chedid disse:como falei, eu num confio em óleo da petrobraz, perdi um motor por eles (omega 4.1), e já vi algumas pessoas terem problema com o mesmo óleo... perdi confiança na marca
Tang disse:Oléo bom é óleo novo, não adianta colocar o Mobil 1 0W40 e trocar com 15 mil km ... é melhor colocar o semi 10W40 e trocar com 5/7 mil km no maximo. Todas as trocas com o filtro junto, é de lei. Economia porca é trocar filtro a cada 2 trocas como muita gente ainda faz. Isso é do tempo do guaraná com rolha, onde não achava filtro de óleo em qualquer lugar e o custo era muito alto.
Isso é fato, muita gente fala mal de motor multivalvulado pq segue a troca conforme a tabelinha do frentista ou até mesmo do padrão americano/europeu, oleo mineral 5 mil km, semi 10 mil e sintetico 15 até 20 mil km ... isso é furada, é aí que teu motor junta borra e abre o bico. Gasolina na Europa/EUA não é podre igual a daqui. Essa de misturar óleo de marcas e tipos diferentes também não rola. Se vai mudar, use uma marca/tipo por um tempo (algumas trocas), antes de partir pra outra.
A melhor especificação atual de óleo é API-SM.
Outra coisa, pro carro turbo não é indicado o xW30 .... a economia de combustível é maior, mas a escala térmica é menor que um W40, etc, o que pode ocasionar uma perca do filme lubrificante em altissimas temperaturas, causando um desgaste maior no conjunto.
Mobil 1 0W40 é muito bom, mas um exagero pro clima brasileiro, ele suporta partida a frio no meio da neve da Europa, lá pelos -43 graus centigrados, o 10W40 já aguenta bem abaixo de 0 grau, não tem necessidade de usar um 5W40 por exemplo.
O melhor óleo é o que une o menor número antes do W e o maior número após o W. Eu já vi alguns com range 10W60, mas é meio difícil de achar no Brasil, no exterior é mais comum, como o Motul 7100 e Castrol, todos 100% sintetico.
Eu usei muito tempo o Mobil 1 0W40, mas achei um desperdicio pois trocava com 7500 km no maximo, e ele saía bem sujo (fez sua função), porém pra uma vida longa ao motor e turbina é melhor usar um semi sintetico 10W40.
Meu carro ta muito melhor com oleo mineral 15W40 trocado a cada 4 mil km no maximo do que muita gente usando Mobil 1 e trocando com 15 mil.
A principal diferença do Mineral pro Sintético é a maior diferença que se consegue no range de temperatura do Sintetico sobre o Mineral, por exemplo no mineral o maximo que se consegue é um 15W40 (25 de delta), no Sintetico já comeca com um 10W40 por ex (30 de delta), 5W40 (35 de delta), 0W40 (40 de delta) e o top 10W60 (50 de delta). Outra coisa é a maior capacidade do óleo sintético em manter o filme de óleo/lubrificação/limpeza por um maior tempo, mesmo com as contaminações causadas por combustível ruim e os ciclos de aquecimento, o mineral resiste por um tempo menor.
Abs