Cuidados especiais com sua turbina

A3runner

Novato
Chedid
como se justifica então o consumo de combustivel na descida da serra? ja fiz esse teste em carros variados e todos consomem combustivel caso contrario eu chegaria com o tanque cheio la embaixo e não é o que acontece.
Acredito que diminua o consumo mas não zera e disso tenho certeza, por experiencia própria.
 

chedid

Administrador
A3runner disse:
Chedid
como se justifica então o consumo de combustivel na descida da serra? ja fiz esse teste em carros variados e todos consomem combustivel caso contrario eu chegaria com o tanque cheio la embaixo e não é o que acontece.
Acredito que diminua o consumo mas não zera e disso tenho certeza, por experiencia própria.

mas vc não está sempre em cut-off.. tem horas que vc acelera (ou vc desce a cerra toda sem tocar no acelerador?).. ele corta o bico sim. zero combusta, mas num sei se isso é bem computado pelo computador de bordo... como eu sei disso com tanta certeza? meu carro tem wid da odg e quando ele entra em cut-off o medidor da wid não mede nada...ou seja , zero combusta

quando o junior (overspeed) entrar ele explica melhor para vcs, mas tenho certeza que: matendo o carro engrenado na descida e sem apertar na embreagem, acima dois mil rpm, sem vc enconstar no acelerador, sem estar com piloto automático ligado e sendo uma descida boa que a central não precise acelerar para manter o carro ligado em acima do 2mil/rmp, a injeção vai cortar os bicos, entrando em cut-of.
 

A3runner

Novato
Chedid,
temos uma estrada em decida para o litoral aqui em São paulo onde voce fica 30min sem acelerar mantendo o carro engrenado a 80Km/h por isso estou dizendo que testei.

mas vamos esperar o Overspeed que ele nos trará uma explicação técnica para esta questão.

valeu
 

chedid

Administrador
sim, como te falei depende das condições.. se vc tava na condição que te falei os bicos são bloqueados!
 

A3runner

Novato
GianFrantiesco disse:
Faltou uma coisa de extrema importancia!

Não usar o ponto morto e depois engatar a marcha. Ex: em uma ladeira, ou grandes retas com pequenas ladeiras etc... muita gente joga o ponto "morto ou neutro" deixando o veículo andar um bom tempo desengatado, depois jogam a marcha. Isso fode a turbina, e compromete muito o tempo de vida util da mesma....
Se alguém quiser explico o termo tecnico...."


GianFrantiesco
Se o problema não é subir o giro do motor para engatar a marcha depois de uma descida.... qual seria o problema que voce mesmo citou mas não explicou ... poderia nos explicar isso bem como o termo técnico???
ja que a minha suposição foi descartada..
 

overspeed

Comerciante
o consumo em cut-Off é ZERO, oque acontece é que pra entrar em cut-off existem algumas condições, por exemplo pedal em repouso (Angulo do pedal / borboleta em posição considerada marcha lenta) + rotação acima de determinado valor (normalmente uns 2.000RPM pra entrar e abaixo de 1.500 ele retoma injeção) + carga abaixo de determinado valor (seja por vácuo seja pelo HFM)+ temperaturas de agua e ar dentro de certa faixa.

Se vc vier a 4.000RPM e soltar o acelerador entrará em cut-off numa descida (ou numa reta tbm é claro se huver condições acima) até que a rotação chegue érto dos 1.500RPM, dai pra baixo começa a pulsar novamente usando-se o mapa de marcha lenta...

Se vc vier a 1.500RPM e mesmo que tenha as condições, não vai entrar em cut off...mesma coisa com digamos 1.900RPM... tem que etsar acima do giro pra inicio (que snme é 2.000 no caso)

Qto a num poder jogar em ponto morto com o carro andando ou após dar uma pisada... é tranquilo, pode fazer sim normalmente, num pode é desligar o motor.
 

A3runner

Novato
obrigado pelos esclarecimentos...

com certeza então na descida da "nova" imigrantes(túneis), algum destes parametros não são atingidos pelo periodo todo pois o carro fica mantendo mais de 2000RPM para segurar a 80Km/h e o consumo caso todos estes parametros fossem atingidos seria zero ou desprezivel e não é o que acontece na prática.
 

mateus

Novato
olá galera.meu nome é Mateus eu estou pegando uma A3 2003 1.8T só que estou um pouco em duvida,gostaria de saber se vocês podem me ajudar.ela é automática e ta fumando bem pouquinho qndo acelera no talo mesmo.será que pode ser turbina?ou é o motor?
obrigado pela atenção.
 
Boa noite! Tenho um A3 1.8T 2002/2003 AUT 150Cv. Sigo todos esses procedimentos. Talvez trocasse tardiamente o óleo, a cada 10.000km no máximo. O óleo era Helix Plux 10W40 e gasolina somente podium. Mas infelizmente a luz do óleo começou a apitar e..... borra no motor! Bem, troquei bomba de óleo (mais aquela manutenção atrasada: bomba de água, correia, polias, mangueira de pressão da turbina, etc). Tiveram que fazer banho químico. O carro continua andando muito bem, faz o kick-down, mas tem vezes que noto o som da turbina como se estivesse "espalhado". Será que é alguma regulagem ou limpeza? Meu carro está com 88.000km! Conhecem alguma oficina que faça essa manutenção no Rio? Grato!
 

chedid

Administrador
pode ser vazamento de ar, e mais algumas coisas... tem um tópico de oficinas recomendadas!!!!!!! e ai segue o alerta... nada de trocar o óleo com 10milkm é pedir para gastar 10 vezes mais depois
 

jaltinier

Plantonista
o amigo chedid tá correto, trocar oleo com 10mil é loucura, mesmo o oleo sendo pra esse km, troque bem antes...

abraço
 

jaltinier

Plantonista
alemão, seja bem vindo, espero que aproveite bastante o clube....

cara, tem como vc se apresentar no tópico 'apresentação' e se der postar fotos de sua caranga...

abraço
 

Harper

Novato
Acabei de chegar no fórum, pois pretendo pegar um A3 180 ou 150 e queria informações.

Mas quanto às duvidas do tópico, de cut off, descida da serra com consumo, o que eu aprendi na faculdade de Engenharia é o seguinte: Se desce uma serra engrenado, pois quando você não usa o acelerador, a mistura ar-combustível fica pobre. Ou seja, mais ar, menos gasolina. Por isso se gasta menos combustível, mas óbvio que há consumo, pois o motor está trabalhando e quantidade de gasolina está sendo injetada no motor.

Já quando pisamos fundo, a mistura fica rica, com mais gasolina e menos ar. Portanto, gastamos mais.

Espero ter ajudado.
 

RafaPR

Consultor Técnico
É isso que o chedid falou Harper, e mesmo que não houvesse cut-off a mistura não ficaria pobre, pois a borboleta tá fechada e o equilíbrio entre ar/combustível continua!
 
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