[DIY] Sonda Lambda - Diagnostico, Falhas e Troca

della

Membro
Pessoal,

A marca VDO pertence à Siemens e é fornecedora de peças OEM e after market para diversas montadoras, inclusive Audi. Podem confiar sossegados, tão boa quanto Bosch, aliás, ambas tem origem alemã.
Muitos A3 possuem bomba de combustível OEM da VDO...

japones08

Novato
Della, bom dia !!

Ufa .. que alívio, acabei de deixar o carro na oficina para a troca, a unica coisa chata é q o mecanico disse que as sondas que são para adaptação, universais que precisam cortar fios não são a mesma coisa que uma original, e que talvez o carro ñ fique da mesma maneira, então ele vai trocar, zerar os parametros e disse que devo rodar com o carro para q o modulo reconheça a sonda e comecem a se entender kkk...mas galera, o carro gasta mto com esse tipo de problema, sem contar o excesso de combustivel ejetado, o cheiro é insuportavel!
Deixei o argolas para fazer um check up geral e ver oq mais precisará ser feito! Hj ele me entrega e amanhã posto os resultados !!

Obrigado e um abraço a todos.!!!

della

Membro
Uma curiosidade:

Alguém lembra do termo "dar VDO no velocímetro"?

Isto porque a VDO fabricava velocímetros de diversos carros e dar VDO significava que o ponteiro ia no final de curso e apontava para a sigla VDO... hehe!!!

roxo

Moderador
japones08 disse:
Della, bom dia !!

Ufa .. que alívio, acabei de deixar o carro na oficina para a troca, a unica coisa chata é q o mecanico disse que as sondas que são para adaptação, universais que precisam cortar fios não são a mesma coisa que uma original, e que talvez o carro ñ fique da mesma maneira, então ele vai trocar, zerar os parametros e disse que devo rodar com o carro para q o modulo reconheça a sonda e comecem a se entender kkk...mas galera, o carro gasta mto com esse tipo de problema, sem contar o excesso de combustivel ejetado, o cheiro é insuportavel!
Deixei o argolas para fazer um check up geral e ver oq mais precisará ser feito! Hj ele me entrega e amanhã posto os resultados !!

Meu Caro,

Olha o que posso dizer dessa afirmação de seu mecanico é que é uma grande MENTIRA ... a unica diferença da sonda é a camblagem (fiação) ele tá é com preguiça de fazer a adaptação que é muiiiito tranquilo ... rodo com uma universal e nao tenho problemas ..... fuja desse tipo de "proficional"

japones08

Novato
Kkkk boa então, eu ñ tenho sorte msm com mecanicos, mas esse "profiçionau" até que é bem conceituado, no caso deve ser preguiça msm, mas vms ver qd eu começar a rodar, pq o carro ta horrivel, irreconhecivel, falhando, trepidando, oscilando, cheiro forte de combustivel...

Hj a noite é o gde dia !

UM abraço.

h2ul

Novato
Olá pessoal, comprei a sonda da bosch hoje para por no A3, porem os dois fios brancos, qual a ordem, tenho a numeração no conector da original, porem na universal não tem numeração, teria alguma ordem nos brancos, ou eles tem a mesma função e é so ligar? Obrigado!

roxo

Moderador
h2ul disse:
Olá pessoal, comprei a sonda da bosch hoje para por no A3, porem os dois fios brancos, qual a ordem, tenho a numeração no conector da original, porem na universal não tem numeração, teria alguma ordem nos brancos, ou eles tem a mesma função e é so ligar? Obrigado!

Meu Caro,

Tem um manual que vem junto com a sonda que explica essa duvida sua .. e se vc observar no diy lá também tem explicando !!!!!

chedid

Administrador
h2ul disse:
Que eu saiba os brancos são aquecimento de sonda, portanto num tem ordem... ao menos eu achoooooo

japones08

Novato
Ola amigos,

mandei trocar sonda, aparentemente o carro ficou zerado, sem oscilação, vibração, cheiro de combustivel acima do normal ... porem ... o velocimentro parou de funcionar, o marcador de KM e o de consumo por litro tbm .. será q tem a ver com a troca da sonda ou é algum fusivel ?

Um abraço a todos. !

chedid

Administrador
acho que num nada haver... o consumo por litro num funciona porque não lê velocidade... veja o sensor de velocidade e fusíveis

roxo

Moderador
Meus Caros,

Vag Com nele primeiro e teste de painel e calibragem dos ponteiros primeiro !!!!

roxo disse:
japones08 disse:
Della, bom dia !!

Meu Caro,

Olha o que posso dizer dessa afirmação de seu mecanico é que é uma grande MENTIRA ... a unica diferença da sonda é a camblagem (fiação) ele tá é com preguiça de fazer a adaptação que é muiiiito tranquilo ... rodo com uma universal e nao tenho problemas ..... fuja desse tipo de "proficional"

Eu coloquei uma bosh de 300 conto,com o cabo e o engate jah pronto pro a3.....mas meu carro tah beberrao,jah resetei olhei no vag...e nada....sera que pq nao eh a original esta dando problemas?

roxo

Moderador
propeople2 disse:
roxo disse:
japones08 disse:
Della, bom dia !!

Meu Caro,

Eu coloquei uma bosh de 300 conto,com o cabo e o engate jah pronto pro a3.....mas meu carro tah beberrao,jah resetei olhei no vag...e nada....sera que pq nao eh a original esta dando problemas?

Meu Caro,

Posta mais dados do seu carr pra mim ver se a que vc colocou é a correta .... ou alguma coisa do tipo ... isso tá com cara de sonda mesmo .. o carro bebe muiiito ..... to no aguardo !!!!

roeka

Membro
Mais uma vez usei um tutorial do nosso amigo Roxo para resolver um problema do argola, ainda bem que o meu é idêntico ao dele AGN.

Troquei nesse feriado passado e foi bem simples mesmo, só achei chato a parte de cortar a sonda antiga e encaixar com a nova, mas deu certo e o carro não está mais amarrado como antes.

Só uma dica: a chave para soltar a sonda é número 22 e não 23 como vc havia relatado no começo !

Abraço

roxo

Moderador
roeka disse:
Mais uma vez usei um tutorial do nosso amigo Roxo para resolver um problema do argola, ainda bem que o meu é idêntico ao dele AGN.

Troquei nesse feriado passado e foi bem simples mesmo, só achei chato a parte de cortar a sonda antiga e encaixar com a nova, mas deu certo e o carro não está mais amarrado como antes.

Só uma dica: a chave para soltar a sonda é número 22 e não 23 como vc havia relatado no começo !

Abraço

Meu caro,

Que beleza .... fico feliz que o diy tenha sido util ... tenho varias coisas para postar que eu mesmo faço .. mas to meio abafado .. mas devagar vou postando ....

ademar5

Membro
parabens roxo pelo tutorial!!! vou tentar trocar eu mesmo seguindo seu exemplo. me tira uma duvida, o meu a3 e 1.8t 150cv automatico tem diferencas da sonda do 1.8t 180cv. porque eu percebi que a difera se dar na quantidade de fios, 1.8 aspirado 4 fios e 1.8t 5 fios.
valeu!!!

roxo

Moderador
ademar5 disse:
parabens roxo pelo tutorial!!! vou tentar trocar eu mesmo seguindo seu exemplo. me tira uma duvida, o meu a3 e 1.8t 150cv automatico tem diferencas da sonda do 1.8t 180cv. porque eu percebi que a difera se dar na quantidade de fios, 1.8 aspirado 4 fios e 1.8t 5 fios.
valeu!!!

Meu Caro,

Ademar faz assim: posta em sua assinatura os dados de seu carro (modelo, ano, motorização, letras do cabeçote) pois ai posso verificar qual a sonda de seu carro e ai podemos pegar a referencia da Bosch Universal para vc fazer a troca da sonda !!!!

To no aguardo !!!!!