Dúvida A3 SPB câmbio DSG

Claudião

Novato
Alguns detalhes:

O cambio DSG, tem 2 embreagens com desgastes iguais a de qq embreagem de carro.

Só que uma embreagem atende a 1, 3 e 5 marcha a outra ré, 2, e 4.

Essa dinâmica é controlada de maneira hidráulica pela mecatronica, peça composta de solenoides e sensores.

São ao todo 15 sensores, 13 "internos" e 2 externos, alguns com redundância p/ eventuais falhas.
 
Esse câmbio é bem-bolado! Outros carros, de outras marcas, tem câmbio com essa tecnologia de embreagem dupla?

Para o autor do tópico, se ver o anúncio e interessar http://www.webmotors.com.br/comprar/audi/a3/2-0-fsi-sportback-16v-turbo-gasolina-4p-s-tronic/4-portas/2006-2007/9404834 já vou dar a dica. Fui lá babando e quando comecei a ver o carro, desanimei... as fotos estão mentindo na cara dura.... essa rodas são bem legais, mas estão arranhadas até umas hora... o carro era de uma mulher que pelo visto, sempre passava "branquinho " nos pneus na hora de estacionar... e mulher sabe como é né... "manutenção pra que"?
A kilometragem do anúncio mente, o correto é 62mil km!
 

Claudião

Novato
Faz tempo que estudei o fumo que levei, mas a embreagem não é seca, tem uma pancada de disco de metal, separados por
discos de cerâmica(acho).

o conjunto inteiro é montado e testado pela audi, pois existem folgas limites, aonde a mecatronica
consegue atuar corretamente. Cada conjunto de embreagem é um conjunto unico.

Pela norma deles o desgaste máximo entre o conjunto de discos é de 0,3mm, mas quando troquei a minha
a folga era de 0,7mm. Isso provoca a mecatronica a ir "buscar" o engate. Andando não se percebia nada, parado sim.

Dos sensores da mecatronica, os 13 são impossiveis de trocar,pois ficam cobertos por uma resina da peça.

Já existem ups alemães p/ os discos de embreagem, mas até o momento não sei como fica a calibragem da mecatronica.

Existe um topico desse na ross-tech, mas a css faz um procedimento diferente pelo VCS deles.
 

xande01

Membro
O meu é 07 , primeira coisa que fiz no carro foi trocar o oleo e filtro do cambio , pelo penthosy ffl2 ( não me recordo o nome correto mas hoje eu atualizo pois tenho outro frasco em casa ) o meu não apresentava nenhum problema e não apresentava aquele tranco tipico de cambio ou oleo ferrado , mas mesmo assim eu troquei pelo simples fato o oleo estar ali ha muitos anos apesar da KM ser baixa .

Então para mim prevençãol é melhor ( mais barato ) que correção .

E quem disse que cambio manual não da problema e que uma embreagem original ou uma Boa Importada é barata ?
 
Topico interessante p/ seguirmos trocando ideias a respeito do DSG...

Eu pretendo em breve já fazer troca de oleo e filtro...

Mas sobre a durabilidade da embreagem...alguem tem informações? Alguem ja teve q trocar?

Abraço,
 

djleob

Membro
Eu também admito que tenho um certo receio com a manutenção do câmbio DSG. Tenho receio em comprar um veículo usado com esse câmbio, por um pouco de medo do valor da manutenção.
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Acho que a manutenção desse câmbio e muito fácil, mesmo se der problema da para concertar bem em conta comprando as peças fora.


Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2
 

Reinaldo.a3

Membro
Eu também admito que tenho um certo receio com a manutenção do câmbio DSG. Tenho receio em comprar um veículo usado com esse câmbio, por um pouco de medo do valor da manutenção.

O DSG é bastante confiavel e vamos ver cada vez mais carros com esse tipo de cambio ( Ford Fiesta, Eco Esport e varios outros modelos qque vao ser lançados em breve). Em breve uma boa parte dos carros vao utilizar esse cambio.
Eu aposto tb que logo logo vamos ter reparadores independentes fazendo a manut nesse cambio, então é questao de tempo mesmo.
 
Tb acredito q este cambio é muito confiavel e resistente...mas como comentei anteriormente, gostaria de saber mais informações sobre a durabilidade, por exemplo, em q condicões de uso... OEM ou com Upgrade...enfim....

@[member='Marinho Transmissões'] vc possui informações a respeito?
 
Tb acredito q este cambio é muito confiavel e resistente...mas como comentei anteriormente, gostaria de saber mais informações sobre a durabilidade, por exemplo, em q condicões de uso... OEM ou com Upgrade...enfim....

@[member='Marinho Transmissões'] vc possui informações a respeito?

Boa tarde willian ,, é um pouco complicado te informar isso,
a unica coisa que da problema na DSG é a mecatronica .. custa uns 18 mil na CC . mais isso raramente troquei umas 4 a 5 no maximo aqui.
pra eu saber a durabilidade de um cambio desse teria de ter um veiculo 0KM , equipado com essa transmissão,
fazendo revisões em dia e usufluindo o da forma correta até ela quebre .. ai sim poderia afirmar algo relativo a durabilidade ..
mais fora isso é uma das melhores coisas que já inventaram foi essa transmissão,e pelo tempo de profissionalismo nunca vi reclamações
referente a esse cambio kkk .. abraço
 

dcg

Novato
Sou novo no fórum e me cadastrei pois estou pesquisando para adquirir um SPB.
Posso presumir que um 2010/2011 não faz parte do recall do DSG?
Sei que não faz parte desse topico, mas o A3 tem 2 ou 3 anos de garantia?


Abcs
 

merotti

Membro
@dcg Se não me engano só os 2009 e 2010 apresentaram problemas na mecatrônica. O a3 2007 e 2008 e os 2010/2011 pra cima não apresentam o problema. Mas na dúvida liga na CSS e confirma
 

Bruno_mgá

Novato
Amigos, quais seriam as dicas para preservar o DSG / S-Tronic e suas embreagens?

Sei que a essencial é trocar óleo / filtro do câmbio com no máximo 60mil km.
Ao parar em sinaleiros mais demorados, é interessante colocar em Neutro?
Em pisadas mais fortes arrancando, saio tranquilo até uns 10km/h, e depois piso tudo (isso é algo que usava nos carros manuais). Ajuda em algo?
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Li que é muito bom nunca deixar ele no P sem freio de mão.

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2
 

Bruno_mgá

Novato
Li que é muito bom nunca deixar ele no P sem freio de mão.

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2

Verdade. Faço isso tbm. Puxo o freio-de-mão, jogo no Neutro, ai o carro desce um pouco e fica seguro no freio. Depois coloco no P. Na hora de sair, jogo no D / R, e solto o freio de mão.

Porém, hoje em uma das vezes esqueci e o carro ficou seguro no câmbio. Na hora de sair, deu um soco para sair do P.
 
Topo