[DIY] Adaptação DSG/02E

Eu sou de Tubarão SC e tenho um A3 sportback 2.0 Turbo FSI ano 2008 o câmbio DSG apresenta um barulho quando acoplar as machas tipo tactac quando o veículo reduz ou quando estou andando bem devagar, troquei óleo e filtro da caixa e nada mudou. Será que tenho que fazer a calibragem da mecatrônica do câmbio? Se tenho como fazer? Levei o meu A3 essa semana numa oficina que só mexe com veículos esportivos e de luxo não constou nenhuma avaria no câmbio e ele disse que é assim mesmo esse barulho tactac na hora de mudança de macha ou andando bem devagar. E eu insisti pra ele fazer a calibragem da mecatrônica do cambio mas ele afirmou dizendo que não iria mudar nada fazendo essa calibragem que é assim e pronto.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
luciano R. disse:
Eu sou de Tubarão SC e tenho um A3 sportback 2.0 Turbo FSI ano 2008 o câmbio DSG apresenta um barulho quando acoplar as machas tipo tactac quando o veículo reduz ou quando estou andando bem devagar, troquei óleo e filtro da caixa e nada mudou. Será que tenho que fazer a calibragem da mecatrônica do câmbio? Se tenho como fazer? Levei o meu A3 essa semana numa oficina que só mexe com veículos esportivos e de luxo não constou nenhuma avaria no câmbio e ele disse que é assim mesmo esse barulho tactac na hora de mudança de macha ou andando bem devagar. E eu insisti pra ele fazer a calibragem da mecatrônica do cambio mas ele afirmou dizendo que não iria mudar nada fazendo essa calibragem que é assim e pronto.
Recalibragem certamente pode ajudar no seu caso. Aposto que esse mecânico simplesmente não sabia fazer a calibragem. E não, não é normal esses barulhos.

Sent from my iPhone using Tapatalk

frlz

Membro
ia falar a mesma coisa...ctz que o mecanico nao sabe fazer a calibragem.
mfractal, depois de calibrar, tem que dirigir de um jeito especifico (andar 5 minutos em 3ª e 4ª depois mais 5 em 5ª e 6ª) ou só andar com o carro normalmente?

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
E um procedimento opcional. O câmbio se ajustará mesmo não fazendo o procedimento mas é bom fazer se possível. Após o ajuste pelo vcds com o fluido do câmbio entre 30 e 100 celsius dirigir em todas as marchas da primeira até a sexta andando em 3a ou 5a por 5 minutos e também em 4a ou 6a por 5 minutos. Não ultrapasse os 3500 rpm.
Por último da uma freiada forte e em seguida aceleração forte.

Luciano, caso não encontre, uma sugestão é adquirir o cabo e o Vcds, custa cerca de R$ 130,00 a versão 12.12 no mercado. Pois com ele vc pode fazer algumas customizações, análise de erro, etc.

Enviado do meu Xperia ZQ usando o Tapatalk

frlz

Membro
eu não sei se nao acostumei com o carro, se é encanação minha, mas tenho a impressão que o carro da uma "demorada" pra sair quando acelero
caso venha a ser embreagem gasta, será que a garantia de motor e cambio de revendedora cobre isso? ou poderiam alegar que por ser embreagem é uma peça de desgaste natural?

Queria fazer no meu também, vi sobre os LEDs e outras coisas que um membro postou aqui..
Tenho uma sportback 11/12
Alguém tem algumas ideias bacanas que de para alterar no VCDS? (Com os caminhos pra fazer tbm rsrs)
Outra dúvida, qual VCDS eu compro? Tem vários no ML

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Queria fazer no meu também, vi sobre os LEDs e outras coisas que um membro postou aqui..
Tenho uma sportback 11/12
Alguém tem algumas ideias bacanas que de para alterar no VCDS? (Com os caminhos pra fazer tbm rsrs)
Outra dúvida, qual VCDS eu compro? Tem vários no ML

frlz disse:
eu não sei se nao acostumei com o carro, se é encanação minha, mas tenho a impressão que o carro da uma "demorada" pra sair quando acelero
caso venha a ser embreagem gasta, será que a garantia de motor e cambio de revendedora cobre isso? ou poderiam alegar que por ser embreagem é uma peça de desgaste natural?
Se tiver com rotação a 880rpm e querer sair fritando, vai ter um lag normal de cerca de 1s a 2s, já andei em vários e todos tem. Fazendo Launch Control diminui mais, mas não dá pra ficar saindo assim toda hora. Então fica tranquilo.

Enviado do meu Xperia ZQ usando o Tapatalk

nilopedro81

Membro
frlz disse:
Se fosse embreagem vc sentiria algo parecido com um tranco.

BrunoLux

Novato
Nossa tenho o mesmo problema mas com uma Skoda superb combi, dá para aplicar este DIY uma vez que é dsg??

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk

damiel

Membro
vou terque fazer no meu sport 2010...onde vejo se meu módulo é maior ou menor que 0800 ?

Control Module Software Version < 0800:

abraços

Almeida

Membro
BrunoLux disse:
Nossa tenho o mesmo problema mas com uma Skoda superb combi, dá para aplicar este DIY uma vez que é dsg??

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
No site da ross-tech não descreve o procedimento para o seu veículo
00fa50e9aa43e73e8c222572ff273527.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

damiel

Membro
vou ter que fazer no meu sport 2010...onde vejo se meu módulo é maior ou menor que 0800 ?

abraços

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
damiel disse:

vou ter que fazer no meu sport 2010...onde vejo se meu módulo é maior ou menor que 0800 ?

abraços
E só tentar as duas opções. Uma vai funcionar e a Outra não.

alphonsus

Membro
damiel disse:

abraços
Some early versions of software dont have group 67 and will require group 062, this is not very common.
Fonte: http://www.furitech.com.au/index.php/volkswagen-02e-dq200-dsg-mechatronic-basic-setting/

No link a cima explicar melhor o que é cada "Group". Os dois primeiros grupos são de fato a (re)calibração! Os demais são reset de parâmetros.

Acabei de fazer no meu. Rapaziada...que medo...achei que ia decolar na garagem hahahahaha!
Realmente não sabia dessa. Muito simples de fazer o procedimento.
As trocas melhoraram bastante... ficou muito mais suave!

damiel

Membro
brigado!!! Farei amanhã!

Perguntei porque achei que os 0800 ali selecionando o errado daria pau....E O MEDO!

valeu

damiel

Membro
alphonsus disse:
Fonte: http://www.furitech.com.au/index.php/volkswagen-02e-dq200-dsg-mechatronic-basic-setting/

No link a cima explicar melhor o que é cada "Group". Os dois primeiros grupos são de fato a (re)calibração! Os demais são reset de parâmetros.

Acabei de fazer no meu. Rapaziada...que medo...achei que ia decolar na garagem hahahahaha!
Realmente não sabia dessa. Muito simples de fazer o procedimento.
As trocas melhoraram bastante... ficou muito mais suave!
uma dúvida,, neste seu link acima..NÃO precisa fazer o Engine Adaptation certo?

fazer somente DSG Transmission Basic Settings certo?

RaFa360x

Membro
Amigos, foi ver como era no meu, mas meu VCDS 12.12.3 é diferente o basic settings... Parece ser um modo mais Easy mas mesmo assim não testei pq não consegui assimilar conforme o tutorial,
Da uma olhada:
IQ8U3p1.jpg

DAp5R25.jpg

Outra duvida, como vejo a temperatura do fluido DSG?