Cuidados especiais com sua turbina

marcotmt

Novato
em relação a turbina creio que não influi em nada, ela apenas ira se resfriar por não haver mais queima nos cilindros, mas a rotação dela continuara quase que a mesma. Existem carros preparados, em que existe o Anti-Lag, famoso tiroteio, em que ocorre justo o contrario.

Ao tirar o pé, a central injeta grande quantidade de combustivel e atrasa o ponto de ignição, fazendo com que a explosão ocorra quase que toda no coletor de escape, acelerando assim a rotação da turbina e diminuindo o "lag" dela, jus ao nome de Anti-Lag. Maaas, isso eleva tanto a temperatura na turbina que fode com ela e com o escapamento muito rapido. Por isso é usado só em competições.
Anti-lag ficou famoso no rally grupo B, nos audi quattro sport. 5 cilindros turbo, com o ronco mais bonito que já presenciei.
 
Esse tipo de atitude que precisamos no nosso dia-a-dia, pessoas dispostas a colaborar umas com as outras.

Em meio a um país afogado na corrução e na mentira, precisamos nos conscientizar que nem tudo é dinheiro, que conhecimento se transmite e que o outro precisa de nós.

Só assim vamos mudar o mundo!

Muito legal essas informações, um amigo eu que tem o seu primeiro carro turbo, gostou do que leu!

Parabéns!
 

dudugosfc

Membro
ItsoJ disse:
Ae pessoal, segue um texto mto interessante sobre nossos carros turbinados, que eu entendo de suma importância.
Essa dica de aguardar ao ligar ou desligar o motor, eu já seguia, mesmo sem nunca ter visto nada específico pro Audi A3, pq lembro dos tempos que meu pai tinha D20 turbo de fábrica, e tinha um adesivão no parabrisa dizendo para aguardar 30 segundos em marcha lenta ao ligar ou desligar o motor, exatamente para preservar a turbina =D
vi em alguns foruns de caminhonetes que existe até um sistema eletrônico para instalar no carro, que depois de vc desligar, o motor ainda fica ligado mais uns 30 segundos, podendo regular pra mais ou menos.

boa leitura!


Cuidados especiais com sua turbina


Aqui estão algumas dicas de cuidados para o bom funcionamento de sua turbina.


1- Ao ligar o veículo, espere alguns segundos antes de acelerar (em torno de 50 segundos).

Este é o tempo suficiente para subir óleo para o motor e para a turbina e manter o sistema lubrificado e não ocorrer riscos nos mancais da turbina.



2- Após começar a andar com o veículo espere o motor atingir a temperatura normal de funcionamento do mesmo. O conjunto precisa estar em temperatura normal de trabalho para ser exigido todo seu potencial. Com o aquecimento do sistema o óleo atinge o ponto de viscosidade ideal para o trabalho e o restante do conjunto agradece.



3- Para motores turbo é muito importante utilizar os óleos recomendados pelos fabricante de seu veículo. Dependendo da utilização você pode usar óleos minerais ou sintéticos. Respeite sempre os prazos de troca dos mesmo. O óleo é um ítem importante na conservação de seu motor. Existem várias tendências sobre utilização de óleos minerais e sintéticos. Procure informar-se com gente do ramo especializado, que sempre darão opções corretas.

Se estiver utilizando óleo mineral e mudar para sintético, faça a limpeza do sistema com produtos especiais indicados. E essa informação é válida para o contrário. Se houver a necessidade de completar o sistema, utilize SEMPRE óleos da mesma marca já usada.

As maiores causas de "borra" no motor são:



A- Utilizar óleos de marcas diferentes

B- Utilizar óleos de baixa qualidade

C- Misturar óleo mineral com sintético ou vice-versa.

D- Utilizar combustíveis de baixa qualidade

E- Troca fora de prazo dos lubrificantes

F- Completar o óleo com produto diferente da marca já utilizada



4- A cada troca de óleo troque o filtro de óleo e de ar. Motores turbo necessitam sempre de cuidados especiais e quando for troca óleo, troque o filtro de ar também pois o ar entra especialmente em motores turbo em alta velocidade e com isso o filtro de ar suja mais que os motores aspirados normais.



5- Faça manutenção a limpeza de seu intercooler de tempos em tempos.



6- Faça á limpeza do duto de lubrificação da turbina. Esse é o maior fator de quebra das turbinas. Quando inicia-se "borra" ela se concentra inicialmente no duto de lubrificação da mesma e prejudicando a lubrificação da turbina. Se necessário troque-o. Para o bem de sua turbina.



7-Nunca utilize lubrificantes de baixa qualidade e fora das especificações "TURBO".

Lubrificantes com especificações para motores turbo são projetados para trabalhar em altas temperaturas ( acima de motores aspirados). Com temperaturas elevadas os lubrificantes convencionais perdem a viscosidade e perdem a capacidade de proteger seu motor e sua turbina. Óleos multiviscosos são os ideais, pois mantém a viscosidade em várias temperaturas utilizadas. Com estes produtos devido á esse atributos eles chegam mais rapidamente ao sistema.



8- Nunca deixe mecânicos que não conhecem motores turbo efetuar serviços no mesmo.

A construção de um motor turbo é diferente do motor aspirado. Várias peças do motor turbo são produtos feito com especificações especiais, para trabalharem em limites extremos de performance.

Existem váris ítens diferentes em carros com motores turbo:

Embreagem, bronzinas, lubrificantes, pistões, velas, bobinas, anéis entre outros.



9 - Evite á lavagem de seu motor em postos ou lava rápidos. A lavagem "com motor" é extremamente prejudicial aos diversos componentes eletrônicos existentes no mesmo. Prejudicial tanto á motores turbo ou aspirado. Existem outras maneiras de deixa-lo limpo. A água é inimiga de seu motor.



10 - Nunca desligue e ligue o motor imediatamente, tenha tempos de espera como rituais para ligar e desligar seu veículo. Na hora de desligar, deixe o carroparado sem acelerar uns 45 segundos, depois desligue seu motor.



Seguindo essa regras, junto com outros cuidados normais, seu motor e turbina irão ter uma vida útil prolongada.



fonte: http://www.auttohaus.com/turbina.html
Já tinha cuidado com a minha turbina e agora com estas dicas vou cuidar melhor ainda. Ótimas dicas!!
 

st0ck

Membro
6- Faça á limpeza do duto de lubrificação da turbina. Esse é o maior fator de quebra das turbinas. Quando inicia-se "borra" ela se concentra inicialmente no duto de lubrificação da mesma e prejudicando a lubrificação da turbina. Se necessário troque-o. Para o bem de sua turbina.

Alguém sabe dizer como faz isso?

Grato
 

diegotwim

Novato
Passa óleo do motor pelo mancal da turbina, e então retorna pro carter, provavelmente ele se refere ao retorno, que se obstruir não deixa o óleo circular. Mas tem algumas coisas ai que não da totalmente verdades. O principal cuidado é não acelerar o motor logo antes de desligar pra diminuir a celocidade do conjunto móvel.
 
st0ck disse:
6- Faça á limpeza do duto de lubrificação da turbina. Esse é o maior fator de quebra das turbinas. Quando inicia-se "borra" ela se concentra inicialmente no duto de lubrificação da mesma e prejudicando a lubrificação da turbina. Se necessário troque-o. Para o bem de sua turbina.

Alguém sabe dizer como faz isso?

Grato
Mesma duvida....
 

Nailliw

Membro
Boa tarde pessoal, tenho uma 180cv Manual 2005, estou achando q minha turbina OEM tá indo pro Beleléu :T
Pq o seguinte... tá fumando de leve, porém somente qndo o carro esquenta, exemplo qndo a temperatura chega a 90 graus e tipo paro no sinal vejo aquela leve fumaça no ar e um cheiro forte de gases, pode ser o catalizador ou é mesmo a turbina???

Lembrando de manha qndo ligo o carro (primeira partida) não sai praticamente nada de cheiro, mt menos fumaça... somente sai esse cheiro e a fumaça em dias bem quentes e no ciclo urbano no ciclo rodoviário não consigo notar...


Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 

bonesmg

Membro
Uma dúvida senhores.
Preciso usinar a carcaça fria da turbina pois estou trocando o conjunto rotativo da k03.
Minhabaudi 180cv 2001 turbina veio ainda igual a do 150vc 12 palhetas.
Comprei a de 8 palhetas por sinal o rotor e maior.

o que acontece se o cara usonar a carcaça e ela ficar com a folga de trabalho maior. mas com o rotor rodando livre
 

Bijega

Novato
Não faz sentido esperar o tempo mencionado, e os carros com sistema Start Stop?
Quando paro o carro desliga sem esperar estes tempos e quando liga ando imediatamente, se fosse prejudicial acredito que não teriamos tais sistemas.
O que vcs acham?
Abraços...
 

Reinaldo.a3

Membro
Bijega disse:
Não faz sentido esperar o tempo mencionado, e os carros com sistema Start Stop?
Quando paro o carro desliga sem esperar estes tempos e quando liga ando imediatamente, se fosse prejudicial acredito que não teriamos tais sistemas.
O que vcs acham?
Abraços...
Acredito que o sistema de lubrificação e arrefecimento dos a3 8V continuem funcionando por um tempo mesmo com o carro desligado afim de evitar problemas ou desgastes prematuros na turbina.
 

guitartsu

Novato
Bijega disse:
Não faz sentido esperar o tempo mencionado, e os carros com sistema Start Stop?
Quando paro o carro desliga sem esperar estes tempos e quando liga ando imediatamente, se fosse prejudicial acredito que não teriamos tais sistemas.
O que vcs acham?
Abraços...
Tenho exatamente a mesma duvida
Adquiri recentemente um 2.0 tfsi 2016 com o sistema. Acho realmente muito econômico porem se ele for causar desgaste prematuro de turbina e motor vou tentar altera-lo para manter desligado
Alguém com conhecimento sobre esse ponto?
Grato!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tenho exatamente a mesma duvida
Adquiri recentemente um 2.0 tfsi 2016 com o sistema. Acho realmente muito econômico porem se ele for causar desgaste prematuro de turbina e motor vou tentar altera-lo para manter desligado
Alguém com conhecimento sobre esse ponto?
Grato!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Caro amigo, tem o passo a passo no vcds para desligar de vez.
 

Andr3T

Membro
Galera, eu to surpreso com a resistência da K03 original dos A3 8L 1.8T.
A minha vai fazer 15 anos de uso, os primeiros donos devem ter porretado bastante o carro, enfim...
Na minha mão o carro está comigo desde 2013, sempre usei e abusei dele, mas sempre dando a melhor manutenção possível. Em 2017 eu fiz o meu motor forjado, 2.0, stroker, taxado, e desde então venho usando mais ou menos 1,7bar de pressão, dando pipoco no escape (antilag, flatshift), e desde de janeiro eu uso o carro só no FDS, e SEMPRE dando porrete.

E até hoje essa porra de turbina K03 não fuma NADA. 15 anos nas costas aguentando esse desaforo, vou falar pra vcs.... bruta viu.
Mas a aposentadoria dela ta chegando ao fim. To terminando o meu projeto, em dezembro ela cai fora.
 
Topo