Que óleo usar no A3?

Propeople

Novato
Liguei nas concecionarias e todas me recomendaram.

Samuel diz:
5W30 100% sintético
Recomendado: PENTOSIN
Classificação: 504 - 507
R$ 60,00 lt
 

Tang

Membro
Propeople disse:
Liguei nas concecionarias e todas me recomendaram.

Samuel diz:
5W30 100% sintético
Recomendado: PENTOSIN
Classificação: 504 - 507
R$ 60,00 lt

Vai fundo, o meu R$ não da em árvore. A VW recomenda e tem disponível pro Golf T o 5W40 Castrol sintetico e na VW custa R$30 o litro.

O óleo "x"W30 é considerado óleo da economia, por ser mais "fino". Não usaria num motor turboalimentado, principalmente no Brasil com as temperaturas médias relativamente altas durante o ano.

abs
 

House

Fundador do A3Clube
Tang disse:
Propeople disse:
Liguei nas concecionarias e todas me recomendaram.

Samuel diz:
5W30 100% sintético
Recomendado: PENTOSIN
Classificação: 504 - 507
R$ 60,00 lt

Vai fundo, o meu R$ não da em árvore. A VW recomenda e tem disponível pro Golf T o 5W40 Castrol sintetico e na VW custa R$30 o litro.

O óleo "x"W30 é considerado óleo da economia, por ser mais "fino". Não usaria num motor turboalimentado, principalmente no Brasil com as temperaturas médias relativamente altas durante o ano.

abs

keep in mind que o "x" tambem ajuda e muito na hora da partida a frio, mesmo sendo uma partida a 10 ou 20 graus a um menor viscosidade ajuda a proteger o motor no momento mais crítico do seu ciclo. Junte isso ainda ao fato do motor ser relativamente grande com radiador de óleo e circuito externo. Se vc ainda não está satisfeito considere os tuchos hidraulicos que precisam encher rapidamente com um orifício minúsculo.
Eu uso vw502.00 e troco a cada 5k na dpascoal da norte sul custa 22 o litro.
 

Tang

Membro
Com certeza, a fluidez dele a temperatura ambiente é maior, se fosse pensando assim eu iria de Mobil 1 0W40, mas comprei o semi sintetico Mobil 10W40, caixa com 24 litros, vai sair menos de 17 reais o litro e vou ter inúmeras trocas com uma caixa, lembrando que troco a cada 5 mil km no máximo.

Pra quem se interessar, seguem os dados tecnicos do Mobil Super Flex 10W40 http://www.megaupload.com/?d=U4CZFQIW

Ele atende a todos os requisitos descritos no Manual da A3, menos o VW 502 00 que somente lista 100% sintéticos.

VW 500 00, 501 01 e ACEA A3, fora que tem classificação API SM, com um conjunto de aditivos maior que um óleo API SL por exemplo.

Abs
 
Eu só uso sintético 5W40, aqui no inverno tenho que sair de manhã as vezes com 4 ou 5 graus negativos,e nos últimos está em torno de 36 graus, acho que é por isso que no manual não tem a viscosidade, é pq cada região tem a sua, conforme o uso, troco a cada5 mil Km ou 6 meses, na ultima troca fiz 4,5 mil Km em 6 meses, não rodo muito com ele, além de 1 militec depois de umas 3 ou 4 trocas de óleo.
 

Tang

Membro
VW 504 00 é a ultima para carros a gasolina, praticamente todos os oleos 5W30 de marcas renomadas, atendem a classificacao 502 00, mas nem todas se adequam a esta ultima classificação.

http://www.opieoils.co.uk/c-749-vw-50400-oil.aspx

Ele supersede as especificacoes VW 503 00 e VW 503.01. Oleos VW 504 00 sao indicados a motores que atendem as demandas da Euro IV sobre padrão de emissões de poluentes.
 

Tang

Membro
pliniodemarco disse:
Eu só uso sintético 5W40, aqui no inverno tenho que sair de manhã as vezes com 4 ou 5 graus negativos,e nos últimos está em torno de 36 graus, acho que é por isso que no manual não tem a viscosidade, é pq cada região tem a sua, conforme o uso, troco a cada5 mil Km ou 6 meses, na ultima troca fiz 4,5 mil Km em 6 meses, não rodo muito com ele, além de 1 militec depois de umas 3 ou 4 trocas de óleo.

Por isso os oleos sao multi grade, e tem-se os numeros antes e após o W, caso contrario usariamos oleo SAE 40 por exemplo.

Um óleo 10W40 (10 Winter 40) ... o ponto de congelamento dele é de -30 C .... ou seja, pode ficar tranquilo mesmo com os teus -15 que seja.
E no 40 ele da conta desse calorao brasileiro sem perder o filme de oleo. O que me deixa com medo de usar um xW30 por exemplo.

Veja que na Europa eles usam e recomendam o xW30 pra atender normas de emissoes e tambem pq o periodo de calor mesmo, nao dura mais que 2 meses no ano, portanto não da pra aplicar isso no Brasil, só que as Fábricas montam os parametros deles, sem levar em consideracao o clima de cada país, pois seria mto trabalho, já chega a "climatizacao" que eles tem que fazer com o veiculo qdo importam pra paises como o Brasil (vejamos o "abrasileirador" da susp dos A3).

O clima de nosso país dificilmente é encontrado no hemisferio norte do planeta, e sabemos que quem "manda" está pro lado de cima, aqui só obedece.

Usem o óleo que acharem legal pro teu carro, cansei de escrever e não vou mudar a cabeça de ninguem mesmo.

O meu carro, comprei ele agora, com 68 mil km, era cuidado na Audi, seguindo os parametros de troca e especificacao deles. Está com uma bela crosta de depositos que vou ter um certo trabalho $ pra remover. Se usasse óleo semi sintetico e trocasse com 5 mil km ou se usasse um 15W40 mineralzao mesmo como o Mobil SM e trocando com 3 mil km, duvido que estaria tao sujo assim.

A foto que vou postar aqui é do cabecote do meu ultimo carro, onde eu comecei usando Mobil 0w40 quando o comprei com 18 mil km, e nos ultimos 30 mil km (foi furtado tava com uns 103 mil km) estava usando mineral Mobil 15W40 com trocas a no maximo 5 mil km. Vejam e me falem o que acham da limpeza do mesmo, isso sem colocar 1 gota de flush, solvente e nem nada, só havia tirado a tampa de valvulas pra trocar os tuchos, pois eu quebrei 1 deles. Esta foto o carro estava com cerca de 95 mil km rodados.



abs
 

roxo

Moderador
Meu Caro Sr Suco..

Como disse e repito ... temos aqui um cara que entende do setor lubrificantes .... a prova tá ai o cabeçote que ele postou ... eu hoje sei o que usar no meu carro pelos seus esclarecimentos e como vc nobre, não jogo dinheiro fora, também to nessa gama do 10w40 e só uso sintetico pelo preco que achei ... mas faço a troca com 5milk ou 6 meses o que ocorrer primeiro ... antes de seus eclarecimentos eu ia jogar dinheiro fora mesmo ......

Obrigado nobre ... e para todos: revejam seus conceitos!!! ... concessionárias visam lucro e não se iludam.. lá tem mexanicos tb !!!!
 

Tang

Membro
Valeu meu caro Sr. Roxo, estamos ai pra ajudar e somar conhecimento.

Se ficarmos refens de frentistas, concessionarios e nossos governantes, estamos fritos....rs

abs!
 

defacer

Membro
Ai Tang, excelente seu post, acho que esclareceu muita coisa. Eu to no 5W40 API-SM que peguei na concessionária por 22,00 com trocas de 5 em 5K para manter meu motor do jeito que peguei....
 

Tang

Membro
defacer disse:
Ai Tang, excelente seu post, acho que esclareceu muita coisa. Eu to no 5W40 API-SM que peguei na concessionária por 22,00 com trocas de 5 em 5K para manter meu motor do jeito que peguei....

É isso ae, pagou um ótimo valor em um óleo top, sendo que é 100% sintetico. O intervalo de trocas é o que importa, juntamente com filtro novo e de qualidade.

Filtros que "não vou com a cara", Tecfil e Vox, os outros genéricos nem relaciono. Vai de Mann, Fram, Bosch ou K&N que ta de boa.

Outra coisa, o filtro FRAM eu estive lendo coisas horriveis nas gringas, aqui eles que fornecem pra VW.

Se for de Mann

Pra Audi A3/S3 ou Golf T

Filtros Mann
W 719/5
W 719/30

abs
 

defacer

Membro
Tang disse:
defacer disse:
Ai Tang, excelente seu post, acho que esclareceu muita coisa. Eu to no 5W40 API-SM que peguei na concessionária por 22,00 com trocas de 5 em 5K para manter meu motor do jeito que peguei....

É isso ae, pagou um ótimo valor em um óleo top, sendo que é 100% sintetico. O intervalo de trocas é o que importa, juntamente com filtro novo e de qualidade.

Filtros que "não vou com a cara", Tecfil e Vox, os outros genéricos nem relaciono. Vai de Mann, Fram, Bosch ou K&N que ta de boa.

Outra coisa, o filtro FRAM eu estive lendo coisas horriveis nas gringas, aqui eles que fornecem pra VW.

Se for de Mann

Pra Audi A3/S3 ou Golf T

Filtros Mann
W 719/5
W 719/30

abs

Cara, eu comprei o filtro na própria concessionária, como o óleo (Pentosynth HC) estava num preço bom e comprei 10lts, o cara me fez o filtro por 27,00, daí comprei 2.
 
Topo