[DIY] Adaptação DSG/02E

Eu sou de Tubarão SC e tenho um A3 sportback 2.0 Turbo FSI ano 2008 o câmbio DSG apresenta um barulho quando acoplar as machas tipo tactac quando o veículo reduz ou quando estou andando bem devagar, troquei óleo e filtro da caixa e nada mudou. Será que tenho que fazer a calibragem da mecatrônica do câmbio? Se tenho como fazer? Levei o meu A3 essa semana numa oficina que só mexe com veículos esportivos e de luxo não constou nenhuma avaria no câmbio e ele disse que é assim mesmo esse barulho tactac na hora de mudança de macha ou andando bem devagar. E eu insisti pra ele fazer a calibragem da mecatrônica do cambio mas ele afirmou dizendo que não iria mudar nada fazendo essa calibragem que é assim e pronto.
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
luciano R. disse:
Eu sou de Tubarão SC e tenho um A3 sportback 2.0 Turbo FSI ano 2008 o câmbio DSG apresenta um barulho quando acoplar as machas tipo tactac quando o veículo reduz ou quando estou andando bem devagar, troquei óleo e filtro da caixa e nada mudou. Será que tenho que fazer a calibragem da mecatrônica do câmbio? Se tenho como fazer? Levei o meu A3 essa semana numa oficina que só mexe com veículos esportivos e de luxo não constou nenhuma avaria no câmbio e ele disse que é assim mesmo esse barulho tactac na hora de mudança de macha ou andando bem devagar. E eu insisti pra ele fazer a calibragem da mecatrônica do cambio mas ele afirmou dizendo que não iria mudar nada fazendo essa calibragem que é assim e pronto.
Recalibragem certamente pode ajudar no seu caso. Aposto que esse mecânico simplesmente não sabia fazer a calibragem. E não, não é normal esses barulhos.


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frlz

Membro
ia falar a mesma coisa...ctz que o mecanico nao sabe fazer a calibragem.
mfractal, depois de calibrar, tem que dirigir de um jeito especifico (andar 5 minutos em 3ª e 4ª depois mais 5 em 5ª e 6ª) ou só andar com o carro normalmente?
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
E um procedimento opcional. O câmbio se ajustará mesmo não fazendo o procedimento mas é bom fazer se possível. Após o ajuste pelo vcds com o fluido do câmbio entre 30 e 100 celsius dirigir em todas as marchas da primeira até a sexta andando em 3a ou 5a por 5 minutos e também em 4a ou 6a por 5 minutos. Não ultrapasse os 3500 rpm.
Por último da uma freiada forte e em seguida aceleração forte.


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Luciano, caso não encontre, uma sugestão é adquirir o cabo e o Vcds, custa cerca de R$ 130,00 a versão 12.12 no mercado. Pois com ele vc pode fazer algumas customizações, análise de erro, etc.

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frlz

Membro
eu não sei se nao acostumei com o carro, se é encanação minha, mas tenho a impressão que o carro da uma "demorada" pra sair quando acelero
caso venha a ser embreagem gasta, será que a garantia de motor e cambio de revendedora cobre isso? ou poderiam alegar que por ser embreagem é uma peça de desgaste natural?
 
Queria fazer no meu também, vi sobre os LEDs e outras coisas que um membro postou aqui..
Tenho uma sportback 11/12
Alguém tem algumas ideias bacanas que de para alterar no VCDS? (Com os caminhos pra fazer tbm rsrs)
Outra dúvida, qual VCDS eu compro? Tem vários no ML


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Queria fazer no meu também, vi sobre os LEDs e outras coisas que um membro postou aqui..
Tenho uma sportback 11/12
Alguém tem algumas ideias bacanas que de para alterar no VCDS? (Com os caminhos pra fazer tbm rsrs)
Outra dúvida, qual VCDS eu compro? Tem vários no ML


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frlz disse:
eu não sei se nao acostumei com o carro, se é encanação minha, mas tenho a impressão que o carro da uma "demorada" pra sair quando acelero
caso venha a ser embreagem gasta, será que a garantia de motor e cambio de revendedora cobre isso? ou poderiam alegar que por ser embreagem é uma peça de desgaste natural?
Se tiver com rotação a 880rpm e querer sair fritando, vai ter um lag normal de cerca de 1s a 2s, já andei em vários e todos tem. Fazendo Launch Control diminui mais, mas não dá pra ficar saindo assim toda hora. Então fica tranquilo.

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nilopedro81

Membro
frlz disse:
eu não sei se nao acostumei com o carro, se é encanação minha, mas tenho a impressão que o carro da uma "demorada" pra sair quando acelero
caso venha a ser embreagem gasta, será que a garantia de motor e cambio de revendedora cobre isso? ou poderiam alegar que por ser embreagem é uma peça de desgaste natural?
Se fosse embreagem vc sentiria algo parecido com um tranco.


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BrunoLux

Novato
Nossa tenho o mesmo problema mas com uma Skoda superb combi, dá para aplicar este DIY uma vez que é dsg??

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damiel

Membro
vou terque fazer no meu sport 2010...onde vejo se meu módulo é maior ou menor que 0800 ?

Control Module Software Version < 0800:



abraços
 

Almeida

Membro
BrunoLux disse:
Nossa tenho o mesmo problema mas com uma Skoda superb combi, dá para aplicar este DIY uma vez que é dsg??

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No site da ross-tech não descreve o procedimento para o seu veículo
00fa50e9aa43e73e8c222572ff273527.jpg


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damiel

Membro
vou ter que fazer no meu sport 2010...onde vejo se meu módulo é maior ou menor que 0800 ?

Control Module Software Version < 0800:



abraços
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
damiel disse:

vou ter que fazer no meu sport 2010...onde vejo se meu módulo é maior ou menor que 0800 ?


Control Module Software Version < 0800:




abraços
E só tentar as duas opções. Uma vai funcionar e a Outra não.


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alphonsus

Membro
damiel disse:
vou ter que fazer no meu sport 2010...onde vejo se meu módulo é maior ou menor que 0800 ?

Control Module Software Version < 0800:



abraços
Some early versions of software dont have group 67 and will require group 062, this is not very common.
Fonte: http://www.furitech.com.au/index.php/volkswagen-02e-dq200-dsg-mechatronic-basic-setting/

No link a cima explicar melhor o que é cada "Group". Os dois primeiros grupos são de fato a (re)calibração! Os demais são reset de parâmetros.

Acabei de fazer no meu. Rapaziada...que medo...achei que ia decolar na garagem hahahahaha!
Realmente não sabia dessa. Muito simples de fazer o procedimento.
As trocas melhoraram bastante... ficou muito mais suave!
 

damiel

Membro
brigado!!! Farei amanhã!

Perguntei porque achei que os 0800 ali selecionando o errado daria pau....E O MEDO!


valeu
 

damiel

Membro
alphonsus disse:
Fonte: http://www.furitech.com.au/index.php/volkswagen-02e-dq200-dsg-mechatronic-basic-setting/

No link a cima explicar melhor o que é cada "Group". Os dois primeiros grupos são de fato a (re)calibração! Os demais são reset de parâmetros.

Acabei de fazer no meu. Rapaziada...que medo...achei que ia decolar na garagem hahahahaha!
Realmente não sabia dessa. Muito simples de fazer o procedimento.
As trocas melhoraram bastante... ficou muito mais suave!
uma dúvida,, neste seu link acima..NÃO precisa fazer o Engine Adaptation certo?

fazer somente DSG Transmission Basic Settings certo?
 

RaFa360x

Membro
Amigos, foi ver como era no meu, mas meu VCDS 12.12.3 é diferente o basic settings... Parece ser um modo mais Easy mas mesmo assim não testei pq não consegui assimilar conforme o tutorial,
Da uma olhada:
IQ8U3p1.jpg


DAp5R25.jpg


Outra duvida, como vejo a temperatura do fluido DSG?
 
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