Que óleo usar no A3?

RafaPR

Consultor Técnico
Jaltinier, a viscosidade na verdade não importa tanto, o que importa é que o óleo atenda a norma VW 502.2 ou no mínimo a ACEA A3, independente de ser 5w40, 0w30, 10w40 etc...
 

chedid

Administrador
como falei, eu num confio em óleo da petrobraz, perdi um motor por eles (omega 4.1), e já vi algumas pessoas terem problema com o mesmo óleo... perdi confiança na marca
 
O antigo dono usava Castrol sintético 5W40 no meu, troquei pelo BR, mas vou pesquisar agora outra marca, ja sou obrigado a abastecer a gasolina Podium deles, mas o óleo posso comprar de outra...hehe
O óleo tem que ser 5W40 no mínimo, maior que 5 vai ferrar a turbina quando frio.
 

RafaPR

Consultor Técnico
chedid disse:
como falei, eu num confio em óleo da petrobraz, perdi um motor por eles (omega 4.1), e já vi algumas pessoas terem problema com o mesmo óleo... perdi confiança na marca

A VW homologou pros motores 1.8T e confia, só isso já é suficiente pra mim. :legal:
 

Tang

Membro
Oléo bom é óleo novo, não adianta colocar o Mobil 1 0W40 e trocar com 15 mil km ... é melhor colocar o semi 10W40 e trocar com 5/7 mil km no maximo. Todas as trocas com o filtro junto, é de lei. Economia porca é trocar filtro a cada 2 trocas como muita gente ainda faz. Isso é do tempo do guaraná com rolha, onde não achava filtro de óleo em qualquer lugar e o custo era muito alto.

Isso é fato, muita gente fala mal de motor multivalvulado pq segue a troca conforme a tabelinha do frentista ou até mesmo do padrão americano/europeu, oleo mineral 5 mil km, semi 10 mil e sintetico 15 até 20 mil km ... isso é furada, é aí que teu motor junta borra e abre o bico. Gasolina na Europa/EUA não é podre igual a daqui. Essa de misturar óleo de marcas e tipos diferentes também não rola. Se vai mudar, use uma marca/tipo por um tempo (algumas trocas), antes de partir pra outra.

A melhor especificação atual de óleo é API-SM.

Outra coisa, pro carro turbo não é indicado o xW30 .... a economia de combustível é maior, mas a escala térmica é menor que um W40, etc, o que pode ocasionar uma perca do filme lubrificante em altissimas temperaturas, causando um desgaste maior no conjunto.
Mobil 1 0W40 é muito bom, mas um exagero pro clima brasileiro, ele suporta partida a frio no meio da neve da Europa, lá pelos -43 graus centigrados, o 10W40 já aguenta bem abaixo de 0 grau, não tem necessidade de usar um 5W40 por exemplo.

O melhor óleo é o que une o menor número antes do W e o maior número após o W. Eu já vi alguns com range 10W60, mas é meio difícil de achar no Brasil, no exterior é mais comum, como o Motul 7100 e Castrol, todos 100% sintetico.

Eu usei muito tempo o Mobil 1 0W40, mas achei um desperdicio pois trocava com 7500 km no maximo, e ele saía bem sujo (fez sua função), porém pra uma vida longa ao motor e turbina é melhor usar um semi sintetico 10W40.

Meu carro ta muito melhor com oleo mineral 15W40 trocado a cada 4 mil km no maximo do que muita gente usando Mobil 1 e trocando com 15 mil.

A principal diferença do Mineral pro Sintético é a maior diferença que se consegue no range de temperatura do Sintetico sobre o Mineral, por exemplo no mineral o maximo que se consegue é um 15W40 (25 de delta), no Sintetico já comeca com um 10W40 por ex (30 de delta), 5W40 (35 de delta), 0W40 (40 de delta) e o top 10W60 (50 de delta). Outra coisa é a maior capacidade do óleo sintético em manter o filme de óleo/lubrificação/limpeza por um maior tempo, mesmo com as contaminações causadas por combustível ruim e os ciclos de aquecimento, o mineral resiste por um tempo menor.

Abs
 

kellerson

Novato
tang muito interessante seu texto sobre óleo, é tmb oque eu penso, pois nada melhor que fazer uma revisão em dia e em tempo certo, esse negocio de óleo e demorar pra trocar e sim bem pior, so que fico meio perdido nessa não sei oque fazer pois sempre vem um e fala uma coisa,
acredito eu que por meu carro ser 1.8 asp poderia por um oleo semi ou ate mesmo mineral 10w40 de boa e rodar 5 mil km trocando filtro e óleo, mas fico veiaco pra caramba de fazer isso
por isso to colocando um óleo 5w40 100% sintético de uma qualidade um pouco menor
e trocando de 5 em 5 com óleo e filtro :S
coisa que se fosse um mineral eu economizaria uns bons pilas
o vida cruel
 

Northon

Membro
legal seu texto tang... então 10w40 e 5w40, dentro da especificação VW que consta no manual, é o indicado

mas, em resumo, se optarem pelo 5w40 será melhor, pois o delta é maior
 

jaltinier

Plantonista
mesmo usando oleo 100% sintético...eu não espero os 10mil km, sempre troco com 7 no máximo 8 mil km rodados...sempre troco filtro de oleo, ar e combustível...
 

RafaPR

Consultor Técnico
Tang disse:
Oléo bom é óleo novo, não adianta colocar o Mobil 1 0W40 e trocar com 15 mil km ... é melhor colocar o semi 10W40 e trocar com 5/7 mil km no maximo. Todas as trocas com o filtro junto, é de lei. Economia porca é trocar filtro a cada 2 trocas como muita gente ainda faz. Isso é do tempo do guaraná com rolha, onde não achava filtro de óleo em qualquer lugar e o custo era muito alto.

Isso é fato, muita gente fala mal de motor multivalvulado pq segue a troca conforme a tabelinha do frentista ou até mesmo do padrão americano/europeu, oleo mineral 5 mil km, semi 10 mil e sintetico 15 até 20 mil km ... isso é furada, é aí que teu motor junta borra e abre o bico. Gasolina na Europa/EUA não é podre igual a daqui. Essa de misturar óleo de marcas e tipos diferentes também não rola. Se vai mudar, use uma marca/tipo por um tempo (algumas trocas), antes de partir pra outra.

A melhor especificação atual de óleo é API-SM.

Outra coisa, pro carro turbo não é indicado o xW30 .... a economia de combustível é maior, mas a escala térmica é menor que um W40, etc, o que pode ocasionar uma perca do filme lubrificante em altissimas temperaturas, causando um desgaste maior no conjunto.
Mobil 1 0W40 é muito bom, mas um exagero pro clima brasileiro, ele suporta partida a frio no meio da neve da Europa, lá pelos -43 graus centigrados, o 10W40 já aguenta bem abaixo de 0 grau, não tem necessidade de usar um 5W40 por exemplo.

O melhor óleo é o que une o menor número antes do W e o maior número após o W. Eu já vi alguns com range 10W60, mas é meio difícil de achar no Brasil, no exterior é mais comum, como o Motul 7100 e Castrol, todos 100% sintetico.

Eu usei muito tempo o Mobil 1 0W40, mas achei um desperdicio pois trocava com 7500 km no maximo, e ele saía bem sujo (fez sua função), porém pra uma vida longa ao motor e turbina é melhor usar um semi sintetico 10W40.

Meu carro ta muito melhor com oleo mineral 15W40 trocado a cada 4 mil km no maximo do que muita gente usando Mobil 1 e trocando com 15 mil.

A principal diferença do Mineral pro Sintético é a maior diferença que se consegue no range de temperatura do Sintetico sobre o Mineral, por exemplo no mineral o maximo que se consegue é um 15W40 (25 de delta), no Sintetico já comeca com um 10W40 por ex (30 de delta), 5W40 (35 de delta), 0W40 (40 de delta) e o top 10W60 (50 de delta). Outra coisa é a maior capacidade do óleo sintético em manter o filme de óleo/lubrificação/limpeza por um maior tempo, mesmo com as contaminações causadas por combustível ruim e os ciclos de aquecimento, o mineral resiste por um tempo menor.

Abs

Bacana o texto, mas eu discordo da parte sobre gasolina. Isso é a velha mania de dizer que tudo que é brasileiro é pior!

Ainda sobre o óleo, a base ser sintética ou mineral é o que vc falou sobre suportar manter o filme por mais tempo e resistir mais à contaminações, mas não determina a escala térmica do óleo.

Aqui no Brasil você encontra facilmente óleo mineral 15w50 (com o delta maior que 25 como vc falou) e, se não estou enganado, a própria VW monta de fábrica os motores nacionais com óleo 10w40 mineral! :legal:
 

douglas83

Membro
Bom gente o importante a manter a troca sempre regular, bom esqueçam a marca, o importante é a classificação, viscosidade, e se é 100% sintético. sou representante de uma fábrica de oléo nacional, e só não utilizo o óleo no meu carro porque não fazemos óleo 100% sintético. Agora cada um tem sua preferência, por custo benefício e qualidade hj só uso ELF e Total, pois são exatamente a mesma empresa. Se alguem quiser ajuda de 1 profissional da área, posso indicar com custo e benefício mais adequado para vocês. Como disse o q eu uso no meu 1.8t 150 é um 5w30 100% sintético.
 
Ainda acho que o 5w30 não da pro motor Turbo, justamente por causa da temperatura mais alta, vai danificar o filme do óleo e vai prejudica-la, por isso uso 5w40 (esse ano usei o carro com temperaturas negativas por várias vezes, senão entendo que até poderia ser o 10 fora da região sul) e a recomendação em ser 100% sintético também acho que é por ser muito exigido, por isso não uso óleo semi-sintético e muito menos o mineral.
Sobre o tempo, eu troco a cada 5 mil Km ou 6 meses, onde quase sempre troco pelo tempo, segundo o site da BR, o motor Audi 1.8T tem toca prevista a cada 7.500 Km (com óleo sintético obviamente), se for pra colocar mineral e trocar antes, teria que ser trocado a cada 3 mil Km por aí, então não vejo vantagem mesmo se aprovasse a ideia.
 

Northon

Membro
5w30 pentosin é o que a audi br usa... mas acho o 30 muito pouco pra um pais tropical como o nosso, na alemanha vai, mas aqui é mto mais quente
 

Tang

Membro
RafaPR,

Eu não listei todo a escala de temperatura entre sintético e mineral, hoje a tecnologia permite o óleo mineral com uma escala maior. O principal e que eu citei, é o filme de óleo suportar por um tempo maior, porém quando surgiu o óleo sintético, a principal diferença era ele conseguir uma escala muito maior que o mineral e manter essa escala por um tempo maior, e é isso que ele ainda faz. Após um certo tempo de uso, o Sintetico W40 continua a se comportar como um W40, enquanto um mineral W40 se comportaria como um W30, entende?

Agora, sobre a gasolina do Brasil. O Brasil tem gasolina de qualidade? Tem sim ... V Power, Podium ... mas o Brasileiro ainda não evoluiu no seu pensamento e na maioria dos casos você não vai encontrar esse combustível na sua forma pura, como teria que ser para "prestar", ou seja, a maioria é "batizado", e você paga uma gasolina premium batizada, além de pagar um dos valores mais altos no mundo na gasolina, sendo um país auto suficiente e mesmo após a enorme baixa no preço do barril de petroleo no mercado internacional, aqui os preços sobem, mas pra baixar todos sabemos como é.
Aí está o problema na nossa gasolina, vem batizada de berço, esta enraizado na cultura do brasileiro levar vantagem sobre o próximo, por isso que o país não vai pra frente de vento em popa como deveria.

pliniodemarco e cerealk, realmente a Audi usa o que é determinado pela fábrica, veja que nem sempre fazem as adaptações necessárias ao clima predominante do país. Um óleo W30 vai sofrer demais no nosso verão escaldante.

abs!
 

douglas83

Membro
Gente um oleo 5w30, só entra na viscosidade 30 apos 55º celcius, então a temperatura do país não irá influenciar na segunda viscosidade, o rendimento do motor 5w30 será melhor do q com 5w40, viscosidade menores q essas não são acomselhados pra audi, 5w30 é o limite, viscosidade menor q 5w e menor q 30, não é aconselhável.
 

Tang

Membro
douglas83, baseado em que voce diz que a viscosidade w30 "entra" após 55 graus celsius? Só se for a temperatura do óleo a 55 celsius.

Procura uma tabela de viscosidade de oleo e veja qual a classificacao do mesmo, quanto maior o indice de viscosidade, melhor a capacidade de manter o filme de óleo.

Castrol GTX Magnatec 5W30
Viscosity Index - ASTM D2270 - 153
Flash Point, PMCC ASTM D93 - °C 185

Castrol Magnatec 10W40
Índice de Viscosidade - 157

Bom, a viscosidade é menor e por ser 30 aguenta temperaturas menores que um óleo 40 sem perder a viscosidade. Essa é a principal diferença.
 
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