Que óleo usar no A3?

della

Membro
Uma explicação geral para tirar uma dúvida comum:

A SAE é uma sociedade americana que definiu padrões de viscosidade dos óleos automotivos. Os números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação pelos critérios da SAE, que se baseiam na viscosidade dos óleos a 100 graus Celsius, apresentando duas escalas:

De baixa temperatura (de 0W até 25W). ). A letra "W" significa "Winter", de inverno. De alta temperatura (de 20 a 60).

E entenda baixa temperatura como sendo em escala negativa!

Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Um óleo com um índice de viscosidade amplo pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura (alta e baixa), por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo SAE 20W/40 se comporta nas baixa temperaturas como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e nas altas temperaturas se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.

Portanto em terras tupiniquins, comprar óleo com classificação W é desperdício de dinheiro, pois pagamos por aditivos anti-congelantes que não têm a menor função em nosso clima.
Porém, como os fabricantes de óleo "internacionalizaram" a classificação, ficamos sem a possibilidade de escolher um óleo específico para o nosso clima tropical, onde a classificação "W" não tem serventia.

Para o nosso caso, o importante é a segunda parte da nomenclatura que varia de 20 a 60. Para os nossos carros a recomendação é utilizar 30 ou 40.

STissue

Novato
eu to usando Selenia 5w40, que atende a norma VW502....só que não to achando mais essa pomba em lugar algum........vou colocar o Mobil 5w40, que tb atende a VW502 e tá 29 o litro colocado aqui em um posto Esso perto de casa...

jaltinier

Plantonista
STissue disse:
eu to usando Selenia 5w40, que atende a norma VW502....só que não to achando mais essa pomba em lugar algum........vou colocar o Mobil 5w40, que tb atende a VW502 e tá 29 o litro colocado aqui em um posto Esso perto de casa...

Esse selenia é o PERFORM? se for...vende no Carrefour...e lá tá vendendo filtros bosch tb...

abraço

h2ul

Novato
Boa tarde, alguém tem alguma experiência com o óleo MOBIL 1 Sintético 0w/40 para comentar? Obrigado!!!

della

Membro
Caras,

Mudei para Texaco 5W-40, 100% sintético e mais barato que o selenia.
R$ 29,00 Texaco 5W-40 100% sintético, contra R$ 32,00 o selenia 15W-40 base sintética.

roxo

Moderador
Meus Caros,

Neste mesmo forum tem uma postagem bem esclarecedora sobre esse tema feita pelo Tang (Sr. Suco) ... é sempre bom darmos uma lida no que ele disse pois resume de forma clara e objetiva o assunto lubrificante.

Não vamos aficar aqui batendo cabeça moçada ... pois o que observei é que os lubrificantes, nacionais ou importados, de boas marcas são no geral todos de qualidade e dentro da recomendação, km do veículo, periodo de troca .. vc so gasta muito $$$ se vc quiser pagar pela marca.

H2ul - diz ai qual a km do seu carro ????

h2ul

Novato
Fala Roxo, o meu A3 esta com 74 mil km? Faço esta pergunta pois ja tive que abrir o motor por borra, gastei R$ 6.000,00 mil na brincaderia na época, e estava usando um Ipiranga 5w40 sintético a umas 4 trocas de óleo, a cada 5 mil km. É logico que o problema se deu em maior parte pelo antigo dono, pois peguei o carro com 43 mil km e com +- 62 mil km tive o problema com o motor. Hoje estou usando este mobil 1, aparentemente com resultado legal, mas é sempre bom ter informações. Desde já agradeço pela atenção.

roxo

Moderador
h2ul disse:
Fala Roxo, o meu A3 esta com 74 mil km? Faço esta pergunta pois ja tive que abrir o motor por borra, gastei R$ 6.000,00 mil na brincaderia na época, e estava usando um Ipiranga 5w40 sintético a umas 4 trocas de óleo, a cada 5 mil km. É logico que o problema se deu em maior parte pelo antigo dono, pois peguei o carro com 43 mil km e com +- 62 mil km tive o problema com o motor. Hoje estou usando este mobil 1, aparentemente com resultado legal, mas é sempre bom ter informações. Desde já agradeço pela atenção.

Meu Caro,

Certamente vc ja pegou uma bomba .. vacilo do antigo dono mesmo... no mais vc ta correto no periodo de troca 5k com filtro ... porém ... pense em um oleo 5w40 sintetico ... vc economiza uns $$$ e sem problema nenhum .....

phabran

Membro
Estou vendo a galera comprar óleo em revenda e acredito que vocês mesmos troquem o óleo. Eu só não consigo fazer isso por causa do maldito e gigante protetor de carter. Como vocês conseguem resolver isso? Ou compram óleo e pagam por fora a troca? E no caso do filtro, ainda tem que ter aquela ferramenta com a cinta para dar pressão...

RaFa360x

Membro
phabran disse:
Estou vendo a galera comprar óleo em revenda e acredito que vocês mesmos troquem o óleo. Eu só não consigo fazer isso por causa do maldito e gigante protetor de carter. Como vocês conseguem resolver isso? Ou compram óleo e pagam por fora a troca? E no caso do filtro, ainda tem que ter aquela ferramenta com a cinta para dar pressão...

comprei 5lt de elaion sintetico 5w40 a R$24 por litro
e o filtro
troquei no posto mesmo junto com o cara do posto, ele colocou num elevador e eu ajudei ele a retirar o protetor de carter...
o filtro trocou com cinta...

phabran

Membro
Eu acabei pagando 25 reais pro cara fazer a troca de tudo pra mim. Comprei o Valvoline SM/SN 5w40 sintético importado dos EUA por R$22,50 e o filtro por 17 reais. Comprei o filtro FRAM PH2895 que é maior que o PH2870B, mas me disseram que esse era o correto do turbo, que o menor (2870B) era dos 1.6 e 1.8. Sempre coloquei 4,5L, mas com esse filtro entraram quase 5L. Enfim, perto do que gastei da última vez economizei uma grana e não tive que fazer muita correria pra isso, tudo aqui do lado de casa.

Agora vamos ver se ficou bom.

Tang

Membro
phabran,

No meu caso eu mesmo troco, já estou com prática de remover o protetor de cárter, uso um macaco hidraulico pequeno de 2 toneladas, levanto o carro e retiro o protetor.

O Filtro eu removo na mão, usando um pedaço de lixa para nao escorregar. No aperto do filtro novo, ele deve ser feito manualmente, sem apertar demasiadamente.

Estou usando o Mobil Flex 10W40 com trocas de no max 5 mil km, junto com o filtro Fram 2870B, ele é o filtro menor, porém também indicado para o Turbo, veja que lá fora (EUA) eles tem 2 modelos de filtro (pro Golf GTI), 1 menor que seria equivalente ao PH2870B e um maior que seria igual a este que vc comprou PH2895.
O Filtro maior ajuda na retenção um pouco maior de partículas, dando uma sobrevida ao filtro, seria mais indicada pra quem usa óleo 100% sintético e realiza as trocas conforme a "montadora" especifica pra este tipo de óleo, que seria algo na faixa de 10 a 15 mil km.

Eu sinceramente não vejo necessidade de óleo 100% sintetico pra trocas de 5 mil km ou 6 meses, o que vier primeiro.

Esta ultima semana eu troquei a junta da tampa de valvulas que estava babando oleo, a junta antiga estava seca esturricada, a tampa de valvulas com bastante encrustamento do antigo dono que só fazia o serviço na concessionária, provavelmente trocando o óleo a cada 10 mil km ou mais.
Venho fazendo flush a cada troca de óleo pra limpar a porquisse do antigo dono e na ultima troca eu fiz um super flush rodando apenas 200 km com uma mistureba de oleo q tinha desde mineral shell 15W50 a mobil 1 0W40 kkkk tudo o que eu tinha de sobra de óleo parado em casa eu coloquei, já que iria rodar por poucos dias, no final adicionei um flush da Valvoline e esgotei tudo, troquei filtro e coloquei óleo novo Mobil 10W40.

Pra mim compensa usar o 10W40, fiquei tentado em pegar o 100% Sintetico 5W40 Mobil API SN (1 abaixo do Mobil 1), mas a diferença de valor por litro não compensaria para troca em 5 mil km, mesmo ganhando um pen drive da McLaren de brinde hehehe ... fechei hoje mais uma cx de 24 lts de 10W40.

abs

Que facada hein h2ul?? vc comprava um motor novo com esse preço!
No meu carro eu uso Shell Helix Ultra 5w40. Pago 49 pau o litro, meu carro estourou a turbina com 75 80mil km. O oleo suja rapido tbm, será que não ta com borra ou é pela turbina?

Não sei se era chipado, já comprei com ela meio estranha, aspirava e espirrava um pouco mais alto que o comum. Na real to com ela ainda, to comprando uma zerada do modelo novo (com bujão) por 1500. Bagatela.

IgorUchoa

Membro
Troquei o olé do meu audera dia 14/12/2011 agora e coloquei o pentosin 5w40 sintetico, venho colocando ele a umas 3 trocas atraz do qual faço a cada 5000km, esta me parecendo um exelente oléo nda a reclamar as vezes acho ele meio fino demais ainda mais para a temperatura q o deve chegar este motor, mas vou seguir nesta posis atende o q ,manda o manual. PAgo a media de 25 reais no litro aki e sempre troco o filtro colocando o FRAM PH2870B o mesmo do POINTER 1.8 1996 do meu pai. MAs descobri no catalogo fram no SITE q o recomendado é o PH2895. Ai agora fiquei boldão não sei se ta certo se esta errado :(. pode até n ter problemas mas fica a duvida q concerteza tem uma diferença não seria atoa. meu filtro de Ar uso o K&N e sempre lavo ele no tabuleiro de bolo da minha mãe ela fica putaaaaaa. jhauhauhauahuahauahuahauhauah... meu audera tem 97mil rodado estou com ele desde dos 68mil. 150 cv turbo, meu maios pesadelo é a turbina dar defeito ai eu $$$$$$$$$$$$$$$$$ ..... PIIIIIIIIIIIIIII PIIIIIIIIIIIIIIIII PIIIIIIIIIII. Mas fora isso não a coisa melhor q rodar num audera final de semana e deixar i30, novo focus, vectra gt, astra gsi, golf gt, polo gt..... comendo poeira.
rs..

roxo

Moderador
Tang disse:
phabran,

No meu caso eu mesmo troco, já estou com prática de remover o protetor de cárter, uso um macaco hidraulico pequeno de 2 toneladas, levanto o carro e retiro o protetor.

O Filtro eu removo na mão, usando um pedaço de lixa para nao escorregar. No aperto do filtro novo, ele deve ser feito manualmente, sem apertar demasiadamente.

Estou usando o Mobil Flex 10W40 com trocas de no max 5 mil km, junto com o filtro Fram 2870B, ele é o filtro menor, porém também indicado para o Turbo, veja que lá fora (EUA) eles tem 2 modelos de filtro (pro Golf GTI), 1 menor que seria equivalente ao PH2870B e um maior que seria igual a este que vc comprou PH2895.
O Filtro maior ajuda na retenção um pouco maior de partículas, dando uma sobrevida ao filtro, seria mais indicada pra quem usa óleo 100% sintético e realiza as trocas conforme a "montadora" especifica pra este tipo de óleo, que seria algo na faixa de 10 a 15 mil km.

Eu sinceramente não vejo necessidade de óleo 100% sintetico pra trocas de 5 mil km ou 6 meses, o que vier primeiro.

Esta ultima semana eu troquei a junta da tampa de valvulas que estava babando oleo, a junta antiga estava seca esturricada, a tampa de valvulas com bastante encrustamento do antigo dono que só fazia o serviço na concessionária, provavelmente trocando o óleo a cada 10 mil km ou mais.
Venho fazendo flush a cada troca de óleo pra limpar a porquisse do antigo dono e na ultima troca eu fiz um super flush rodando apenas 200 km com uma mistureba de oleo q tinha desde mineral shell 15W50 a mobil 1 0W40 kkkk tudo o que eu tinha de sobra de óleo parado em casa eu coloquei, já que iria rodar por poucos dias, no final adicionei um flush da Valvoline e esgotei tudo, troquei filtro e coloquei óleo novo Mobil 10W40.

Pra mim compensa usar o 10W40, fiquei tentado em pegar o 100% Sintetico 5W40 Mobil API SN (1 abaixo do Mobil 1), mas a diferença de valor por litro não compensaria para troca em 5 mil km, mesmo ganhando um pen drive da McLaren de brinde hehehe ... fechei hoje mais uma cx de 24 lts de 10W40.

abs

Meu Caro Sr. Suco,

Sigo esse processo seu tb ... diferença no filtro que uso é da marca Mann ... no mais procuro um oleo 10w40 que seja sintetico ... o que vc já achou por ai .. e quanto vc ta pagando no litro desse semisintetico fex da mobil ???