Defeito Tensionador Corrente Comando Motor 2.0 TSI CCZA - Cuidado, risco de PT no Motor!

Holtz000 disse:
Alguém aqui já ouviu relatos desse problema nos A3 com quilometragem abaixo dos 50.000km?
O meu está com 45.000km.
Toda vez que eu vou ligar o carro minha mão gela...

Enviado de meu D6653 usando Tapatalk
Cara, sem sacanagem nenhuma, compra o tensor e a corrente hoje logo e leva o carro guinchado pra não correr riscos. Não tô de brincadeira não, se fosse eu hoje eu faria isso. Teria economizado R$2.000,00.
Se não tiver como fazer agora deixa literalmente o carro parado.
É um problema silencioso ele não avisa quando vai acontecer.

E ainda vou te falar que meu caso foram só as 8 válvulas, poderia ter sido as 16 e ainda ter danificado os pistões com trinca ou rachaduras. Aí meu amigo, eu ia chorar de verdade. :)
Teve um caso em Campinas-SP que aconteceu isso, eu chuto aí uns R$12.000,00 por baixo trocando só o necessário fora da autorizada claro, pois até as camisas tiveram que ser refeitas pra Std uma vez que arranharam.

Holtz000

Membro
Já agendei a troca do tensor na Css da VW pra quinta-feira. Como estou com baixa km vou ver se dá pra manter a corrente original, mas vou pedir para darem uma olhada.
Até lá vou usar o carro o mínimo possível.
Valeu a todos pelo toque e pela preocupação.

Holtz000 disse:
Já agendei a troca do tensor na Css da VW pra quinta-feira. Como estou com baixa km vou ver se dá pra manter a corrente original, mas vou pedir para darem uma olhada.
Até lá vou usar o carro o mínimo possível.
Valeu a todos pelo toque e pela preocupação.

Holtz, quanto ficou o orçamento só do tensor com a mão de obra e qual a cidade? Só para termos uma base para os próximos colegas que precisarem.

Holtz000

Membro
A css é a Brasilwagen que fica na avenida Hélio Pellegrino, Vila N. Conceição. Z. Sul de São Paulo.
Tensor 482,00
MO 250
Porém, fecharam por 700 tudo.
Eu tive indicação de boas oficinas (tecno force), porém na css é MO especializada e as peças OEM.
No entanto disseram que eles não costumam pegar muito Audi pq eles querem que os argoleiros vão pra css da Audi. Ou seja, imagino eu, pra cobrar preços diferenciados.
Estou com vontade de passar na css da Audi e cotar o mesmo serviço só pra ver quanto vão me cobrar.
O que vcs acham? :-?

Excelente o preço da mão de obra, não custa nada orçar na Audi mas creio que o valor da M.O saia pelo menos 6 vezes mais que esse valor.
Outra coisa, recomendo trocar a corrente superior tb, pois as originais esticam, até hj não vi nenhuma que não estivesse esticada na troca do tensor.

monte

Membro
@[member="Holtz000"] ficou muito bom o preço da manutenção, principalmente da mão de obra. Aqui na cidade paguei bem mais que isso. Ta certo que junto fiz uma descarbonização da admissão, mas mesmo assim acho que ficou mais caro. Preço do tensor também esta muito bom. Acredito que na css da Audi vai sair mais caro mesmo esse serviço. Era ate interessante cotar para ter um comparativo.

Pronto...diagnostico feito: tensor quebrou msm... empenou as 8 valvulas de adm... e estao verificabdo as de escape... mas gracas a deus n afetou a parte de baixo...ja com tensionador correto em maos...fechando as compras dos demais itens...pra quiser tem um anuncio no ml do tensionador por 590 reais... basta pesquisar

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

Pelo menos não afetou a parte de baixo, é vida que segue.
Não esquece de comprar os 16 retentores de válvulas (pois a retifica vai pedir mesmo que só 8 válvulas serão trocadas), as vezes a junta do cabeçote da pra aproveitar vai depender do veredito do mecânico, uma junta que vai ter que comprar é a da bomba de vácuo (nela vem três juntas de ferro coladas uma na outra ) pois se aproveitar vai vazar óleo não tem jeito.
Na tampa de válvula não vai junta, é apenas cola, essa cola só original Audi, ela tem a cor verde, não coloca a Black da Loctite, repito não coloca a cola Black, só a original da Audi, caso contrário não segura a compressão da tampa e vai vazar óleo.
Outra dica é que ao recolocar o motor no lugar vai precisar de fazer os prisioneiros do escape que fica perto da turbina, pois como o calor é extremo os parafusos acabam se fundindo com a peça, isso é normal.
Outro ponto é verificar o variador de fase se a válvula de retorno do óleo está ok, caso contrário nas partidas a frio vai sempre ter barulho ao ligar, pois é o tempo do óleo do cárter subir para o cabeçote.

Aí pessoal, para curiosidade referente ao conserto que tive que fazer ano passado em meados de Outubro de 2015, segue abaixo as imagens das peças onde fica claro os dentes quebrados da catraca do tensor, o qual é o motivo de 100% dos casos da falha do tensor, um erro grave e inaceitável de projeto:

1) Válvula de admissão empenada
AheVpOU.jpg

2) Tensor defeituoso
gZpLr4W.jpg

3) Dentes quebrados da catraca do tensor
aZtmsMf.jpg

Holtz000

Membro
Galera, fazendo uma atualização e correção dos valores do post anterior.
Era muito bom pra ser verdade, mas o consultor da VW confundiu o tensor da corrente com a correia do sistema do ar condicionado e me passou apenas uma hora de MO.
Enfim, vai ficar mais caro!
Vai dar de MO 1,5k, mas como vou pagar a vista tem 10% de desconto.
O que me deixa menos chateado é pq realmente meu motor tem esse tensionador problemático e vai ser feito por MO especializada. O mecânico que me atendeu disse que, como a maioria já sabe, é a mesma mecânica do Jetta. Então, acho que quem quiser procurar as Css da VW eles já dominam essa mecânica.
Bom, a caranga já está na css e logo mais estarei vacinado desse mal dos tensionadores.

viniciusst

Membro
IMPORTANTE!!!
Pessoa, li este post na noite passada e fiquei preocupado em ler sobre este assunto. Peguei meu carro hoje de manhã e levei ele no meu mecânico de confiança que já fez a última revisão em meu carro. Ele me disse que já teve 2 casos que ele pegou, 2 A4s que tiveram esse problema de quebrar tensionador e ferrar tudo, ambos em torno dos 100 kms. Prejuízo pros donos de mais de R$ 10 mil. Pedi se deveria fazer a troca, ou se tinha como verificar qual o modelo do tensionador do meu carro. Ele me disse que para ver precisava abrir o motor, o meu é um sport 2011. Disse que geralmente começa a fazer um certo barulho no tensionador quando ele está pra ir pro saco. Ele avaliou o som do meu carro e não viu nada de anormal, que eu podia esperar até pelo menos o carro ter uns 80 mil kms para trocar, que é o período de troca do tensionador da corrente. Um pouco ainda com medo, liguei na Audi aqui da minha cidade e fui direto ao ponto, queria saber qual o modelo do tensionador do meu carro, o atendente do setor de serviços verificou que o tensionador registrado para meu chassi é o modelo de iniciais 06K, e não o 06H que seria o tensionador problemático reportado neste fórum, que essa peça eles não tem registro de recall e nem de problemas, e se ela tivesse sido trocada dentro da Audi para o meu carro, teria sido registrado no chassi e ele teria acesso a essa informação, mas no meu já está registrado com esse 06K. Questionei o cara da Audi quando que seria recomendado trocar esse tensionador, e ele me disse que a troca eh a cada 80 mil kms, igual ao que meu mecânico falou, então em resumo, quem teve o carro com problema de tensionador acima dos 80 kms, pode ter sido tb pq essa peça estava vencida ja mesmo, sua vida util tinha ido pro saco, e outra, pelo visto não quer dizer como li em alguns comentários, que TODOS os A3s de 2009 até 2013 com motor CCZA teriam esse tensionador 06H, o meu é 2011 Sport CCZA e consta como 06K, que é o tensionador que o pessoal daqui está colocando. Eu particularmente depois dessa informação já nem vou mais atrás de trocar até não bater os 80 kms.Vou trocar agora o oleo do cambio que ja venceu e já eras, aos 80 troco. Só para não se preocuparem tanto e procurarem ver pelo chassi do carro de voces na Audi se o seu carro está com x ou y modelo de tensionador dito aqui como problemático. abraços

Amigo, infelizmente o tensionador não faz barulho algum, mas nenhum mesmo, pois a catraca ela quebra de imediato.
A vida útil da peça é de 180.000km, ressaltando que manuais de outros países que já verifiquei para o mesmo ano e modelo, se quer fala em troca, ou seja, durabilidade por tempo indeterminado, mas enfim, eu confesso que o tensor vou trocar a cada 90km.
Eu coloquei em posts anteriores que pra ver o modelo basta uma haste com espelho e remover uma capa em formato de anel de vedação que fica na capa de proteção das correntes.
Eu verificaria pessoalmente se fosse vc, pois se seu carro não estiver na garantia e der algum problema, esquece, é prejuízo na certa.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Primeiramente, no catálogo da Audi sempre vai mostrar a última revisão da peça é não a versão que foi colocada no carro na hora de montagem. Segunda coisa, esse atendente da Audi estava viajando, não tem periodo de troca definido para o tensor,e uma peça que não se troca em manutenção normal do carro. E terceira, o seu mecanico está errado em 2 pontos, em que precisa abrir o motor para descobrir pois tem jeito de ver sem abrir nada e também, na maioria das vezes não faz barulho nenhum antes de falhar. Se quiser esperar até 80 mil, pode esperar mas nao pensa que isso é seguro pois não é.

Sent from my SM-N9005 using Tapatalk

viniciusst

Membro
Amigo, ele não viu por catálogo, foi acessando os dados do meu chassi. As vezes podem começar a ocorrer barulhos, como pode não acontecer também, isso já vi comentarem também neste tópico. Ele me disse que as vezes até por uma falta de pressão de óleo em cima pode gerar esse tranco do tensionador.Outro detalhe que vi é fazendo uma certa "gambiarra"para poder ver este tensor que é tirando tampinha e colocando espelho, se for isso dúvido mecânico ou concessionária que faça dessa forma, mas pelas fotos que vi não mostrava nada do código do tensionador olhando desta forma. Em resumo, nada contra quem quer trocar os eu só acho que ng precisa se desesperar por isso, quantos A3s têm por ai, se fosse dessa forma todo mundo estaria sem motor hj. É aquela velha história, se tu começar a ler a bula dos remédios, dos efeitos colaterais que eles dão, ng toma mais remédio hj de tanta coisa que pode acontecer e dar na pessoa, com carro é a mesma coisa.

MrSlash, ressalto que não é gambiarra, a peça foi projetada para analisar o estado do tensor, está no manual técnico do Tsi. Onde para distinguir o tensionador antigo do novo neste caso não é pelo código e sim pelo formato da peça na parte da saída do pistão do tensionador, onde o antigo que utiliza a catraca e visível a diferença do novo que não utiliza.
O que o mfractal disse está correto, pois o que a Audi tem pelo Chassis é apenas um sistema de busca que vai te passar o código da peça mais atual.
Eu entrei em contato com a concessionária agora, e fiz exatamente essa pergunta como se eu fosse um usuário leigo "Qual o código do tensor superior que está instalado no meu carro quando saiu de fábrica? Pois o meu é original de fábrica ainda!", o consultor me pediu o chassis, eu passei, e adivinha o que ele respondeu? 06K.
É sério, eu tenho quase 99,99% de certeza que esse seu é 06H, pois na oficina quando eu fui tinha 2012 com 06H ainda.
Mas enfim, para não ficarmos criando um imbróglio sobre este caso, fica a dica.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
@[member="MRSlash"] sim pelo seu chassi vai mostrar no catalogo da audi a peça mais nova, se o cara não sabe disso talvez não deveria trabalhar na audi. Exemplo do meu carro. como pode ver, mostra a nova versao do tensor, e o meu veio com a antiga. e se você acha que instruções da TSB da VW e gambiarra então blz.. boa sorte ai

n15I0WE.png

viniciusst

Membro
erasmo.monteiro disse:
MrSlash, ressalto que não é gambiarra, a peça foi projetada para analisar o estado do tensor, está no manual técnico do Tsi. Onde para distinguir o tensionador antigo do novo neste caso não é pelo código e sim pelo formato da peça na parte da saída do pistão do tensionador, onde o antigo que utiliza a catraca e visível a diferença do novo que não utiliza.
O que o mfractal disse está correto, pois o que a Audi tem pelo Chassis é apenas um sistema de busca que vai te passar o código da peça mais atual.
Eu entrei em contato com a concessionária agora, e fiz exatamente essa pergunta como se eu fosse um usuário leigo "Qual o código do tensor superior que está instalado no meu carro quando saiu de fábrica? Pois o meu é original de fábrica ainda!", o consultor me pediu o chassis, eu passei, e adivinha o que ele respondeu? 06K.
É sério, eu tenho quase 99,99% de certeza que esse seu é 06H, pois na oficina quando eu fui tinha 2012 com 06H ainda.
Mas enfim, para não ficarmos criando um imbróglio sobre este caso, fica a dica.
Oi Erasmo, então realmente é complicado não poder confiar no atendimento das próprias concessionárias Audi.Você nunca sabe então se a resposta é verdadeira ou completa, esperava mais então ainda mais por ser audi, vai ver porque é no Brasil mesmo. O que o cara me disse que é que se peça tivesse sido substituída por outra, constaria no sistema pra ele, isso foi o que ele me disse, nem estou querendo contestar ninguém, mas agora eu tb não duvido que esteja errado. Realmente é foda, não sei o que fazer, eu sou leigo para ver isso, e meu mecânico disse que teria de abrir pra ver, se precisar fazer isso, ele ja me recomendou a trocar então, se desmontar já troca, e tenho certeza que na audi tb não vão ver fisicamente pra mim a peça em questão sem custos.O cara me disse que a peça deveria ser trocada aos 80 kms, daí o mfractal vem e me diz que isso é bobagem, pow não dá pra confiar em ninguém então das agências, nenhuma presta então, isso me revolta, será que sempre estão errados assim? é foda