roxo
Moderador
Meus Caros,
Como prometido segue o Diy da troca da Sonda Lambda... espero que gostem/;
QUANDO DESCONFIAR DA SONDA ?
Bem, no meu caso eu percebi que o carro cortava entre 3000 a 4000 giros, principalmente quando eu retomava a aceleração para uma ultrapassagem, e o consumo cresceu muiiiito, pra vcs terem idéia eu gastei 20l de gasolina em 100km :semata: :semata: . Outro auxilio que tive foi o erro acusado no VagCom:
No começo do problema:
16514 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: Malfunction in Circuit
P0130 - 35-10 - - - Intermittent
00561 - Mixture Adaptation
12-00 - Adaptation Limit (Mul) Exceeded
Quando a sonda abriu o bico de vez:
1 Fault Found:
16518 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: No Activity
P0134 - 35-00 - -
Se vc tiver com esses sintomas e depois de ter verificado bomba, Maf, bobinas, velas, cabos de velas e regulador de pressão.. certamente é essa danada com defeito.
FERRAMENTAS
Aqui faltou minha Bohemia :sorry:
Alicate de descascar fios
Chave n23 (para folgar a lambda)
Chave de Biela 10mm
Spray Limpa Contatos
A SONDA LAMBDA
Se vc não sabe pra que serve e como funciona ... aqui um material bem legal sobre a danada:
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/CatalogoSensor2010.pdf
Aqui a foto da que eu usei para meu veículo, recomendo que vc saiba a referencia exata da sua e na disponibilidade opte pelo uso da universal, ela sai bem mais em conta e o único trabalho que vc vai ter e na ligação da camblagem.
PROCEDIMENTOS
RETIRADA DA SONDA ANTIGA
1 - A sonda fica na descarga mais ao lado direito do carro, neste caso vc vai ter que arrumar um jeito de levantar o carro, tirar o protetor do carter para ter acesso à sonda lambda. Eu fiquei foi com preguiça mesmo e optei em ir a uma oficina aqui perto e levantar o sacana nessa maravilha de elevador:
2 - Aqui vc ta vendo a sonda lambda
3 - Seguindo o fio da sonda vc tem acesso a essa caixinha preta ai:
4 - Folgue, com o uso da chave de biela, as duas porcas plásticas indicadas pela seta:
5 - Quando vc tirar a caixinha vera o conector, desplugue e vc terá a parte elétrica da sonda desconectada:
6 - Agora folgue a sonda lambda com o auxilio da chave de boca 23, conecte a chave na parte apropriada da sonda e vá girando ela até sair:
7 - Aqui a minha sonda antiga, veja o desgaste e o estado da danada ... lembro que essa ai é a OEM que veio no argolas, 11 anos de uso e mais de 150k rodados .. tava na hora mesmo ...
8 - Agora faça os procedimentos para intercambiar o conector da sonda antiga na Sonda Universal nova, siga esses procedimentos:
Explico: A sonda Universal não vem com o terminal de ligação ... vc tem que cortar o cabo da sonda antiga e usar na nova, a Bosch tem um sistema com um conector que é bem tranqüilo de se fazer, tendo paciência vc faz um serviço 5***
Aqui o tutorial de como fazer as ligações ...
http://www.catalogobosch.com/BibliotecaPDF/Injeção Eletrônica/SaibaMais_SondaLambda-v2.pdf
9 - Aproveite para dar uma lavadinha na tampinha preta que protege o conector, use o veja da embalagem azul e o desengordurante da veja embalagem branca (eu não quero mais nada além do simple green e desses 2 produtos da veja) e use o limpa contato nos terminais, espere secar para instalar.
INSTALAÇÃO
Todos estão carecas de saber que a instalação é a ordem inversa da coisa ... mas vamos:
1 - Rosquei a sonda nova no local, muito cuidado pra não ficar batendo a ponta dela na descarga, ali dentro da ponta da sonda tem uma cerâmica muiiito sensível, e ela já vem com a graxa de alta temperatura no corpo da rosca, use a chave de boca 23 para apertar a sonda, não precisa de muito aperto não ...
2 - Faça a ligação dos terminais, encaixe tudo bonitinho dentro da caixinha preta e parafuse ela no local
3 - Passe a fiação de uma forma que evite o contato com o tubo da descarga, para não queimar o fio, fica assim:
4 - Depois limpe a memória de avarias com o Vagcom, vá dar um rolé com o argolas, e passe o vag novamente .. ai vc vai ficar feliz :tunts:
Espero que gostem do Diy, não é um procedimento complicado ... tranqüilo de fazer ao som de AC/DC e da boa Bohemia gelada....
Como prometido segue o Diy da troca da Sonda Lambda... espero que gostem/;
QUANDO DESCONFIAR DA SONDA ?
Bem, no meu caso eu percebi que o carro cortava entre 3000 a 4000 giros, principalmente quando eu retomava a aceleração para uma ultrapassagem, e o consumo cresceu muiiiito, pra vcs terem idéia eu gastei 20l de gasolina em 100km :semata: :semata: . Outro auxilio que tive foi o erro acusado no VagCom:
No começo do problema:
16514 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: Malfunction in Circuit
P0130 - 35-10 - - - Intermittent
00561 - Mixture Adaptation
12-00 - Adaptation Limit (Mul) Exceeded
Quando a sonda abriu o bico de vez:
1 Fault Found:
16518 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: No Activity
P0134 - 35-00 - -
Se vc tiver com esses sintomas e depois de ter verificado bomba, Maf, bobinas, velas, cabos de velas e regulador de pressão.. certamente é essa danada com defeito.
FERRAMENTAS
Aqui faltou minha Bohemia :sorry:
Alicate de descascar fios
Chave n23 (para folgar a lambda)
Chave de Biela 10mm
Spray Limpa Contatos
A SONDA LAMBDA
Se vc não sabe pra que serve e como funciona ... aqui um material bem legal sobre a danada:
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/CatalogoSensor2010.pdf
Aqui a foto da que eu usei para meu veículo, recomendo que vc saiba a referencia exata da sua e na disponibilidade opte pelo uso da universal, ela sai bem mais em conta e o único trabalho que vc vai ter e na ligação da camblagem.
PROCEDIMENTOS
RETIRADA DA SONDA ANTIGA
1 - A sonda fica na descarga mais ao lado direito do carro, neste caso vc vai ter que arrumar um jeito de levantar o carro, tirar o protetor do carter para ter acesso à sonda lambda. Eu fiquei foi com preguiça mesmo e optei em ir a uma oficina aqui perto e levantar o sacana nessa maravilha de elevador:
2 - Aqui vc ta vendo a sonda lambda
3 - Seguindo o fio da sonda vc tem acesso a essa caixinha preta ai:
4 - Folgue, com o uso da chave de biela, as duas porcas plásticas indicadas pela seta:
5 - Quando vc tirar a caixinha vera o conector, desplugue e vc terá a parte elétrica da sonda desconectada:
6 - Agora folgue a sonda lambda com o auxilio da chave de boca 23, conecte a chave na parte apropriada da sonda e vá girando ela até sair:
7 - Aqui a minha sonda antiga, veja o desgaste e o estado da danada ... lembro que essa ai é a OEM que veio no argolas, 11 anos de uso e mais de 150k rodados .. tava na hora mesmo ...
8 - Agora faça os procedimentos para intercambiar o conector da sonda antiga na Sonda Universal nova, siga esses procedimentos:
Explico: A sonda Universal não vem com o terminal de ligação ... vc tem que cortar o cabo da sonda antiga e usar na nova, a Bosch tem um sistema com um conector que é bem tranqüilo de se fazer, tendo paciência vc faz um serviço 5***
Aqui o tutorial de como fazer as ligações ...
http://www.catalogobosch.com/BibliotecaPDF/Injeção Eletrônica/SaibaMais_SondaLambda-v2.pdf
9 - Aproveite para dar uma lavadinha na tampinha preta que protege o conector, use o veja da embalagem azul e o desengordurante da veja embalagem branca (eu não quero mais nada além do simple green e desses 2 produtos da veja) e use o limpa contato nos terminais, espere secar para instalar.
INSTALAÇÃO
Todos estão carecas de saber que a instalação é a ordem inversa da coisa ... mas vamos:
1 - Rosquei a sonda nova no local, muito cuidado pra não ficar batendo a ponta dela na descarga, ali dentro da ponta da sonda tem uma cerâmica muiiito sensível, e ela já vem com a graxa de alta temperatura no corpo da rosca, use a chave de boca 23 para apertar a sonda, não precisa de muito aperto não ...
2 - Faça a ligação dos terminais, encaixe tudo bonitinho dentro da caixinha preta e parafuse ela no local
3 - Passe a fiação de uma forma que evite o contato com o tubo da descarga, para não queimar o fio, fica assim:
4 - Depois limpe a memória de avarias com o Vagcom, vá dar um rolé com o argolas, e passe o vag novamente .. ai vc vai ficar feliz :tunts:
Espero que gostem do Diy, não é um procedimento complicado ... tranqüilo de fazer ao som de AC/DC e da boa Bohemia gelada....