Luz da Injeção acesa

Saulo.Prado

Membro
Ainda sem solução. Esta ascendendo a cada semana. Como o módulo da APR tem comando para apagar as falhas, estou apagando eles toda semana. Problema sem solução ainda.
 

Saulo.Prado

Membro
Não tentei, mas li sobre isso logo quando o problema começou. Na verdade vc vai estar escondendo um problema. Penso que o melhor seria resolver a causa do problema.
Eu ainda preciso trocar o catalisador pra ter certeza, mas acho que é o mais provável.
 

felipao

Membro
Verdade. O catalisador tem vida útil bem longa, porém como nossa gasolina é um lixo, pode ser que ocorreu corrosão e então o catalisador perdeu eficiencia, então a segunda sonda le valores fora do normal.
 

felipao

Membro
Olás, somente para informar, eu consegui resolver o erro no meu carro. O vcds apontou p0420, freezed frame sonda 2. Aí eu fiz um log do motor funcionando, e vi que realmente a sonda 2 não mudava a voltagem em nenhuma condição nem momento. Portanto, foi preciso trocá-la. Comprei uma usada na ML de Passat 2.0 TFSI por R$250 e apesar de nao ser o mesmo part number exato, era sonda do mesmo tipo e mesmo conector, tudo igual, made in Germany, etc. Troquei e pronto, problema resolvido!
 

felipao

Membro
Aqui estou novamente para informar que a luz voltou a acender depois de rodar muitos km com a sonda após catalizador "nova".
O erro continua o mesmo:
P0420 - 000 - Efficiency Below Threshold - MIL ON
Freeze Frame:
Fault Status: 11100000
Fault Priority: 0
Fault Frequency: 1
Reset counter: 255
Mileage: 35040 km
Time Indication: 0
Date: 2015.10.04
Time: 16:35:33
Freeze Frame:
RPM: 2549 /min
Load: 31.4 %
Speed: 102.0 km/h
Temperature: 98.0°C
Temperature: 38.0°C
Absolute Pres.: 920.0 mbar
Voltage: 14.097 V

Agora eu vou apelar e botar um espaçador de sonda, pq não aguento essa luz acesa no painel. Espero que resolva de vez, não é o jeito ideal de resolver mas pagar 10K num catalizador novo não irei.
 

Saulo.Prado

Membro
Felipão, que pena que voltou. Na verdade eu esperei dar um tempo pra ver se iria acontecer de novo, de fato voltou. Cada vez mais o problema parece estar relacionado ao catalisador mesmo, infelizmente.
 

Ferplay

Novato
Boa tarde a todos , sou novo aqui e este é meu primeiro post.
Tenho um Passat 2.0T FSI que tambem esta com a luz da injeçao acesa , já levei na CCS e eles fazem a leitura e me dizem que foi um problema ocasionado pela gasolina que coloquei.
E apos apagar o erro, rodo normalmente , mas percebi que ao dar uma acelerada mais forte a luz acende imediatamente.

Agora eu pergunto se o problema é da Gasolina que é de má qualidade e os veiculos foram comprados em territorio nacional e com toda a documentaçao nao caberia uma açao (popular) contra a Petrobras ( distribuidora ) e Governo por permitir (favorecer produtores de etanol) e obrigar um aumento de 27,5% de etanol na gasolina comum e 25% na Podium.
Sei que é uma luta de Sansão e golias , mas temos que fazer alguma coisa e nao ficar resolvendo problemas que foram ocasionado por incompetencia de instituiçoes governamentais.
Nao interessa o tempo que vai levar , mas se enchermos os tribunais com açoes com certeza alguem vai escutar e resolver
 

Saulo.Prado

Membro
Ferplay,
Concordo com vc. O que faz com que a luz fique acesa é a ineficiência do catalisador, que já não funciona direito devido à má qualidade do combustível. Isso é fato. E já é consenso nesse fórum que a causa principal do problema é culpa do combustível.
Não sou da área do direito, e por isso não compreendo bem os trâmites legais para de conduzir um processo como esse. Mas estou dentro caso queiram promover amestra ação.
Abraço.
Saulo.
 

felipao

Membro
Pois é, provavelmente o problema é o combustível, que com esse alto percentual de etanol corroi o catalizador por dentro e ele perde eficiência, resultando nesse erro. Eu já usei podium 3 tanques seguidos, apagando o erro entre eles, e não resolve nada. Como o Ferplay falou, eu tambem notei que se vc andar de boa, sem pisar fundo, a luz demora para acender.
Como eu não suporto essa luz acesa no painel, semana que vem chega o espaçador que comprei para a segunda sonda, na qual tenho esperança que vá resolver a consequencia do problema, a luz acender, e não o problema em si. Acho que seria uma boa mover a ação, apesar de que estamos em desvantagens pois são carros fora da garantia, então a fábrica vai se defender mais fácil.
 

overspeed

Comerciante
Meus 2 cents:

1- o que esta fazendo a luz acender não é a gasolina brasileira, é a gasolina BATIZADA por alguns postos do Brasil (caso contrário todos os carros acenderiam)

2- comprar uma sonda USADA é bobeira, vai saber qts Km já rodou ? Uma genérica bosch custa tão barato que não compensa
* é chamada de genérica apenas porque não tem o conector na ponta, vc corta o seu e usa o resto do chicote, ou seja a peça sonda é de boa qualidade)

3- Catalisador não se estraga com a mistura de alcool na gasolina, mas sim com mistura muito rica (percursos curtos, bobinas com defeito, velas velhas, sensores que enriqueçam a mistura, etc)
 

felipao

Membro
overspeed disse:
Meus 2 cents:

1- o que esta fazendo a luz acender não é a gasolina brasileira, é a gasolina BATIZADA por alguns postos do Brasil (caso contrário todos os carros acenderiam)

2- comprar uma sonda USADA é bobeira, vai saber qts Km já rodou ? Uma genérica bosch custa tão barato que não compensa
* é chamada de genérica apenas porque não tem o conector na ponta, vc corta o seu e usa o resto do chicote, ou seja a peça sonda é de boa qualidade)

3- Catalisador não se estraga com a mistura de alcool na gasolina, mas sim com mistura muito rica (percursos curtos, bobinas com defeito, velas velhas, sensores que enriqueçam a mistura, etc)
1- Isso é algo que nenhum cidadão comum sabe se é batizado e não temos controle sobre isso. Eu só abasteço em posto de bandeira grande, BR, Shell, e o problema continua. Como disse, já abasteci vários tanques seguidos com BR PODIUM, removendo o erro da injeção, e o erro retorna.

2- Comprar sonda usada não é necessariamente um problema, pois ou a sonda está funcionando ou não está. Eu desconfiei da minha original já que na descrição do erro constava leitura congelada da voltagem lida pela injeção. Por isso troquei por outra um ano mais nova que meu carro, fabricada em 2013, com mesmo conector, originária de um Passat TSI, e acompanhando no VCDS vi que a voltagem variava, pouco mas variava, tenho logs. Então o problema não é a sonda, com toda certeza.

3- Discordo. No meu caso, um motor 100% original, não poderia dar problema nenhum em um carro desse nível. O motor não apresenta outros erros, possui apenas 35K KM, bobinas estão perfeitas. velas ok.

Enfim, sua opinião joga a "culpa" no usuário, quando deveria ser o contrário, tirar a culpa do usuário e botar no fabricante, que é o responsável pelo projeto do carro. Se a VW/Audi importa oficialmente um carro para o Brasil, ela deve saber as condições climáticas, a qualidade do combustível, do piso, acerto de suspensão, e testar isso tudo antes de vender os carros.
 

overspeed

Comerciante
1- explique milhares de carros com o mesmo firmware do seu nunca terem acendido a luz de injeção...

2- só "oscilar" não diz que está boa, existe envelhecimento, contaminação e outras pendengas pra dar azia

3- quem disse que é o álcool? Vale a pergunta 1 novamente.


Culpa de gasolina batizada não é do usuário (ou VC pede no posto "vê uma batizada aí!"?) nem do fabricante... Existe uma terceira figura aí... Nem Petrobras... Chama-se distribuidora, não não falar em alguns donos de posto...

Ficar bravo comigo não vai mudar fatos estatísticos de que vcs são a excessão e não a regra
 

Almeida

Membro
felipao disse:
1- Isso é algo que nenhum cidadão comum sabe se é batizado e não temos controle sobre isso. Eu só abasteço em posto de bandeira grande, BR, Shell, e o problema continua. Como disse, já abasteci vários tanques seguidos com BR PODIUM, removendo o erro da injeção, e o erro retorna.

2- Comprar sonda usada não é necessariamente um problema, pois ou a sonda está funcionando ou não está. Eu desconfiei da minha original já que na descrição do erro constava leitura congelada da voltagem lida pela injeção. Por isso troquei por outra um ano mais nova que meu carro, fabricada em 2013, com mesmo conector, originária de um Passat TSI, e acompanhando no VCDS vi que a voltagem variava, pouco mas variava, tenho logs. Então o problema não é a sonda, com toda certeza.

3- Discordo. No meu caso, um motor 100% original, não poderia dar problema nenhum em um carro desse nível. O motor não apresenta outros erros, possui apenas 35K KM, bobinas estão perfeitas. velas ok.

Enfim, sua opinião joga a "culpa" no usuário, quando deveria ser o contrário, tirar a culpa do usuário e botar no fabricante, que é o responsável pelo projeto do carro. Se a VW/Audi importa oficialmente um carro para o Brasil, ela deve saber as condições climáticas, a qualidade do combustível, do piso, acerto de suspensão, e testar isso tudo antes de vender os carros.
Sabe tudo, e pq não resolveu ainda?
 

marcotmt

Novato
Que chato isso. Pessoal condena o Álcool da gasolina sem antes consultar. Simplesmente condenam o combustível brasileiro, apenas por ser brasileiro. "É brasileiro? É ruim!" Deveriam consultar o índice IAD da podium e comparar com qualquer gasolina vendida em qualquer país do mundo. Negada se bate fora do Brasil para ter etanol na bomba como a gente tem aqui.
Tem dono de posto dando cambalhota, colocando tudo quanto é porcaria, mas a culpa é da BR ou da montadora.

Antes de tudo, se confias totalmente nos postos em que abastece(prefiro confiar antes na VW/Audi ou na BR), logo, deveria levar seu carro na CC, deveriam resolver o problema ou pelo menos aponta-lo. Experimente enviar um email para a Audi, apontando a insatisfação.

Lembrando: 35k km para 3 anos de uso, usa o carro pouco, gasolina oxida, perde octanagem, gera depósitos. Isso tudo contribui para problemas crônicos em toda parte de alimentação, válvulas, sonda e catalisador.

Almeida, todo mundo no fórum(e fora daqui também) sabe da fama do Over, melhor ter a opinião dele como um conselho dos bons do que como uma ofensa.
 

felipao

Membro
Pessoal fala, fala, fala, e ninguém apresenta soluções. Talvez trocar o dono do carro, pq a culpa é sempre dele :risada: .
Eu instalei essa semana o espaçador da sonda, removi o erro e estou rodando. Não é a solução do problema mas é a solução da consequência...sem luz de erro já me satisfaz, pois essa sonda não tem importância no funcionamento e acerto da mistura de ar/combustível da injeção, isso é tarefa da sonda 1.

Saulo, daqui uns 500-1000km dou notícia se acendeu de novo ou não.
 

overspeed

Comerciante
Marco Careca disse:
Almeida, todo mundo no fórum(e fora daqui também) sabe da fama do Over, melhor ter a opinião dele como um conselho dos bons do que como uma ofensa.
Exato, não tenho a menor intenção de ofender alguem aqui do forum (ou mesmo fora dele)... só que analiso do ponto de vista técnico, sem a "emoção" de ser ou não dono da "coisa"


felipao disse:
Pessoal fala, fala, fala, e ninguém apresenta soluções. Talvez trocar o dono do carro, pq a culpa é sempre dele :risada: .
Eu instalei essa semana o espaçador da sonda, removi o erro e estou rodando. Não é a solução do problema mas é a solução da consequência...sem luz de erro já me satisfaz, pois essa sonda não tem importância no funcionamento e acerto da mistura de ar/combustível da injeção, isso é tarefa da sonda 1.

Saulo, daqui uns 500-1000km dou notícia se acendeu de novo ou não.
Análise crua da situação:

1- catalisador realmente está ruim:
- O processo quimico dentro do mesmo naturalmente causa entupimento, mesmo que parcialmente, o que pode levar inclusive a danos ao motor (por isso existe a luz indicatica de defeito no mesmo)
- colocar espaçador de sonda vai apenas camuflar o defeito.
- Ja que não contribui ao meio ambiente (por estar danificado) o mais correto pra vc seria retirar o mesmo ou pelo menos varetar o interior, o mais correto pro meio ambiente seria substituir o mesmo.
- danos com baixa Km são relacionados a mau combustível (solventes, a adição do alcool não afeta neste caso a reação quimica.) ou mistura rica (excesso de uso com motor frio, carbonização de valvulas ou injetores, sensores ruins, etc) coisas que vc deve pesquisar antes de mais nada, caso contrário vai ter um carro gastão ou que danificará o catalisador brevemente (de novo)

2- catalisador não esta ruim:
- mistura rica (mapeamento mau feito pode causar isso e ja vi varias vezes por exemplo) seja por sensores ou vazamento na pressurização (ar entra pelo MAF e ao não ser ingerido no motor causa mistura rica, a sonda abaixa, mas para que isso aconteça tem que sair mistura rica no escape por algum tempo até o PID controlar a situação)
- Sonda ruim ou cabeamento deficiente (quebrado ou com mau contato elétrico)


A segunda sonda tem sim alguma influência no acerto fino da mistura em cargas baixas e constantes (principalmente em marcha lenta), a menos que seja desativada via software
 

Saulo.Prado

Membro
Muito boa explicação overspeed. De maneira geral, temos de verificar todos os itens mencionados para se ter certeza da causa do problema.
Obrigado por colaborar com este fórum, que só tem como objetivo, compartilhar informações com intuito de resolver problemas em comum.
 
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