o cara que dá pau em lambo, R1 e tudo qto é carro q existe (não quero duvidar e nem questionar).
Eu não sou cupim, pelo contrário, ando muito de boa. A idéia do up seria mais para ter um carro legal para fazer trackdays bacanas. Qual o real limite do cambio original?

Apenas uma dica: o meu motor foi pro saco por causa de um cotovelo de água maldito, então to trazendo da ECS tudo qto é cotovelo e conexão de água para trocar tudo. Vou trocar todas as mangueiras possíveis tb. Acho interessante vc fazer o mesmo, se é que já não está fazendo, apenas para ficar tranquilo.


Cara o seu propósito e muito parecido com o meu ... Andar em um carro legal em track day e não vou mentir que andar em umas arrancadas tb! Não sou de ficar rasgando 1ª e 2ª na rua, mas curto a adrenalina de um campeonato de arrancada!

Com relação as mangueiras eu to revisando tudo, pois não quero dor de cabeça!

Poxa legal vc esta montando um forjado tb depois passa as pecas q vc vai usar!


Paulo vc lembra quanto pagou na wideband? A da fueltech ta saindo na faixa de R$800,00
 

zender

Novato
Paulo o unico da pandoo que eu achei é isso aqui, mas este é para sonda comum e não wideband e os outros produtos não sao especificos para leitura de sonda ... se vc tiver um link para que eu possa dar uma olhada no produto eu agradeço.


hallmeter-G.jpg
 

paulobeto

Membro
Zender! vc está certo, minha sonda é narrow band, acabei confundindo.

Veja no video o pandoo instalado, bem pequeno e discreto. Fui checar a nota e vi que paguei 250,00 e não 500,00 (confundi o valor da BOV que paguei R$ 600,00). Agora, se sua intenção é apenas ver a mistura online, pandoo serve e é barato e eficiente.

Julgo os equipamentos Fueltech muito caro, a não ser que vc esteja montado um carro de pista.... ahh .. tem da ODG tambem muito bons.

Tem algum motivo especifico para usar uma sonda Wide apenas para mdeir a mistura?
 

paulobeto

Membro
esses ODG são muito bonitos e tem preço excelente. O seu Chedid deve ter pirômetro (temp. escape) junto certo?

Zender, ODG é top. Caso compre um ODG como esse, não esqueça de comprar um termopar (sensor) para habilitar a função do pirômetro no coletor dedescarga pois não vem junto.
 

chedid

Administrador
paulobeto disse:
esses ODG são muito bonitos e tem preço excelente. O seu Chedid deve ter pirômetro (temp. escape) junto certo?

Zender, ODG é top. Caso compre um ODG como esse, não esqueça de comprar um termopar (sensor) para habilitar a função do pirômetro no coletor dedescarga pois não vem junto.

só tem wid banda mesmo...
 

zender

Novato
Cara na verdade o que me disseram e eu tb andei lendo é que a leitura da wideband é mais ampla e mais precisa, sem contar que todas as pessoas com quem eu conversei me incentivaram a utilizar a wideband. Inclusive conversei com meu preparador e eu falei pra ele que nao queria nenhum manometro no carro, pois quero o carro o mais discreto possível e foi ai que ele me disse para eu utilizar a wideband que vc monitora a alimentação que é essencial ... ja tive marea turbo com coluna de instrumentos no final das contas a unica coisa que eu olhava era o hallmeter o resto era só em casos muito especificos para ver pressão de óleo, combustivel e turbo.

eu vi o da ODG e realmente é bacana e sai bem mais barato.
 

paulobeto

Membro
ehh.. eu tb fico nesse dilema, um ou outro instrumento é interessante (pressão de oleo, combustivel ...) mas na partica o hallmeter "de certa" forma condensa isso de forma simples, talvez não tão precisa como ter instrumentos individuais porem mesmo assim o o hallmeter te da um sinal qdo algo ta muito errado.

eu tb gosto do carro mais discreto possivel. Usar aquela coluna de instrumentos ... virou Xunning neh!

qq duvida ai .. vamos conversar.

abs
PB
 

zender

Novato
Cara geral aqui em brasilia ta tirando os instrumentos do carro ... o cara deixa só a sonda e maximo pressão de óleo. Eu acho xunning total e minha mulher odeia tb ... ela ja ficou uma fera quando eu instalei a HKS, disse que era de pião e que não combinava um audi ficar espirrando igual chevete turbo uhauhauhauahuah vai entender!!!

outra coisa é que nao uso pelicula e a coluna fica muito aparente, chamando a atenção das "crianças" que ganham um carrinho 1.6 do papai e quer acelerar com todo mundo na rua. Foi um dos motivos que pensei em usar a da fueltech que ela da pra usar mais escondida, pois é so o painelzinho digital.

Um chegado meu aqui tem um marea turbo com 732cv na roda, anda com o carro na rua e no carro dele nao tem nenhum manometro ... a fueltech dele fica dentro do porta-luvas, ai eu questionei ele perguntando o porque dele nao usar manometro e ele me disse o seguinte: "o carro bem acertado não precisa de manometro, se fosse assim todo carro turbo original tinha que ter coluna de instrumento!!!" E se formos avaliar isso é uma verdade!!

Eu vou só de wideband e pronto!!!
 

STissue

Novato
zender disse:
Cara o seu propósito e muito parecido com o meu ... Andar em um carro legal em track day e não vou mentir que andar em umas arrancadas tb! Não sou de ficar rasgando 1ª e 2ª na rua, mas curto a adrenalina de um campeonato de arrancada!

Com relação as mangueiras eu to revisando tudo, pois não quero dor de cabeça!

Poxa legal vc esta montando um forjado tb depois passa as pecas q vc vai usar!

Então, to colocando a parte mecanica = a sua, mas com embreagem displato de ceramica. Alias, qto devo pedir de carga no plato?

Já a turbina, ainda to ensaiando se já compro agora ou se deixo para o início do próximo ano, pois só tenho esse carro e no final do ano junto os trapos, ai da pra usar o carro da patroa no dia-a-dia. Mas vou de K16 ou APL525. Bicos to pensando em trazer http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Jet ... el/ES9385/ junto com a Walbro 255. Uma dúvida, li em algum lugar que a impedancia dos bicos originais do A3 é de 14 ohms e esses são de 12. Corre o risco de queimar?
 

paulobeto

Membro
va de K16 da boa (cuidado pois tem mais de 3 ou 4 tipos...). Essa vai te dar mais faixa de ganho, caso queira espetar mais uns 30 ou 40CV no futuro ... porem ambas são excelentes.
 

zender

Novato
É Paulo, esse é um "problema" que eu tenho, como nao pequei essa turbina zero não faço a minima ideia de qual modelo é a minha K16 ... agora conversando com o antigo dono acredito que ela seja maior, pois pelo que ele me falou a pegada da turbina era acima dos 3500rpm e empurrava forte ate o corte .... portanto pelo que ele me disse o comportamento do carro nao era aquela cadeira eletrica com giro baixo em em alta perdia muito desempenho.


Bem vamos esperar .... o motor sai hoje da retifica ... amanha já começamos a montagem.
 

paulobeto

Membro
nos passe o tamanho do rotor e eixo e já da para ter uma ideia de quanto fluxo / CV pode empurrar.

quanto a pegada isso depende tambem do AR (AR pequeno da entrada tem pouco lag) e do pé que vc vai usar (2" ou 2,5")

Qual carro estava essa turba? ( pegada depende muito da litragem do motor e do fluxo do cabeçote ...etc)
 

zender

Novato
Cara como eu faço pra pegar o tamanho do rotor e eixo?

como faço pra pegar essas medidas so olhando pra turbina ? o pé dela é t25 vou usar o coletor SPA pra audi que tem um fluxo maior, se nao me engano tem dois modelos.

Esse kit (coletor, turbina, downpipe, bicos, filtro e etc) era de um A3 1.8 turbo 180cv de um membro aqui do clube (Barney)

por isso q eu te falei da pegada um pouco acima dos 3500rpm e empurrava forte ate o corte dizendo ele!!!
 

paulobeto

Membro
deve ser k16 das boas mesmo!

vc pdoe medir o a inducer/exducer com regua mesmo... apenas parta ter uma ideia (ex. 47mm)
 
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