[DIY] Sonda Lambda - Diagnostico, Falhas e Troca

sosomrio

Membro
Galera! Sem querer ser chato. Procurei e não achei! Qual número da sonda lambida planar do Golf GTI 1.8t 2004 ? Dizem ser a mesma do A3 TIPTRONIC . MAIS NÃO encontrei nada conclusivo nem em catálogo! Existe alguma universal compatível?

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

ⓡⓞⓧⓞ disse:
Meus caros,

Aí é forçar a barra ... Baixem os catálogos dos fabricantes e procurem o produto recomendado para seu argolas ....
Roxo, da um help ai? minha sonda b1 s1 deu pau, pelo vcds ela está morta e eu queria usar uma universal bosch qual modelo você acha que é apropriado para minha t180 03/03 turbo AUQ? abraços.

st0ck

Membro
Vamos ressussitar esse tópico? É muito importante!
Está havendo muita duvida sobre as sondas lambdas
códigos e etc.

Afinal, qual o modelo correto para o A3 180cv 2001 Manual ?

06A906262AG ?

ou

06A906262AJ ?

ou qual?

Abraços

Andr3T

Membro
As sondas do 180cv manual são iguais, são duas planar.
O código Bosch da sonda pronta para o seu carro é 0 258 010 032, e o modelo universal é 0 258 986 615.

O código VW/Audi delas é o 06A 906 262 AG ok.

_Evandro_

Novato
Boa noite galera!! Tenho um A3 1.8T 150cv 20V 2003 automatico, meu carro tava falhando quando estava em 3 mil giros a 100km/h, achei q era bomba de combustivel e troquei, continuou o problema, então fui olhar a sonda e o conector por dentro estava inundado de oleo então limpei e não adiantou, então cortei o conector fora e emendei fio por fio e parou de falhar, mas estava vendo a fiação que vem do carro para a sonda e acho q está diferente, tem 2 fios pretos, 1 fio marrom e 1 fio vermelho com roxo se não me engano!!! gostaria de saber se no de voces tbm sao estas cores?? Meu carro esta fazendo de média 8 na cidade e 12 na estrada, está certo?? ou esta gastando muito??

Reativando o tópico,

Galera, a pouco tempo adquiri uma Audi A4 1.8T 2002, motor de 163HP, cabeçote AVJ.
Pois bem ao pegar o carro resolvi dá uma bela geral na mecânica e foram trocadas todas as juntas, termostática, turbina, tubulações de vácuo, correrias e esticadores...
Foram limpos os sistema de arrefecimento, pressurização, vácuo. Passado limpa contato em diversos contatos do cofre do motor.

Após isso, percebi que o carro oscila as vezes e ficava quadrado.
Passei o vag e vez ou outra o carro dava erro de Maf. Medi nos blocos de medição do Vag e ví que a massa de ar não atingia os valores pedidos, então troquei a Maf (original Bosch)
O Engraçado é que comprei o refil da MAF pelo código da peça inteira. O meu refil velho tinha o código F00C2G2041 (Pesquisando, dá como A6/S6 e A8/S8) e o meu novo de código F00C2G2040, que me pesquisa, dá Audi e Golf 1.8T 180HP.
Será que essa peça já estava errada em meu carro, ou eu que comprei a errada?
O fato é que após a troca o carro ficou sensacional para andar, sem falhas de MAF, atingindo os valores de MAF pedido pelo Vag.

O problema é que após trocar a MAF, o carro me apareceu um problema de Sonda.
E como se não bastasse, o carro tá dividindo latinhas, comigo. Tá gastão de mais no meu ver.
Minhas médias hoje são de 6,5km/l na cidade sem trânsito e no máximo 10km/l na estrada. Tudo isso andando com pé de moça e vira e mexe "banguelando".
No computador de bordo a informação (no meu modo de dirigir e na minha cidade que é plana), chega a informar até 13km/l.
O carro é uma máquina, mas com esse consumo sinceramente, estou desanimando com ele.

Será que a Maf que coloquei não é dele? Ela pode está ocasionando esse alto consumo?
Ou será que a MAF correta é a que eu coloquei e a outra estava errada, e após trocar deu esses erros na sonda?

Vale lembrar que eu troquei o filtro de ar, verifiquei e limpei as velas, mandei limpar e calibrar os bicos.
A unica coisa que eu não troquei ainda foi o filtro de combustível, pois não achei ainda. Meu carro não tem o regulador de combustível. Essa função é feita pelo próprio filtro de combustível. Levando em consideração isso, caso o retorno esteja um pouco obstruído, a pressão nos bicos aumenta, ajudando nesse aumento de consumo?
Outro dado importante é que o carro não falha, não está fraco, não cheira a gasolina. Sinto as vezes o cheiro forte do catalisador.

Fiz os testes de sonda conforme descrito aqui, e tive os seguintes resultados:

Avarias detectadas:
Grupo.jpg

Grupo30
Grupo30.jpg

Grupo31
Grupo31.jpg
Grupo31.1.jpg

Grupo32
Grupo32.jpg

Grupo33
Grupo33.jpg
Grupo33.1.jpg

Alguém poderia me ajudar com essa?
Preciso mesmo trocar a Sonda, está de fato ruim?
Estou desesperado com esse consumo. Sei que não seria dos melhores, mas na minha forma de conduzir o carro era pra fazer pelo menos uns 8,5 na cidade e uns 12 na estrada.

Agradeço desde já qualquer colaboração

Andr3T

Membro
Consultei o catálogo de peças da VW (ETKA), e em 2 minutos de pesquisa eu descobri que o código da MAF do seu carro é 06A906461L.
É mesma MAF do A3 8L 180cv Tiptronic e Golf GTI MK4 180cv (motores AUQ).

Sobre a sonda, se ela é velha, já troca. Sofre não. Melhor coisa que tem é curtir o carro com a parte de injeção e ignição nova. Sou a prova viva disso, depois que renovei toda essa parte do meu carro, virou outra coisa.

Consultei o catálogo de peças da VW (ETKA), e em 2 minutos de pesquisa eu descobri que o código da MAF do seu carro é 06A906461L.
É mesma MAF do A3 8L 180cv Tiptronic e Golf GTI MK4 180cv (motores AUQ).

Sobre a sonda, se ela é velha, já troca. Sofre não. Melhor coisa que tem é curtir o carro com a parte de injeção e ignição nova. Sou a prova viva disso, depois que renovei toda essa parte do meu carro, virou outra coisa.

Fala Andr3T, beleza?

Cara, muito obrigado pela sua ajuda. E foi de muita serventia, para tirar essa minha pulga.
Então está correta, comprei essa do anuncio abaixo, mas foi só o refil, conforme tá no anúncio:

https://produto.mercadolivre.com.br...r-original-bosch-a3-golf-180cv-06a906461l-_JM

Com relação a sonda, não sei se é velha, pois peguei o carro agora. Minha preocupação é comprar a sonda e não ser ela, entende?
Mas vou ver se acho por aqui.
Com os dados acima, você consegue ter uma idéia se ela tá danificada?

Andr3T

Membro
Pelo erro gravado na central, quase certeza que sua sonda já era. Para não ser, só sendo defeito em chicote ou conectores.
E sonda compra Bosch original também.

Pelo erro gravado na central, quase certeza que sua sonda já era. Para não ser, só sendo defeito em chicote ou conectores.
E sonda compra Bosch original também.

Entendi, Tá certo!
Vou correr atrás disso.
Pelo acusado alí no scaner, as 2 foram pro vinagre?
Ou pode ser que a primeira está ruim e pode afetar a segunda?