Defeito Tensionador Corrente Comando Motor 2.0 TSI CCZA - Cuidado, risco de PT no Motor!

mpol

Membro
Entendi, acho que meu mecânico não sabe ver isso, vou tentar em alguma concessionária de Campinas. Obrigado pela atenção
 

Th!@go

Membro
Galera, meu carro após uma viagem de 700km, assim q cheguei no destino percebi um barulho estranho no motor, um barulho parece de vibração q vem da tampa lateral. ali do motor, exatamente onde fica o tensor e a corrente, olhando no YT o barulho é idêntico ao. meu, então vou ter q trocar imediatamente! Nesse caso so troco o tensor e a corrente tbm? Estava programando preventivamente essa troca em outubro, mas nao deu tempo rs, tive q voltar de ônibus e o carro vem de guincho agr

Enviado de meu ONEPLUS A3000 usando Tapatalk
 

tnering

Novato
Th!@go disse:
Galera, meu carro após uma viagem de 700km, assim q cheguei no destino percebi um barulho estranho no motor, um barulho parece de vibração q vem da tampa lateral. ali do motor, exatamente onde fica o tensor e a corrente, olhando no YT o barulho é idêntico ao. meu, então vou ter q trocar imediatamente! Nesse caso so troco o tensor e a corrente tbm? Estava programando preventivamente essa troca em outubro, mas nao deu tempo rs, tive q voltar de ônibus e o carro vem de guincho agr

Enviado de meu ONEPLUS A3000 usando Tapatalk
Cara, troque a corrente tmb! Eu troquei assim que comprei a minha por medo de quebra mesmo, é duro gastar com algo sem estar planejado mas isto vai te livrar de uma bela dor de cabeça futura...
 

Th!@go

Membro
Thiago Nering disse:
Cara, troque a corrente tmb! Eu troquei assim que comprei a minha por medo de quebra mesmo, é duro gastar com algo sem estar planejado mas isto vai te livrar de uma bela dor de cabeça futura...
Então eu comprei a minha em Maio e ia fazer a troca preventiva agora em Outubro, so estava esperando acabar de pagar o seguro dela que ficou uma paulada rs, eu já fiz a troca do oleo do cambio tbm..

Graças a Deus deu o barulho antes de acontecer algo pior, agra o carro vem de guincho e vou fazer a trocar aqui!

Quanto gastou de MO para esse serviço? O kit estou encontrando na faixa de R$1.100 a R$1.300,00

Vlw, obrigado!
 

tnering

Novato
Th!@go disse:
Então eu comprei a minha em Maio e ia fazer a troca preventiva agora em Outubro, so estava esperando acabar de pagar o seguro dela que ficou uma paulada rs, eu já fiz a troca do oleo do cambio tbm..

Graças a Deus deu o barulho antes de acontecer algo pior, agra o carro vem de guincho e vou fazer a trocar aqui!

Quanto gastou de MO para esse serviço? O kit estou encontrando na faixa de R$1.100 a R$1.300,00

Vlw, obrigado!
Cara, eu já troquei óleo de cambio junto (paguei R$1128 no kit (oleo Pentosin Ffl-2 + filtro)). No tensor + corrente, se não me engano, ficou 1200.
De MO não consigo lhe precisar pq fiz mtos serviços juntos (limpeza de bicos, descarbonização, troca tensor, corrente, todos os filtros, aditivo radiador, coxim de cambio, coxim motor cambio esquerdo, velas e o óleo do motor).
Esse serviço todo ai, na época, se não me engano, ficou 1300 de MO.

Achei bem em conta a julgar por tudo que foi feito.

Flwss
 

Th!@go

Membro
Thiago Nering disse:
Cara, eu já troquei óleo de cambio junto (paguei R$1128 no kit (oleo Pentosin Ffl-2 + filtro)). No tensor + corrente, se não me engano, ficou 1200.
De MO não consigo lhe precisar pq fiz mtos serviços juntos (limpeza de bicos, descarbonização, troca tensor, corrente, todos os filtros, aditivo radiador, coxim de cambio, coxim motor cambio esquerdo, velas e o óleo do motor).
Esse serviço todo ai, na época, se não me engano, ficou 1300 de MO.

Achei bem em conta a julgar por tudo que foi feito.

Flwss
Realmente foi uma geral muito boa, estou pensando em fazer uma descarbonização e limpeza de bicos tbm junto com o a troca do corrente e tensor, oleo e filtros eu acabei de trocar e coloquei Militec tbm..

Vc está perto de mim, sou de Alfenas-MG, fez na sua cidade mesmo em alguma mecânica independente ou em CSS?

vlw!
 

tnering

Novato
Th!@go disse:
Realmente foi uma geral muito boa, estou pensando em fazer uma descarbonização e limpeza de bicos tbm junto com o a troca do corrente e tensor, oleo e filtros eu acabei de trocar e coloquei Militec tbm..

Vc está perto de mim, sou de Alfenas-MG, fez na sua cidade mesmo em alguma mecânica independente ou em CSS?

vlw!
Ehh, aqui pertinho mesmo... Então, eu fiz na Miki Motors em Campinas.
Pessoal bem gente boa lá e o serviço é top!
 
Acabei de comprar um a3 sportback 2012/2013 sera que ele vem com esse mesmo problema no tensionador? E qual o oleo que voces usam, estou pensando em colocar o shell helix ultra ect c2/c3 0w30 pois ele tem a recomendaçao VW504. E quanto a descarbonizaçao vale a pena fazer ? o carro esta com 85mil km, mais alguma dica do que verificar nele ? suspensao, cambio etc?
 
yuri dalla corte disse:
Acabei de comprar um a3 sportback 2012/2013 sera que ele vem com esse mesmo problema no tensionador? E qual o oleo que voces usam, estou pensando em colocar o shell helix ultra ect c2/c3 0w30 pois ele tem a recomendaçao VW504. E quanto a descarbonizaçao vale a pena fazer ? o carro esta com 85mil km, mais alguma dica do que verificar nele ? suspensao, cambio etc?
Amigo vale a pena conferir o tensionador, o óleo está Ok, atende a especificação. Olha, pela experiência que tenho de 4 anos com esse motor e quase 150.000km rodados, eu sugiro a verificar a cada 60k ou no máximo 90k as correntes, tensionador e a árvore do came (Cam Bridge) é só dá pra ver abrindo a parte superior da lateral do motor, não tem jeito. A Cam Bridge que poucos falam, ela é crucial para a lubrificação do comando de válvulas, tem que ver se há desgaste aonde vai o eixo do comando de admissão e o Strainer (pequeno filtro que existe na Cam Bridge) onde quando se rompe inicia um problema silencioso o qual vc vai notar quando o eixo já comeu as paredes da peça e consequentemente comeu o comando e os mancais do cabeçote e da tampa, uma vez que que os mancais é no próprio cabeçote e tampa de válvulas.
Por isso se ilude aquele que vai fazer manutenção a cada 180k conforme o manual, esquece, é furada pura e experiência própria. Eu faço a cada 60k desde então infelizmente.
Quando eu ouço relato que a pessoa quando liga o carro e faz um barulho próximo do variador e logo em seguida para, pode começar a ficar preocupado e verificar esses itens, inclusive filtro de óleo e senão for original, nos EA888 isso não é normal.
 
E as velas dele pretendo trocar tambem, alguem aqui ja colocou a Laser iridium se é que tem para o a3? pois a original é laser platinum
E se tem qual seria a numeraçao dela?
 

ALBERTOLIMA

Membro
yuri dalla corte disse:
Acabei de comprar um a3 sportback 2012/2013 sera que ele vem com esse mesmo problema no tensionador? E qual o oleo que voces usam, estou pensando em colocar o shell helix ultra ect c2/c3 0w30 pois ele tem a recomendaçao VW504. E quanto a descarbonizaçao vale a pena fazer ? o carro esta com 85mil km, mais alguma dica do que verificar nele ? suspensao, cambio etc?
Quase certeza que já vem corrigido nos 12/13, mas não custa nada verificar né.
Óleo eu não recomendaria usar o 0w30, 5w40 seria o ideal. Descarbonização vale muito a pena, se nunca foi feito realmente ta precisando, e oleo do cambio já foi trocado?
 
Alberto mas o oleo 5w40 nao cumpre com a norma VW504 e sim com a 502 que é pior que a 504. Os oleos que recomendam la fora é esse Shell 0w30 c3 ou o pentosin 5w30 c3.
O C3 é da norma europeia ACEA que é bem mais exigente que a API SN.
O oleo de cambio nao esta marcado no manual da revisao mas o carro foi revisado todas as vezes na concessionaria ate os 75 mil km, intao eu nao sei se foi feito ou nao...
Alguem saberia me indicar um site bom e barato para comprar os filtros e oleos ?
E a descarbonizaçao alguem ja fez usando aqueles spray ou so desmontando e fazendo manual mesmo?
 

ALBERTOLIMA

Membro
yuri dalla corte disse:
Alberto mas o oleo 5w40 nao cumpre com a norma VW504 e sim com a 502 que é pior que a 504. Os oleos que recomendam la fora é esse Shell 0w30 c3 ou o pentosin 5w30 c3.
O C3 é da norma europeia ACEA que é bem mais exigente que a API SN.
O oleo de cambio nao esta marcado no manual da revisao mas o carro foi revisado todas as vezes na concessionaria ate os 75 mil km, intao eu nao sei se foi feito ou nao...
Alguem saberia me indicar um site bom e barato para comprar os filtros e oleos ?
E a descarbonizaçao alguem ja fez usando aqueles spray ou so desmontando e fazendo manual mesmo?
Falou e disse os óleos que recomendam lá fora! lá fora é lá fora. Aqui estamos no Brasil país de clima tropical, muda muita coisa.
E o que tem de pior essa norma 502.00? se voce utilizar e trocar a cada 5mil km ou 6 meses não vejo problema nenhum. Ou prefere usar um óleo bem superior e trocar a cada 10mil km?? com essa nossa ótima gasolina brasileira?? . Já vi gente que mora em cidades do Sul como você utilizarem o 5w30, pois os mesmos moram em cidades muitos geladas durante o inverno! Bom minha opinião esta ai estamos no BR totalmente diferente da Europa. questão clima X óleo é bem diferente amigo, desculpe se me expressei mal !

Sobre o cambio, deve ser realizado a troca a cada 3 anos ou 60mil km, com certeza não foi realizado em concessionária. Concessionária hoje em dia não é sinônimo de qualidade existe muita pilantragem. Ai no Sul um cara de confiança e recomendável é o Diego Velocimetros que fica em Canoas
Filtros e óleo voce pode comprar diretamente do balcao de peças da concessionária, pois nisso possuem um bom preço ou pelo mercado livre!

Descarbonização deve ser feita tirando o coletor somente amigo no modo manual, pois a crosta de carbonização é imensa e nesse modo se limpa por inteiro

Abraços
 
Yuri, apesar de ter dito Ok quanto a especificação, devido ao que diz no manual, inclusive de fábrica o motor já sai com vw504.
Porém ressalto que coloquei a vida toda vw504, até a árvore do came de sido simplesmente comido pela ponta do camando se válvulas, troquei sempre no período recomendado rigorosamente.
Contudo não foi o melhor para motor e percebi que nas Autorizadas VW, todos os Jettas TSI 2.0 200cv até 2014 (ou seja, o mesmo motor que os nossos) só colocam óleo VW502 , inclusive está no manual dos Jettas, e só os acima de 2014 usam os vw508.
Logo tenho que concordar com o Alberto, Brasil é outros quinhentos, clima e combustível influencia muito, nossa gasolina começou a ser um pouco decente apenas em 2014 com a diminuição de 800ppm para 50ppm de enxofre e demais hidrocarbonetos também (http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/01/nova-gasolina-reduzira-emissao-de-enxofre-em-94).
Logo sugiro a colocar o vw502 (5w40) e trocar a cada 7.500km no máximo ou 6 meses.
Assim que eu puder eu posto as fotos da árvore do came pra vcs verem como ficou, tive que comprar no eBay uma nova por $50,00 pois aqui uma nova é R$2.200,00, inacreditável.
 

Th!@go

Membro
Só para critério de informação mesmo, minha Sportback é 2011/2012 e ainda tinha o antigo tensor e corrente, conforme postagens minhas acima tive q trocar.

Eu achei q poderia ter uma chance do meu estar atualizado, e não foi isso que vi, então sempre vale a pena olhar esse componente!

Sobre o oleo concordo com os amigos acima, conforme disse o Alberto nosso clima é totalmente diferente da Europa, uso 5w40 no meu, moro no sudeste e é sempre um calor daqueles, então acho q 0w30 não é recomendado pro BR.
 
Depois de ler varios sites em ingles parece que o problema do tensionador foi resolvido em maio de 2012 com a terceira revisao do tensionador e todos motores tfsi produzidos a partir dessa data ja tem esse problema sanado.
O meu foi produzido em julho de 2012 intao acho q nao tem galho. Sobre o oleo nao é nem uma questao de clima e sim de qualidade da gasolina, teoricamente falando se o carro for abastecido apenas com podium nao tem
problema nenhum usar o oleo 0w30.
 

monte

Membro
yuri dalla corte disse:
Depois de ler varios sites em ingles parece que o problema do tensionador foi resolvido em maio de 2012 com a terceira revisao do tensionador e todos motores tfsi produzidos a partir dessa data ja tem esse problema sanado.
O meu foi produzido em julho de 2012 intao acho q nao tem galho. Sobre o oleo nao é nem uma questao de clima e sim de qualidade da gasolina, teoricamente falando se o carro for abastecido apenas com podium nao tem
problema nenhum usar o oleo 0w30.
Eu verificaria o tensor mesmo assim pra garantir e ver se essa informação de maio de 2012 é real mesmo. Eu não sei. Depois de tantos problemas, eu verificaria pra ficar tranquilo.
 
Senhores, em breve irei criar um tópico sobre o cavalete dos comandos, mais conhecido lá fora como Camshaft Bridge (Bracket), uma outra falha que a Volks só corrigiu para os EA888 gen3 que tem os dois comandos variáveis. Pois para o nosso o prejuízo é enorme condenando o cabeçote todo, pois há uma tela no cavalete que se rompe e entope o duto do cavalete, em alguns casos a esfera da válvula que retém o óleo no cavalete se solta e a catástrofe vira fato de imediato. O problema começa devagar com barulho nas partidas a frio leva muito tempo pra virar erro de fato e barulhos maiores acontecerem. Em breve o tópico.
 

damiel

Membro
bom dia,

alguém sabe se o S3 e RS3 2012 ainda tem o problema do tensor e corrente superior e/ou problema crônico? tanto que o rs3 é 2.5 né.... só o s3 teria problema ainda?


abraços
 
Topo