Defeito Tensionador Corrente Comando Motor 2.0 TSI CCZA - Cuidado, risco de PT no Motor!

Bacana, comprou a corrente superior tb? Pois a original vem mais esticada possibilitando uma possível quebra. No meu caso, as duas correntes superiores estavam esticadas. Logo precisei trocar as duas.
Só ressaltando, vc comprou o tensor original, correto? Pois há paralelos deles no mercado.

Fala Erasmo. Blz? Onde fez o serviço no seu carro?

Tanto na tecno force qto na Miki Motors falaram que eles olham as correntes e trocam apenas se necessário e que no geral nao eh necessário. Se precisar, troca.

O Tensor eu comprei numa concessionária da Volks. 350 conto. Bem barato.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Blz John, fiz em Brasília-DF na AutoTech. Exatamente tem que tirar as correntes para ver se precisam ou não ser trocadas, correto. Tensor Ok, o preço é esse mesmo.

alphonsus

Membro
Galera, qual o tamanho do trabalho em desmontar e trocar somente o tensor? O que precisa ser tirado para pode fazer a manutenção/ troca?

vou esperar alguém dar uma respota plausível para escrever um absurdo que tive que ouvir sobre esses casos hahaha!

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
A corrente tem que ser trocada sim, em todos os casos. Correte original foi condenada pela vw por esticar acima das tolerâncias. Quem quer economizar só trocando o sensor, boa sorte mas para mim é fazer metade de trabalho.

Sent from my XT1572 using Tapatalk

OMG... então tem que ver pela lateral inferior? de acordo com o video que foi enviado aqui ? os tensionadores dos TSFI ficam na mesma posição que o do VW no video?tenho um 2010 sport com 85 mil km. me tremi na base so de imaginar...

Victor, certeza que o seu é o de código antigo se for original claro. Mas correto, ver pela parte inferior na lateral igual aos VW equivalentes.
Você já pode se considerar com sorte por ainda não ter tido problema se for original.

alphonsus

Membro
erasmo.monteiro disse:
Amigo, se for somente o tensor, que eu conheça, existe duas maneiras, a recomendada que é subindo o motor devido a simples falta de espaço e efetuar a troca com qualidade. E a outra que da trabalho tb é trocando no lugar removendo parte, como um Faça você Mesmo, segue o link:

http://forums.vwvortex.com/showthread.php?t=5985865
Obrigado pelo vídeo! Olhando assim parece ser fácil hahaha

mfractal disse:
A corrente tem que ser trocada sim, em todos os casos. Correte original foi condenada pela vw por esticar acima das tolerâncias. Quem quer economizar só trocando o sensor, boa sorte mas para mim é fazer metade de trabalho.

Sent from my XT1572 using Tapatalk
Cara, não precisava responder desse jeito. Concordo com você: já que vai abrir, faça o serviço por completo. Perguntei pois ficou subentendido que alguns já trocaram somente o tensor.

Liguei na Eurobike X (tenho até vergonha de falar a cidade) e o responsável pelo pós vendas disse que a Audi reconhece os problemas do tensionador/correntes e me falou o seguinte: "a MO vai ser tão cara e desnecessária que é melhor deixar assim". E ainda deixou o melhor pro fim: "honestamente, vi poucos casos assim. Pelo custo é melhor deixar e caso ela de problema, nós refazemos o cabeçote. O custo vai ser o mesmo."

Negligencia, preguiça ou ganancia? :no: :no: :no:

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
alphonsus disse:
Cara, não precisava responder desse jeito. Concordo com você: já que vai abrir, faça o serviço por completo. Perguntei pois ficou subentendido que alguns já trocaram somente o tensor.
Opa, tudo bem ?? rapaz, o meu comentário não foi direcionado a você, e que vi nas ultimas paginas a galera comentando varias vezes de somente trocar o tensor e respondi em geral. Desculpa ai qq coisa ;)

Alphonsus, a resposta pra essa sua descrição sobre a autorizada, é simplesmente o custo, simples assim. A Audi tanto sabe do problema que alterou a engenharia do tensor, é fato, não há discussão sobre isso.
No Reclame Aqui vi casos do proprietário gastar R$15.000,00 no conserto (http://www.reclameaqui.com.br/6481967/audi-brasil/manutencao-audi-a3-2010/).
E um outro caso de um 2011 com 55.000km em que a autorizada não arcou com o prejuízo por não estar mais na garantia (http://www.reclameaqui.com.br/6634227/audi-brasil/audi-a3-2011-55-000-km-atropelamento-de-valvulas-fragilizac/).
Então infelizmente esse é o cenário atual, o certo era o Recall, mas o custo era o impencilho.
Mas nessa vida o que se faz aqui se paga, a notícia do Grupo Volkswagen pagar um indenização bilionária em vários países pela fraude nas emissões de poluentes e sua imagem fortemente abalada pela consequente falta de credibilidade, me fez se sentir um pouco melhor. :)

Eu liguei na Eurobike de Sao Paulo e Caraiga e nenhuma sequer sabia do problema e nem sequer poderiam cotar o serviço. Uma vergonha!

Quanto ao tensor e corrente, pelo que vi nos sites gringos, a
Corrente tem sim problema onde poderia esticar além dos limites, porem que esse problema eh bem mais raro que o do tensor e normalmente se apresenta apenas após 100 mil milhas. Tanto eh que diversas lojas vendem apenas o kit de troca do tensor apenas.
Mas, se for ficar com o carro pra sempre e pra estar 100% coberto, sim se deveria trocar as correntes.
Outro fator que li que leva ao esticamento da corrente sao trocas de óleo fora do intervalo recomendado.

Abs

Sent from my iPhone using Tapatalk

Olhem um caso de uma Q5 mesmo motor 2.0 TFSI em que o proprietário ganhou a causa judicialmente para o conserto. Porém estava com as revisões em dia.

http://www.reclameaqui.com.br/8647088/audi-brasil/defeito-oculto-des-das-primeiras-revisoes/

Apesar dessa falha grave, o que me deixa com raiva de mim mesmo as vezes :) é que sou fã de carteirinha da Audi e principalmente da exímia engenharia alemã onde entram tb: Mercedes-Benz, BMW, máquinas nas mais diversas áreas da engenharia, etc.

erasmo.monteiro disse:
Victor, certeza que o seu é o de código antigo se for original claro. Mas correto, ver pela parte inferior na lateral igual aos VW equivalentes.
Você já pode se considerar com sorte por ainda não ter tido problema se for original.
É ,, estou parando na semana que vem pra trocar o oleo DSG e de quebra já vou pedir para que verifiquem. Rezando para que tenham trocado. kkk até então carro roda liso e silencioso... mas como vi os relatos aqui ... o problema aparece sem motivo aparente.

alphonsus

Membro
Fico imaginando quantos donos de Sportback rodam diariamente e nem fazem ideia desse problema!

Curiosidade: se meu carro tivesse todas as revisões feitas em CC, caso ocorresse essa "fatalidade", a Audi seria responsável e teria que arcar com os custos?

alphonsus disse:
Fico imaginando quantos donos de Sportback rodam diariamente e nem fazem ideia desse problema!

Curiosidade: se meu carro tivesse todas as revisões feitas em CC, caso ocorresse essa "fatalidade", a Audi seria responsável e teria que arcar com os custos?
Cara. A chance disso acontecer eh praticamente nula. Mas não impossível.

Bomba relogio e ninguem sabe.

Abs

monte

Membro
Ahh eu não vou ficar mais nessa duvida. Não tem como andar com o carro, com esse medo de ir tudo pro espaço. Comprei já com o @[member="mfractal"] o kit, e já vou começar a encaminhar pra trocar. Quero fazer uns up no carro, e não rola fazer up com essa duvida ai.

@[member="alphonsus"] que vergonha ouvir isso de uma concessionaria né. Lamentável ver que tratam assim esses problemas.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
monte disse:
Ahh eu não vou ficar mais nessa duvida. Não tem como andar com o carro, com esse medo de ir tudo pro espaço. Comprei já com o @[member="mfractal"] o kit, e já vou começar a encaminhar pra trocar. Quero fazer uns up no carro, e não rola fazer up com essa duvida ai.

@[member="alphonsus"] que vergonha ouvir isso de uma concessionaria né. Lamentável ver que tratam assim esses problemas.
Show @[member="monte"] posta depois a sua experiência de troca!!

monte

Membro
mfractal disse:
Show @[member="monte"] posta depois a sua experiência de troca!!
Opa com certeza @[member="mfractal"] . Estou marcando já para levar para fazer, e junto já vou aproveitar a "mexida", e fazer uma descarbonização das válvulas de admissão. Ai fica tudo em dia!

monte

Membro
Fala pessoal,

Já posso me considerar um a menos na lista dos que tem o tensor defeituoso...hahaha. Efetuei a troca da corrente e do tensor. E detalhe, que o meu não se enquadrava na numeração de chassi que já mencionaram ser os problemáticos, e mesmo assim tinha a versão defeituosa. Então é o que já falaram, não tem nenhum 100% de certeza. Troque para não ter surpresas. Os dois tem modelo mais novo e diferente mesmo conforme falado aqui no tópico. O mais chatinho é a mão de obra pra tal serviço. Não sei se tem outro jeito, mas o meu carro teve que tirar ate um dos suportes do motor pra liberar mais espaço. É bom que o mecânico manje pra acertar o ponto e não cause problemas, mas pelo que eu pude ver não tem muito segredo não. Já aproveitei e fiz a descarbonização da admissão também pra aproveitar a mexida, e agora ficou tudo zerado. Segue uma foto da corrente e do tensor novos enviados pelo nosso amigo @[member="mfractal"] . Valeuu amigão! Recomendo a todos!

tensor.jpg

E abaixo segue as fotos do tensor e da corrente antiga que estavam no carro.

20160525_184009.jpg

20160525_184020.jpg