[AJUDA] Mistério... Motor Aquecendo

Helmar

Membro
Bom, me aconteceu algo parecido e depois de penar um pouco, era somente mal contato conector do cebolão.... Simples assim, um limpa contatos resolveu meu problema sem gastos adicionais....
 

francucci

Membro
Pode ser junta de cabeçote queimado ou mais simples vê o termostato dele se esta funcionando correto pois a ventoinha liga mais ou menus em 90 graus

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wellvaz

Novato
Amigo, meu carro estava igual ao seu a duas semanas atraz.

Fiz os mesmos testes que você, achei que seria sensores entre outros, mas o problema estava na valvula termostática, ora ela abria ora não.

Troquei a mesma que ainda era original por uma da MTE que achei, e esta funcionando perfeitamente ok.
Abs
 

Adriano F

Novato
Então galera! Meu nome é Matheus, moro em Belo Horizonte. Sou novo por aqui..
Tenho um Audi A3 2003 1.8t 150cv a mais ou menos 4 anos. Ja tive alguns probleminhas com ele, mas dessa vez está me deixando louco.

Vi alguns tópicos relacionados, mas como meu problema é muito específico, resolvi criar este.

Há algum tempo verifiquei que a temperatura do motor estava subindo. No painel sempre ficou cravada nos 90º, mas dessa vez passava, chegava próximo dos 110º e depois ia baixando denovo até voltar para os 90º. Isso por diversas vezes.

Tive que deixar o carro um tempo parado, pois eu estava fora de BH. Mas mês passado levei para o mecânico olhar. Meu mecânico é muito bom, mas não tanta experiência com Audi.

1. Inicialmente, pensamos que fosse SENSOR DE TEMPERATURA (cebolão) que estava demorando a armar as ventoinhas. Comprei um original com mesmo código do que ja estava no carro ( 1J0959481A - 102x95 graus) NÃO RESOLVEU.

2. Voltamos o original e verificamos a BOMBA D'ÁGUA, mas não aparenta ter problemas. A palheta está girando normal, não tem indícios de ressecamento, ferrugem, etc. (também é OEM)

3. Testamos a VALVULA TERMOSTÁTICA. Colocamos na aguá quente e parece estar abrindo normal. (tenho minhas dúvidas! kkkk)

4. Tiramos o RADIADOR e levamos para um especialista. Não foi encontrado nenhum entupimento ou problemas na "coméia". Parece estar tudo OK.

5. Não há mangueiras furadas ou vazamentos de água. (foi trocado o reservatorio de água e a tampa)

6. As ventoinhas armam normalmente.

NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!

Meu mecânico me disse que a única coisa que restou é CABEÇOTE.
Mas NÃO está misturando água com óleo e vice versa (a junta foi trocada a pouco tempo).

Segundo ele pode ter ocorrido uma expansão na camara do cabeçote, fazendo com que a temperatura da parte de cima do motor fique maior que a debaixo, ai o carro ferve antes do sistema de arrefecimento entrar em ação, pois o sensor de temperatura fica na parte debaixo.

Foi medido com o climatronic e o sensor ta armando na faixa dos 102º (no painel fica 90º) mas quando isso acontece a parte de cima já está com 10 a 15 graus a mais. A mangueira de cima fica quentíssima, mas a de baixo nem tanto, ai o carro ferve.

Meu carro ta com aproximadamente 125.000KM. Será que meu cabeçote já era mesmo?

Ainda estou desconfiado que possa ser algum problema de arrefecimento (circulação da água, entupimento, sei lá). Não entendo nada de mecânica, mas tenho esperança! Rs. Rs.

O mecânico mudou o sensor de temperatura para a parte de cima do motor e parece que resolveu o problema (ainda está em teste)
Mas eu não quero mexer na originalidade do veículo, os engenheiros da Audi concerteza estudaram bastante e se o sensor está na parte debaixo não é atoa.

Não sei se o carro foi rastreado. Será que apareceria alguma coisa?

ALGUÉM PODE ME AJUDAR PELO AMOR DE DEUS?
ALGUM PROBLEMA PARECIDO? SOLUÇÕES? TESTES?



Valeu!
Fala amigo beleza? Estava vendo seu tópico, o carro esquenta mesmo sem a válvula ? Você já verificou o relê em baixo da bateria ? Ele controla metade o a/c e outra metade as ventoinhas. Talvez as ventoinhas estejam funcionando porém o controle e sinal enviado pelo relê esteja falho. Meu Audi 150cv tb trabalha com uma temperatura relativamente alta dentro da cidade pois estes carros trabalham com fluxo alto de queima e parado dentro de cidade e pequenos espaços eu penso q o sistema de arrefecimento deles são limitados. Então pra mim é um ótimo carro pra pisar na pista com bastante circulação, dentro da cidade é só de leves , se pisar muito em um momento e no outro for deboa mesmo assim você já sobreaquecem o motor então é preciso de um tempo para recuperar o calor normal, não é tão simples ter um carro deste e preciso saber utilizá-lo.
 
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