Ar Condicionado não esfria - Resolvendo o problema

Boa tarde pessoal.

Sou de SP e levei meu carro na star ar condicionado na vila leopoldina. Ele nao resfriava. Isso faz 5 meses. Foi feita a recarga de gás. Voltou a resfriar. 150 reais!

1 semana depois parou. Voltei na mesma star ar condicionado e ele disse que o compressor havia ido pro espaço. Confiei e pedi para remanufaturar. 1300 reais!

Voltou a funcionar. Por alguns dias. Voltei na mesma oficina. O cara disse que era o filtro secador. Que estava enviando sujeira pro compressor e que o mesmo estava travando. Ele disse que se eu trocasse o filtro secador, meu problema seria resolvido. 1500 reais a peca. Disse que nao paguei 300 reais no ebay a peca. Demorou um mes pra chegar. Instalado o filtro secador MAIS 380 reais de mao de obra. Nao voltou a funcionar o ar condicionado!!!

Agora ele disse que era a válvula. Trocou a válvula e nada!!!

Como nao tenho conhecimento, nao quero acusar. Mas TUDO indica que estou sendo enganado por um picareta.


Por favor me ajudem! Alguém conhece um especialista em ar condicionado em SP? A idéia êh contar a história pra ele e leva-ló comigo pra ver o meu carro junto com o dono da star arcondicionado. Obrigado!
 

gabrielm

Novato
roxo disse:
Meus caros,

Roeka .. certamente é a caixa onde fica o dito fusivél .. local onde encaixa .. derrete ali .. tenta testar o slot ..

Meus caros, eu tava ontem metendo a bota no argolas e reparei o seguinte:

No manual fala que o ar pode ser desligado quando vc requer mais potencia do veículo - quando vc acelera mais o ar desliga pra te dar mais potencia, tipo quando vc faz uma ultrapassagem - eparei que o meu desligou e nào tava mais gelando, alias o vento fica fraquinho, gelado, masi bem fraco mesmo almentado a potencia do ventilador nada se altera. Quando parei o carro em casa e desliguei, depois de 15 minutos que fui sair novamente e ia rodar na cidade o ar funciona perfeitamente... alguem passou por isso aqui ???


oi roxo. aconteceu ja comigo por duas vezes. e agora lendo teu relato acho que é por isso tambem.

nas duas ocasiões tava na pista a 130km/h direto...até que uma hora percebo isso. o vento sai gelado. mas fraco. nao adianta aumentar a velocidade do ar que nao muda...

dae agora na segunda vez que aconteceu, desliguei o compressor (apertei o botao econo)...dae deu uns minutos reparei que o vento começou a sair com mais força. dae liguei no auto. e voltou ao normal e ficou assim até o chegar na praia.

estranho né?! mas acho que é por isso tambem... o teu continua assim?
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

Ainda tá é é um saco ..... na pista de uma hora pra outra o bicho para de gelar .... tipo: se vc tiver com o argolas acima de 130km/h pode dizer tchau ao ar geleado ele desliga e só volta quando para ... ou reduzir a velocidade ou ainda desligar e ligar o ar novamente ...
 

gabrielm

Novato
beleza, entao somos dois! alguem mais?! isso se resolve ou vamos ficar nessa ai?

ainda mais chegando o verao aqui pra nos...ai é verao sempre! rss
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Vamos ver isso ai .... eu to meio ocupado com as coisas aqui e to sem tempo de me dedicar a isso .... mas vou acompanhar e estudar o caso com tempo .....
 

Tezotto

Membro
Este problema se deve ao congelamento do evaporador.... com ele congelado o ar não consegue passar pelas aletas do evaporador, ao desligar o compressor o evaporador descongela e o ar volta a passar pelas aletas....

Porque acontence só na estrada?
Justamente pela eficiência do ar ser maior neste regime (rotação constante acima dos 2800RPM)

Gostaria muito de ver o esquema elétrico do ar do A3, se tiver sensor anti-congelamento é ele o culpado, se não, é a válvula torre no compressor...
 

roxo

Moderador
Tezotto disse:
Este problema se deve ao congelamento do evaporador.... com ele congelado o ar não consegue passar pelas aletas do evaporador, ao desligar o compressor o evaporador descongela e o ar volta a passar pelas aletas....

Porque acontence só na estrada?
Justamente pela eficiência do ar ser maior neste regime (rotação constante acima dos 2800RPM)

Gostaria muito de ver o esquema elétrico do ar do A3, se tiver sensor anti-congelamento é ele o culpado, se não, é a válvula torre no compressor...


Meu Caro,

Olha ai o mestre do ar (avatar) ... brincadeira ... Tezotto mandei uma MP pra vc .. responde com um e-mail onde possa te mandar um materia pra vc ajudar aqui com esse problema !!!!!
 

ademar5

Membro
colegas vou relatar o que aconteceu comigo, alias com meu carro,rsrsrs.

o ar do meu carro funionava perfeito, bem gelado, de uma hora pra outra ele comecou a desligar o compressor automaticamente ( luz indicadora no painel ECONOMICO) acendia. eu apertava la de novo e ele voltava a funcionar,. bem, depois de dois dias assim o carro funcionando eu escutei um barulho forte e muita fumaca branca saindo pelos capo do carro, puta merda que susto,rsrsrsr. abri o capu e tinha uma peca solta e o gas vazando por ela. coloquei a danada da peca no local e nao liguei mais o ar.
fui na oficina de ar o mecanico falou que tinha estourado a valvula (essa valvula tem um sensor nela).
resumindo o que ele me falou, filtro do ar ficou sujo ao ponto de ficar entupido, com isso queimou o rele que dispara o ventilador do ar, com o ventilador parado a pressao aumentou e estouraram duas valvulas.
prejuizo
filtro novo, duas valvulas, carga de gas, mao de obra
R$400,00
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Que bom que conseguiu resolver seu problema e que zica né no argolas...

Tezotto - Ainda aguardamos um retorno seu a respeito do prblema que relatei junto com o Gabriel ... inclusive te mandei o tào cobiçado esquema eletrico do ar da Audi ... espero seu retorno aqui que soma para muitos ....

Grato,
 

Tezotto

Membro
Roxo e Gabriel, desculpem pela demora, estava em época de provas na faculdade e não pude nem sonhar em mexer no carro...

O problema era realmente a valvula torre do compressor, como nossos argolas não tem o sensor anti-congelamento, essa válvula é a responsável pelo controle da temperatura do gás...

O único problema é que para trocar essa válvula tem que se esgotar todo o gás, tive que recorrer a uma oficina para efetuar o serviço, a válvula ficou em R$ 145,00 mais R$160,00 da carga de gás, mais uns merréis de mão de obra pois os filhos da mãe não queria vender só a peça... enfim, acabei morrendo com R$500,00 mangos...

Agora o ar ficou prefeito, tanto na estrada como na cidade a eficiência d ar ficou a mesma, andando a 100Km/h ou a 160Km/h tá gelando bem e nada de congelar...
 

roxo

Moderador
Tezotto disse:
Roxo e Gabriel, desculpem pela demora, estava em época de provas na faculdade e não pude nem sonhar em mexer no carro...

O problema era realmente a valvula torre do compressor, como nossos argolas não tem o sensor anti-congelamento, essa válvula é a responsável pelo controle da temperatura do gás...

O único problema é que para trocar essa válvula tem que se esgotar todo o gás, tive que recorrer a uma oficina para efetuar o serviço, a válvula ficou em R$ 145,00 mais R$160,00 da carga de gás, mais uns merréis de mão de obra pois os filhos da mãe não queria vender só a peça... enfim, acabei morrendo com R$500,00 mangos...

Agora o ar ficou prefeito, tanto na estrada como na cidade a eficiência d ar ficou a mesma, andando a 100Km/h ou a 160Km/h tá gelando bem e nada de congelar...

Meu caro,

Beleza e obrigado, só um detalhe .... de acordo com o esquema eletrico o meu carro e do Gabriel tem essa valvula ????

Grato,
 

della

Membro
Que oficina FDP... 160 pela carga de gás é um absurdo!
Nossos carros usam +- 650g de gás R-134a, o custo desse gás é de R$ 40 / KG!!! Ou seja, se o cara fôsse honesto, sua carga ficaria em R$ 26,00.
E depois o cara ainda teve a cara de pau de te cobrar a mão de obra...é mesmo de foder a vida!
 

Tezotto

Membro
roxo disse:
Tezotto disse:
Roxo e Gabriel, desculpem pela demora, estava em época de provas na faculdade e não pude nem sonhar em mexer no carro...

O problema era realmente a valvula torre do compressor, como nossos argolas não tem o sensor anti-congelamento, essa válvula é a responsável pelo controle da temperatura do gás...

O único problema é que para trocar essa válvula tem que se esgotar todo o gás, tive que recorrer a uma oficina para efetuar o serviço, a válvula ficou em R$ 145,00 mais R$160,00 da carga de gás, mais uns merréis de mão de obra pois os filhos da mãe não queria vender só a peça... enfim, acabei morrendo com R$500,00 mangos...

Agora o ar ficou prefeito, tanto na estrada como na cidade a eficiência d ar ficou a mesma, andando a 100Km/h ou a 160Km/h tá gelando bem e nada de congelar...

Meu caro,

Beleza e obrigado, só um detalhe .... de acordo com o esquema eletrico o meu carro e do Gabriel tem essa valvula ????

Grato,

Sim, todos os A3 possuem essa válvula, compressor Sanden com tecnologia variável, otimiza a eficiência do ar e economia de combustivel...
 

Tezotto

Membro
della disse:
Que oficina FDP... 160 pela carga de gás é um absurdo!
Nossos carros usam +- 650g de gás R-134a, o custo desse gás é de R$ 40 / KG!!! Ou seja, se o cara fôsse honesto, sua carga ficaria em R$ 26,00.
E depois o cara ainda teve a cara de pau de te cobrar a mão de obra...é mesmo de foder a vida!

Della, não sei ai na capital... mas aqui não se acha carga de gás por menos de R$160,00... o problema é que o meu carro tinha gás... só foi retirado pra substituir a vpalvula e posteriormente foi recolocado... mas fazer oque né...
 

Tezotto

Membro
roxo disse:
Meu caro,

Obrigado ... e que bom que tem vc aqui e o Della que são os reis do A/C ...


Muito obrigado pelo elogio, mas foram seis anos mexendo com isso... e olha que levei nessa oficina onde trabalhei há anos atráz...
 
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