Dúvida A3 SPB câmbio DSG

Sempre bem vinda .. Manda no whats algumas info agente vai trocando umas idéias . . também to com bastante informações kkkkkk to ficando xpert em inglês sem fazer curso ... Só lendo manuais

Tudo sobre transmissões Automáticas 11 9 8714 8682
 

prisco

Novato
Pelo menos no Jetta o cambio DSG não coloca no N quando está parado mesmo com o freio fortemente acionado.
Pode ficar a vida inteira esperando que o carro continua querendo ir pra frente...
Esse comportamento não me agrada primeiro por questão de conforto e segundo que mesmo fazendo parte do projeto acho que algum desgaste deve ter por isso quando sei que vou ficar um tempo maior parado jogo no N.
 
prisco disse:
Pelo menos no Jetta o cambio DSG não coloca no N quando está parado mesmo com o freio fortemente acionado.
Pode ficar a vida inteira esperando que o carro continua querendo ir pra frente...
Esse comportamento não me agrada primeiro por questão de conforto e segundo que mesmo fazendo parte do projeto acho que algum desgaste deve ter por isso quando sei que vou ficar um tempo maior parado jogo no N.
verifique direito pois e pra ter a jetta sim esse sistema da solenoide do neutro ...
vc fica com caddo tracionado do D ... pé no freio . ele depois de um certo TIME ..ai entra em ação solenoide do neutro . assim desaplicando a marcha ...
depois que solta o freio automaticamente ele aplica a marcha suavemente ..
 

prisco

Novato
Ricardo_Marinho disse:
verifique direito pois e pra ter a jetta sim esse sistema da solenoide do neutro ...
vc fica com caddo tracionado do D ... pé no freio . ele depois de um certo TIME ..ai entra em ação solenoide do neutro . assim desaplicando a marcha ...
depois que solta o freio automaticamente ele aplica a marcha suavemente ..
Isso não acontece no meu Jetta nem em 4 outros carros de amigos 2012+.
Todos tem o mesmo comportamento.
 
Estranho Passat acontece isso na audi sportback ...e que me lembre em jetta que já pilotei aconteceu isso ... . tem algum remap na transmissão

Tudo sobre transmissões Automáticas 11 9 8714 8682
 
Nao sei se minha opinião vai ser util, depois de tantos excelentes relatos acima, mas, vamos la, eu possuo um 2009 , a frente ja vem com led, o que me agrada muito, o meu acabei dando uma chipada, o importante eh a manutenção preventiva, compro tudo de fora no site da EStunning nunca tive problemas e o preco chega a ser menos da metade do Brasil, o cambio nunca fez barulhos estranhos, ta certo ainda nao eh corrente , eh correia dentada, mas, so trocar na km certa, nao vejo problemas, eu ja tive um A3 1.8 ano 2000.
Tenho a amigos que ja tiveram muitos, mas, muitos problemas com os cambio semi automáticos que são usados nos carros da vw e fiat, este tipo de cambio eu nao recomendo para ninguem ! Meus amigos gastaram R$ 12 mil para arrumar o cambio, e duvido que vc nao encontre pessoas que defendem este tipo de cambio.... mas DSG nao vejo pessoas reclamando pelo contrario só elegios.
AUDI é AUDI.
Se eu fosse vc eu ia ver o carro , se a manutenção esta em dia , e o carro estiver bacana, porque não comprar ? Um detalhe se vc for depois vender em alguma agencia da audi o carimbo das revisões no manual o carro vale muito mais !!!
Abracos



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 

Chucky

Novato
Eu fiz alguns testes pra ver essa questão da solenoide do Neutral.

Parei o carro num aclive pequeno (insuficiente para se acionar o hill climb assist - assistente de partida em subida) pra ver se o carro está sempre engatado ou não.
Movi o carro uns metros com o cambio em Drive, e o segurei por 5 segundos no pedal do freio logo após o eixo dianteiro começar a subir a rampa.

Quando solto o freio, percebo que o peso do carro o faz descer um pouquinho (bem pouquinho, quase nada) antes de começar a subir/querer subir.
Move-se tão pouco, mas tão pouco, que pra ter certeza tive que ficar de olho na posição do retrovisor do motorista em relação à sarjeta.
Se o aclive é ligeiramente mais acentuado, já não desce mais porque (provavelmente) o acelerômetro do câmbio já se deslocou o suficiente para acionar o hill climb assist.

No entanto, quando paro no plano, percebo que a vibração de funcionamento do carro (embora minima) é diferente quando em Drive e em Neutral.
Pra ter um parâmetro, com a mão no topo do volante alinhado (sem esterçar), percebo uma vibração diferente de quando jogo o câmbio para Neutral. Em Neutral, parece que o carro "descansa", se eu fosse cego e surdo diria que o carro está desligado.

Ficaria muito mais fácil esse tira-teima se a Volkswagen fizesse aparecer N em vez do D quando a solenoide do N entra em ação, independentemente de qual a posição mecânica da alavanca seletora.

Os barulhos e vibrações quando N/P/R -> D/S/M ou D/S/M -> N/P/R continuam. O engate/troca de marchas nunca falha, troco marchas em M ou em D/S suavemente sem engasgos, só se percebe a troca pelo som do giro do motor. Os barulhos/vibrações nunca ocorrem se N/P -> R ou R -> N/P. Duvido que seja mecatrônica indo pro saco, se fosse os sintomas seriam outros.

A troca do óleo/filtro do câmbio está prevista para Outubro/2014. Quando fizer, vou ver se dou um reset no cambio conforme http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/6-Speed_Direct_Shift_Gearbox_%28DSG/02E%29, vi em uns 3~4 foruns internacionais que foi sentida grande melhora. Aproveito e faço um check-up geral usando o cabo VAG-COM.

Abraços à todos,
Chucky.
 

marcus

Novato
Alguma evolução sobre a troca de óleo e problemas no DSG?
Além disso, quanto fica a mão de obra para essa troca de óleo?
 

Chucky

Novato
Boa noite senhores,

Desculpe a demora em responder. Mudança de residência, fiquei sem internet quase 1 mês e o trampo tá foda.
Quanto à troca de óleo, faz tempo que fiz, mas teve post em 28/Dez de 2014 no tópico http://www.a3clube.com/topic/6551-aos-donos-com-dsg/page-3

Mesmo após a troca de óleo e até hoje, não identifiquei mudança no comportamento do câmbio. Como sou segundo dono e comprei o carro de leigos, suspeito fortemente de desgaste prematuro da embreagem K1 devido à pratica de largar em D e esquecer da vida...
O povo vê um PRND dentro do carro e acha que câmbio é tudo igual, não sabe que cambio automatico opera com conversor de torque e, automatizado, com 2 embreagens. Usa ambos achando que não faz a menor diferença.

Por saber, nesses 2 anos e pouco que já tenho o carro, toda parada que sei demorar mais que 5 segundos jogo em Neutro. Costume pensado.

Ora, vejamos: se o câmbio automatizado é um mecânico desenhado para que a mecatrônica troque de marcha (e não o motorista), porque continuaria engatado nas situações em que corretamente eu desengataria um cambio mecanico (semaforo, etc...)?
Para aqueles que alegam que a mecatronica possui uma solenoide do Neutro que desengata sozinho quando se pisa no freio, já adianto desde já que não sinto isso acontecer no meu carro e não conheço ninguem que jure de pé junto e mão na Bíblia que sinta.
Se esse recurso de solenóide do Neutro na mecatrônica fosse presente em todos os DSG, porque então nas situações onde seria acionado, no painel permanece D1/S1 ou M1 engatada em vez de N como quando estamos em Neutro? Será que o motorista não precisa saber que está em Neutro apesar da alavanca em Drive? Discordo.

É perceptível que o carro fica mais "tenso" quando engrenado e parado, que quando na mesma situação mas em Neutro. Isso porque o câmbio, de modo geral, transfere o torque do motor para as rodas, e então o carro se move. Com o carro parado e ligado, o motor ainda possui rotação, mas as rodas não giram porque o freio não deixa. Nesse impasse sobra pra quem? Pro cambio! Mais especificamente para a embreagem....neste caso, K1, que corresponde às marchas 1ª, 3ª, 5ª e R. Rola então um motor girando de um lado e as rodas travadas do outro e isso, no meu ver, come a embreagem (que está no centro do fluxo) como em qualquer outro carro mecânico afinal, como disse, o cambio automatizado é um mecanico que a mecatronica troca de marcha em vez do condutor. É claro que, pra essa troca de marcha acontecer, é necessário arquitetar um cambio para que funcione assim. Ao se desengatar, o motor gira solto das rodas, e a sensação de tensão deixa de existir.

Como, com o carro parado, a marcha engatada no painel é a primeira, a embreagem engrenada é a K1 e esta sofreria um maior desgaste e, por conseguinte, folga. Daí sente-se os trancos quando se engata ou desengata a mesma.
Até um certo ponto, pode ser considerado normal, vide o desmonte do Golf 1.4 TSI que a Quatro Rodas fez (veja link, post do Bruno_mgá em 03/Mar/2015) e deixou-me mais aliviado quanto à suspeita de defeito, pois a forma como povo me falava ser normal me parecia algo sem fundamento. O cambio deste Golf não é o mesmo dos A3 8P, de fato, mas também é automatizado e possui as duas embreagens (desta vez, secas).

Isso explica porque alguns sentem o cambio diferente quando se otimiza o funcionamento (calibra-se novamente) considerando-se as folgas que surgiram (pois quando 0km não existiam) ou troca-se a embreagem por um kit novo, o que sai caro pra caralho (pelo menos por enquanto) mesmo trazendo de fora.
Por essa razão, pretendo trocar as embreagens só daqui há uns dois anos, na proxima troca de oleo do câmbio e se for viável. Isto porque o óleo banha as embreagens: se abrir pra trocar, perder-se-á óleo.

Pra quem, como eu, não nasceu sabendo e quer ver uma troca do kit de embreagem desse cambio, este link mostra um Popeye estabanado fazendo um upgrade. Já esclarece alguma coisa.
Quando ao conhecimento técnico sobre o câmbio, aqui está a apostila da propria fabricante. Reserve paciência para ler as 88 paginas em inglês, com figurinhas bunitinhas.

Abraços pelados,
Chucky.
 

PETERILHA

Membro
Gente me desculpem ser o coveiro da vez mas tenho uma dúvida, afinal quando se desmonta todo o DSG para a troca de todo do filtro interno e se esgota todo o óleo, quantos litros devem ser colocados no câmbio?
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
PETERILHA disse:
Gente me desculpem ser o coveiro da vez mas tenho uma dúvida, afinal quando se desmonta todo o DSG para a troca de todo do filtro interno e se esgota todo o óleo, quantos litros devem ser colocados no câmbio?

Sete litros


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Almeida

Membro
DouglasM disse:
O motor tem 2 gerações . Um com correia e outro corrente .
Um é EA113 EA888 .
Basicamente é isso, os que vieram a partir de 2010 substituiram correia dentada por corrente, mudanças na injeção, mudança de intake, mudança de posição do filtro de óleo e da vareta , baixaram a taxa, balancearam melhor os comandos, duas lambdas e melhoraram o downpipe por causa das emissões ...

Abs!
E deixaram mais manco (pra economizar combustível acho), andei num tsi ontem ano 2011/12 e tive a sensação que o meu velhinho 2008/9 dá de lavada, os mecânicos da Audi já tinham me falado isso mais eu não acreditava, ontem comprovei que o TSI é mais amarrado, será delay de acelerador?

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
 

Isfire

Membro
Almeida disse:
E deixaram mais manco (pra economizar combustível acho), andei num tsi ontem ano 2011/12 e tive a sensação que o meu velhinho 2008/9 dá de lavada, os mecânicos da Audi já tinham me falado isso mais eu não acreditava, ontem comprovei que o TSI é mais amarrado, será delay de acelerador?

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
Outro fator que ví também é que o Trim da Turbina especialmente do Jetta Tsi é um pouco menor que a do Ea113, isso pode mudar o comportamento do carro também..
 

Almeida

Membro
PETERILHA disse:
Deixa eu entender, vocês acham o motor TFSI mais forte que os TSI, é isso?
Poder não ter potência específica superior, mas passa a impressão pelo comportamento de aceleração, pelo menos mais "arisco".

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
 
Topo