della
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Uma explicação geral para tirar uma dúvida comum:
A SAE é uma sociedade americana que definiu padrões de viscosidade dos óleos automotivos. Os números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação pelos critérios da SAE, que se baseiam na viscosidade dos óleos a 100 graus Celsius, apresentando duas escalas:
De baixa temperatura (de 0W até 25W). ). A letra "W" significa "Winter", de inverno. De alta temperatura (de 20 a 60).
E entenda baixa temperatura como sendo em escala negativa!
Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Um óleo com um índice de viscosidade amplo pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura (alta e baixa), por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo SAE 20W/40 se comporta nas baixa temperaturas como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e nas altas temperaturas se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.
Portanto em terras tupiniquins, comprar óleo com classificação W é desperdício de dinheiro, pois pagamos por aditivos anti-congelantes que não têm a menor função em nosso clima.
Porém, como os fabricantes de óleo "internacionalizaram" a classificação, ficamos sem a possibilidade de escolher um óleo específico para o nosso clima tropical, onde a classificação "W" não tem serventia.
Para o nosso caso, o importante é a segunda parte da nomenclatura que varia de 20 a 60. Para os nossos carros a recomendação é utilizar 30 ou 40.
A SAE é uma sociedade americana que definiu padrões de viscosidade dos óleos automotivos. Os números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação pelos critérios da SAE, que se baseiam na viscosidade dos óleos a 100 graus Celsius, apresentando duas escalas:
De baixa temperatura (de 0W até 25W). ). A letra "W" significa "Winter", de inverno. De alta temperatura (de 20 a 60).
E entenda baixa temperatura como sendo em escala negativa!
Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Um óleo com um índice de viscosidade amplo pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura (alta e baixa), por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo SAE 20W/40 se comporta nas baixa temperaturas como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e nas altas temperaturas se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.
Portanto em terras tupiniquins, comprar óleo com classificação W é desperdício de dinheiro, pois pagamos por aditivos anti-congelantes que não têm a menor função em nosso clima.
Porém, como os fabricantes de óleo "internacionalizaram" a classificação, ficamos sem a possibilidade de escolher um óleo específico para o nosso clima tropical, onde a classificação "W" não tem serventia.
Para o nosso caso, o importante é a segunda parte da nomenclatura que varia de 20 a 60. Para os nossos carros a recomendação é utilizar 30 ou 40.