[DIY] Sonda Lambda - Diagnostico, Falhas e Troca

gabrielm

Novato
entao acho que nem leu o modulo corretamente...

se tu troca de canal aparece alguma coisa escrita em verde?

esse na aparece escrito em vermelho?

TGIN

Membro
gabrielm disse:
entao acho que nem leu o modulo corretamente...

se tu troca de canal aparece alguma coisa escrita em verde?

esse na aparece escrito em vermelho?

Ate o canal 27, ele le as informações em tempo real, do 28 pra frente aparece NA em todos os canais... pq será isso?

Continuo na dúvida se é mesmo a sonda ou o problema é no MAF... Mas os sintomas são os mesmos que o roxo apresentou aqui

roxo

Moderador
gabrielm disse:
aqui vai como fazer o teste da sonda lambda pelo vag com.

caso alguem tenha interesse.

teste-sonda-lambda.JPG

Meu Caro,

Divulga ai esse material para teste do Vag .. ajuda muito isso !!!!!

TGIN

Membro
Comprei hoje a sonda universal Bosch, que no meu caso é a 0 258 986 505. Paguei 130 reais. Vou trocá-la na hora do almoço.
Apenas queria sanar uma dúvida:
Há a possibilidade de o defeito NÃO SER NA SONDA?
Antes de sair de casa, passo o VAG e apago o erro que hora diz "malfunction in circuit" junto com "mixture adaptation" e "adaptation limit(mul) exceeded", hora diz "no activity"...
Saio de casa com o carro redondinho, coisa linda mesmo... No caminho para o trabalho, noto que ele começar a embolar bem de leve...
Quando chego na loja, passo o VAG de novo e aparece um desses erros de novo...

é Sonda mesmo né?

TGIN

Membro
Troquei a sonda ontem, acompanhei a troca...
Quando o mecânico tirou o plug da sonda saiu muita sujeira, como se fosse uma água barrenta...
então ele jogou ar do compressor pra limpar e passou um limpa contato... esperamos secar e montamos de volta...
limpei o erro com o vag e saí testar... logo percebi que o carro ficou ruim e voltei... Passei o VAG e realmente tinha voltado o erro.
Então ele tirou a sonda velha e fizemos a ligação dos fios como manda o manual, ele ligou no carro e eu novamente passei o vag...
Funcionei o a3, no começo ele deu umas embolada, acho que até acertar a sonda nova e tals, aí fui pro TEST-DRIVE..
Andou normal, enchendo bem a turbina e sem falhar... voltei na oficina e passei o VAG... NO FAULT CODES FOUND !!!!!! :) \o/\o/\o/
Voltei pra loja e no caminho o pc de bordo registrou 9,5km/l de média!!! (antes ficava em 6,6km/l no mesmo trecho)...

Hoje pela manhã, passei novamente e o resultado foi... NO FAULT CODES FOUND... hehehe

Só tenho a agradecer E MUITO ao roxo, por ter publicado o DIY, pois o meu a3 tinha exatamente o mesmo problema do dele... E queriam me empurrar uma MAF nova... Valeu MESMO!!! Com foruns assim, nós temos a possibilidade de ir mais afundo no problema e não ser simplesmente enganados por meXânicos...

chedid

Administrador
Ele ficou estranho, porque tava funcionando no sistema auto-adaptativo.... nem sempre apagando o erro, apaga a adaptação também... mas se rodou um tempo e ele ficou bom, quer dizer que ele ser acertou de novo!
abraços e agora é curtir o carro!

slayerbh

Novato
Ajuda ai
a sonda tem 2 fios brancos e o chicote tbm pode ligar os 2 fios brancos de qualquer maneira ou tem sequencia?

TGIN

Membro
slayer, pelo que li, os fios brancos não tem uma sequencia lógica, não sei se chegou a ler o tópico todo, mas segue uma resposta abaixo pra uma pergunta IGUAL A SUA...
roxo disse:
h2ul disse:
Olá pessoal, comprei a sonda da bosch hoje para por no A3, porem os dois fios brancos, qual a ordem, tenho a numeração no conector da original, porem na universal não tem numeração, teria alguma ordem nos brancos, ou eles tem a mesma função e é so ligar? Obrigado!

Meu Caro,

Tem um manual que vem junto com a sonda que explica essa duvida sua .. e se vc observar no diy lá também tem explicando !!!!!
Na página seguinte, outro user explica que os fios brancos são apenas para aquecimento, logo não tem uma ordem...

Darkcoder

Novato
Como meu A3 estava com os mesmos sintomas apresentados durante o tópico, resolvi trocar a sonda lambda também.

Comprei a dita cuja, levei o carro em um posto e entrei embaixo, para minha surpresa, já possuia uma sonda universal bosh. Quando a retirei, já logo vi a gambiarra, os fios do plugue estavam muito curtos e sem aquela caixinha de proteção. Infelizmente tive que instalar novamente sem a caixinha, pois os fios curtos não permitiam fazer tudo corretamente.

Porém, aparentemente o carro continuou igual hehehe, me lasquei. :uhuu: :uhuu:

vingouz

Membro
Cara, com esse tutorial eu vou trocar a minha tambem, eu olhei umas sondas pro meu e tava quase mil conto, é caro demais, mas as universais são bem mais em conta, valeu demais roxo! meu mecanico falou qeu tenho que comprar um sensor de fase tambem, mas pelo menos esse é mais baratinho!

savio_nc

Membro
Pessoal, tenho um audi a3 180cv manual ano 2001 motor app , e tenho que trocar as 2 sondas,alguem por gentileza poderia me passar a numeração delas? obrigado pessoal.

pessoal, aí vai o link do video, q ilustra perfeitamente o q o Roxo explicou http://www.youtube.com/watch?v=A6f3R8Fwgd8
o meu a3 tava com o tanque "furado" quanse q eu nao aguento,, ai comprei essa sonda universao bosch n 0258986505 e fiz a troca em casa mesmo, assim como explica no video, o ruim eh pq o carro eh baixo, e, logico, nao tenho um elevador em casa. Mas deu certo. recomendo

AGORA POSSO DESFRUTAR DO MEU AUDI, COISA Q NAO TAVA DANDO, PQ O BICHIM TAVA BEBENDO A BESSA,.,.,

viesa

Novato
Pessoal, estou com uma dúvida... em scanners apareceram 2 erros:

P1113 - Banco 1 Sonda 1 - Resistência interna Alta. /SP
P1555 - Pressao de sobrealimentação máxima ultrapassada.

O que esses erros querem dizer?

ps: não possuo o Vag

francisco edir vasconcelos disse:
pessoal, aí vai o link do video, q ilustra perfeitamente o q o Roxo explicou http://www.youtube.com/watch?v=A6f3R8Fwgd8
o meu a3 tava com o tanque "furado" quanse q eu nao aguento,, ai comprei essa sonda universao bosch n 0258986505 e fiz a troca em casa mesmo, assim como explica no video, o ruim eh pq o carro eh baixo, e, logico, nao tenho um elevador em casa. Mas deu certo. recomendo

AGORA POSSO DESFRUTAR DO MEU AUDI, COISA Q NAO TAVA DANDO, PQ O BICHIM TAVA BEBENDO A BESSA,.,.,
acho q isso quer dizer q ta na hora de trocar. compra essa universal bosch... no meu deu certo..