Duvida entre 1.6 vs 1.8 Aps ou turbo

Bom galera, ainda não comprei mas estou finalizando a compra de um, a principio foquei no Audi A3 pelo o tamanho e conforto, hoje tenho um Omega Australiano 2001 3.8 V6, mas não cabe em minha garagem, já que me mudei para um apartamento esse ano. Então vamos aos fatos, esse carro vai se usado no meu dia a dia, mas muitas vezes utilizo taxi e Busão para chegar nas barcas e ir para o centro do Rio, quando tenho audiência na maioria das vezes umas 2 vezes por semana é a uns 90 km para ir e 90 para voltar (Seropédica - RJ e Itaguaí - RJ), como para viagem com a minha noiva em feriados prolongados e férias.

Tenho que me desfazer do meu carro, para tanto não abro mão do conforto só ando com ar ligado, a minha grande duvida é o consumo e a manutenção, sei que o meu carro atual é gastão mas o mesmo tem GNV 5ª geração (colocado pelo o ex-dono) e até hoje só troquei óleo, correia (kit poliuretano dianteiro), não tive grande gastos, além do aro 18 cromado, vamos as perguntas:

1- Vale apena 1.6 ou não?

2- Manutenção dos mesmos são parecidos?

3- Li vários comentário em consumo, mas ninguém tem um consenso, pois cada um fala uma coisa, então qual é o consumo dos respectivos carros?


Obs: A3 1.6 é 2006 e os outros 1.8 asp e turbo são de 2002 a 2005.

Abç e me ajudem nessas questões.
 
Também num tenho A3, fico só de olho hehehehehe

Pelo que leio eu conclui que andando de boa o consumo dos 3 é muito parecido, sempre na casa dos 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, sendo que tem gente que diz que o Turbo é ainda mais econômico na estrada com relatos de gente que chegou a fazer mais de 14 km/l enquanto o 1.6 é mais econômico na cidade com pessoas relatando conseguir fazer mais de 9 km/l

Manutenção dos 3 é praticamente igual... o 1.6 tem a parte de motor/câmbio com manutenção mais em conta pelo fator de ser o mesmo motor do Golf/Polo/Fox/Gol... No 1.8 Aspro a diferença pro 1.8T é mais justa ainda...

No fundo quem vai ter que avaliar se vale a pena é você... Eu não abriria mão de ter um A3 turbo, até pq o 1.8 Aspro e o 1.6 tem revenda mais difícil
 

Andr3T

Membro
Eu vou simples nas minhas palavras. Como você não tem nenhum modelo de preferência (1.6, 1.8 ou 1.8T) e pelo o que eu vi não vai fazer diferença para você, eu te digo o seguinte. Ache o A3 mais novo, conservado, ORIGINAL, bem cuidado e compre. Independente do motor e etc. Fuja de carro que é ou já foi rebaixado, rodas, som (sistema elétrico), motor. As chances de ter dor de cabeça são bem maiores. Em resumo. Ache um carro zerado e compre. Não tenha pressa pois demora pra aparecer, tem gente que ficou 1 ano procurando.

AGORA se você for pensar na emoção, levando em conta que você tinha um V6, o correto seria você ir de 1.8T (150cv ou 180cv, tanto faz). O carro é esperto, economico, a manutenção (caso o carro esteja conservado) com a ajuda da internet é tranquila. É só fazer as preventivas, usar bom óleo, não moer o carro todo dia.

Boa sorte e abraço.
 
Pois é galera, dei uma olhada no 1.8 aspirado e o mesmo era 2004, mas estava com 170 mil km e o cara falava muito que era o segundo dono, que o carro era o melhor da vida dele, mas ele tinha acabado de comprar o novo pálio, que também era muito bom, rrrrrssss...... ou seja o cara era um mentiroso e estava querendo me enfiar a faca!!!!!

Amanhã irei vê um 2003 aspirado também, mas vamos vê no que vai dar.... Até agora o 1.6 está na frente, pois mesmo sendo mais básico que esses carros o mesmo tem só 75 mil km e está revisado, pois o dono é enjoado, só não chegamos ainda em um acordo financeiro.

Mas de todos acho que eu estaria bem servido com o turbo, pois como não ha consenso em relação consumo e manutenção acho que ele não deve fugir muito do aspirado.
 
victorarrabal disse:
Também num tenho A3, fico só de olho hehehehehe

Pelo que leio eu conclui que andando de boa o consumo dos 3 é muito parecido, sempre na casa dos 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, sendo que tem gente que diz que o Turbo é ainda mais econômico na estrada com relatos de gente que chegou a fazer mais de 14 km/l enquanto o 1.6 é mais econômico na cidade com pessoas relatando conseguir fazer mais de 9 km/l

Manutenção dos 3 é praticamente igual... o 1.6 tem a parte de motor/câmbio com manutenção mais em conta pelo fator de ser o mesmo motor do Golf/Polo/Fox/Gol... No 1.8 Aspro a diferença pro 1.8T é mais justa ainda...

No fundo quem vai ter que avaliar se vale a pena é você... Eu não abriria mão de ter um A3 turbo, até pq o 1.8 Aspro e o 1.6 tem revenda mais difícil
A revenda do asp e do 1.6 é tão ruim assim????
 

diego4100

Membro
Na minha opinião, eu só compraria os modelos turbinados. Os modelos 1.6 e 1.8 aspirado são muito anêmicos, pouca potência para muito peso. Para andar em um A3 1.6 ou 1.8 eu optaria por carros mais novos, com manutenção mais em conta, peças mais acessíveis, seguro mais barato, entre outras vantagens.

É igual Omega 4 cilindros, pra mim não dá, andar num carro que arranca igual um Up 1.0 não é comigo. Ao meu ver, a vantagem do A3 é justamente o caracolzinho que ele possui. Aspro por aspro eu iria de Astra 2.0, bebe um pouquinho mais, porém anda mais e tem manutenção e seguro MUITO mais em conta, não devendo nada em conforto pro A3 (nas versões top de linha).


nelsonmatos disse:
A revenda do asp e do 1.6 é tão ruim assim????
A3 1.6 anda igual os 1.0 mais novos e de brinde vem com manutenção de carro de luxo, difícil alguém querer. Quer ver casamento mesmo é o A3 sportback 1.6 hehe.
 

merotti

Membro
Esse tema já foi amplamente discutido aqui no fórum. Sou da mesma opinião do @[member="diego4100"], a vantagem do a3 é a turbina. Todos sabem que o a3 turbo é um foguetinho até os dias de hoje. Quando eu fui comprar fui direto nos turbos, não olhei aspirados e muito menos 1.6. Se eu fosse comprar um carro 1.6 eu compraria um Gol G5 que é um carro mais novo que vai te dar menos dor de cabeça, seguro mais barato, e pelo mesmo preço de um a3 1.6 mais velho, e pela relação peso x potência vai arrancar mais rápido que o a3 kkkkkkkk
 
Estou dando umas olhadas e de todos até agora (turbos) o único que estava inteiro era um 2 portas...., não consigo andar em carro de duas portas me faz lembrar na época que o meu pai tinha (uno, escort, elba, passat), rss..... o motorista ter que colocar o peito no volante para o passageiro entrar, se for gordiho fud......tem que sair do carro, para mim só carro 4 portas. Queria um completo de tudo (teto etc...), até achei um, mas fiz uma reflexão sobre o carro do cara, quem troca (todos os esticadores, pneus novos, correia e corrente etc...) para vender 1 mês depois um turbo 2005 por R$ 23 mil moedas??????? Muito estranho, fiquei de ligar para o cara, até pensei que ele estava ferrado de grana, mas não, ele quer o meu carro na troca...fiquei com pé atrás.
 

magoo

Membro
Tenho a3 1.8T e realmente é meu preferido pela potencia mas a manutenção sem duvida é mais cara pra manter
Discordo do que falaram dos 1.6 aqui, já tive a3 1.6 e tambem 1.8 asp e cada um tem suas vantagens e desvantagens
Ao contrario do que falaram do 1.6 ele é bem espertinho por não ter a caixa alongada que os 1.8 tem, digo que pra andar dentro de cidade ele é o melhor de todos por não ser tão fraco como os 1.8 nas arrancadas principalmente quando tem de arrancar em subida forte que os 1.8 ou não arrancam ou arrancam fritando os 1.6 arrancam de boa sem sofre

1.6 = economico, manutencao barata, gostoso de andar em transito
1.8 = tem mais opçoes de opcionais que o 1.6 e manutenção media
1.8T = potente e tem facil acesso a ups(maconha) só que tem manutenção mais cara pra manter

entre andar num gol 1.6 e um audi 1.6 sem duvida iria de audi que tem muito mais status e é muito mais bonito mesmo sendo alguns anos mais velho é um otimo carro se estiver bem conservado com as manutenções em dia...
 
Pois é Magoo, de todos que andei até agora o mais inteiro foi o 1.6 e menos rodado também. Conheço o dono do carro o cara tem manual, chave reserva e o melhor o cara é mecânico só de carro importado, você não dá nada pelo o cara, mas ele saca muito. Eu estava relutando para buscar um 1.8 T, até vi uns, mas na grande maioria, não tinha manual, ou chave reserva ou o CB estava todo apagado ou borrado (cristal), já estavam com mais de 170 mil km, muitos com documento atrasado, aí começa o perigo, pois se o cara não tem grana para legalizar o carro, será que o mesmo fez as manutenções????? Outra coisa que reparei foi no estado do banco de couro do motorista que concha, todos estavam rasgados e surrados. Olhei muitos hoje e irei lhe falar uma coisa o 1.6 do cara está muito inteiro 75 mil KM com todas as manutenções (comprovante de pagamento). Queria um carro mais potente, mas acho que irei deixar para depois ou investir daqui uns dois anos num 2010. Hoje infelizmente não da mais para andar de sedãn porte grande na cidade, ficou inviável tal feito. Amanhã irei decidir, se acordar com disposição, já que não irei trabalhar amanhã irei comprar algum Audi A3. Abç
 

diego4100

Membro
O Audi A3, a um bom tempo, virou carro de vileiro, infelizmente vai ser bem difícil achar um inteiro, principalmente a versão turbo com teto solar. Tem muito manolo que vende o popularzinho 1.0 e compra um A3 financiado; o resultado é muita super bonder, gambiarras e um festival de luzes piscando no painel.
Fiquei 1 ano procurando um aqui pelo Sul e não achei. O meu caiu de paraquedas. Meu amigo mecânico ficou sabendo de um cliente que tava pensando em trocar de carro e me avisou, ai peguei o telefone e fui atrás do cara. Não tava o bicho, mas paguei bem abaixo da tabela, fiz uma revisão de 10 mil e o carro ficou perfeito.
 

marcelo089

Membro
Amigo tenho um 1.8 aspirado e não tenho do que reclamar, confortável, anda bem e econômico...não se aonde as aspiradas andam como carros 1.0...cada uma viu...só pra vc ter uma idéia eu tenho uma ecosport 2014, 2.0 e o a3 se não anda mais, anda igual. Aqui vai uma dica, compra a mais inteira que vc encontrar...
 
Acho q 12s deve ser o tempo do 1.6 ou do 1.8 aspro automatico, a casa dos 9~10 me parece fazer mais sentido prum carro de 125cv/1250kg como o A3 1.8
 
Comprei o 1.6 mesmo preto, o carro é bem econômico, estou fazendo algo na casa dos 14,8 a 15,1 na estrada andando com ar ligado 100 e 110 km/h, até achei estranho, mas fiz a média hoje pegando o arco metropolitano só reta rs.... fiz 13,6 andando 140 a 150 km/h sem ar e com ar 11,7 , não achei ruim!!!! Na cidade estou fazendo 10 km/l com ar ligado. Não achei um carro tão manco como alguns falaram é questão de utilidade, coloquei um aro 18 hoje, tenho certeza que irá influenciar no consumo pouca coisa, mas já dei algumas "braçadas" em astra, golf, civic, vectra, lembrando que o meu carro é 1.6, nem sempre é só motor, aqui no Rio tem uns caras braço duro, todos olham o A3 e já colam na traseira setinha ligada, piscando farol, isso a 130 km/h numa via de 110km/ cheio de radar, aí ferrou tudo, quando estou sozinho esqueço do consumo etc.... rsss.... mas o meu eclipse GST está sendo devidamente preparado rss... O legal que estou pegando um tesão no Audi, painel, ronco, agilidade, conforto e estabilidade, fico imaginando como deve ser num 1.8 Asp e turbo. O turbo não tem como usar no dia a dia, consumo e a manutenção é muito alta, sendo ideal para viagens (estradas)..., que vontade de um teto solar também!!! O ruim do Audi A3 é que vicia!!!
 

merotti

Membro
Parabéns por entrar no mundo da audi, o mais importante é comprar o audi que mais te convém, independente da opinião dos outros kkkk

Quem sabe o 1.6 não pode ser a porta de entrada para mais tarde pegar um 1.8T ou até quem sabe um Sportback 2.0T, assim como já vi alguns membros fazendo :D

Aproveite bem e faça um tópico na sessão garagem nos mostrando o bólido
 

diego4100

Membro
JulioRJ disse:
Pois é, o problema é que no icarros.com.br dá 9,6s... mais rápido que o golf 2.0 8v aí fiquei na dúvida.

http://www.icarros.com.br/audi/a3/2003/ficha-tecnica

abs
0 a 100 é um número perigoso de se comparar, pois não há padronização quanto a metodologia e as circunstâncias dos testes.

Por ex, se fizer o teste de 0 a 100 em Manaus, com tempo úmido e cerca de 40 Cº, o tempo será consideravelmente maior do que se fizer no inverno do Sul, com baixa umidade e cerca de 10 Cº. Sem falar nas condições da pista; o tipo de asfalto interfere muito na potência que poderá ser jogada nas primeiras marchas, e, de igual forma, no arrasto em velocidades maiores.

Eu acredito que 9,6s é por demais otimista, pois é mais baixo que muitos carros que, notavelmente, não tomam nem conhecimento do A3 aspirado. Colhi dados de alguns deles, coloquei os melhores e piores números que achei:

A3 1.8 aspirado:
126cv a 6000rpm
Peso x potência: 9,79 kg/cv

KA XR 1,6 (0 a 100 10,5s / 10,8s)
95 cv a 5500 rpm
Peso x potência: 9,79kg/cv

Omega CD 4.1 (0 a 100 entre 9,5s / 11s)
168cv a 4500rpm
Peso x potência: 8,84kg/cv

Astra 2.0 (0 a 100 entre 9s / 9,8s)
140cv a 5600rpm
Peso x potência: 8,43 kg/cv

HB20 1.6 (0 a 100 entre 9,3s / 10s).
Peso x potência: 7,81kg/cv


De experiência empírica, já tive um Polo Classic 1.8 (99cv / 0 a 100 divulgado em 11,5s); andava lado a lado com dois A3 1.8 aspro de amigos.

Obs. Aquele Kazinho 1.6, é o capeta! Tinha dois amigos que tinham, eram completamente originais, sumiam na frente do Polo 1.8 e andavam lado a lado do Omega 4.1 (quando ainda era original) até uns 110 km/h.



flootter disse:
Ja tive astra, golf 2.0 e nem de longe andam mais que o a3 aspirado. Eu medi 0 a 100 e deu 9,5 segundos de final ainda nao testei mais de 180 de quarta e ainda nao tinha cortado.

Mas você fez pelo painel? Da uma boa diferença do número obtido por testes de revistas, que usam acelerômetro e outro equipamento que não lembro o nome.

O meu Turbo tiptronic, por exemplo, faz cerca de 5.8s pelo painel; velocímetro dentro da margem padrão.

http://www.youtube.com/watch?v=Ep_Veh3JLLM
 

JulioRJ

Membro
Eu sei que não tem muito a ver com o tópico, mas estou sem dormir desde ontem.

Apareceu um 150cv do jeito que eu queria porém não tem teto. E sabemos que os 1.8T sem teto mofam....

O problema é que o cara sabe idsso tá pedindo apenas 15k no carro, talvez role um choro pra 14k, tô ficando maluco aqui!!!

Até agora só vi as fotos mas neste fim de semana vou ver o carro, mas já posso dizer que o carro é bem cuidado só pelas fotos, pelo menos o cofre não está maqueado, tem idade, mas nada que acuse mecânico lambão ou descaso...

Ajudem, por favor!!! kkkkkkkkk
 
Topo