[DIY] Sonda Lambda - Diagnostico, Falhas e Troca

roxo

Moderador
Meus Caros,

Como prometido segue o Diy da troca da Sonda Lambda... espero que gostem/;

QUANDO DESCONFIAR DA SONDA ?

Bem, no meu caso eu percebi que o carro cortava entre 3000 a 4000 giros, principalmente quando eu retomava a aceleração para uma ultrapassagem, e o consumo cresceu muiiiito, pra vcs terem idéia eu gastei 20l de gasolina em 100km :semata: :semata: . Outro auxilio que tive foi o erro acusado no VagCom:

No começo do problema:

16514 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: Malfunction in Circuit
P0130 - 35-10 - - - Intermittent
00561 - Mixture Adaptation
12-00 - Adaptation Limit (Mul) Exceeded

Quando a sonda abriu o bico de vez:

1 Fault Found:
16518 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: No Activity
P0134 - 35-00 - -

Se vc tiver com esses sintomas e depois de ter verificado bomba, Maf, bobinas, velas, cabos de velas e regulador de pressão.. certamente é essa danada com defeito.

FERRAMENTAS

Aqui faltou minha Bohemia :sorry:

DSC06091.JPG


Alicate de descascar fios
Chave n23 (para folgar a lambda)
Chave de Biela 10mm
Spray Limpa Contatos

A SONDA LAMBDA

Se vc não sabe pra que serve e como funciona ... aqui um material bem legal sobre a danada:

http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/CatalogoSensor2010.pdf

Aqui a foto da que eu usei para meu veículo, recomendo que vc saiba a referencia exata da sua e na disponibilidade opte pelo uso da universal, ela sai bem mais em conta e o único trabalho que vc vai ter e na ligação da camblagem.

DSC06089.JPG


PROCEDIMENTOS

RETIRADA DA SONDA ANTIGA

1 - A sonda fica na descarga mais ao lado direito do carro, neste caso vc vai ter que arrumar um jeito de levantar o carro, tirar o protetor do carter para ter acesso à sonda lambda. Eu fiquei foi com preguiça mesmo e optei em ir a uma oficina aqui perto e levantar o sacana nessa maravilha de elevador:

DSC06101.JPG


2 - Aqui vc ta vendo a sonda lambda

DSC06102.JPG


3 - Seguindo o fio da sonda vc tem acesso a essa caixinha preta ai:

DSC06105.JPG


4 - Folgue, com o uso da chave de biela, as duas porcas plásticas indicadas pela seta:

DSC06106.JPG


5 - Quando vc tirar a caixinha vera o conector, desplugue e vc terá a parte elétrica da sonda desconectada:

DSC06103.JPG


6 - Agora folgue a sonda lambda com o auxilio da chave de boca 23, conecte a chave na parte apropriada da sonda e vá girando ela até sair:

DSC06104.JPG


7 - Aqui a minha sonda antiga, veja o desgaste e o estado da danada ... lembro que essa ai é a OEM que veio no argolas, 11 anos de uso e mais de 150k rodados .. tava na hora mesmo ...

DSC06097.JPG


DSC06100.JPG


DSC06095.JPG


DSC06098.JPG


8 - Agora faça os procedimentos para intercambiar o conector da sonda antiga na Sonda Universal nova, siga esses procedimentos:

Explico: A sonda Universal não vem com o terminal de ligação ... vc tem que cortar o cabo da sonda antiga e usar na nova, a Bosch tem um sistema com um conector que é bem tranqüilo de se fazer, tendo paciência vc faz um serviço 5***

Aqui o tutorial de como fazer as ligações ... :cool:

http://www.catalogobosch.com/BibliotecaPDF/Injeção Eletrônica/SaibaMais_SondaLambda-v2.pdf

9 - Aproveite para dar uma lavadinha na tampinha preta que protege o conector, use o veja da embalagem azul e o desengordurante da veja embalagem branca (eu não quero mais nada além do simple green e desses 2 produtos da veja) e use o limpa contato nos terminais, espere secar para instalar.

INSTALAÇÃO

Todos estão carecas de saber que a instalação é a ordem inversa da coisa ... mas vamos:

1 - Rosquei a sonda nova no local, muito cuidado pra não ficar batendo a ponta dela na descarga, ali dentro da ponta da sonda tem uma cerâmica muiiito sensível, e ela já vem com a graxa de alta temperatura no corpo da rosca, use a chave de boca 23 para apertar a sonda, não precisa de muito aperto não ...

2 - Faça a ligação dos terminais, encaixe tudo bonitinho dentro da caixinha preta e parafuse ela no local

3 - Passe a fiação de uma forma que evite o contato com o tubo da descarga, para não queimar o fio, fica assim:

DSC06107.JPG


4 - Depois limpe a memória de avarias com o Vagcom, vá dar um rolé com o argolas, e passe o vag novamente .. ai vc vai ficar feliz :tunts:

Espero que gostem do Diy, não é um procedimento complicado ... tranqüilo de fazer ao som de AC/DC e da boa Bohemia gelada.... :cool: :cool:
 

Micuim

Membro
Roxo, realmente não precisa de mais nada!!!!!!!
O procedimento, embora seja simples, merece ser ilustrado, pois muitos podem se animar e fazer em casa mesmo.
Parabéns pela disposição em documentar tudo, inserir as legendas nas fotos e compartilhar conosco.
Grande abraço brother!!!!
 

Propeople

Novato
2 Faults Found:
16518 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: No Activity
P0134 - 35-10 - - - Intermittent
17524 - Oxygen (Lambda) Sensor Heating; B1 S1: Open Circuit
P1116 - 35-00 - -
Readiness: 0000 0000

A minha fala isso,mas o consumo e a potencia tah normal.......

Os kara da audi passaram o cabo deles e falaram que nao tem nada mas meu vag tah acusando isso...

que que vcs acham?quanto vc pagou na sonda?e aondae?

abraz
 

roxo

Moderador
Propeople disse:
2 Faults Found:
16518 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: No Activity
P0134 - 35-10 - - - Intermittent
17524 - Oxygen (Lambda) Sensor Heating; B1 S1: Open Circuit
P1116 - 35-00 - -
Readiness: 0000 0000

A minha fala isso,mas o consumo e a potencia tah normal.......

Os kara da audi passaram o cabo deles e falaram que nao tem nada mas meu vag tah acusando isso...

que que vcs acham?quanto vc pagou na sonda?e aondae?

abraz


Meu caro,

de 2 uma .. ou vc ta com um problema na fiação da sonda ... ai vc desmonta a caixinha, e usa um limpa contato nos terminais pra ver .... antes limpe os erros com o Vagcom .... se percistir .... com certeza sua sonda tá zuada .... ai troca a danada .... eu paguei R$ 120,00 na sonda Universal Nova ...
 

jcjrsbc

Membro
No VAG meu A3 AUQ tá acusando o aquecedor da sonda. 17511 - Oxygen (Lambda) Sensor Heating: B1 S1: Performance too Low
P1103 - 35-00 - - Será que tem alguma outra solução que não a troca? Abraço!
 

japones08

Novato
e ai galera blz !!!

sabado notei que o carro estava diferente, oscilando mto, consumindo mto, mas mto msm, vibrando ... enfim levei para uma oficina e foi passado o scanner...td certo menos a sonda, hj comprei um da VDO por 120,00 e vou fazer a troca seguindo o passo a passo aqui descrito ! amanhã posto o resultado !

um abraço a todos.
 

chedid

Administrador
opa, é simples, só num errar a ligação dos fios que funciona 100! só que teria comprado uma bosch genéria e não VDO
 

japones08

Novato
mas tem algum problema com essa marca? já comprei algumas peças para outros carros dessa marca e nunca tive problemas... qual tipo de problema posso ter com essa sonda?

um abraço!
 

chedid

Administrador
sei lá... se dá para pegar bosch eu pego bosch. tem umas sondas genérias, que num sei se é o caso da vdo, que num valem nada.
 
Topo