[AJUDA] Mistério... Motor Aquecendo

Iuri

Membro
bielnogueira disse:
pessoal o meu problema é o mesmo dele, e é motor ap. botei aditivo ontem mas mesmo assim a temperatura subiu até 110* arma a ventoinha e volta para os 90* fica assim o tempo todo.
é motor oq?!

esta armando as duas ventoinhas!?
 
Matheus Lima disse:
@[member="victorarrabal"]
@[member="Cfacioli"]
@[member="merotti"]
@[member="Robson Corrêa"]
@[member="diegotwim"]
@[member="bielnogueira"]
@[member="Klaiton Frank"]

É galera... o mistério continua! kkkkk

Liguei para o meu mêcanico e ele garatiu q a bomba dagua está em perfeitas condições (rotor, palheta, estado de conservação, etc).
O veículo foi rastreado e acusou o "sensor de temperatura", eu nem sabia mas ele já trocou e NADA ADIANTOU
O cebolão também foi trocado mas NÃO resolveu. (voltamos o original)
E pra piorar.. Diz ele q andou no carro SEM a válvula termostática e ele continuou aquecendo.

E AGORAAAAA?

=/
Ta aquecendo sem, só pode ser algo obstruindo a agua no cabeçote, bloco etc, ou... ta baixando agua?

Faz uma limpeza com algum produto no sistema todo, deixe recircular bem a agua, e deixa sem termostatica.

Meu velho tinha um kadett 93, queimou a junta do cabeçote entre dois cilindros, baixava pouca agua, mas o reservatório fervia, ele rodou um tempo sem termostatica por falta de $$ para fazer o cabeçote, mas foi constatado verificando as velas, 2 delas estavam vermelhas em ferrugem e outras em estado normal de uso, depois de meses ele refez o cabeçote, e ficou tudo ok.

Outra dica é tirar uma vela, e fazer teste de compressão com o reservatório de expansão aberto, se borbulhar, a junta queimou (cabeçote empenou).
Faça nos 4 cilindro, um a um.
Outra coisa que nunca se faz, é por agua fria em reservatório quente, empena cabeçote facil facil!
 
Matheus Lima disse:
O Problema é que a ventoinha está armando "tarde demais", talvez pela má circulação da água. Então mesmo que eu coloque o G13 ela só vai armar quando a parte de cima do motor ja estiver super aquecida, pois só a parte debaixo estará na faixa dos 95º.
Correto?
sim, com a bomba dagua antiga ele armava só em 110 e não era sempre, só as vezes.

e com a bomba dagua nova mas com o aditivo rosa ele armava sempre, porem em 110 graus\


ah, minha bomba dagua tava em perfeitas condicoes olhando por fora, porem eu troquei mesmo assim e acabou quebrando a helice da antiga e deu pra ver q tinha umas marcas como ela tivesse rodando em vão, mas antes dela quebrar parecia q tava tudo certo. tenta trocar ela
 

JulioRJ

Membro
é perfeitamente normal ir até 115º até mesmo 120º com o ar ligado.

RELAXA

para de olhar temperatura no climatronic, vc vai ficar maluco. acompanhe somente pelo painel mesmo, relaxa.

se preocupe apenas se o ponteiro ficar mexendo após os 90 graus do painel com frequencia.
 
ele ta baixando agua sim, to andando com um galão até :S


JulioRJ disse:
é perfeitamente normal ir até 115º até mesmo 120º com o ar ligado.

RELAXA

para de olhar temperatura no climatronic, vc vai ficar maluco. acompanhe somente pelo painel mesmo, relaxa.

se preocupe apenas se o ponteiro ficar mexendo após os 90 graus do painel com frequencia.
ENTÃO JULIO ele ta baixando agua sim, e a temperatura a todo instante no painel fica indo pra 110 e volta pros 90 é assim constante, até o painel informar que ferveu ai ele joga agua fora e eu tenho que botar tudo denovo.

ele ta armando as duas, mas ja cheguei a ver ele armando a primeira no primeiro estagio e depois as duas.

não tenho mais ideia do que fazer a não ser o cabecote, amanhã vou por o cebolão antigo que acionava aos 90 graus. pq quando aciona ele resfria normal
ai tomara que isso resolva.
 

JulioRJ

Membro
entendi. deixa eu ler o tópico inteiro, fui precipitado... perdão.

se ta baixando agua vai ferver mesmo, a pressão vai baixar e por consequencia vai ferver logo que passar dos 100º

vc nao encontra o vazamento?
 
Iuri disse:
Só uma dúvida a mais

Posta uma foto do reservatório de expansão.. Dele cerca de 1m

E Uma dele aberto e do líquido dentro.

Pode ser a noite mesmo com flash.

@[member="Matheus Lima"]
@[member="Iuri"]


Sábado vou lá no mecânico e bato as fotos.
Percebi que mesmo depois q ele fez uma limpeza no sistema, a água ainda estava bastante turva. Até por isso troquei o reservatório
Diz ele que é ferrugem do bloco.
 

Iuri

Membro
JulioRJ disse:
entendi. deixa eu ler o tópico inteiro, fui precipitado... perdão.

se ta baixando agua vai ferver mesmo, a pressão vai baixar e por consequencia vai ferver logo que passar dos 100º

vc nao encontra o vazamento?
nao precisa ler..ele se atravessou no topico do Matheus Lima..por isso que ninguem entende nada!!
 

Iuri

Membro
Matheus Lima disse:
@[member="Iuri"]


Sábado vou lá no mecânico e bato as fotos.
Percebi que mesmo depois q ele fez uma limpeza no sistema, a água ainda estava bastante turva. Até por isso troquei o reservatório
Diz ele que é ferrugem do bloco.
BOm dia..normalmente se ta muito sujo..apos colocar o fluido ele vai fazer a limpeza..vai aparecer vazamentos etc..e TAMBEM..TAMBEM pode ocorrer entupimento como EU ACHO..que ocorreu no seu caso matheus!!!!
 

JulioRJ

Membro
pronto já li tudo... nao tem misterio nenhum

peça para seu mecanico colocar uma bombinha (se ele nao tiver, pega emprestado)

seu problema é apenas o vazamento. a agua baixa e ferve. o que vc esta vendo no painel é o aviso de agua baixa (aquele q tem na expansao) e nao q o carro "ferveu" e sim pq a agua acaba quando baixa e ferve

só dá pra achar esse vazamento com o motor frio. tem q usar a bombinha

e esquece a limpeza.


DEPOIS que resolver o problema vc pode fazer em casa mesmo. basta ligar o ar quente e ir colocando agua limpa, esgota pela torneira do radiador e assim vai. demora muito as vezes dias, mas dá pra limpar tudo assim


depois esgota e coloca agua destilada com aditivo
 
Klaiton Frank disse:
Ta aquecendo sem, só pode ser algo obstruindo a agua no cabeçote, bloco etc, ou... ta baixando agua?

Faz uma limpeza com algum produto no sistema todo, deixe recircular bem a agua, e deixa sem termostatica.

Meu velho tinha um kadett 93, queimou a junta do cabeçote entre dois cilindros, baixava pouca agua, mas o reservatório fervia, ele rodou um tempo sem termostatica por falta de $$ para fazer o cabeçote, mas foi constatado verificando as velas, 2 delas estavam vermelhas em ferrugem e outras em estado normal de uso, depois de meses ele refez o cabeçote, e ficou tudo ok.

Outra dica é tirar uma vela, e fazer teste de compressão com o reservatório de expansão aberto, se borbulhar, a junta queimou (cabeçote empenou).
Faça nos 4 cilindro, um a um.
Outra coisa que nunca se faz, é por agua fria em reservatório quente, empena cabeçote facil facil!
@[member="Klaiton Frank"]

Já foram feitas limpezas.. mas sem produto. Qual vc recomenda?

Vou falar para fazer o teste de compressão. mas se fosse junta nao deveria misturar agua e oleo?

Quanto a agua, estava baixando pouco, só quando chega a ferver que tenho que repor bastante.
 

JulioRJ

Membro
e não esquece de "tirar o ar" do sistema. após o sistema limpo, deixe rodar e tampe o retorno da expansão com um pano ou chave algumas vezes, vc vai ver a ventoinha armando, dai basta ligar tudo e colocar agua destilada/aditivo
 
viniciusfbs disse:
sim, com a bomba dagua antiga ele armava só em 110 e não era sempre, só as vezes.

e com a bomba dagua nova mas com o aditivo rosa ele armava sempre, porem em 110 graus\


ah, minha bomba dagua tava em perfeitas condicoes olhando por fora, porem eu troquei mesmo assim e acabou quebrando a helice da antiga e deu pra ver q tinha umas marcas como ela tivesse rodando em vão, mas antes dela quebrar parecia q tava tudo certo. tenta trocar ela
Entendi,

Mas além de olhar por fora, vc verificou se o rotor estava girando em falso?
Acho que vou acabar trocando mesmo.
 
Iuri disse:
nao precisa ler..ele se atravessou no topico do Matheus Lima..por isso que ninguem entende nada!!
kkkkkkkk esse iuri!
tongue.png.pagespeed.ce.lvRvrYzaWJ.png
(2)

Rs.
 
Iuri disse:
BOm dia..normalmente se ta muito sujo..apos colocar o fluido ele vai fazer a limpeza..vai aparecer vazamentos etc..e TAMBEM..TAMBEM pode ocorrer entupimento como EU ACHO..que ocorreu no seu caso matheus!!!!
Entendi.

Vou verificar isso, mas entupimento onde? no cabeçote msm?
 
JulioRJ disse:
pronto já li tudo... nao tem misterio nenhum

peça para seu mecanico colocar uma bombinha (se ele nao tiver, pega emprestado)

seu problema é apenas o vazamento. a agua baixa e ferve. o que vc esta vendo no painel é o aviso de agua baixa (aquele q tem na expansao) e nao q o carro "ferveu" e sim pq a agua acaba quando baixa e ferve

só dá pra achar esse vazamento com o motor frio. tem q usar a bombinha

e esquece a limpeza.


DEPOIS que resolver o problema vc pode fazer em casa mesmo. basta ligar o ar quente e ir colocando agua limpa, esgota pela torneira do radiador e assim vai. demora muito as vezes dias, mas dá pra limpar tudo assim


depois esgota e coloca agua destilada com aditivo
@[member="JulioRJ"]
@[member="Iuri"]

Então Julio.
Já foi verificado e NÃO HÁ VAZAMENTOS no meu carro.. posso ate pedir pra olhar de novo (meu mecânico tem a "bombinha")
No meu caso e carro realmente ferve, sobe a temperatura no climatronic e no painel, joga agua pra fora e tudo.
 

Iuri

Membro
Matheus Lima disse:
@[member="JulioRJ"]
@[member="Iuri"]

Então Julio.
Já foi verificado e NÃO HÁ VAZAMENTOS no meu carro.. posso ate pedir pra olhar de novo (meu mecânico tem a "bombinha")
No meu caso e carro realmente ferve, sobe a temperatura no climatronic e no painel, joga agua pra fora e tudo.
isso ai nao foi pra voce..foi pro outro ze oreia ali que se atravessou no seu topico!!!!
 
Matheus Lima disse:
@[member="Klaiton Frank"]

Já foram feitas limpezas.. mas sem produto. Qual vc recomenda?

Vou falar para fazer o teste de compressão. mas se fosse junta nao deveria misturar agua e oleo?

Quanto a agua, estava baixando pouco, só quando chega a ferver que tenho que repor bastante.
Cara tem um tópico no grupo ensinando a fazer a limpeza certinho aqui no forum, eu fiz com os mesmos produtos, a agua desmineralizada circulou limpa por uns 2 dias, e voltei a trocar depois mas ja com as partes corretas de aditivo e agua... recomendo ver la o tópico que da pra ti fazer em casa.

Sobre a junta, nem sempre ela queima na parte dos dutos agua/óleo, ela pode queimar na parte de cilindro/agua, cilindro/oleo e varias outras "opções" que a junta dá quando queima. Agua, geralmente se ve nas velas, levemente oxidada, e muito agua saindo pelo escape (é normal ter vapor e condensação, mas não em excesso, excesso pode ser 2 casos, gasolina batizada e vazamento na junta). Se tem que repor a agua, e não tem sinal de vazamento, é junta... não cabeçote condenado...

A respeito da bombinha de teste onde fica o reservatório, ela testa selo, mangueira e vazamento em bomba d'agua e radiador, se for para dentro do motor, faz o que te falei, tira uma vela de cada vez, poe o pistão até em cima, ele colocando pressão, se vazar no pistão agua/ar é junta... é um teste simples, mas se a vela tiver no lugar, nunca vai saber...
 
Topo