Que óleo usar no A3?

lorenz

Membro
Joaquím você acha que é retirado o cárter na concessionária para limpeza?? Doce ilusão amigo ... E feito deste forma como expliquei aí em cima é cobrado no mínimo Milão ... Mas de toda forma a receita está aí ... Agora quem tiver dinheiro para queimar fica a vontade e manda limpar ... Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lorenz

Membro
Mecanico com 10 anos de concessionária não pode estar fazendo de forma incorreta não é?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lorenz

Membro
Pensei em ajudar apenas os amigos a fazer uma ótima limpeza geral no motor com baixíssimo custo ...
Valeu galera


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Joaquim-

Novato
Pode sim, por que não?
Certamente não vai estourar o motor, mas vai comprometer, e muito, a vida útil dele.
Imagine o efeito de se romper o filme de óleo e o estrago nos retentores e vedações.
 

Joaquim-

Novato
Ah...
Não sou mecânico, mas tenho muitas ferramentas, gosto de mexer e faço quase tudo que tem que ser feito no carro.
Quando não tem jeito, levo o carro no mecânico, mas acompanho o serviço.

E já vi tanta cagada e coisas mal feitas que não confio em ninguém para mexer.
Se é para fuçar e fazer besteira, deixe que eu mesmo faço, pelo menos me divirto.
 

lorenz

Membro
Entendo sua preocupação ... Não és obrigado a fazer .. Porém no meu funcionou ... Fiz e farei em todos carros que tive e até hoje não mexi em nenhum e nem sequer em retentores de válvulas ou qualquer vedação .. Nunca troquei uma bomba de óleo.. Meus carros nunca sairão um pingo de fumaça ... Outro audi que tive entreguei com 190 mil km e o menino já tem ele com 240 e nunca mexeu no motor ...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Usar álcool e fluído de freio pra limpar é bem comum e até funciina... Eu não arriscaria, nem essa receita e nem flush... Pra mim limpeza de sistema de lubrificação não existe (assim como pro meu professor se Motores do SENAI que trabalhou a vida toda com retífica), ou abre o motor ou dx do jeito que está pq se tiver mta borra a possibilidade de empurrar partícula para onde não deve é mto grande...
 

JulioRJ

Membro
põe um pentosin ou outro bom e bota pra andar. sobe serra esticando no corte, pisa mesmo. roda 2 mil no talo e desce o oleo pra ver como nao fica branquinho

discussão de oleo é eterna. até existir motor ciclo otto vai ter nego usando oleo errado, e taxista rodando autopeças atrás de oleo mineral
 

G3ORG3

Membro
O meu vai amanhã para a primeira troca, Aspirado 03/04 e está com 90 mil KM. Filtro de óleo FRAM e de Ar de uma tal de WEGA (não achei outro).

Vou de Valvoline Synpower 5w40 api SN, atende a todas as normas exigidas. Como não sei o estado interno do motor em relação a borra, vou rodar uns 2 mil kms e mandar trocar denovo pra ver como fica.

Se tiver muito feio, vou fazer um flush mas abrindo o carter e o comando pra limpar geral...
 

Capuzzo

Novato
No meu só uso o Castrol Magnatec 5W-40 (parece água de tão fino) a cada 7 ou 8 mil Km. É um A3 T 180CV 02/03 com 170.000 Km rodado, não tem borra e nem saindo fumaça no escape e o bicho tá com uma baita disposição!!
 
JulioRJ disse:
põe um pentosin ou outro bom e bota pra andar. sobe serra esticando no corte, pisa mesmo. roda 2 mil no talo e desce o oleo pra ver como nao fica branquinho

discussão de oleo é eterna. até existir motor ciclo otto vai ter nego usando oleo errado, e taxista rodando autopeças atrás de oleo mineral
Discussão eterna... bota eterna nisso kkkkkkkk

Vc hoje ve gente falando que "Noe trabalhou 250 e poucos anos trabalhando fazendo a arca"... so que hoje o cara sai da faculdade, projeta uma lancha e deu ! rsrs

Em diversos foruns que participo, cada um tem um ponto de vista a partir do seu ponto de vista e que presencia.

Saiu Audi de fabrica 2001, com oleo 5w40... vc vai usar ate hoje?! o manual é de 15 anos atras, vc ainda tem oleo 5w40!!! só que hoje os cara projetaram um oleo pensando no carro dessa idade que esta acima de 100 k... e dai?! vai usar oleo que esta no manual?! vai usar oleo que eles dizem que corresponde ao carro no estado hoje?!

Meu filho nasceu a 16 dias, minha vó de 70 anos, diz que na epoca usava so fralda de pano, hoje tem descartavel... e ai vai usar qual?! a fralda de pano funciona?! sim!! e a descartavel ?! tambem!!!

Então.. e isso

O meu ex-audi... hoje com mais de 335 mil km.... qdo passei com 325 mil km.... so usava "BARDHAL SEMI SINTETICO 10W40 E MOLIKOTE"

E ta ai firme e forte..... e se tivesse usado um texaco 20w50... acho q estaria rodando tambem kkk

Abraço
 

Gump-GTI

Novato
Galera, não li as 32 duas paginas mas li boa parte delas e não vi ninguém falando dessa pagina do manual. Não sei se todos os manuais têm essa informação, porque o meu A3 é 1998 (Importado). As vezes o manual dos nacionais é diferente:

Pelo que eu entendi, mesmo os óleos mais grossos (15w50, 20w50), desde que atendam a especificação VW 501 01, são permitidos nos nossos motores. Ainda mais com as temperaturas que temos no Brasil (acima de -10ºC). A única restrição é que se evite os óleos API -SF e SG.

Inclusive, de acordo com a tabela, pra quem for usar óleo VW 501 01, é preferivel usar por aqui no BR um 15w40 do que um 10w40.

E obviamente o manual não recomenda uso de aditivos. Mas isso fabricante nenhum vai recomendar. Vai de cada dono mesmo.
2sagznd.jpg


2zic5dk.jpg


Abraços.
 
Que absurdo usar 20w50 em audi kkkkk até mesmo 15w40, o que nossos motores usam é 5w40, norma 50101 para importados e nacionais até 2002 sendo o 10w40, acima de 12/2002 normal 50200 5w40, os dutos de óleo são preparados para cada norma bem como o pacote de aditivação, lembro que os óleos semi sintética nacionais levam 30% de óleo reciclados já os semi importados não levam óleo reciclado e sim aditivação no lugar de óleo reciclado, aqui no Brasil é lei as refinarias usarem essa proporção de lixo, usem o que a norma recomenda, só uso pentosin 5w40 no a3 2004 T


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Almeida

Membro
JulioRJ disse:
põe um pentosin ou outro bom e bota pra andar. sobe serra esticando no corte, pisa mesmo. roda 2 mil no talo e desce o oleo pra ver como nao fica branquinho

discussão de oleo é eterna. até existir motor ciclo otto vai ter nego usando oleo errado, e taxista rodando autopeças atrás de oleo mineral
Taxista atrás de óleo mineral foi ótima!

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
JulioRJ disse:
põe um pentosin ou outro bom e bota pra andar. sobe serra esticando no corte, pisa mesmo. roda 2 mil no talo e desce o oleo pra ver como nao fica branquinho

discussão de oleo é eterna. até existir motor ciclo otto vai ter nego usando oleo errado, e taxista rodando autopeças atrás de oleo mineral
Reforçando a sua colocação o pentosin 5w40 HC tem ACEA C3 quer dizer que o mesmo é para diesel e gasolina, quando o oleo é para diesel também o poder de detergencia é muito maior haja visto da alta contaminação do diesel, sendo assim o motor sempre ficará limpo livre de borras desde que usado corretamente.
 

G3ORG3

Membro
EderBlu disse:
Reforçando a sua colocação o pentosin 5w40 HC tem ACEA C3 quer dizer que o mesmo é para diesel e gasolina, quando o oleo é para diesel também o poder de detergencia é muito maior haja visto da alta contaminação do diesel, sendo assim o motor sempre ficará limpo livre de borras desde que usado corretamente.
Não sabia dessa informação sobre o ACEA C3, bom saber hehe.

O que estou usando da Valvoline também atende a essa especificação.
 
G3ORG3 disse:
Não sabia dessa informação sobre o ACEA C3, bom saber hehe.

O que estou usando da Valvoline também atende a essa especificação.
Valvolne Synpower 5w40 http://www.valvolineeurope.com/english/products/engine_oils/synpower/cid(7537)/synpower_5w-40 também tem acea C3, top de Linha esse produto, seu motor esta muito bem guarnecido por este produto, vou te confessar que ele supera o Pento em algumas aprovações porém andam lado a lado na qualidade, ambos são para Diesel e Gasolina, Valvoline Americana e Pento Alemão,
 
Topo