Que óleo usar no A3?

jaltinier

Plantonista
to com o chedid (que finalmente apareceu de novo no clube..rsrsrs..sumido hein meu amigo...rsrsr), a 22 conto o litro do oleo...dá pra comprar pra várias trocas...

quero os contatos...

abraço
 

glauber

Novato
Olá amigos, não sei se tem algo a a ver, mas.... meu A3 que peguei 3 meses atras estava com Óleo semi sintetico, sae 15W40... pois bem, resolvi fazer a troca e coloquei o óleo da IPIRANGA F1 MASTER SINTETICO 5W30 e 400 ml de MILITEC-1.
Comecei a notar um exagerado calor no motor em baixas rotações, alem de um cheiro horrivel de oleo queimado, e quando está mto quente, ao acelar sai mta fumaça pelo escapamento... O que pode ser?? alguem tem ideia?
 

phabran

Membro
Glauber, provavelmente os retentores e juntas já estão ruins então quando colocou um óleo mais fino ele começou a vazar. Chegou a monitorar o nível do óleo? Ele vai começar a baixar bastante. Muita gente quando começa com esses problemas acabam colocando óleo grosso no motor e vendem assim porque o óleo mais espesso não vaza tanto, mas se acelerar forte vai faltar lubrificação adequada.
 

glauber

Novato
Phabran, por incrivel que pareça o nivel não baixou naum... O carro não tem nenhum vazamento, está td ok... Mas é mto estranho... vou levar numa mecanica q tenho mta confiança em janeiro q eh qnd o dono volta das ferias...
 

roxo

Moderador
glauber disse:
Olá amigos, não sei se tem algo a a ver, mas.... meu A3 que peguei 3 meses atras estava com Óleo semi sintetico, sae 15W40... pois bem, resolvi fazer a troca e coloquei o óleo da IPIRANGA F1 MASTER SINTETICO 5W30 e 400 ml de MILITEC-1.
Comecei a notar um exagerado calor no motor em baixas rotações, alem de um cheiro horrivel de oleo queimado, e quando está mto quente, ao acelar sai mta fumaça pelo escapamento... O que pode ser?? alguem tem ideia?


Meu Caro,

To com o colega, a depender da km do seu carro possa ser que o motor esteja com algum problema e o antigo dono tinha feito essa ai de colocar um oleo mais grosso (picaretagem). Esse oleo que vc colocou é muito bem falado e atende plenamente nossos argolas, agora, o correto seria vc fazer uma limpeza no motor ... isso é recomendado quando vc sai de um oleo semi-sintetico ou mineral para um sintetico .. explico:

Essa limpeza que consiste na retirada do carter para a uma geral no pescador e verificar a formação de borra ... as pessoas utilizam varios produtos tipo o Flush, até querosene eu já vi gente utilizando... :fool: :fool: ... sobre isso eu tenho um comentario:

Geralmente esses produtos dissolvem depositos de borra no motor e o que pode acontecer e essa borra se instalar em alguma galeria impedindo o escoamento do oleo ou entupir outro local, o certo mesmo é a limpeza mecanica, mas se o camarada ainda achar que é bom usar o flush, use algum produto que seja isento de solventes, a maioria no mercado são a base de solventes principalmente o querosene, tem um da Bardhal que não tem solventes em sua composição segundo o fabricante, as borrachas e retentores do seu motor vão agradecer.
 

phabran

Membro
Certíssimo, roxo! Solventes estragam componentes internos como vedações e soltam a borra que acaba não saindo na troca do óleo e pode acabar tendo efeito muito mais negativo.

Agora o óleo não baixar é um mistério. Se ele está queimando, tem que baixar. Outro jeito de saber se está queimando óleo é passar o dedo por dentro do escapamento e sentir a textura do depósito de fuligem. Se sentir que está em excesso ou meio gorduroso, está queimando óleo, mas isso acontece depois de um tempo rodando com o carro nessas condições. Retire também a vareta do óleo com o motor frio e veja se não está com gotículas de água misturado ao óleo. E as velas costumam estragar rapidamente quando está queimando óleo.
 
pessoal, vi mta gente falando aí q usa Militec mas ninguém opinou se vale a pena ou n. Que é bom eu sei mas, e o custo/benefício, vale a pena??
 

glauber

Novato
Roxo, mto obrigado pela dica... com certeza irei seguir seus conselhos e pedir para realizarem esta limpeza.
Phabran, então meu amigo...o óleo não baixou... mas a fumaça e o cheiro do oleo queimado começam soh qnd o motor começa a ficar mto quente ( a ponto de esquentar dentro do carro). Isso começou após a troca do óleo.... soh que eu botei tb 400 ml de MIlitec-1. Não sei se não é este militec que começou a queimar devido a temperatura alta q o motor atinge... pois como o Roxo mesmo falou este óleo que coloquei no A3 atende as exigencias do Manual. O Carro eu peguei com 60.000 km. Sou o segundo dono.

Freddymamede eu comecei a usar o Militec-1 pois levando em conta q ele eh pra 20.000 km, acredito que compensa no custo/beneficio. Coloquei dois fracos (R$65,00 cada). Após a troca do óleo escutei o motor funcionar mto macio. Agora tem que ver que eu coloquei óleo novo tmb...
Pelo preço dele, se ele fizer pelo menos metade do que promete... eu acredito que vale a pena...

Agora tb acabo de me lembrar de uma coisa... Qnd eu comprei a valvula de alivio eu levei numa mecanica pra instalar e quem instalou pra mim foi um mecanico japones, que me deu simplismente uma aula de injeção eletronica e turbo... O cara entende mesmo, depois ele me contou que ele veio a mais ou menos 1 ano do japão... lah ele preparava carros de corrida, por isso ele entendia bastante, me explicou tb como funciona pra chipar pra converter a alcool, como aumentar os cv...enfim... me deichou de bok aberta!!!
Trocou as mangueiras da valvula de alivio, instalou ela, me deu uma aula, sem falar que o cara mechia no meu A3 como se fosse dele, super educado e com mta paciência, e cobrou R$ 10,00!!! Cara agora que eu lembrei dele, vou levar lah pra ver o que ele me diz!

Qlqr coisa aviso aki!
Abraços!!!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Cara, primeira coisa, confirma se não colocaram óleo demais no seu motor!

Depois verifique a junta da tampa de válvulas, é comum essa junta dar vazamento no motor 1.8 com o tempo. Aí faz sentido a sua descrição, qdo o motor tá quente o óleo sobe e começa a vazar pela junta, pode ser que daí ele cai no escapamento, queima e faz o cheiro!
 

glauber

Novato
Hummm, nivel do óleo tá minima coisa abaixo do max. da vareta...isso eu confiro td dia. Já esta parte da junta da tampa de válvulas pode ser mesmo... vou verificar! Obrigado!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Se tá saindo pelo escapamento, aí é outra coisa sim phabran.

mas pelo texto dele me pareceu que o cheiro vinha pra dentro do carro, sabe? aí poderia ser a junta!
 

Tang

Membro
Olá pessoal,

Falando em óleo, surgiu uma dúvida.

Se o motor do A3 180 é igual ao Golf 180, porque a Fram indica filtros de óleo diferentes?

No Site e catalogo da Fram

Filtro pro A3 T = PH2895 e do Golf T PH2870B. A diferença de preço é razoável, mas não entendi a diferença no part number. Nas gringas, o PH2895 não é aplicado em Audi ou VW.
Já o filtro usado nas gringas pro Golf GTI é o PH2870A e aqui nem faz referência a este número pra tal veículo.

Achei estranho, se alguém puder me informar corretamente ou já tiver usado. Lembrando que a Fram é quem fornece os filtros "originais" pra Audi/VW.

http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CG ... 1&CP=71127
http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM ... &CP=711636

Abs!
 
Pra quem pediu aí, eu uso Militec, no caso do amigo ali que esta com cheiro de óleo, ele colocou muito militec na minha opinião, eu troco o óleo a cada 5 mil e vou colocar militec as vezes, mas 200 ml só, meu Audi 2001 tb tem pouco mais de 60 mil Km.
 

Propeople

Novato
roxo disse:
glauber disse:
Olá amigos, não sei se tem algo a a ver, mas.... meu A3 que peguei 3 meses atras estava com Óleo semi sintetico, sae 15W40... pois bem, resolvi fazer a troca e coloquei o óleo da IPIRANGA F1 MASTER SINTETICO 5W30 e 400 ml de MILITEC-1.
Comecei a notar um exagerado calor no motor em baixas rotações, alem de um cheiro horrivel de oleo queimado, e quando está mto quente, ao acelar sai mta fumaça pelo escapamento... O que pode ser?? alguem tem ideia?


Meu Caro,

To com o colega, a depender da km do seu carro possa ser que o motor esteja com algum problema e o antigo dono tinha feito essa ai de colocar um oleo mais grosso (picaretagem). Esse oleo que vc colocou é muito bem falado e atende plenamente nossos argolas, agora, o correto seria vc fazer uma limpeza no motor ... isso é recomendado quando vc sai de um oleo semi-sintetico ou mineral para um sintetico .. explico:

Essa limpeza que consiste na retirada do carter para a uma geral no pescador e verificar a formação de borra ... as pessoas utilizam varios produtos tipo o Flush, até querosene eu já vi gente utilizando... :fool: :fool: ... sobre isso eu tenho um comentario:

Geralmente esses produtos dissolvem depositos de borra no motor e o que pode acontecer e essa borra se instalar em alguma galeria impedindo o escoamento do oleo ou entupir outro local, o certo mesmo é a limpeza mecanica, mas se o camarada ainda achar que é bom usar o flush, use algum produto que seja isento de solventes, a maioria no mercado são a base de solventes principalmente o querosene, tem um da Bardhal que não tem solventes em sua composição segundo o fabricante, as borrachas e retentores do seu motor vão agradecer.
Se no manual fala 15w40 Pq diabos vc colocou 5w30????? Pakaba
 

roxo

Moderador
glauber disse:
Quem disse q o manual fala 15W40?? Só se é o teu manual que fala!

Meu caro,

Isso mesmo nobre, no manual fala somente da especificação .... não faz referencia a viscosidade não ....
 

roxo

Moderador
Tang disse:
Olá pessoal,

Falando em óleo, surgiu uma dúvida.

Se o motor do A3 180 é igual ao Golf 180, porque a Fram indica filtros de óleo diferentes?

No Site e catalogo da Fram

Filtro pro A3 T = PH2895 e do Golf T PH2870B. A diferença de preço é razoável, mas não entendi a diferença no part number. Nas gringas, o PH2895 não é aplicado em Audi ou VW.
Já o filtro usado nas gringas pro Golf GTI é o PH2870A e aqui nem faz referência a este número pra tal veículo.

Achei estranho, se alguém puder me informar corretamente ou já tiver usado. Lembrando que a Fram é quem fornece os filtros "originais" pra Audi/VW.

http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CG ... 1&CP=71127
http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM ... &CP=711636

Abs!

Meu caro,

Sr Suco ... as vezes tamos nessa .. eu quebrei a minha cuca em relação a bomba e regulador de pressão..a bosch fala 4bar, a VDO fala 3bar... quase fico louco ... tá ai uma boa dúvida .. e como vc disse .. filtro do argolas só Fran...
 

RafaPR

Consultor Técnico
Tang disse:
Olá pessoal,

Falando em óleo, surgiu uma dúvida.

Se o motor do A3 180 é igual ao Golf 180, porque a Fram indica filtros de óleo diferentes?

No Site e catalogo da Fram

Filtro pro A3 T = PH2895 e do Golf T PH2870B. A diferença de preço é razoável, mas não entendi a diferença no part number. Nas gringas, o PH2895 não é aplicado em Audi ou VW.
Já o filtro usado nas gringas pro Golf GTI é o PH2870A e aqui nem faz referência a este número pra tal veículo.

Achei estranho, se alguém puder me informar corretamente ou já tiver usado. Lembrando que a Fram é quem fornece os filtros "originais" pra Audi/VW.

http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CG ... 1&CP=71127
http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM ... &CP=711636

Abs!

Não sei porque tem a diferença, mas você pode usar qualquer um dos dois sem problema algum. O que muda é só o tamanho do corpo do filtro, a rosca e diâmetro dos dois é exatamente igual!

Falo por experiência própria, pois já usei os dois modelos no meu carro e tudo tranquilo!

Inclusive, o PH2870B é o mesmo filtro utilizado na linha AP (1.6, 1.8 e 2.0), então vc acha ele BEM baratinho, na faixa de R$ 10!
 

Tang

Membro
Opa valeu Rafa, realmente o PH2870B é bem em conta.

Eu acabei comprando um original aqui na VW mesmo, nas próximas trocas já uso esse da Fram.

Abraço!
 
Topo